Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 S10 com barulho estranho de catraca « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Katarina Papp
MensagemEnviada: Sex Mai 19, 2017 2:08 pm    Assunto: S10 com barulho estranho de catraca Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Outubro de 2015
Mensagens: 23
Localização: Carpina PE

Olá pessoal! Minha S10 V6 99 4x4, está com um barulho esquisito e chato pra caramba... em marchas mais lentas faz um barulho como uma catraca, e se aumento a velocidade, o barulho acompanha aumentando a velocidade do barulho tb... enfim, revisei a suspensão, do lado esquerdo, troquei 1 pivô superior e a coifa da trizeta, rasgada e cheia de sujeira e sem graxa, do lado direito 1 pivô superior tb, a coifa da trizeta, o retentor que fica atras da tulipa, junto com um rolamento que pasmem... o antigo não tava lá... nem achamos ele lá dentro... verificamos o diferencial, tudo normal lá dentro... o resto da suspensão ok, mas o danado do barulho de catraca, continua... por vezes ele pára, passa um bom tempo sem fazer, mas aí quando começa a fazer só para quando eu freio o carro, passo num quebra mola, etc... o barulho é quando acelero... alguém já viu isso?
_________________
S10 DLX 4x4 99 V6 4.3
FORÇA SEMPRE!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adeilson_1445
MensagemEnviada: Sex Mai 19, 2017 2:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Roda livre dianteira. Hehehehehe

Calma ai que em 15 minutos eu monto um texto sobre isso com fotos.

_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

Ex - VW Apolo GLS 91/92

Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR Cool
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
adeilson_1445
MensagemEnviada: Sex Mai 19, 2017 2:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Vamos lá, agora no PC é fácil.

Este barulho vem da Roda Livre no diferencial dianteiro, mais precisamente no lado do Passageiro.

O sistema 4x4 da S10 é acionado por Vácuo, o vácuo gerado pelo motor no coletor de admissão, ai para chegar até a válvula que aciona o Diferencial dianteiro (que fica embaixo da Bateria, atrás do farol lado Passageiro) ele vai através de mangueiras ligado numa válvula que fica na caixa de transferência (atrás do cambio), essa válvula após o acionamento do 4x4 no painel é acionada mecanicamente pelo garfo que puxa uma luva acionando a corrente dentro da Caixa de Transferência, assim liberando o vácuo para que acione o diferencial dianteiro (somente após o acionamento da corrente dentro da Caixa de Transferência).

Nisso ocorre que essa válvula de 3 vias que vai na caixa de transferência costuma travar aberta (ela é NF, normalmente Fechada), assim deixando o diferencial dianteiro SEMPRE acionado, como o carro é a gasolina o vácuo no motor dependendo da aceleração não é suficiente para manter a válvula sempre puxando o cabo de acionamento da Roda Livre, assim ela se desacopla em movimento e então quando o vácuo é retomado pelo motor ela fica tentando ligar as duas engrenagens dentro do semi eixo no diferencial dianteiro, como não está ligado o 4x4 o diferencial está com as planetárias girando, a que fica ligado direto na roda (lado motorista) gira pra frente e a outra (desconectada pela roda livre) gira ao contrário, assim gera um choque de engrenagens pois a engrenagem do lado da roda do passageiro vai contra a engrenagem que vem do diferencial e AI ESTÁ O BARULHO QUE TU ESCUTA.

A Peça é essa que está perto da entrada da caixa, uma pequena válvula com 3 tubinhos de saída


Solução, é retirar a caixa de transferência e trocar essa válvula, na Accioly aqui em sampa custava R$280,00 a 1 ano atrás quando refiz a minha (eu troquei), prefira pegar na accioly pois é ORIGINAL (caixinha azul da GM), pessoal costuma pegar no MercadoLivre porém é uma paralela da marca Dorman, os americanos não costumam confiarem nessa marca por lá, e no ML sai o mesmo preço ou até mais caro que a original da Accioly.


Lendo nos fóruns americanos eles dizem que essa peça costuma travar por usarem óleo 90 na caixa pensando que é igual aquelas caixas de transferência antiga que tinham duas engrenagens ligadas diretamente e etc. O correto de usar nessa caixa é o Dexron III (O mesmo de Câmbio Automático) pois ele é fino e suporta muito bem as variações de temperatura que sofre essa caixa, isso ocorre pois existe muito atrito entre a corrente e as duas engrenagens que ela liga, atrito gera calor que este destrói o óleo (por isso é recomendado trocar o óleo de cambio automático, e nessa caixa não é diferente).

Olha como é a caixa por dentro, inclusive o garfo que aciona a corrente (posteriormente o diferencial dianteiro) e essa válvula (que não aparece ai na foto)

_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

Ex - VW Apolo GLS 91/92

Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR Cool
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
adalberto
MensagemEnviada: Sex Mai 19, 2017 8:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Bela aula.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Mai 21, 2017 6:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Boa, depois dá um retorno se deu certo
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
pedrao520
MensagemEnviada: Seg Mai 22, 2017 5:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Janeiro de 2016
Mensagens: 465
Localização: Patrocinio Minas Gerais

booa !
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Katarina Papp
MensagemEnviada: Ter Mai 23, 2017 10:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Outubro de 2015
Mensagens: 23
Localização: Carpina PE

adeilson_1445 escreveu:
Vamos lá, agora no PC é fácil.

Este barulho vem da Roda Livre no diferencial dianteiro, mais precisamente no lado do Passageiro.



CARACOLES! EU NUNCA PENSEI Q ISSO EXISTISSE! KKKK Que aula show!

Vou dar uma lavada na bruta e levar pro mecanico, e conto o resultado depois! Obrigada pela resposta tão detalhada!

_________________
S10 DLX 4x4 99 V6 4.3
FORÇA SEMPRE!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB