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 Ventilador Radiador Blazer (Vortec 4.3 V6) « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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lzambonato
MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2005 10:59 am    Assunto: Ventilador Radiador Blazer (Vortec 4.3 V6) Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Junho de 2005
Mensagens: 10
Localização: Porto Alegre - RS

Pessoal, estou trocando a bateria da minha Blazer 1998 4.3 V6. Ao analisar o sofrimento da mesma, li vários tópicos aqui parece que um apenas falou num ventilador do radiador (aliás uma turbina) que já vem acoplado ao sistema. A pergunta pode ser idiota. Aqui em Porto Alegre, um frio desgraçado, ao ligar minha Blazer pela manhã, o ventilador aciona junto, me parece uma completa idiotice, haja bateria para girar todo este conjunto, ou a válvula termostática está comprometida? Abraços, Marcos-POA.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jul 12, 2005 5:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Marcos

Pelo que entendi, o seu ventilador é com motor eletrico.

Vc não está deixando desembaçador de para brisa ligado? Nesta seleção alguns carros trabalha obrigatoriamente com ar condicionado ligado.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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tecnica
MensagemEnviada: Ter Jul 12, 2005 8:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Marcos,

O ventilador da Blazer V6 é de acoplamento viscoso, acionado pela correia, não é eletrica... assim a bateria é poupada. Apesar de girar junto na partida a frio, a rotacao da hélice é menor que a do motor, pois, ainda frio, o acoplamento viscoso não transmite toda a rotaçao à helice.

O grande problema da Blazer V6 em termos de bateria é a gde qtde de calor no compartimento do motor. Apesar de ficar em um lugar favorável (atras do farol), o calor é muito intenso, e as baterias da V6 dificilmente duram mais que 2 anos.

Se vc está tendo problemas de descarga, mesmo com bateria nova,, é interessante verificar o alternador, e, principalmente, o consumo com o carro desligado. Por exemplo, um alarme Positron consome, sozinho, 400mAh, o suficiente para, em 5 dias, deixar a bateria sem condições de dar partida.

_________________
Alexandre Piza
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adalberto
MensagemEnviada: Ter Jul 12, 2005 9:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá pessoal!
Marcos eu estava com problema na Vera de bateria que acabava logo. Já tinha apelado até para promessa e a uns dois meses um eletricista olhou e falou que a correia do alternador estava folgada e depois de ajusta-la nunca mais tive problemas, inclusive nas duas ultimas semanas de frio intenso.

adalberto
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Sekiya
MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2005 1:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Falando em Ventilador:

Dizem que as fixas roubam potência do motor. Na ordem de quanto???
Quais seriam as vantagens em se colocar um elétrico no lugar do fixo, por exemplo? E qual a vantagem de tê-lo girando constantemente?

_________________
Abraços
Eduardo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2005 6:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya

O ventilador rouba até 5% da potencia do motor, quando acoplado diretamente no motor e depende do tamanho e tipo.

Os eletricos tem a vantagem de funcionarem só quando necessário, mas lembre se que o alternador quanto mais estiver sendo solicitado, aumenta o peso para ser girado.

Não há vantagem de ter um ventirador acionado tempo todo, ou seja de acoplamento direto, este existe pois era o sistema mais simples e barato.

Pois na estrada,o ar do vento é maior que do ventilador.
Num congestionamento, faz esquentar o motor pois vc dá carga no motor sem muita rotação, daí o ventilador não refrigera o suficiente.
Quando o motor é intercoolado, tem a vantagem de estar refrigerando mesmo em condição de velocidade baixa.

O eletrico tem a desvantagem somente no caso de defeito no sensor.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Sekiya
MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2005 6:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Obrigado Kiko pela explicação.
5% é um bocado de potência. Somando isso com o Ar ligado: São 10% a menos de potência.

Alguém já adaptou algum sistema viscoso? O elétrico eu sei que tem nos modelos 4.1i.

_________________
Abraços
Eduardo
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2005 8:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

Kiko, não seria o contrario no caso de congestionamentos? Por exemplo: num congestionamento vc tá com o carro anda-para e no caso dos ventiladores fixos este vai refrigerar o motor o tempo todo... já com ventoinha elétrica, vai funcionar quase que diretamente...

Uma vez eu fiz um teste meio caseiro: deixeis a C-10 ligada em marcha lenta por uns 25min e a temperatura ficou sempre no mesmo nível. Já com o Palio a ventoinha ligava de minuto em minuto...

Já na estrada ocorre o contrário, melhor ter uma ventoinha elétrica. Entre os três tipos, eu ficaria com o de acoplamento viscoso.

Abraços,

Thales
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