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 GNV no motor 4.3V6 com Transmissão Automática -A Solução- « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
adeilson_1445
MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2017 8:59 am    Assunto: GNV no motor 4.3V6 com Transmissão Automática -A Solução- Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2440
Localização: Osasco

Bom, acho que estou perto de terminar a saga para deixar o GNV nesse veículo em ordem.
Sofri muito com as informações tudo desencontradas pela internet, o que me ajudou foram os relatos de foristas aqui do grupo como o Machado, Cursino, Salles e outros que participam lá no Grupo do WhatsApp.
Como muita coisa foi atualizada lá no grupo do WhatsApp acho que existe uma certa obrigação de compartilhar aqui também, nem todos estão no grupo e assim como eu tive dúvidas deve ter muita gente sendo enganada por "instaladores de cartilha" (aquele que não sabe nada além do que a cartilha manda fazer).

Aos poucos vou editando essa postagem com fotos, por enquanto vai um texto, depois quando for encontrando fotos nos meus arquivos vou colocando para deixar melhor ilustrado.

Vamos lá


A saga começou logo quando o carro saiu da oficina, não me recordo a data mas foi algo próximo de Maio de 2015 (fazem quase 2 anos. hehe).
Quando saiu o chicote da Injeção foi alterado para que não houvesse intervenção do GNV, provavelmente o mecânico do antigo dono não queria ter problemas e separou a única caixinha que tinha, o emulador de bicos.

Primeira coisa que fiz foi comprar um mesclador novo, o que tinha era de plástico e ficava na boca do TBI, teoricamente dizem ser ótimo pois fica mais próximo do Coletor e bla bla bla, comprei da KGM como indicava um tópico do Alexandre (técnica), só que no caso eles só vendem para o motor Vortec V6 (Blazer/S10) o modelo que vai na mangueira, ótimo, comprei e retirei o anterior que era de Plástico, o novo agora é o modelo MIS-300 de alumínio.

ANTIGO era bem parecido com este:


NOVO:


Após essa compra peguei também um Kit Tury 3000 gerenciável, este veio com o motor de Passo T2100, Chave comutadora Slim, manômetro novo, e cabos.
Junto também comprei 2 emuladores de Sonda Lambda T64 pois são duas sondas Lambdas. Só depois descobri que o T3000 tem um emulador embutido e eu precisaria só de um extra, bom... Enfim, pelo menos tenho um sobressalente caso haja necessidade.
Um emulador de Bicos T56 (para 6 bicos).



Fui para a instalação desses componentes, fazer o GNV funcionar.

Comecei instalando o T3000, vários fios, passa fio pra lá, fio pra cá, deixa um monte de fios soltos no cofre, puxa alimentação... vamos as dicas e problemas que encontrei:

- Sempre siga o manual, não importa a genial ideia que teve naquele momento verifique se ela é coerente com o que diz o manual do fabricante, digo porque;
Inventei de encontrar um positivo pós chave lá pelo cofre mesmo, pensei "ahh terei um monte de pós chave aqui!" ERRADO, encontrei um que ligava no ventilador, resultado é que vira e mexe o GNV simplesmente apagava tudo e só voltava a ligar o módulo ao parar o carro completamente, que cagada cometida, no manual fala claramente para pegar um pós chave direto no comutador de ignição, voltei atrás puxei um fio do comutador de ignição e liguei, pronto GNV só desliga quando desliga o carro.


Encontrei outro probleminha no meio do caminho, não consegui regular corretamente o Tury T3000 para que a marcha lenta fique uniforme, o motor de passo Tury T2100 fica oscilando demais, morre, dá tiros pelo TBI (velho BackFire), parece que ele não sabe o que fazer, decidi por retira-lo de ação, colocar o bom e velho registro manual, carro já ficou certinho, desacelera ele mantem, vibra um pouco, oscila um pouquinho, mas ao menos depois dessa intervenção o carro não morre na marcha lenta, o que é péssimo para o Câmbio Automático o carro morrer em D, mesmo parado não é o ideal.

Logo após essas mudanças o carro funcionava no GNV mas era muito lerdo, sentia que o câmbio só patinava, não desenvolvia no GNV, esquentava bastante pois o cambio patinava com o motor sem força, tanto é que decidi não andar com o GNV por um bom tempo até resolver esse problema.
Estuda aqui, estuda ali, lê um pouco, pergunta pra um, pergunta pra outro e vamos a solução, instalar um Variador de Avanço, comprei o modelo Tury T34a, muito fácil sua instalação, positivo pós chave (junto com o T3000), positivo direto da bateria, sinal do módulo de ignição (módulo HEI para alguns, ou módulo de potência para outros), e outro vai para a bobina.

Dicas:

Após a instalação do variador de avanço Tury T34 fique atento pois o carro só funciona se esse módulo estiver alimentado tanto pelo positivo direto da bateria quanto pelo positivo Pós Chave, mesmo na gasolina pois este módulo avança o ponto do carro após a entrada do GNV (ai tem outro positivo que vem direto do GNV, o mesmo que vem para acionar o Redutor de Pressão) porém na Gasolina fica acionado para liberar o by-pass dentro dele para a comunicação entre o módulo de ignição e a bobina. Ou seja, carro não liga? De cara comece fazendo a ligação original do módulo de ignição, este modelo da tury vem com um conector Extra para usar no cabo caso haja problemas, assim fica como se tivesse a ligação original pois este conector faz uma ponte nos fios e desativa o módulo para efeitos de teste.


Resultados

Carro mudou da água para o vinho, no GNV nem parece, as vezes eu até olho para a caixinha comutadora pra ver se realmente está no GNV mesmo, após o variador de avanço parece que é o combustível liquido entrando, o cambio responde LINDO, só existe o tal do Delay na aceleração por conta do GNV ser aspirado (então há de se aguardar até chegar o GNV na câmara para queimar e subir a aceleração), é mínimo o delay mas existe e nisso o cambio meio que faz umas burradinhas de vez em quando, mas é só se acostumar a dirigir o carro com GNV e vai embora tranquilo, as dicas são;

Quando estiver no GNV não afundar o pé no acelerador, ir chamando o acelerador suavemente até seus 1500RPM, após isso pode dar aquela afundada que o carro responde.
Ao sair de um semáforo numa subida muito íngreme, segurar o carro com o pé esquerdo no freio e acelerar um pouco e ir soltando o pé esquerdo como se fosse uma embreagem, isso evita de dar aquele pipoco (o tal do backfire), não é comum ocorrer isso estando bem regulado (como é o meu caso agora), mas eu prefiro evitar de qualquer forma esses backfire, um jogo de bicos (aranha) para esse carro é muito caro, e o sensor MAF também sofre (se der pau nele são só 500/600 reais um novo), então é melhor colocar o pé esquerdo pra trabalhar de vez em quando, já estamos gerando uma economia tão boa com o GNV, pra que atrapalhar. hehehehe


TBI
Para a marcha lenta ficar legal eu pesquisei e vi que meu sistema de TBI estava totalmente bagunçado, as tomadas de vácuo não ligavam a nada (tudo fechado ou ligando uma na outra. uhahuahuha).
Refiz a ligação original, a válvula PCV ligada ao vácuo pleno da TBI, a entrada de ar do outro cabeçote ligada a tampa do TBI, isso faz com que o vácuo gerado dentro do motor para sugar os vapores de óleo também sugue ar vindo da tampa do TBI pelo outro cabeçote, assim sendo vem um pouco de GNV também, o carro estabiliza mais fácil quando solta o acelerador rápido.

Liguei também o Canister, era um fedor de gasolina ferrado dentro do carro, após isso amenizou, mas ainda acho que meu canister deve estar zuado, no Brasil é comum os caras dos postos de gasolina encherem até a boca o tanque de gasolina se o dono do veiculo não avisar que é pra parar no click da bomba de abastecimento.


Consumo;

Em meu caso estou usando o carro para ir trabalhar todos os dias agora, rodo 55km todo dia, dentro da cidade, sobe desce, anda, para, lombadas, ruas esburacadas, enfim, tudo que há para atrapalhar o consumo, estou fazendo com 18mt3 2 dias de trampo, 110km.
É um consumo um tanto alto se comparar com outros V6 GNV que tem nos outros fóruns, mas com o conselho do Salles deixei assim, o GNV já é econômico pelo seu preço, deixar ele mais econômico é besteira, mata o motor do carro, o motor esquenta (porque não terá força suficiente pra empurrar o carro), o Câmbio por ser Automático também super Aquece pois nunca consegue rodar livre, sempre vai estar patinando demais fritando os discos de compósite (e isso custa caro pra arrumar ein), enfim... Não vale a pena, gasto 20 reais para fazer 55km, meu irmão pra fazer esse mesmo trajeto com um Renault Clio 1.0 16V gasta 30... Quer mais economia que isso?????????????????????????????????
De Busão gastava R$22,50, não sei agora com o aumento das passagens...
AINDA QUER MAIS ECONOMIA?????????????????????????????????????????


Bom... Vou ir postando fotos de acordo com o que for encontrando pelos meus arquivos. hehe

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Editado pela última vez por adeilson_1445 em Qui Jan 12, 2017 7:40 am, num total de 2 vezes
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Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2017 5:31 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 4515
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Ótimo relato! Fico no aguardo das fotos.
Você não consegue enriquecer a mistura um centavo que seja pra ver se o backfire some completamente?
Quanto custam os combustíveis aí atualmente?

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Fernando Furini
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sallespickup01
MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2017 7:31 pm    Assunto: Responder com Citação



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isso sempre forte Deilso, assim o cambio vai
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adalberto
MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2017 7:53 pm    Assunto: Re: GNV no motor 4.3V6 com Transmissão Automática -A Solução Responder com Citação



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adeilson_1445 escreveu:


Quando estiver no GNV não afundar o pé no acelerador, ir chamando o acelerador suavemente até seus 1500RPM, após isso pode dar aquela afundada que o carro responde.
Ao sair de um semáforo numa subida muito íngreme, segurar o carro com o pé esquerdo no freio e acelerar um pouco e ir soltando o pé esquerdo como se fosse uma embreagem, isso evita de dar aquele pipoco (o tal do backfire), não é comum ocorrer isso estando bem regulado (como é o meu caso agora), mas eu prefiro evitar de qualquer forma esses backfire, um jogo de bicos (aranha) para esse carro é muito caro, e o sensor MAF também sofre (se der pau nele são só 500/600 reais um novo), então é melhor colocar o pé esquerdo pra trabalhar de vez em quando, já estamos gerando uma economia tão boa com o GNV, pra que atrapalhar. hehehehe

é comum os caras dos postos de gasolina encherem até a boca o tanque de gasolina se o dono do veiculo não avisar que é pra parar no click da bomba de abastecimento.


O curso que se faz pra dirigir esse seu carro no gas é o mesmo que os caras fazem na NASA para pilotar foguetes. Shocked

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ewerton
MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2017 8:01 pm    Assunto: Responder com Citação



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Que bom que está ficando de acordo. Acompanhando.
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MachadoSL
MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2017 11:15 pm    Assunto: Responder com Citação



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Que bom que está se acertando Adeilson, mas quanto ao consumo da V6 no GNV em cidade é isso mesmo, pelo menos é o que a minha fazia sempre com o ar ligado, o relato do pessoal no clube do Vortec e Blazer Brasil é coisa de quem gosta de se iludir.
Quanto ao câmbio automático aquecer tenho duas soluções:
Colocar uma ventoinha auxiliar na frente do radiador do carro, uma do Corsa cabe certo com poucas adaptações;
Colocar um radiador de óleo na frente do carro para resfriar o óleo do câmbio automático pois aquele micromilésimo radiador de óleo que fica dentro do radiador do carro não é grandes coisas sem falar que, depois de 10-15 anos ele costuma furar internamente e aí já viu o estrago.
Abraços,
Sergio

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sallespickup01
MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2017 11:24 pm    Assunto: Responder com Citação



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um radiador externo e livre do radiador que esquenta pacas , pra mim ajudaria muito com gaz ou sem....

ja a marca dos KM, só andando encostando o pé não é a nossa Deilso, na estrada então aquele dia na praia, vi que a bagaça até vinha bem, rsrsrrs

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adeilson_1445
MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2017 6:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
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Fernando furini escreveu:
Ótimo relato! Fico no aguardo das fotos.
Você não consegue enriquecer a mistura um centavo que seja pra ver se o backfire some completamente?
Quanto custam os combustíveis aí atualmente?


Então Fernando, o BackFire depois de instalado o Variador de Avanço com 9° parece ter acabado, porem na saída existe aquele lag, por conta da distância entre o misturador do GNV e a câmara de combustão, fazendo com que haja um backfire se chamar muito rápido no acelerador durante a arrancada, mas é um caso meio difícil de acontecer, ate porque o cambio também ajuda nesse carro, muitas vezes ele continua em 2ª marcha se sair de boa, então pisar fundo só faz ele retornar para a 1ª, até isso ocorrer é o tempo desse "lag" do GNV.

adalberto escreveu:
O curso que se faz pra dirigir esse seu carro no gas é o mesmo que os caras fazem na NASA para pilotar foguetes. Shocked


ahauhauhuahauahuahu
Faz parte, na S10 era pior... na S10 quando tinha gás o negócio era tão capenga, mas tão capenga que não havia módulo NENHUM, pra passar pro GNV tinha a caixinha comutadora né, e tinha um botão embaixo do painel, tu acelerava, comutava e junto da comutação já tinha que apertar o botão embaixo do painel para desligar a bomba de gasolina se não injetava os dois combustíveis juntos. Para voltar pra gasosa o inverso. hehehe
Ahh e detalhe, algumas vezes a S10 não dava lenta no GNV, ai já sabe né Adalberto, 2 pés, 3 pedais e 1 semáforo. uhahuahua

MachadoSL escreveu:
Que bom que está se acertando Adeilson, mas quanto ao consumo da V6 no GNV em cidade é isso mesmo, pelo menos é o que a minha fazia sempre com o ar ligado, o relato do pessoal no clube do Vortec e Blazer Brasil é coisa de quem gosta de se iludir.
Quanto ao câmbio automático aquecer tenho duas soluções:
Colocar uma ventoinha auxiliar na frente do radiador do carro, uma do Corsa cabe certo com poucas adaptações;
Colocar um radiador de óleo na frente do carro para resfriar o óleo do câmbio automático pois aquele micromilésimo radiador de óleo que fica dentro do radiador do carro não é grandes coisas sem falar que, depois de 10-15 anos ele costuma furar internamente e aí já viu o estrago.
Abraços,
Sergio


Sim, eu ia lhe perguntar sobre essa ventoinha do Corsa, porque eu não sei exatamente de qual corsa estamos falando, tem vários modelos. hehehe
Mas hoje o conjunto não esquenta mais, agora com o sistema trabalhando com força (após a instalação do Variador de Avanço) esse problema praticamente acabou, só em algumas subidas que passa um pouco de 1/4 no marcador do painel, mas não chega nem perto do 1/2, mas ainda sim quero colocar uma auxiliar pois tudo isso que relatei é sem o AC estar ligado, quando funciona o AC esquenta pakas mesmo, voltando da praia uma vez tive que desligar o mesmo se não só o acoplamento viscoso não dava conta, passava de 3000 giros ela desacoplava e na subida o câmbio AT não deixa subir em 4ª mesmo tendo força, ele reduz mesmo.


sallespickup01 escreveu:
um radiador externo e livre do radiador que esquenta pacas , pra mim ajudaria muito com gaz ou sem....

ja a marca dos KM, só andando encostando o pé não é a nossa Deilso, na estrada então aquele dia na praia, vi que a bagaça até vinha bem, rsrsrrs


Pois e, o que matou naquele dia foram os 4 amortecedores ruins, mas deixe, o Gomes ainda deve "um dia com sol" (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) quem sabe nós brinque novamente.
Só para constar Salles, dia 28/29 estou indo para Ilhabela com uma turma que quer atravessar a Ilha para a Praia de Castelhanos, o parque estadual la só autoriza entrar se o carro tiver 4x4 com Reduzida funcionando. huahuahuahauhauhua

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MachadoSL
MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2017 11:26 am    Assunto: Responder com Citação



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Bem, eu tinha comprado a ventoinha do Corsa de 1998 a 2005.
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sallespickup01
MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2017 5:56 pm    Assunto: Responder com Citação



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não coloca ela na trilha de castelhanhos que o cambio vai abrir o bico, vi uns videos e fotos do coronel telhada, tem D20 dupla 4x4 e o terreno é brado!!!
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adeilson_1445
MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2017 10:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
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sallespickup01 escreveu:
não coloca ela na trilha de castelhanhos que o cambio vai abrir o bico, vi uns videos e fotos do coronel telhada, tem D20 dupla 4x4 e o terreno é brado!!!


Hoje está de boa, nem facão tem mais, os caras passaram a patrola (é assim que se escreve mesmo?), agora só tem o pequeno riacho pra atravessar, areia do outro lado e umas pedrinhas, antigamente era sinistro mesmo, vi uns videos de antigamente os facões eram monstros.

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lbsoares
MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2017 9:05 am    Assunto: Responder com Citação



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Legal Adeilson, acompanhando. Um dia tomo coragem e coloco um Tury 3000 gerenciável na pequena.
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