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 Direção hidraulica D10. Manutenção da bomba hidráulica. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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ewerton
MensagemEnviada: Dom Jan 15, 2017 1:51 pm    Assunto: Direção hidraulica D10. Manutenção da bomba hidráulica. Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Segue fotos e alguns detalhes do esquema de abertura da bomba de direção hidráulica. Achei o serviço bastante fácil, apenas demorei para desmontar por medo de estragar algo mas a montagem foi rápida.



peças novas e velhas. Rolamento bosch e rotor zf a direita. O rotor vem completo, como mostra na foto. Nas flechas brancas da pista do rotor a esquerda é possível ver o desgaste que fez o suporte das palhetas quebrar. O rolamento velho, que é blindado também estava seco.


Desmontagem. Precisa retirar a bomba com os suportes do local. Os parafusos de trás são dois prisioneiros. Retira eles, retira a luva de redução que prende a mangueira de alta pressão. Prende o suporte frontal em uma morsa e afasta a carcaça com a chave de fenda. Forçando de leve em vários pontos. Aparece uma chave de fenda na foto ao lado do parafuso no canto esquerdo.



Depois de retirar a carcaça, vai ficar com essa peça. Retira o anel trava (flecha preta), Usa uma chave de fenda fina e depois uma mais grossa para conseguir remover as peças (flecha amarela). As peças saem no sentido das flecha azul. Esse parafuso alem que aparece, imagino que só serve para fechar essa janela. Não prende em nada e estava montado com trava rosca.



Depois de tirar a tampa, vê essa peça que também sai com o uso da chave de fenda citado acima. Entre ela e a carcaça fica o rotor. O rotor tem lado certo de encaixar, um ressalto em um dos lados fica voltado para dentro. É possível ver o ressalto em um dos pedaços do rotor quebrado.


Para retirar o eixo, solta a arruela trava e bate de leve na outra ponta do eixo. Apoiei esse lado na morsa e usei um pedaço de madeira para bater na outra ponta, ou use uma prensa se tiver. O rolamento foi removido do eixo com um sacador. O eixo com rolamento sai no saem no sentido da flecha vermelha na segunda foto.


As peças comprei na Janiski, que é autorizado zf aqui. Tinha tudo a pronta entrega.

http://www.janiskitaruma.com.br/

Faltou uma foto do rotor montado, sem a segunda tampa, mas ficou ruim e apaguei ela. O suporte frontal não é necessário retirar. Só removi para por parafusos novos. Já andei bastante, e até agora tudo normal com a direção.

A sangria comecei com a frente erguida, abri o sangrador e girei o setor pela junta elástica com o motor desligado mesmo. Pequeno movimento ali jorra fluído. Completei o reservatório e girei o volante até fim de curso para ambos os lados várias vezes com o motor ligado.

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adalberto
MensagemEnviada: Dom Jan 15, 2017 5:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Belo relato. Parabens pelo trampo
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Adalberto
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MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Jan 15, 2017 7:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Gostei Ewerton, muito bom e parabéns pelo tutorial e serviço!
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Sekiya
MensagemEnviada: Dom Jan 15, 2017 9:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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Localização: São Paulo/SP

Legal o tutorial! Belo serviço Ewerton!
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Abraços
Eduardo
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ewerton
MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2017 11:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Valeu pessoal. Achei um serviço bem fácil, maior dificuldade foi achar o jeito de tirar as peças internas.


Quando faço serviços desse tipo, tento deixar as peças em posição e sequência para montagem depois. Evita de perder muito tempo procurando a ordem das peças.

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adalberto
MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2017 8:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
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Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

ewerton escreveu:
Valeu pessoal. Achei um serviço bem fácil, maior dificuldade foi achar o jeito de tirar as peças internas.


Quando faço serviços desse tipo, tento deixar as peças em posição e sequência para montagem depois. Evita de perder muito tempo procurando a ordem das peças.


Quero ver voce conseguir isso quando seu ajudante estiver na ativa Laughing

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César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2017 7:17 am    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 10040
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Belo serviço Ewerton, é muito importante o relato deste tipo de processo pois cada vez mais enriquece o acervo de informações do PGM. Parabéns.
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César Oliveira
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Klinger
MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2017 3:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
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Parabéns pelo tutorial !!! Show !!!
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