Autor |
Mensagem
|
RoadRunner |
Enviada: Sáb Fev 18, 2017 8:43 pm Assunto: Capa térmica para turbina |
|
|
Registrado em: Domingo, 8 de Abril de 2007 Mensagens: 1055 Localização: Interior - PR
|
Olá,
Encontrei na web estas coberturas termicas para turbinas, muito usado em carros a gasolina turbinados. A principal função é reduzir a temperatura do cofre do motor não deixando justamente a temperatura do caracol quente da turbina sair para o cofre.
http://veiculos.mercadolivre.com.br/acessorios/capa-termica-turbina
Achei legal, pois da uma folga para os componentes que tambem ficam no cofre pois nao sofrerao com o principal gerador de calor no mesmo.
Na teoria tudo é muito bom, mas minha dúvida é se e este calor que ficara enclausurado no caracol do turbo nao fara mal para turbina a longo prazo?
Pensei em usar ela no caracol frio para diminuir o por irradiacao do caracol quente, ja que teoricamente ele é resfriado pelo ar que vem do filtro.
[s] _________________ Fernando - "RR"
Bonanza 94 - Navistar |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Ricardo da S.Melo |
Enviada: Dom Fev 19, 2017 10:18 am Assunto: Re: Capa térmica para turbina |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 1 de Julho de 2014 Mensagens: 558 Localização: São Jose dos Campos S.P.
|
[quote="RoadRunner"]Olá,
Encontrei na web estas coberturas termicas para turbinas, muito usado em carros a gasolina turbinados. A principal função é reduzir a temperatura do cofre do motor não deixando justamente a temperatura do caracol quente da turbina sair para o cofre.
http://veiculos.mercadolivre.com.br/acessorios/capa-termica-turbina
Achei legal, pois da uma folga para os componentes que tambem ficam no cofre pois nao sofrerao com o principal gerador de calor no mesmo.
Na teoria tudo é muito bom, mas minha dúvida é se e este calor que ficara enclausurado no caracol do turbo nao fara mal para turbina a longo prazo?
Pensei em usar ela no caracol frio para diminuir o por irradiacao do caracol quente, ja que teoricamente ele é resfriado pelo ar que vem do filtro.
Minha opinião....nem uma e nem outra....se fosse bom sairia de fábrica.
Na parte quente retém o calor dentro do caracol...com isso o calor iria pelo óleo lubrificante e demais componentes da turbina aquecendo ainda mais os demais componentes.
Na parte fria também não é o ideal....poiscao ar ao comprimir aquece e com esse capa impede de dissipar "um pouco" pela carcaça....com isso o ar vai mais quente para o motor...isso é ruim.
Para competição talvez justifique pois o calor gerado pela turbina ..que é bem maior que um carro de rua...pois está "na última" regulagem com a pressão lá em cima.
E como os carros modernos possuem um vão do motor muito apertado esse calor poderá afetar os demais componentes ...ou mesmo afetar a performance dos componentes durante a corrida.
Como um carro de corrida entre uma e outra competição sempre desmontam "o carro/motor"...sempre irá trocar substituir componentes deteriorados ou com a vida útil comprometida.
Para carros de rua...não justifica....senão seria "de série" nós veículos novos.
No cano de escape essa proteção e "bem vinda"...pois ali ele " bloqueia" o calor para outras regiões e o ckr que fica "dentro do tubo" saia para a atmosfera...
Minha opinião.....sem causar polêmica...meu ponto de vista...abs . _________________ Ricardo S. Melo |
|
Voltar ao Topo |
|
|
sallespickup01 |
Enviada: Dom Fev 19, 2017 1:33 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16111 Localização: SÃO PAULO
|
eu tb nunca colocaria, pois vai com certeza concentrar o calor na turbina aumentando o desgaste, ja que o oleo vai esquentar bem mais, no seu caso fernando, EU só colaria manta autocolante na caixa evaporadora do ar, pois é a unica coisa dentro do cofre que realmente sofre com o calor ali gerado, deixando o ar menos eficiente _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Fernando furini |
Enviada: Dom Fev 19, 2017 6:31 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
Tem sim motor original que usa isso, mas não tem como saber se essas avulsas são a mesma coisa.
O que dá pra fazer e não tem nenhuma contra-indicação, e inclusive é largamento usado em motores, é o defletor térmico, uma chapa de alumínio próximo da peça quente, seja qualquer parte do escape ou turbina mesmo. Modela algo em papelão e vai na funilaria fazer a peça. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Ricardo da S.Melo |
Enviada: Seg Fev 20, 2017 6:31 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 1 de Julho de 2014 Mensagens: 558 Localização: São Jose dos Campos S.P.
|
Fernando furini escreveu: |
Tem sim motor original que usa isso, mas não tem como saber se essas avulsas são a mesma coisa.
O que dá pra fazer e não tem nenhuma contra-indicação, e inclusive é largamento usado em motores, é o defletor térmico, uma chapa de alumínio próximo da peça quente, seja qualquer parte do escape ou turbina mesmo. Modela algo em papelão e vai na funilaria fazer a peça. |
Defletor térmico..OK...pois cria uma camada de ar entre a peça quente e o refletor e o ar é "um isolante". _________________ Ricardo S. Melo |
|
Voltar ao Topo |
|
|
RoadRunner |
Enviada: Qua Fev 22, 2017 9:10 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Domingo, 8 de Abril de 2007 Mensagens: 1055 Localização: Interior - PR
|
Obrigado pela ajuda,
Vou deixar para lá esta historia.
[s] _________________ Fernando - "RR"
Bonanza 94 - Navistar |
|
Voltar ao Topo |
|
|
RoadRunner |
Enviada: Seg Jan 15, 2018 11:54 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Domingo, 8 de Abril de 2007 Mensagens: 1055 Localização: Interior - PR
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
|