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 Nível de óleo do Perkins. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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ewerton
MensagemEnviada: Qua Mai 02, 2018 8:21 am    Assunto: Nível de óleo do Perkins. Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4355
Localização: Curitiba-Pr

Criei esse tópico para tirar dúvidas sobre o nível de óleo dos motores.

Existe algum problema em trabalhar com o motor sempre com óleo um pouco abaixo do nível máximo?

Tem diferença de quantidade de óleo para cárter de alumínio e ferro no Perkins?

Na última troca de óleo, comprei 6 lts de óleo e tinha o restante para completar.
Para não dar excesso, coloquei um pouco de óleo mas não deu o nível. Até ia completar o restante.Mas de manhã só tinha um pingo de óleo no chão, então resolvi ficar observando. Fiz uma viagem até o litoral essa semana e a temperatura se mantém normal, mesmo de pé firme. Deve ter uns 7lts de óleo
no cárter.


Nesse garrafa de 2,5 lts, a parte entre as linhas foi o que consumiu em 2200km. Do restante ainda tenho uns 800ml. Não usei todo o restante da garrafa na troca de óleo.




Esse era o tanto de óleo que vazava a noite. Deixei essa vasilha embaixo duas noites seguidas.




Essa é a quantia que vaza agora em uma noite.


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delegado
MensagemEnviada: Qua Mai 02, 2018 8:41 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 821
Localização: ipatinga mg

A vareta tem duas marcas de maximo e minimo.se estiver entre as marcas ta de boa.se abaixar do mínimo cabe um litro.
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Klinger
MensagemEnviada: Qua Mai 02, 2018 2:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3842
Localização: Rio Branco - ACRE

Ewerton, apesar de não ser o mesmo motor, eu sempre mantive o nível de óleo no meio da marcação.
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César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Mai 02, 2018 5:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 8537
Localização: Rio de Janeiro

Sempre ouvi falar que o espaço entre os dois riscos compreende o ultimo litro, e a vareta desta forma te da uma noão de quanto precisa para completar o nível.
Só não sei se isso vale para motores que tem grande volume de óleo no cárter.

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César Oliveira
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RoadRunner
MensagemEnviada: Qua Mai 02, 2018 10:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 8 de Abril de 2007
Mensagens: 1047
Localização: Interior - PR

Olá,

Salvo engano, tanto nos Perkins quanto nos Maxions a quantia correspondente entre o nível mínimo até o máximo é de 1 litro.

Costumo colocar 8 litros de óleo a cada troca, ficando cerca 2/3mm acima da marcação máxima. Mal não faz.

Consumo de óleo do carter depende tanto do ritmo de dirigir quanto do tipo de estrada, pois a turbina costuma consumir um pouco de óleo quando exigida constantemente.

A exemplo, na Bonanza se tranquilo entre 100/200 gramas de turbo (100 kph) carregando o turbo por completo apenas em algumas subidas da região, consigo fazer até 5000 mil para completar em 1/2 litro de óleo do motor. Agora quando mantenho um ritmo forte (110/120 kph constantes) com o turbo em grande parte da viagem carregando entre 500/900 gramas) preciso completar um litro de óleo a cada 200 kms.

De fato, minha turbina tem uma pequena folga no eixo, o que acentua o consumo de óleo. Mas serve como base exemplificar a questão do consumo de óleo pelo turbo, seja em maior ou menor quantidade.

[s]

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Fernando - "RR"
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ewerton
MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2018 12:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4355
Localização: Curitiba-Pr

Delegado. Então, o que sempre ouço é que o nível ficando entre as marcas não tem problema. Vou andar assim e ficar monitorando.

Klinger. Na quantia de óleo que coloquei ficou um pouco acima do meio entre marcas. tem 15mm entre mínimo e máximo. Deixei o nível a 6mm do máximo. Vou procurar manter nessa faixa.

César. Na vareta do Perkins aqui deve caber um litro entre marcas mesmo. Máximo que cheguei repor foi uns 700ml mas ainda não estava no mínimo.

Fernando. Meu motor baixou esse tanto da garrafa com esse vazamento mostro da foto. Mas eu ando de pé na lata. kkkkk Agora fiquei curioso para ver quanto vai baixar com esse pingo que cai.

Ainda, reativei a depressora que fazia quase um ano que estava desativada. Cheguei do litoral no domingo e o resultado do vazamento foi o mesmo. Só uma gota.

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delegado
MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2018 9:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 821
Localização: ipatinga mg

Porque reativou a depressora.a bomba de vacuo do alternador deu pau?
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ewerton
MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2018 10:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4355
Localização: Curitiba-Pr

Desativei na época, porque achei que era hidrovácuo furado dando pressão no cárter o motivo do vazamento. Até diminuiu um pouco o vazamento na época mas muito pouco.

Depois dessa última troca de óleo reativei e o vazamento se manteve igual.

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delegado
MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2018 11:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
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o seu vaza no retentor ou na junta do carter?o meu dá uns pingos igual ao teu e eu to pra tirar o carter de novo e passar silicone de alta.
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ewerton
MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2018 7:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4355
Localização: Curitiba-Pr

Vaza no retentor do volante. Quando troquei o rolamento da embreagem acabei esquecendo de comprar ele.

O hidrovácuo esta furado mesmo. Começou escorrer um pouco de óleo pela vareta novamente depois que reinstalei a mangueira. Ainda assim, não chega nem próximo do que vazava com depressora desativada e 7,5lts no cárter. Caiu umas três ou quatro gotas de óleo hoje a noite.

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ewerton
MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2018 7:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
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delegado escreveu:
Porque reativou a depressora.a bomba de vacuo do alternador deu pau?


A minha não é com bomba no alternador. Tem a depressora na caixa de distribuição.

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Sáb Jun 23, 2018 11:28 pm    Assunto: Responder com Citação



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Tava andando sem auxiliar, rodamos um tempão com a D20 assim na verdade o hidrovácuo que tava furado mesmo.
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