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 Ranger 3.0 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2005 9:48 pm    Assunto: Ranger 3.0 Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Apesar de ser um fórum sobre as picapes GM, sei que o pessoal se interessa por picapes em geral. Eu gostaria muito de ter uma Silverado, mas como nem tudo é uma maravilha, meu pai se contenta com ranger...
Enfim, amanhã provavelmente irei testar a 3.0. Quero ver se presta. Quando mudou o modelo em 2004, já vi que pra variar, a ford provou a todos sua incrível capacidade de fazer coisas que ninguém explica e de conseguir piorar qualquer coisa. Naquela ocasião, a piora foi da suspensão em relação a estabilidade.
Dessa vez, o que não me agradou (e vou testar) foi a longa relação de marchas, longa demais.
Vejam a comparação em km/h, entre a 2.8 e a 3.0, respectivamente, a 3500 rpm:
1: 34 - 31
2: 56 - 60
3: 85 - 95
4: 118 - 139
5: 157 - 191
A 100 km/h, a rotação da 2.8 era de 2225 rpm e na 3.0 é de 1830 rpm
Acho que as duas últimas marchas estão longas demais. A 2.8 já é fraca em quinta e a 3.0 é ainda mais longa. Não duvido que agora vai ser necessário reduzir todo o tempo.
Mas por enquanto isso tudo é só teórico, quem sabe os cv a mais resolvam o problema.
Vou testar e comento.

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Fernando Furini
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2005 5:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Furini

Isto já comentei no tópico Test Drive em Campos do Jordão.

Ranger 3.0 Eletronic.

1- Motor não é tão silenciosa assim.
2- Transmissão, cometeram o mesmo erro do F-1000 de 4 marchas, 1ª muito longo, se não queimar a embreagem o carro não saí, eu deixei o motor morrer umas 3 vezes.
3- O cara da Ford disse que a marcha ré é sincronizado, e que engata até 40 km/h andando para frente, e disse que poderia soltar a embreagem, mas eu não fiz isto. (mas achei interessante na direção defensiva)
4- Logo após isto o motor morreu ao tentar sair em 1ª, então foi dado mais de 10 partidas longas e nada de motor pegar, depois de mais algumas tentativas pegou. (mas, na direção defensiva????????)

Toyota Hilux 3.0

1- Motor é bem mais silenciosa que a Ranger.
2- Escalonamento de marchas é melhor.
3- Resposta do motor também é melhor que a Ranger.
4- O carro é bem mais macia que a versão anterior.
5- O cara que acompanha a gente fala de mais.

Se fosse eu, escolheria a Hilux, não sei quais são preços de cada um.

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Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2005 3:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Kiko, acabei de voltar, e pelo que vi do seu comentário, é FATO DE QUE A RANGER 3.0 É UM LIXO!!
Comrpovei a teoria da falta de força e comprovei que como sempre, a ford faz coisas que ninguém explica.
O motor não é tão silencioso, mas é bem mais silencioso que o 2.8. O ronco até lembra o de um motor a gasolina, pois é suave.
A primeira marcha é mais curta que a da 2.8, mas apesar de não ter deixado o motor morrer como o senhor disse que lhe aconteceu, percebi que há uma absurda falta de força nas arrancadas em primeira, mesmo em manobras simples.
O ré é sincronizado sim, engata normalmente como qualquer marcha, com a mesma suavidade. Já era assim na 2.8.
A 2.8 tem não só mais, mas muito mais força em baixa rotação. Na 2.8 se arranca em marcha lenta e dá pra pôr a segunda ainda estando em marcha lenta, dá pra encarar ladeiras em segunda a 1000 rpm. NA 3.0 NÃO DÃ! Nas arrancadas várias vezes tive que pisar na embreagem novamente e acelerar fundo, caso contrário o giro baixa muito até que o motor morre.
Ela só apresenta força semelhante à 2.8 a partir dos 2500 rpm. Antes disso é morta. E depois disso, é igual a 2.8.
Comprovei minha teoria da quinta marcha, a 3.0 NÃO RETOMA. A 2.8, mesmo a baixos giros em quinta é só pisar fundo que dá pra sentir ela empurrar forte, a 3.0 não, é como 1.0, você pisa e nada acontece, não é exagero, é nada mesmo!
Eu sou capaz de apostar com alguém uma arrancada, 2.8 x 3.0. A 2.8 parece ter muito mais ânimo, apesar de não ser uma maravilha.
Simplesmente detestável...
Agora, vou tentar uma oportunidade de testar a Toyota.
A Hilux é bem mais cara, mas Toyota é e sempre foi uma grande picape. Ranger é imitação de picape. Eu também optaria pela Hilux se eu fosse um comprador deste tipo de veículo. Mas ainda prefiro (e muito) uma boa Silverado.

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2005 5:52 pm    Assunto: Responder com Citação



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Sekiya
MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2005 10:44 pm    Assunto: Responder com Citação



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É a falta do TGV. A Ford tirou ele para conter custos e para não desbancar a concorrência, pois seriam nada menos que 180cv no 3.0. Fora isso, o diferencial está muito longo para a picape sem TGV. Se encurtassem, com certeza a Ranger ia ficar melhor. O câmbio nem acho tão longo assim, pois vendo e comparando as relações de marcha com outros câmbios, elas não estão tão fora de escalonamento.
Se é ruim de arrancar, pelo menos ela é econômica na estrada (só não sei se esta é a verdadeira vocação para um 4x4).

Mas a Ford, preferiu acabar logo com a sua reputação, afinal para quê vender mais? Melhor deixar a Toyota na liderança...

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Abraços
Eduardo
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Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Jul 12, 2005 1:24 am    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 4515
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Ahhhh, o tgv caiu fora? É por isso então que a 2.8 é tão mais forte! E isso explica os comentários iniciais de que a potência seria de 180 cv. É como eu falei, a ford faz coisas que ninguém explica.
Mas amigo, nem sempre um câmbio longo beneficia a economia. Se for longo demais, até prejudica! A 2.8 tem a relação final bem mais curta e mesmo assim meu pai já fez até 13,2 km/l com ela. Muito difícil fazer mais que isso, se a 3.0 fizer, será devido a eletrônica que evita ao máximo o desperdício.
E ruim de arrancar ela é devido ao motor "bobalhão" em baixa, não ao escalonamento do câmbio. Nesse ponto do motor, ela lembra muito a 2.5...

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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Jul 12, 2005 7:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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Normalmente uma transmissão longa privilegia a economia sim. Se for longo demais, vai prejudicar o desempenho em acelerações/retomadas e o sistema todo de transmissão, principalmente a embreagem. Depois de vencida a inércia, o motor dá conta com certeza. É claro que, antes de tudo, deve-se levar em conta a curva de torque do motor.

Um câmbio mal escalonado estraga o desempenho do veículo. Veja o caso do ZF S5 420: Primeira muito curta, segunda muito longa, assim como a 5º D muito longa também (projetado para carga e não para desempenho). Talvez por isso, uma Silverado com MWM 168cv aparenta andar menos que uma Silverado 150cv que tem câmbio Eaton. Mas pior que isso é um diferencial que não casa com o motor, aí sim tem-se um desempenho sofrível que prejudica até o consumo.

O que lasca na Ranger é o diferencial que era 3,73:1 e passou para 3,54:1, ou seja, já era longo e ficou muito mais. Igual o caso das Chevrolet Meriva 8V. Antes o diferencial era longuíssimo, agora é mais curto e melhorou o desempenho e o consumo não se alterou.

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Abraços
Eduardo
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Ter Jul 12, 2005 11:49 pm    Assunto: Pkps Médias, relações de marchas e cambio ZF Responder com Citação



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Olá pessoal

Para vcs verem, a Ford sempre faz essas burradas mas continua vendendo bem. É uma pena q a GM, com todo o poder de fogo que tem (ou pelo menos tinha), não partir para uma disputa mais acirrada.

Uma coisa que até hj a Ford não modificou, a porta do motorista tranca por fora sem a chave. Se ocorrer um descuido do motorista, pronto!!!! A chave fica no contato e a porta travada. Já vis algumas vezes esse fato ocorrer.

Sobre o desempenho da Ranger, o que falta para essas picapes é ter um motor de verdade e não esses motorzinhos de dentista. Falta torque, ele só aparece em altas rotações, resultando nessa sensação que vcs comentaram. Eu tb aguardava aqueles números bonitos (180 cv) que não apareceram.

Comentando sobre o ZF S5-420, pelo menos na D20 com S4Tplus acho a relação muito bem acertada. Creio que com intercooler e ajustes de bomba torna-se até curta a relação final.
Ãlias, que cambio confortável!


Abraços

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Rodrigo
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Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2005 12:16 am    Assunto: Responder com Citação



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Até que é motorzinho de dentista... Mas o que não me conforma é a 2.8 andar mais que a 3.0! Ou se talvez não anda mais, pelo menos a sensação ao dirigir é muito melhor! Quando se vai arrancar com a 3.0, parece que se está tentando arrancar em segunda...
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Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2005 12:32 am    Assunto: Responder com Citação



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Deve ser lastimável você pagar quase 100mil pilas numa picape que parece ser 1.0...
Quem sabe não dê para instalar um TGV...

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Abraços
Eduardo
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Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2005 1:01 am    Assunto: Responder com Citação



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Sekiya escreveu:
Deve ser lastimável você pagar quase 100mil pilas numa picape que parece ser 1.0...
Quem sabe não dê para instalar um TGV...

Exato!
Olha, tô tentando convencer o meu pai a não comprar. Investir pra ter uma coisa que lembra e muito a 2.5 é burrice...
Estou insistindo pra ele testar a Hilux se for mesmo trocar. A 2.8 dele tem apenas 29 mil km, não precisaria trocar ainda. Mas se for, quero que ele teste a Hilux, pois acredito (e muita gente também) que ranger é brinquedinho perto de outras como Toyota e Mitsubishi.

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2005 1:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
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Olá pessoall

Então Edu, deve ser uma coisa frustante, por isso o melhor negócio é ficar com os seminovos. Enquanto tiver gente que paga por isso, a fabrica não vai melhorar o produto. Elas só querer saber de lucro alto$$.

Instalar um TGV pode ser possível, mas se um comum já estava 3mil, um eletrônico deve ser mais de 10mil, sem contar q a garantia já era.

A turma que gosta de ajustar a bomba p/ melhorar desempenho vai fazer o que com essa Ranger 3.0? Mexer na central eletrônica!?!?

Fiquei sabendo de um caso de uma pessoa q comprou uma zero e deu problema no motor, no segundo dia de uso, vieram até os técnicos da International p/ tentar diagnosticar o problema. Teve que trocar o motor.

Que blz, vc compra o carro zero e depois os caras desmontam a frente inteira p/ trocar o motor q veio ferrado, fora os 15 dias q ficou parado. Deu tanta dor de cabeça, q essa pessoa já está tomando as medidas judiciais cabíveis.

Abraços

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Rodrigo
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Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2005 1:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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Sem dúvida Rodrigo. Na minha opinião o brasileiro só toma na cabeça ao comprar carro novo.

Entre a Ranger e a nova Hilux, Fernando, eu ficaria com a segunda opção. Parece ser melhor o investimento. Mas trocar uma picape com apenas 29mil Km? Tá muito cedo ainda. E outra: como a Ranger 3.0 ainda é novidade, vender uma 2.8 pode até desvalorizá-la...

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Abraços
Eduardo
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Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2005 1:14 am    Assunto: Responder com Citação



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Mas Rodrigo, não é só motor eletrônico que dá problema... Não jogue a culpa neles. Leia meus relatos aqui no fórum sobre os MWM da Silverado... Hoje, 6 anos depois, se você falar em Silverado pro meu pai, ele te xinga!
Já vi problemas em tudo quanto é motor, probleminhas, problemões... Acontece.
Sei de muita D20 e S10 que incomodavam horrores... Pode acontecer com qualquer um.
Citação:
Entre a Ranger e a nova Hilux, Fernando, eu ficaria com a segunda opção.

Eu também, mas não é pra mim. Eu só testo e opino. E já disse ao meu pai que eu não troco a 2.8 pela 3.0 de jeito nenhum. Fora ter sido tão ruim, detesto a ford.
Citação:
Mas trocar uma picape com apenas 29mil Km?

É a quarta picape do meu pai, todas compradas 0 km. Essa é a que mais rodou. Meu pai raramente faz 30 mil km com um mesmo veículo.
Citação:
vender uma 2.8 pode até desvalorizá-la...

Não, quanto a isso não há problema... Pelo menos por aqui.

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Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2005 1:20 am    Assunto: Responder com Citação



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Realmente estamos sujeitos a defeitos nos carros zero. Já li muitos relatos de problemas em carro novo. E olha que não são poucos. Infelizmente é pura questã de sorte. Aqui, quase não compramos carro zero. 1º porque o investimento é menor (falta $), 2º porque a desvalorização também é menor, 3º porque hoje em dia carro novo não é sinônimo de tranqüilidade e por último, IPVA e seguro tendem a serem menores (apesar de que o seguro depende do veículo).
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Eduardo
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