Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Motor da picape continua ligado após desligar a chave « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Nov 19, 2017 9:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Outra coisa, o fato de só começar a carregar depois dos 1000 rpm, me faz pensar em escovas desgastadas ou ponte de diodo indo para o vinagre, mas, repito estou me baseando pelo alternador da D-20.
O Arismar conhece bem o assunto acho que daqui a pouco ele aparece e sana as duvidas.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luiz Carlos
MensagemEnviada: Dom Nov 19, 2017 1:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 2129
Localização: Santo André - São Paulo

Cesar, só percebi a "baixa" voltagem durante minha ida até o litoral, logo foi no instrumento do carro, não estava com multímetro na caixa de ferramentas.
Tenho um certo receio de fazer uma intervenção mais profunda no alternador, pois sou completamente leigo no assunto.

Abraços,

Gomes

_________________
Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Nov 20, 2017 8:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Para tirar a duvida, mede a voltagem nos polos da bateria com o carro ligado vai variando, uma hora liga o A\C, depois os faróis, alto e baixo e verifique a variação, com as pontas de prova do multímetro na bateria, ai você vai perceber qual é a precisão do instrumento do painel.
Realmente se não tem segurança de mexer, deixa quieto, mas vale a observação de que, você pode comprar e deixar guardado as peças como escovas, regulador, estas miudezas, pois se pifar no fim de semana, liga para o Adeilson e resolve.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ARISMAR
MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2017 1:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 845
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caros Amigos CÉSAR e LUIZ CARLOS

Eletricidade é um assunto bem complexo; a avaria pode vir de um simples mal contato até danos nos seus componentes. São boas horas de debates nesse contesto.

O CÉSAR está no caminho certo: ESCOVAS, PONTE RETIFICADORA até mesmo o INDUTOR.

Todos os Geradores (Alternadores) tem o mesmo princípio, nada de especial.

Primeiramente deve-se dar atenção à capacidade desse Gerador em relação aos Componentes que ele alimenta.

Normalmente damos atenção à Tensão (V) e desprezamos a Corrente Elétrica (A) no circuito. Essas devem estar perfeitamente harmonizadas. Por vezes temos a Tensão normal mas a Corrente insuficiente, daí a necessidade de um estudo completo do Circuito Elétrico.

Me perdoem, mas 0,7V consumido pelo Diodo, é totalmente desprezível esse consumo em relação à capacidade do Gerador.

A Tensão Elétrica veicular, teórica, é 13,8V, devendo ser evitadas Tensões superiores. Pequenas variações, 0,2V para cima ou para baixo são toleradas em razão das servidões dos próprios semicondutores. Isso não propriamente pelo aquecimento ou dano da Bateria de Acumuladores mas sim pela sobre-tensão nos Equipamentos e Acessórios do veículo.

Pelo exposto fica difícil diagnosticar de chofre a avaria, mas considerando o Gerador adequado para suprir as necessidades, e sua estabilização se dá em alta rotação do motor, a priori, conclui-se que:

1. Mal contato, até mesmo do Voltímetro;
2. Escovas desgastadas;
3. Ponte Retificadora com fugas;
4. Indutor com muito acúmulo de impurezas pelo desgaste das Escovas.

Recomendo as aferições utilizando um Instrumento à parte, não o do Instrumento do painel:
1. medir a carga da Bateria de Acumuladores, em repouso;
2. em seguida medir essa carga com motor em marcha lenta, com todos os acessórios desligados;
3. após, medir essa carga, em marcha lenta, ligando um a um os Acessórios.

O correto é consultar um Auto Elétrico, o qual dispõe de Instrumentos para essas medições e mais fácil e rápido para diagnosticar o problema.

Sucesso e Abraços, ARISMAR(914)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Luiz Carlos
MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2017 8:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 2129
Localização: Santo André - São Paulo

Arismar, obrigado pelas informações e farei as medições como sugerido e informarei os resultados, se forem muito ruim procurarei um auto elétrico, o ruim é que profissionais com a capacidade e vontade de averiguar o defeito são muito raros, todos nós sabemos que o mais comum condenar o equipamento e recomendar a troca logo de cara.

Abraços,

Gomes

_________________
Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
adeilson_1445
MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2017 9:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Alternador é um Bixo chato, e esse da GB pior ainda pois conta com a bomba de vácuo atrás.

Na blazer eu fui mexer acabei foi trocando por um NOVO de tanta raiva. Kkkk
No caso da GB tem cara de ser algum diodo da ponte retificadora que esta deixando voltar carga positiva para o fio da lâmpada do painel.

_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

Ex - VW Apolo GLS 91/92

Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR Cool
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
ewerton
MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2017 9:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Tem algum teste que pode ser feito no induzido sem o uso do tatuzinho?


Tatuzinho.

http://www.lojadomecanico.com.br/produto/1349/19/187/teste-de-induzido-automotivo-bivolt---okei-ta022-tatu-okei-ta022-tatu

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
bonanza
MensagemEnviada: Qua Nov 22, 2017 10:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2011
Mensagens: 402
Localização: minas gerais

na minha as vezes eu desligo a chave e o motor continua por mais uns 3 segundos e as vezes fica normal, eu já me acostumei não me incomoda mais.
_________________
bonanza
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
christian a. h. govastki
MensagemEnviada: Qui Nov 23, 2017 8:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005
Mensagens: 267
Localização: Brasília - DF

Aproveitando que o assunto é alternador, estou com muita vontade de trocar o da minha Veraneio por um de maior capacidade (100Ah está de ótimo tamanho), mais moderno, já com regulador interno.

Nos States o esquema é super simples, basta o alternador novo, os suportes aftermarket, e uma peça com 4 contatos que é acoplada no lugar do regulador externo.

Aqui tudo é um parto, precisa achar o alternador que dê certo, trocar a polia da correia (pois dos carros mais modernos é poli-V e da Veraneio é correia V, tem que fazer os suportes e em geral se cai na mão de curiosos...

Alguém tem uma dica?

_________________
GM Veraneio 87 4,1l - A Lenda
Ex-GM Veraneio 79 4,3l - Senadora
http://umaveraneioazul.blogspot.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Google Talk
bonanza
MensagemEnviada: Qui Nov 23, 2017 11:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2011
Mensagens: 402
Localização: minas gerais

Estados Unidos é a terra do "faça você mesmo" a industria de lá privilegia essa modalidade,caso que aqui na terra do samba tudo é corporativismo.
_________________
bonanza
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Klinger
MensagemEnviada: Qui Nov 23, 2017 2:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Gomes, desculpe, estou com preguiça de ler tudo, só vi o lance dos mil rpm pra carregar.
Na silverado, por algum motivo que não sei qual, vc troca a lâmpada de aviso de bateria para uma de 3w ou 5w, infelizmente não lembro qual, que resolve isso, foi o que fiz na minha. Estou no trabalho, mas quando chegar em casa, tento procurar essa medida, tomara que ainda esteja impresso na lâmpada Smile

No mais, mexi muito no alternador da silverado em casa, não tem segredo algum, vários vídeos no youtube ensina a testar tudo(menos o regulador). Depois que testei tudo, levei o alternador desmontado na autoeletrica para confirmar o problema(rotor com fuga de corrente) e comprei a peça la mesmo, até ganhei a montagem de brinde, com o bonus dela testar depois se estava tudo ok.

Caso queria mexer em casa, da um grito, relato todos os macetes que forem necessários.

_________________
Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Qui Nov 23, 2017 4:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

christian a. h. govastki escreveu:
Aproveitando que o assunto é alternador, estou com muita vontade de trocar o da minha Veraneio por um de maior capacidade (100Ah está de ótimo tamanho), mais moderno, já com regulador interno.

Nos States o esquema é super simples, basta o alternador novo, os suportes aftermarket, e uma peça com 4 contatos que é acoplada no lugar do regulador externo.

Aqui tudo é um parto, precisa achar o alternador que dê certo, trocar a polia da correia (pois dos carros mais modernos é poli-V e da Veraneio é correia V, tem que fazer os suportes e em geral se cai na mão de curiosos...

Alguém tem uma dica?



Cursino tem um alternador de 120A para vender. Se não me engano é só instalar mesmo. Eu consegui um 65A do gol G5 que só precisei mudar o plug da ligação e a polia.O suporte deu certo o original.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luiz Carlos
MensagemEnviada: Sex Dez 01, 2017 12:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 2129
Localização: Santo André - São Paulo

ARISMAR escreveu:
Caros Amigos CÉSAR e LUIZ CARLOS

Eletricidade é um assunto bem complexo; a avaria pode vir de um simples mal contato até danos nos seus componentes. São boas horas de debates nesse contesto.

O CÉSAR está no caminho certo: ESCOVAS, PONTE RETIFICADORA até mesmo o INDUTOR.

Todos os Geradores (Alternadores) tem o mesmo princípio, nada de especial.

Primeiramente deve-se dar atenção à capacidade desse Gerador em relação aos Componentes que ele alimenta.

Normalmente damos atenção à Tensão (V) e desprezamos a Corrente Elétrica (A) no circuito. Essas devem estar perfeitamente harmonizadas. Por vezes temos a Tensão normal mas a Corrente insuficiente, daí a necessidade de um estudo completo do Circuito Elétrico.

Me perdoem, mas 0,7V consumido pelo Diodo, é totalmente desprezível esse consumo em relação à capacidade do Gerador.

A Tensão Elétrica veicular, teórica, é 13,8V, devendo ser evitadas Tensões superiores. Pequenas variações, 0,2V para cima ou para baixo são toleradas em razão das servidões dos próprios semicondutores. Isso não propriamente pelo aquecimento ou dano da Bateria de Acumuladores mas sim pela sobre-tensão nos Equipamentos e Acessórios do veículo.

Pelo exposto fica difícil diagnosticar de chofre a avaria, mas considerando o Gerador adequado para suprir as necessidades, e sua estabilização se dá em alta rotação do motor, a priori, conclui-se que:

1. Mal contato, até mesmo do Voltímetro;
2. Escovas desgastadas;
3. Ponte Retificadora com fugas;
4. Indutor com muito acúmulo de impurezas pelo desgaste das Escovas.

Recomendo as aferições utilizando um Instrumento à parte, não o do Instrumento do painel:
1. medir a carga da Bateria de Acumuladores, em repouso;
2. em seguida medir essa carga com motor em marcha lenta, com todos os acessórios desligados;
3. após, medir essa carga, em marcha lenta, ligando um a um os Acessórios.

O correto é consultar um Auto Elétrico, o qual dispõe de Instrumentos para essas medições e mais fácil e rápido para diagnosticar o problema.

Sucesso e Abraços, ARISMAR(914)



Como informei anteriormente, fiz as medidas e aqui estão os resultados:

Considerando 750 rpm de marcha lenta e que tenho instalado um módulo do Car System que funciona que esta ligado o tempo todo.
Eis a medidas:
Repouso (desligado a mais de 24 hrs) = 12,39
Marcha lenta= 14,20
Lanternas ligadas= 14,14
Farol baixo + lanternas = 14,00
Farol alto + lanternas= 14,06
Farol alto + neblina + lanternas = 13,90
Faróis acesos + ventilação forçada = 13,62
Faróis +neblina + compressor do ar= 12,98
Tudo desligado = 14,50*
* Já começou a repor carga na bateria, lembrando do módulo do Car System sempre ligado, o que explica os 12,39 iniciais.
Uma coisa que não entendi é o valor de 14,00 com farol baixo + lanterna e qdo no farol alto + lanterna encontro um valor de 14,06, não deveria ser o contrário?

Deixem seus comentários e avaliações.

Abraços,

Gomes

_________________
Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Dez 01, 2017 2:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Luiz, estes valores me parecem bons, se o problema persistir, retire a solenoide faça uma limpeza, pois as vezes alguma coisinha impede do pistão da solenoide vedar, e ainda o próprio pistão pode ter algum desaste, limpe tudo e monte no luga.
Lembre de quando for retirar veja como esta o aperto.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Klinger
MensagemEnviada: Sex Dez 01, 2017 4:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Confirmado, lampada de 3w assim o painel ativa sem ter que chegar nos 1000 rpm, se não der certo, coloca a lâmpada de 5w.
Se ainda não der certo, é pq tem algum problema maior.

_________________
Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB