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 Ar condicionado nas Veraneios C14 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Henrique
MensagemEnviada: Dom Fev 12, 2017 7:12 pm    Assunto: Ar condicionado nas Veraneios C14 Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003
Mensagens: 1120
Localização: São Paulo/SP

Pessoal,

já pra ir namorando e guardando a bufunfa, o que vocês recomendam para Ar Condicionado nas Veraneios antigas?

Eu queria fugir de unidade traseira, mas se só a unidade do painel não for suficiente pro conforto do pessoal atrás, vou ter que rever isso.

O que sugerem? Marcas, modelos, dicas de instalação, painel de controle, distribuição etc?

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Henrique Cesar Ulbrich
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Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Fev 13, 2017 9:54 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
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Essas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-726696639-caixa-evaporadora-universal-32000-btus-6-difusores-completa-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-737657419-caixa-evaporadora-opala-maverick-d10-c10-_JM
http://refrijet.com.br/pecas/produtos/caixas-evaporadoras/010020024-caixa-evaporadora-universal-32-000-btu-12v-770x330x145mm/

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christian a. h. govastki
MensagemEnviada: Seg Fev 13, 2017 10:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005
Mensagens: 267
Localização: Brasília - DF

Henrique, eu também estou fugindo da evaporadora traseira, fica feio demais, tinha imaginado esta:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708794960-caixa-evaporadora-universal-vertical-6-difusores-_JM

se possível embutida total ou parcialmente no banco dianteiro

Ou uma outra solução seria colocar a evaporadora embaixo do banco dianteiro e fazer o duto contornando o banco.

Uma ideia

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ewerton
MensagemEnviada: Seg Fev 13, 2017 11:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

christian a. h. govastki escreveu:
Henrique, eu também estou fugindo da evaporadora traseira, fica feio demais, tinha imaginado esta:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708794960-caixa-evaporadora-universal-vertical-6-difusores-_JM

se possível embutida total ou parcialmente no banco dianteiro

Ou uma outra solução seria colocar a evaporadora embaixo do banco dianteiro e fazer o duto contornando o banco.

Uma ideia



Essa evaporadora só pode instalar de pé, na vertical.

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Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Fev 13, 2017 5:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
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Eu gosto da idéia, deixar ela na mesma posição que o estepe.
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adalberto
MensagemEnviada: Seg Fev 13, 2017 8:36 pm    Assunto: Responder com Citação



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Lei da fisica, química ou sei lá de que: ar quente sobe ar frio desce. Então se colocar evaporadoras em partes baixas ela não cumprira seu papel
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christian a. h. govastki
MensagemEnviada: Ter Fev 14, 2017 9:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005
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adalberto escreveu:
Lei da fisica, química ou sei lá de que: ar quente sobe ar frio desce. Então se colocar evaporadoras em partes baixas ela não cumprira seu papel


Alberto, a questão da evaporadora "pendurada" é complexa pois:
1 - O carro não foi projetado para receber esta carga permanentemente.
2 - Por onde passariam os dutos?
3 - Limita a ocupação do porta-malas (principalmente na altura)
4 - Quanto maior a linha entre o compressor / condensador e a evaporadora maiores são as perdas.

Concordo que a posição ideal seria no teto, como acontece em algumas vans, mas não o caso da Veraneio que tem a cabine bem baixa (se comparada com uma van).

Todos os carros tem as evaporadoras embutidas no painel e elas ficam, em geral, num nível mais baixo que as saídas de ar. Há perdas, sim, mas nem sempre o ideal é o possível.

A minha ideia era colocar a evaporadora naquele espaço morto embaixo do banco dianteiro e fazer um duto (como se faz em instalações prediais) que contornasse o banco e as saídas de ar ficassem instaladas junto a borda superior do banco dianteiro.

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adalberto
MensagemEnviada: Ter Fev 14, 2017 1:26 pm    Assunto: Responder com Citação



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christian da uma olhada aqui http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=10068 no meio do primeiro post tem uma foto da vera onde se ve os falantes traseiros em cima da tampa da mala. Poderia colocar a evaporadora ali, no meu caso ate esqueço daquele espaço pois em nada afeta para bagagens ou na entrada do porta malas. Pra levar os dutos ate la vale um estudo, talvez por dentro do forro do teto
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Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Fev 14, 2017 6:04 pm    Assunto: Responder com Citação



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O usuário Ré instalou uma evaporadora debaixo do banco traseiro na Bonanza Envemo, mas as postagens foram perdidas. Quem sabe ele ainda tenha as fotos.
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Henrique
MensagemEnviada: Sáb Fev 18, 2017 11:34 am    Assunto: Responder com Citação



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E quanto à potência? 32 mil BTUS é excessivo ou insuficiente?

Já tive AC de 8 mil BTUs em casa que funcionava muito bem, mas sei que carro esquenta bagaray no sol.

Sobre os modelos citados:

Este tem 32 mil BTUS e painelzinho de controle separado, o que daria mais flexibilidade (e mais dificuldade) pra instalar (e é ligeiramente mais barata):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-726696639-caixa-evaporadora-universal-32000-btus-6-difusores-completa-_JM

Esta tem 15 mil BTUS e parece se adaptar bem ao painel do Opala, deve ficar bom no da C10 embora não entre tão certinho e sobre espaço dos lados (i.e. fica com aparência de "pendurada"):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-737657419-caixa-evaporadora-opala-maverick-d10-c10-_JM

Esta tem 32 mil BTUS e gostei da cara dela:
http://refrijet.com.br/pecas/produtos/caixas-evaporadoras/010020024-caixa-evaporadora-universal-32-000-btu-12v-770x330x145mm/

E esta vertical 28 mil BTUS se presta bastante a adaptações no porta-malas, mas não fica muito prático o painel de controle fixo nela caso eu decida colocar no lado oposto ao estepe:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708794960-caixa-evaporadora-universal-vertical-6-difusores-_JM

Outra pergunta: e quanto ao compressor, como faz?

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Fernando furini
MensagemEnviada: Sáb Fev 18, 2017 6:25 pm    Assunto: Responder com Citação



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Henrique, as duas de 32 mil (a primeira e a terceira) são o mesmo modelo.
Considerando que um sedã médio tem em média 20 mil BTUs, as caixas de adaptação são normalmente de 15 mil BTUs, teu camburão se daria muito bem com o sistema de 32 mil.

A idéia de usar o vertical no porta-malas não substitui o do painel. Ele complementa.

O compressor pra 2 evaporadores é normal, só fazer T nas mangueiras e mandar gás pro segundo.

(eu adoraria fazer uma geladeira ambulante pra você! Laughing )

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MensagemEnviada: Seg Fev 20, 2017 9:38 am    Assunto: Responder com Citação



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Henrique escreveu:
E quanto à potência? 32 mil BTUS é excessivo ou insuficiente?

Já tive AC de 8 mil BTUs em casa que funcionava muito bem, mas sei que carro esquenta bagaray no sol.



A questão é que mesmo que fora da casa esteja 40ºC, dentro vai estar muito perto disto e o tempo para resfriar o ar é mais lento, por isto, o aparelho doméstico é bem mais fraco que um automotivo.

A temperatura interna de um carro pode chegar fácil 70ºC, ainda mais se for de cor escura, e não podemos esquecer que as Veras não primam pelo isolamento térmico e acústico, que facilita a absorção de calor e dificulta o resfriamento, além, logicamente do fator tempo, ninguém quer esperar 1 hora para a temperatura interna ficar agradável, na faixa dos 20/23ºC.

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MensagemEnviada: Seg Fev 20, 2017 9:46 am    Assunto: Responder com Citação



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Henrique escreveu:


Esta tem 15 mil BTUS e parece se adaptar bem ao painel do Opala, deve ficar bom no da C10 embora não entre tão certinho e sobre espaço dos lados (i.e. fica com aparência de "pendurada"):
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Como não achei o acabamento debaixo da coluna de direção, eu encomendei um chapa dobrada de ponta a ponta para fazer o acabamento debaixo do painel, então, pretendo "embutir" ali as saídas de ar e o comando.

Pensei também em usar uma ou duas saídas de ar do Honda Fit da segunda geração, colocados sobre o painel recebendo o ar elas saídas existentes no painel no pé do para-brisas, mas ainda é uma hipótese.

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MensagemEnviada: Sex Fev 24, 2017 12:21 am    Assunto: Responder com Citação



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Fernando furini escreveu:
Henrique, as duas de 32 mil (a primeira e a terceira) são o mesmo modelo.


Jura? Pareceu diferente pra mim nas fotos, mas são do mesmo tamanho de qualquer jeito.

Citação:

A idéia de usar o vertical no porta-malas não substitui o do painel. Ele complementa.


Eu não estava me referindo ao painel do carro, e sim ao painelzinho da unidade de AC, a chapinha com os dois botões. Ela não é destacável, é embutida no evaporador. Então, se eu colocar esse evaporador em pé no porta-malas, eu vou ter que pedir para alguém no banco de trás fazer o favor de se esticar todo pra alcançar o botão e ligar o ar condicionado traseiro.


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Fernando furini
MensagemEnviada: Sex Fev 24, 2017 10:47 am    Assunto: Responder com Citação



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Se aquele painel ali não sai, você deixa ele apenas pra tapar o buraco e compra outro pra colocar no painel do carro, é só fazer as extensões. Mas 99% que ele sai.
Outra coisa mais simples que pode fazer, é ligar as duas juntas, assim que aciona o compressor, aciona a evaporadora traseira na velocidade mínima, e aí sim aumenta a velocidade manualmente lá atrás se for o caso. Mas sinceramente, preocupe-se com a principal primeiro, talvez nem seja necessário ter outra, já que a série 10 é bem menor que a série 20.
Uma oferta: http://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/veiculos/pecas-e-acessorios/caminhoes-onibus-e-vans/caixa-evaporadora-ar-condicionado-32000-btu-s-em-excelente-estado-290950995

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