Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Desenvolvendo protótipo de sistema anti-assalto e furto « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Daviet
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2017 12:17 am    Assunto: Desenvolvendo protótipo de sistema anti-assalto e furto Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Junho de 2016
Mensagens: 33
Localização: Santa Fé do Sul, São Paulo

Pessoal, estou me programando para nestas minhas férias tentar desenvolver um protótipo, utilizando microprocessador, de um sistema confiável de anti-assalto e furto para minha D20. Vou começar a escrever aqui minha ideia, talvez fique muito longo. Tenho certeza que toda opinião de vocês e sugestão acrescentarão bastante ao projeto, e serão muito bem vindas.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daviet
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2017 12:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Junho de 2016
Mensagens: 33
Localização: Santa Fé do Sul, São Paulo

Pois bem, meu nome é Albert e faço engenharia elétrica. Já tem uns 3 anos, que eu tenho uma D20 1994 e como todo o amor que estou investindo nela, estou buscando formas de me assegurar contra a marginalidade.

Estou pensando em criar um protótipo em PIC (um microprocessador dos mais simples e baratos) que faria a temporização e atuação após um dado evento ter ocorrido. Esse evento poderia ser, por exemplo, acionamento de uma botoeira de segurança, próxima aos pedais (em caso de assalto, por exemplo). Neste caso você acionaria a botoeira com o pé, sinalizando uma situação emergencial e o sistema atuaria no desligamento forçado do veículo após um determinado tempo. Ou então ação imediata após outro possível evento, como perda do sinal de referência da bateria (pólo positivo desconectado), ou então algum sinal recebido de outro sistema que tenha como se comunicar com esse meu protótipo através de sinais, como rastreadores, segredo, alarmes, etc.

Para o atuador do sistema, eu pensei em substituir a solenoide da bomba mecânica da minha D20 ,que é 12V, por uma outra solenoide de mesma carcaça, porém de acionamento em 24V (típica de caminhões). Pelo que o Carlos Salles me indicou, seria a seguinte solenoide: Solenoide Bomba Injetora Bosch Rotativa Ve 0330001016 24 Volts de Cargo 40300.

Como o sistema embarcado da D20 é baseado em 12V***, para se acionar a solenoide, permitindo admissão de diesel na bomba, só através do meu alarme, que terá integrado um circuito elétrico dobrador de tensão (de 12V para 24V).

*** Com seletividade pelo menos para a aqueles que tem apenas uma bateria na viatura, no seguinte sentido: o ladrão poderia tentar ligar duas baterias em série, gerando um sinal DC 24V. Acho improvável que o ladrão ande com outra bateria 12V ou com um circuitinho dobrador de tensão (tendo-se em vista que transformadores não são aplicáveis à tensões DC).

Com base nesse sistema simples, imagino que seja possível incrementar bastante o projeto, adicionando casos onde o sistema deva atuar e promover segurança do veículo contra furto ou assalto nos mais diversos cenários. Por exemplo, enquanto o veículo estiver ligado e for acionada a boteira de segurança, atuar no desligamento da solenoide depois de 30 minutos (caso o ladrão te leve para um passeio, tudo se passará como se nada tivesse acontecido). Ou, quando perde-se o sinal de referência (polo positivo da bateria solto) enquanto o carro estiver desligado, também acionar o sistema e fechar a solenoide, impedindo a passagem de diesel pela solenoide.

Consigo imaginar outras possibilidade de integralização desse meu protótipo à outros sistemas já previamente instalados, criando-se portas auxiliares do tipo remote*** que, ao receber um sinal oriundo por exemplo do alarme automotivo ou do rastreador gps/gms, faça uma operação lógica entre os sinais (operação tipo ou) que atuará na solenoide.

*** por exemplo, adição de 6 entradas remote ao protótipo, três naturalmente em nível lógico baixo e três em nível lógico alto, em alta impedância ou em baixa impedância, dependendo de um seletor do tipo dipswitch para sinalizar se esses remotes estão sendo utilizados ou não.

Uma vez acionado, para liberar o sistema seria necessário uma interação do dono de veículo com o protótipo. Eu havia pensado em adicionar um numpad (tecladinho numérico) ao porta luvas do veículo ou em algum outro lugar escondido, aonde foste necessário a introdução de uma senha (escolhida pelo usuário e gravada na memória física do PIC) para que ele passe a atuar na solenoide novamente. Como essas solenoides são normalmente abertas, a implementação é bastante simples e aprova de falhas.

Para se evitar que ruídos e demais interferência eletromagnética nos cabos acarretem na geração de um eventual falto positivo, pensei em explorar a implementação em protocolo CAM de comunicação.

Voltando ao básico: vocês enxergam algum problema na eficácia dessa minha ideia de atuador? (solenoide 24V de caminhão ao invés de 12V)

Além disso, não sou mestre das maracutaias, mas com a solenoide fechada seria impossível partir o motor no tranco, correto?

Vocês conseguem pensar em outros cenários aonde fosse de interesse a atuação do dispositivo?

Como já falei anteriormente, eu havia pensado na referência da bateria pois é uma das primeiras coisas que o ladrão solta na intensão de que o alarme pare de tocar.

Toda sugestão e/ou crítica é bem vinda.

Grande abraço a todos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luiz Carlos
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2017 8:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 2129
Localização: Santo André - São Paulo

Albert, é muita informação técnica de eletrônica pra minha cabeça de ex químico, mas com certeza deverá ser um equipamento de operação fácil e rápida, pois não se pode demorar muito para desarmar o equipamento para depois sair com o carro, exemplificando: vou sair e vejo que estou sendo seguido e meu equipamento não é rápido para ser desativado pronto meu carro e eu fomo levados e sabe Deus o que poderá acontecer depois, o que era pra ser um simples furto se tornou um sequestro relâmpago.
Tenho certeza que outras observações serão feitas pelos nossos companheiros.

Abraços,

Gomes

_________________
Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
sallespickup01
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2017 9:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

bom a ideia da solenoide 24v volts é otima, a partir do momento que vc garanta um jeito de abastece-la de 24v, não sei se existe inversor pra isso de 12 pra 24, ao contrario sei que existe, pois só isto ja acaba com o problema, ai não precisa de grandes projetos, não desmerecendo suas ideias, opa longe de mim, mais ai seria associar a um alarme de presença, aqueles chaveirinhos que agente leva no bolso, e no qual quando ele travar o carro o cara não vai conseguir funcionar, pois fio direto só da 12v e a solenoide não abre
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
bonanza
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2017 12:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2011
Mensagens: 402
Localização: minas gerais

duas duvidas, essa solenoide 24v quando aplicado 12v não daria nem sinal? ou funcionaria com metade da força? e esse circuito dobrador de tensão acha para comprar?
_________________
bonanza
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daviet
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2017 12:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Junho de 2016
Mensagens: 33
Localização: Santa Fé do Sul, São Paulo

Luiz Carlos escreveu:
Albert, é muita informação técnica de eletrônica pra minha cabeça de ex químico, mas com certeza deverá ser um equipamento de operação fácil e rápida, pois não se pode demorar muito para desarmar o equipamento para depois sair com o carro, exemplificando: vou sair e vejo que estou sendo seguido e meu equipamento não é rápido para ser desativado pronto meu carro e eu fomo levados e sabe Deus o que poderá acontecer depois, o que era pra ser um simples furto se tornou um sequestro relâmpago.
Tenho certeza que outras observações serão feitas pelos nossos companheiros.

Abraços,

Gomes


Entendo, não havia pensado por esse lado. É que talvez eu esteja bolando o protótipo imaginando para o caso o mais desprotegido no momento, que seria o caso do assalto. Para um sistema anti-furto eficaz eu já estou equipado com trava carneiro e volante bobo.

Em relação a assalto, vou te dar o exemplo que aconteceu aqui na cidade que eu moro. Os assaltantes roubaram o veículo e levaram o motorista junto para dar uma volta e se assegurar que o veículo não tinha nenhum tipo alarme ou trava. Em seguida, depois de uns 15 minutos, soltaram ele na estrada e deram fuga.

De qualquer forma, para a solução na agilidade deste protótipo como um sistema anti-furto seria algo mais próximo da ideia do Salles, que é muito boa também, de incluir um controle de presença. Só tenho minhas dúvidas se não perde um pouco de robustez do projeto.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daviet
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2017 12:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Junho de 2016
Mensagens: 33
Localização: Santa Fé do Sul, São Paulo

bonanza escreveu:
duas duvidas, essa solenoide 24v quando aplicado 12v não daria nem sinal? ou funcionaria com metade da força? e esse circuito dobrador de tensão acha para comprar?


Olha, em relação ao circuito 12 para 24V, com certeza deve existir no mercado para comprar. É um circuitinho simples, com ponte de diodos e amplificadores operacionais.

A solenoide eu duvido que funcione com tensão inferior a 21V. Ele funciona como uma chave contatora eletromagnética, se a tensão é a baixo de um certo nível, ela não funciona. Existe uma tensão limite na qual ela faz ricochete, mas costuma ser para valores próximos da tensão de operação.

Eu tenho ao meu dispor, no laboratório da faculdade, fontes lineares de tensão, osciloscópio e todo o equipamento necessário para poder fazer ensaios na solenoide.

A boa notícia é que comprei a solenoide ontem, ou seja, desta vez nada de enrolar!! hahaha o projeto, desta vez, vai para frente, de um jeito ou de outro. =) Essas respostas vou poder dar para vocês em breve.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
bonanza
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2017 12:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2011
Mensagens: 402
Localização: minas gerais

gostei muito dessa ideia dos 24v, vou acompanhar seu tópico, junto a isso seria interessante um sistema de abrir o capo secreto assim nem acesso ao cofre do motor o MELIANTE teria.
_________________
bonanza
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daviet
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2017 12:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Junho de 2016
Mensagens: 33
Localização: Santa Fé do Sul, São Paulo

sallespickup01 escreveu:
bom a ideia da solenoide 24v volts é otima, a partir do momento que vc garanta um jeito de abastece-la de 24v, não sei se existe inversor pra isso de 12 pra 24, ao contrario sei que existe, pois só isto ja acaba com o problema, ai não precisa de grandes projetos, não desmerecendo suas ideias, opa longe de mim, mais ai seria associar a um alarme de presença, aqueles chaveirinhos que agente leva no bolso, e no qual quando ele travar o carro o cara não vai conseguir funcionar, pois fio direto só da 12v e a solenoide não abre


Inversor é um canhão para essa solução! rsrs
Inversores são ótimos em sistemas com alta demanda de corrente, uma vezx que eles usam fontes chaveadas para a modulação dos parâmetros necessários da carga. Ainda vou fazer os ensaios na solenoide, mas tenho absoluta confiança que a corrente que ela necessita é da ordem de mA. Para isso, um circuito dobrador de tensão já é suficiente.

Em relação ao alarme de presença, eu fico me perguntando: será que não torna o sistema menos robusto? Fico me pensando se não seria mais fácil de burlar o sistema com uma verificação tão simples de presença.

Eu teria que utilizar uma frequência na faixa de homologação da anatel e incluir no projeto um loop de vericação do sinal recebido por períodos de tempo. Certamente tornaria o sistema mais prático ao usuário e a implementação não é nada de outro mundo, embora vai consumir bastante bateria interna do protótipo enquanto o veículo estivesse parado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2017 7:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

ai ficou tecnico demais pra mim rsrsrsrs
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daviet
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2017 9:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Junho de 2016
Mensagens: 33
Localização: Santa Fé do Sul, São Paulo

sallespickup01 escreveu:
ai ficou tecnico demais pra mim rsrsrsrs

É, eu dificilmente consigo ser simples nas explicações rsrs, vou divagando e depois vejo que estou entrando em detalhes desnecessários haha

Mas por favor, continuem a colocar pontos interessantes que eu não observei. Por exemplo, já vou tentar fazer no protótipo um controle de presença.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daviet
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2017 9:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Junho de 2016
Mensagens: 33
Localização: Santa Fé do Sul, São Paulo

sallespickup01 escreveu:
ai ficou tecnico demais pra mim rsrsrsrs

Em relação a inversores, comparando com circuitos comuns de amplificação. O problema de sistemas comuns de amplificação (como esse que eu estou pensando em usar) é que para correntes muito elevadas há queda de tensão da fonte. Ou seja, se você precisa alimentar qualquer coisa que demanda muita corrente (como por exemplo um daqueles borbulhadores de eletrólise que usam nos conversores a hidrogênio, aposto que você já deve ter visto na net), ele tenta chegar à aquela corrente exigida (sei lá, 34 Ah à 24V) e não consegue, consequentemente abaixando a tensão fornecida pela bateria em todo o veículo.

Por isso o pessoal utiliza inversores de frequência, o princípio de funcionamento dele não é linear, é utilizando fonte chaveada. O inversor produz pulsos de tensão de alto valor à uma frequência que condiz com a corrente solicitada. Desta forma, ele não sobrecarrega a fonte de alimentação e permite alcançar correntes muito superior (sem danos colaterais ao sistema).

No caso deste meu projeto, a corrente que eu necessitaria seria somente para a alimentação dos componentes (corrente baixa, coisa de dezenas de mA) e um sinal de tensão contínua à solenoide (novamente, coisa de dezenas ou centenas de mA). Para uma bateria de D20 (a que eu uso na minha é de 80Ah), esses valores são tão baixos que não chegam a sobrecarregá-la em hipótese alguma.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2017 9:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Conheço alguns alarmes de moto que um amigo instala
Tem um que é um chaveiro menor que a metade de uma caixa de fosforos, se ele não esta perto da moto ela até pega e anda mas para em dez ou vinte segundos.
Tem outros que alem de ser de presença como o acima é preciso aciona-lo (um botão no chaveiro) qdo for ligar a moto
Existem tambem aqueles de carro que tem um botão escondido no carro que depois de liga-lo aperta esse botão, se isso não ocorrer o carro para em 30 segundos e se for abordado por um ladrão é só dar um toque na partida que apos 30 segundos o carro para.
A partir disso vc pode começar a pensar nas possibilidades de levarem o carro estacionado ou chegarem na mão grande contra o dono do carro.
Isso de só funcionar com 24 é bom mas como perguntado anteriormente, com 12 o funcionamento é zero ou pela metade ?
Se for zero ja é suficiente apenas bloquear a solenoide, tendo que pensar apenas no sistema de bloqueio
Qual o preço dessa solenoide do cargo?
Mas infelizmente lembrei de um caso que tivemos de uma pessoa que queria comprar uma S-10 nossa porque roubaram a dele levando de guincho. Ai precisa tambem de um sistema de localização. E ai o que fazemos???????????

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
bonanza
MensagemEnviada: Sex Jun 30, 2017 10:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2011
Mensagens: 402
Localização: minas gerais

adalberto escreveu:
Conheço alguns alarmes de moto que um amigo instala
Tem um que é um chaveiro menor que a metade de uma caixa de fosforos, se ele não esta perto da moto ela até pega e anda mas para em dez ou vinte segundos.
Tem outros que alem de ser de presença como o acima é preciso aciona-lo (um botão no chaveiro) qdo for ligar a moto
Existem tambem aqueles de carro que tem um botão escondido no carro que depois de liga-lo aperta esse botão, se isso não ocorrer o carro para em 30 segundos e se for abordado por um ladrão é só dar um toque na partida que apos 30 segundos o carro para.
A partir disso vc pode começar a pensar nas possibilidades de levarem o carro estacionado ou chegarem na mão grande contra o dono do carro.
Isso de só funcionar com 24 é bom mas como perguntado anteriormente, com 12 o funcionamento é zero ou pela metade ?
Se for zero ja é suficiente apenas bloquear a solenoide, tendo que pensar apenas no sistema de bloqueio
Qual o preço dessa solenoide do cargo?
Mas infelizmente lembrei de um caso que tivemos de uma pessoa que queria comprar uma S-10 nossa porque roubaram a dele levando de guincho. Ai precisa tambem de um sistema de localização. E ai o que fazemos???????????


se o funcionamento for zero em 12v,com certeza vou colocar na minha. outra pergunta, sera que aquele solenoide que tem no motor de arranque consegue abrir o capo da D20? digo porque ai podemos bolar algo de forma que o capo so abra com botão escondido dificultando ainda mais a vida do VAGABUNDO,eu deixaria o puxador do capo original no lugar para simular um cabo quebrado.

_________________
bonanza
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daviet
MensagemEnviada: Sex Jun 30, 2017 2:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Junho de 2016
Mensagens: 33
Localização: Santa Fé do Sul, São Paulo

bonanza escreveu:
adalberto escreveu:
Conheço alguns alarmes de moto que um amigo instala
Tem um que é um chaveiro menor que a metade de uma caixa de fosforos, se ele não esta perto da moto ela até pega e anda mas para em dez ou vinte segundos.
Tem outros que alem de ser de presença como o acima é preciso aciona-lo (um botão no chaveiro) qdo for ligar a moto
Existem tambem aqueles de carro que tem um botão escondido no carro que depois de liga-lo aperta esse botão, se isso não ocorrer o carro para em 30 segundos e se for abordado por um ladrão é só dar um toque na partida que apos 30 segundos o carro para.
A partir disso vc pode começar a pensar nas possibilidades de levarem o carro estacionado ou chegarem na mão grande contra o dono do carro.
Isso de só funcionar com 24 é bom mas como perguntado anteriormente, com 12 o funcionamento é zero ou pela metade ?
Se for zero ja é suficiente apenas bloquear a solenoide, tendo que pensar apenas no sistema de bloqueio
Qual o preço dessa solenoide do cargo?
Mas infelizmente lembrei de um caso que tivemos de uma pessoa que queria comprar uma S-10 nossa porque roubaram a dele levando de guincho. Ai precisa tambem de um sistema de localização. E ai o que fazemos???????????


se o funcionamento for zero em 12v,com certeza vou colocar na minha. outra pergunta, sera que aquele solenoide que tem no motor de arranque consegue abrir o capo da D20? digo porque ai podemos bolar algo de forma que o capo so abra com botão escondido dificultando ainda mais a vida do VAGABUNDO,eu deixaria o puxador do capo original no lugar para simular um cabo quebrado.


Então, também estou nesta expectativa, que não funcione em 12V. Pelo que o meu mecânico me falou, não funciona, 0%. Ele disse que já se enganou na hora de trocar a solenoide uma vez, e acabou colocando uma de 24V.

Olha, que dá para fazer uma trava elétrica pro capô, isso é certeza. Não sei se seria com essa solenoide que você comentou, mas dá para bolar sim.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB