Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Reparos de Ar-Condicionado e talvez novos rumos « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
adeilson_1445
MensagemEnviada: Qua Abr 05, 2017 1:30 pm    Assunto: Reparos de Ar-Condicionado e talvez novos rumos Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Olá a todos, apesar de ser um reparo na Blazer eu quis fazer um novo tópico sobre o assunto e comentar também de outro serviço que fizemos nesses últimos dias além da Blazer... Trata-se de uma Grand Blazer, muito conhecida por sinal aqui.
Além de que muitos não estão no Grupo do WhatsApp, exemplo do Furini, Salles e outros.


Temos um forista aqui que estava a um bom tempo sem AC na GB, é estranho uma GB sem AC então tentamos de várias formas consertar, tirava um vazamento e colocava gás, não durava 1 dia, colocava pressão e NADA da coisa ocorrer, então depois de alguns anos (sim, essa BRINCADEIRA durou ANOS) decidimos (Cursino e Eu) partir para algo sério, o que deveríamos ter feito a muito tempo atrás, mas por conta da falta de ferramenta e até conhecimento não o fizemos, eu mesmo aconselhei ao próprio Gomes (dono da GB) levar em alguma oficina especializada para abrir e reparar o Compressor pois poderia ser o Selo de vedação. Mas como missão dada é missão cumprida, o Gomes não aceitou e terminou que ou era nós ou a GB morria sem AC, fomos ao trabalho, retiramos o Compressor e abrimos o mesmo, resultado é que tínhamos Anéis Orings vazando (estavam fundos) e o selo realmente deixando fulga pois o mesmo estava com formato oval ao invés de redondo.
Problema é que este compressor em questão era um "compatível" e não mais o DELPHI H6 original, então tivemos que "adivinhar" qual era o Selo que encaixava nesse compressor, uma semana de trabalho na internet encontramos o bendito selo, servia o da GM Spin (estranho né. hehe).

Compressor limpo e montado, comprimindo DEMAIS DEMAIS, ar gelando e quase duas semanas sem fugas no sistema.


Blazer.

Quando peguei o AC estava sem Gás, coloquei gás durou uns dias e sumiu, já tinha visto mancha de óleo em volta do compressor, já condenei os Orings, aproveitando o serviço da GB do Gomes comprei ferramentas para Sacar polia e instalar Selos no Compressor, parti para o serviço, desmontei, comprei juntas e montei, porém não tive sorte, o meu compressor estava bastante moído por dentro.
O compressor do AC é como o motor do carro, tem Virabrequim, Bielas, Pistões, Cilindros e Cabeçotes, no caso da Blazer as paredes dos cilindros estavam bastante riscadas, eu ainda arrisquei porém o compressor girava mas não comprimia, não teve jeito, só outro.
Não contente com os preços decidi jogar a sorte no ar, comprei um compressor TRAVADO na OLX, desmontei e por sorte cilindros OK só travou por falta de uso, só troquei os anéis vedadores, Selo e a tampa traseira (está mesmo com anel novo vazava) e hoje o AC gela demais na Blazer.



Serviços feitos com Ferramentas para auxiliar a desmontagem da embreagem eletromagnética, ferramenta para Selo, Gás R141b para limpeza dos sistemas, Nitrogênio para teste de estanqueidade e quebra de vácuo, bomba de vácuo e manômetro.

Aproveitando ainda o Cursino aprendeu a usar um Cilindro de Nitrogênio SEM regulador de pressão... BOOMBA. kkkkkkkkkk


Os novos rumos é que decidi entrar no ramo, quando liberar o galpão em casa vou entrar no negócio de AC automotivo, é provável que isso ocorra até o meio deste ano.

Não temos muitas fotos pois estávamos focados no sistema então esquecemos das câmeras. hehehehe

_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

Ex - VW Apolo GLS 91/92

Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR Cool
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Luiz Carlos
MensagemEnviada: Qua Abr 05, 2017 5:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 2129
Localização: Santo André - São Paulo

Já que fui citado, invoco o artigo 14 do Regimento Interno, ou seja direito a resposta: Como disse o Adeilson depois de 6 anos que ela esta comigo voltou a ter o Ar Condicionado funcionando, fora as ferramentas usadas na remontagem do compressor falido, tivemos de sobre aviso duas marretas que entrariam em operação se fosse necessário, felizmente devido ao sucesso da operação elas não foram usadas.
Realmente foi uma odisseia encontrar os anéis o rings e o sêlo mas foram encontrados e devidamente guardados para o dia tão esperado da cirurgia no coração do AC, vale lembrar que os benditos o rings , os novos e os velhos sem nenhuma explicação lógica, aumentaram de tamanho e claro que não serviram para o uso específico, ficaram folgados e nós estávamos trabalhando num domingo sem praticamente nenhum apoio comercial onde pudéssemos nos socorrer, mas uma oficina de AC e refrigeração automotiva estava lá com seu dono e nos ensinou como fazer para que o o ring largo funcionasse, mas o segredo eu deixo a cargo do Adeilson ou o Cursino revelar.
Sem mais conversa fiada, só tenho que agradecer a disposição dos dois amigos Adeilson e Cursino pela disposição de passarem um domingo na empreitada de trazer novamente a vida o sistema de AC da minha GB.
Claro que se algum dos nossos amigos do PGM precisar de um reparo de categoria no AC de seu carro, independente de marca, não espere o galpão desocupar para ir até a oficina, chame-os que eles irão até vocês.
Vou criar um link das fotos e postar por aqui.

Abraços,

Gomes

_________________
Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
adalberto
MensagemEnviada: Qua Abr 05, 2017 10:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Isso é que é uma noiva indecisa
Sempre te falei Deilson que seu negocio era ar condicionado, lembra qdo vc veio com ideia de carro de cachorro quente ou sei lá o que?
Voce fala que não gosta da área mas se entende do riscado e da dinheiro vai pra cima, ainda mais com a experiencia do seu pai em refrigeração de casas. é só juntar os dois conhecimentos e filtrar o que for necessario para o setor automotivo.
é que o Gomes é tranquilo mas eu ja teria dado um basta ha pelo menos 4 anos intimando voce a reparar o carro dele ou caso contrario não participaria mais das divinas feijoadas da Nice.
O unico problema é pagar um navio pra levar os carros até ai pois é longe pra caramba. Tirando a piada, isso de serviço a domiciio pode ser um bom diferencial, é só fazer desse seu camburão um carro oficina e divulgar nas midias sociais, acho que da praia.

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Qua Abr 05, 2017 10:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Beleza Adeilson, toca o bonde que terá uma boa oficina em breve e, parabéns pelos consertos.
_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Abr 06, 2017 1:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

O Machado monta a filiar do RJ, ai o PGM, fica independente em relação a A\C.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Qui Abr 06, 2017 9:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

o Menino vai ganhar um dindin, ja dei uma ideia pra isso indo ao cliente....
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
adeilson_1445
MensagemEnviada: Qui Abr 06, 2017 10:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Machado, rapaz, aquele liquido Verde para detectar vazamentos não funcionou conosco por conta de que o compressor estava todo melado de óleo embaixo, só que o óleo já com fuligem ai no caso "fomos enganados" pela sujeira. kkkkkkkk

Adalberto, eu não queria na época mas hoje as coisas mudaram, tenho mais conhecimento, experiência então vamos apostar nisso, até porque comecei a investir em ferramentas já e vou ter um galpão livre e tals.

Atender direto no cliente, sim claro, é só chamar. ahuahuhauhau
Aliás, ao PGM atendemos até no RJ, mas ai alguém tem que arcar com a costela assada né César??? kkkk

Gomes, fica monitorando o negócio ai, se quebrar por ser o primeiro cliente tem garantia estendida. huahuahua

_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

Ex - VW Apolo GLS 91/92

Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR Cool
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Abr 06, 2017 12:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Costela tem mesmo se não precisar consertar nada.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adeilson_1445
MensagemEnviada: Qui Abr 06, 2017 6:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Uma dica muito importante na área de AC, talvez até valiosa para o Furini que está entrando também na área pelo visto e adaptando AC em um Corsa.

Condensador realmente precisa de ventilação forçada e MUITA para esfriar o fluído e ele chegar na expansão no estado liquido e em baixa temperatura, certo, porém ao esfriar o condensador a pressão cai, com baixa pressão no sistema não fecha o ciclo, o gás acaba não tendo força para atravessar a expansão, a pressão na linha de baixa cai, por ter uma menor circulação de fluído chega menos óleo no compressor e o resto sabemos o que acontece.


Esse negócio do pessoal falar que precisa de 2 ventoinha ESTUPIDAMENTE forte para melhorar o AC e etc, olha, não é bem assim, tu pode estar dando um tiro no pé.

Ventoinha de AC tem que trabalhar com pressostato de alta pressão, no caso do R134a liga com 280psi e desliga com 200psi ou com valores próximos a este, isso faz com que o sistema trabalhe com as pressões de trabalho corretas, não comprometa compressor e nem muito menos o rendimento do sistema dentro do veículo.


Sabem o que os caras fazem nas oficinas para contornar esse misero detalhe que passei acima? Metem as ventoinhas, empurra mais gás no sistema para o pressostato de baixa não ficar desarmando e o coitado do compressor fica lá trabalhando na alta empurrando fluído, até ai tudo bem, mas se por ventura ocorrer de falhar um pressostato de alta (o da GB do Gomes mesmo, testamos e chegou a 370Psi não desarmou, nós religamos as ventoinhas) e o rele ou fusível dessas ventoinhas irem pro saco podemos ter uma bomba lá na frente, podemos estourar as vedações das flanges ou pior, estourar as mangueiras (meu primo conseguiu isso num Renault 19, não foi uma cena bonita garanto pra vocês).

No caso do AC da GB eu conversando com o Gomes recomendei o uso deste tipo de Pressostato para ligar as ventoinhas que estão instalada visto que o carro quase não esquenta mas tem uma senhora tomada de ar na dianteira, em viagens ele vai perceber que o AC não terá bom rendimento pois a pressão de alta está hoje trabalhando em torno de 150/170Psi onde deveria trabalhar em 200/250Psi, chegando até 300psi em caso de dias extremamente quentes ou baixa velocidade do ventilador interno (sim ué, nem todos gostam daquele barulho infernal dentro do carro da velocidade Máxima do ventilador).


Na blazer eu sinto falta do sistema de ventilação forçada no condensador porque o sistema de acoplamento viscoso é muito safado, o meu aciona e fica legal, mas ai o carro esfria ou eu passo dos 2500/2800RPM ela desarma e volta a patinar a hélice, ai o AC quem se lasca. kkkkkkkk

_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

Ex - VW Apolo GLS 91/92

Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR Cool
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Luiz Carlos
MensagemEnviada: Qui Abr 06, 2017 9:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 2129
Localização: Santo André - São Paulo

Bora instalar esse tar de pressostato intão, antes que cabum o sistema e por tabela a GB.
Em tempo o link com as fotos da mechelânça= https://goo.gl/photos/nSzqyd4nmf7huVoLA
Abraços,

Gomes

_________________
Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Abr 07, 2017 7:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Já a bastante tempo percebemos como cada um dos membros se especializa em determinados setores, já temos:

1- Motores - Cursino, Salles.
2- Lanternagem (funilaria) e pintura a nível de exposição - BE.
3- A|C - Adeilson, Fernando e Machado.

Estes são só alguns casos tem mais, é que não estou lembrando agora, mas que lembra é só colocar na lista.


Parabéns a todos os envolvidos na operação.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Sex Abr 07, 2017 8:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

adeilson_1445 escreveu:


No caso do AC da GB eu conversando com o Gomes recomendei o uso deste tipo de Pressostato para ligar as ventoinhas que estão instalada visto que o carro quase não esquenta mas tem uma senhora tomada de ar na dianteira, em viagens ele vai perceber que o AC não terá bom rendimento pois a pressão de alta está hoje trabalhando em torno de 150/170Psi onde deveria trabalhar em 200/250Psi, chegando até 300psi em caso de dias extremamente quentes ou baixa velocidade do ventilador interno (sim ué, nem todos gostam daquele barulho infernal dentro do carro da velocidade Máxima do ventilador).


Na blazer eu sinto falta do sistema de ventilação forçada no condensador porque o sistema de acoplamento viscoso é muito safado, o meu aciona e fica legal, mas ai o carro esfria ou eu passo dos 2500/2800RPM ela desarma e volta a patinar a hélice, ai o AC quem se lasca. kkkkkkkk


Caramba Deirso, a novela ainda não terminou ? Shocked

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Abr 07, 2017 9:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Tá pensando o que Curinthiano, aqui a ciência vai a nível molecular, tem de esmiuçar tudo.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adeilson_1445
MensagemEnviada: Sex Abr 07, 2017 10:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

adalberto escreveu:
adeilson_1445 escreveu:


No caso do AC da GB eu conversando com o Gomes recomendei o uso deste tipo de Pressostato para ligar as ventoinhas que estão instalada visto que o carro quase não esquenta mas tem uma senhora tomada de ar na dianteira, em viagens ele vai perceber que o AC não terá bom rendimento pois a pressão de alta está hoje trabalhando em torno de 150/170Psi onde deveria trabalhar em 200/250Psi, chegando até 300psi em caso de dias extremamente quentes ou baixa velocidade do ventilador interno (sim ué, nem todos gostam daquele barulho infernal dentro do carro da velocidade Máxima do ventilador).


Na blazer eu sinto falta do sistema de ventilação forçada no condensador porque o sistema de acoplamento viscoso é muito safado, o meu aciona e fica legal, mas ai o carro esfria ou eu passo dos 2500/2800RPM ela desarma e volta a patinar a hélice, ai o AC quem se lasca. kkkkkkkk


Caramba Deirso, a novela ainda não terminou ? Shocked


A novela em si terminou, agora será um "Spin Off". Kkkkkkkkkkkk

Por enquanto Gomes temos que estudar a melhor forma de fazer isso, vou me pronunciar depois sobre teu caso, mas vai usando, o fusível e o relé dos teus ventiladores são novos, Cursino fez um excelente trabalho na parte elétrica e essas ventoinhas!



César, calma calma calma, ainda vem mais coisas por ai viu, não vai parar só no AC. hahahaha

_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

Ex - VW Apolo GLS 91/92

Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR Cool
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
adalberto
MensagemEnviada: Sex Abr 07, 2017 12:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Deilsom que tal um carro oficina com espaço ate pra morar dentro e docs diesel ?
É so falar e já embrulho pra presente






_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB