Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 C10 Rat Rot (4.1/1974) « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Suel Vicente
MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2016 5:37 pm    Assunto: C10 Rat Rot (4.1/1974) Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Julho de 2016
Mensagens: 5
Localização: Rio de janeiro

Prezados, boa tarde!

Sou novato por aqui, porém apreciador da marca, chamo-me Suel Vicente, sou do RJ.

Então, tenho experiências com carros GM, principalmente na linha Opala, recentemente adquiri uma C10 74, 6 cil (140cv) de documento, porém está com um 4 cil 2.5. Com câmbio 260-f e diferencial 405 relação 4,78/1. Quero montar ela estilo Rat Rot, ou seja, uma pick-up com cara de má, com ferrugem e claro, com o "bom desempenho", com uso do conjunto (Câmbio, diferencial e pneu), seguem minhas dúvidas:

1º Existe algum catalogo para ler o número do chassi com exatidão? (para saber qual é a versão dela, pois só acho a partir de 1987).
2º Irei provavelmente fazer uns burnouts, o Câmbio 260-f 4M aguenta? Ou tenho que buscar uma CL 2215-A por exemplo?
3º Sabendo disso, qual pneu usar com rodas 16" ou 15"? (pretendo usar um pneus mais largo possível)
4º Qual a relação usar para que fique com uma boa saída, (sair na frente de carro popular) 3,07 3,30 3,54 3,73 ??? (levando em consideração o tamanho dos pneus, que serão menores do que o normal) e que não fique com giro muito alto na estrada???
5º Não irei trabalhar com ela de maneira alguma, posso usar um Dana 46 (4,78/1) (já li que solta a roda na estrada) ou Braseixo mesmo, claro se tiver relação pra ele (caixa baixa ou alta, não sei muita coisa sobre).
6º Melhor forma de rebaixá-la, inverter as molas, retirar algumas molas, etc...??? (também não tenho experiência sobre essas molas)

O motor será 4.1 na gasolina com taxa do álcool, weber 446, dimensionada 6x2, volante e embreagem de original C10. Posteriormente melhorado com weber 44, tuchos, etc...

São muitas as perguntas, porém são todas precisas...
Obs.1: Não encontrei nada similar, por isso abri o tópico.
Obs.2: Sugestões de outros tópicos relacionados serão bem vindas.

Desde já agradeço à todos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2016 6:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4974
Localização: Curitiba-Pr

Opa. Faltou as fotos da viatura.

Esse 260f é forte.

Se é uma C10 nos doc deve ter a relação certa já. Acho que é 11x43 = 3,90

Se quer rebaixar pouco só trabalhando as molas já consegue, se quer no chão, atrás só cortando o chassi e mangas rebaixadas na dianteira. Eu na verdade não curto carro no chão mas não é meu rsrsrsrsrs

Se ainda não comprou o 4.1, o Cursino aqui do fórum tem um completo com procedência pra negócio.

Esse link da minha assinatura é a página inicial daqui do fórum. Tem muita coisa lá. Tem também uma tabela para cálculo de marchas que onde vc põem os dados de motor, câmbio etc e diz qual vai ser o final. Tem os códigos de chassi lá também mas se por aqui sem os últimos 6 números já decodificam.


Boa sorte.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2016 8:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16111
Localização: SÃO PAULO

antes de 82 não da pra saber com exatidão o modelo, nivel de acabamento etc, com motor 4.1 mantenha o 260F pois senão vai ser quebra em cima de quebra, 2205 não aguenta nem andando de boa, ainda mais nos borrachões, ja diferencial se a ideia é cantar pneus, aconselho a procurar algo gringo, pois nada por aqui vai aguentar, e com cambio 260f o mais longo que deve ir pra ficar soltinha porem com força é 13x41 (3.15) e se tiver motor passa dos 200 km, rebaixar va pra suspenção a ar, pois só cortando elos e tirando molas da trazeira vc tem o vizual, porem um carro instavel
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Suel Vicente
MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2016 9:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Julho de 2016
Mensagens: 5
Localização: Rio de janeiro

Ewerton, Também não curto carro no chão, quero deixar com visual agradável, porém brava, com o pneu um pouquinho mais pra dentro da lataria e largo,,, Eu já tenho o motor, o diferencial tem relação 4,78/1 mesmo, ou seja, o que vinha nos 4 cil. Na página inicial, já baixei tudo rsrs, mas não achei nada sobre o modelo 74...
Eu usei a tabela de cálculo do câmbio pelo site do "sapinho" mas não sei a altura do pneu que dá pra usar e achar pra comprar (aro 16"), eu tava pensando em 255/60/16 na dianteira e 275/65/16 na traseira. (Não sei como ficaria)

Sallespickup01, a 260-F é bem bruta mesmo, mas vejo muita gente falar bem dessas clark 2205 ou 2215. A relação 3,15/1 parece ser boa, já que a 1*M da 260-F é 4,22/1, arranca forte (eu acho) na estrada é meio insano passar dos 180km/h, embora ela tenha freio a disco na dianteira. Rebaixar, to pensando em tirar algumas molas e por um amortecedor mais rígido pra compensar, etc... Não sei ainda... Só sei que estou muito animado...

Sobre o diferencial, eu tenho um Dana 46 (4,78/1) dizem que é muito forte, mas dizem também que solta roda, mas acho que deve ser pelo peso, usado pelas D20, F1000, etc... Eu não vou carregar peso... Mas penso nele Porque os braseixo têm manutenção mais cara...

Obrigado senhores!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2016 10:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4974
Localização: Curitiba-Pr

Eu tirei as molas mais grossas na traseira de uma outra e ficou legal. Baixou uns 4cm, não medi.


Era assim.



Ficou assim.



Pneu 235/75 R15 e não conseguia pisar nele pra subir na caçamba.


Não sei se tem jumelo menor pra por. Já ia descer mais um pouco.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2016 10:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16111
Localização: SÃO PAULO

vc tem dana??? não seria braseixos não??
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2016 10:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4974
Localização: Curitiba-Pr

sallespickup01 escreveu:
porem um carro instavel



Salles. Quando fiz dessa forma ficou muito melhor do que era a estabilidade. Antes pulava igual cabrito, depois ficou muito firme a traseira. Na frente não mexi nas molas.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Suel Vicente
MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2016 12:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Julho de 2016
Mensagens: 5
Localização: Rio de janeiro

Rapaz, vocês respondem muito rápido, obrigado mesmo!!!

Ewerton, era isso que eu estava pensando, ainda mais agora vendo você citar que ficou mais firme, e faz sentido, já que as molas são pra peso, ai quando estão sem, fica quicando por causa da sua rigidez...

Salles, ela está instalada um Braseixo 405 mesmo, porém eu tenho sobressalente um Dana 46, onde a intenção era usar num Opala rsrs, mas ai apareceu essa picape, que agora estou dedicado e animado a montá-la...

Para baixar a frente é só cortar as molas ou tem outro macete???

Diferencial, Braseixo 405 ou Dana 46 pra dar burnout???? Twisted Evil
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mateusict
MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2016 12:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 581
Localização: Guaíra-SP

Se estiver alta com as molas dianteiras originais, provavelmente só cortando mesmo pois essas já são as menos espessas.

As molas originais na traseira são muito macias acima de 150, então se tirar mais ficará pior.

Para o visual que você quer oque EU mais apreciaria seria alargar as rodas originais aro 15 com calotas originais. Esse seria meu gosto a menos que precise de rodas maiores.

Pneus eu utilizaria 4 x 295/50, na frente poderia ser mais estreitos mas me atrapalharia o rodizio dos pneus.

Os borrachões iria abortar do projeto

Abraços

_________________
Mateus
Silverado DLX 4.2 1997 (R2S - 330 cv)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2016 12:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4974
Localização: Curitiba-Pr

O negócio é deixar as molas como na segunda foto. Uma mola grossa reta e as outras arcadas. Com ela montada, as pontas da mola grossa ficam a uns 3 cm das finas. As finas só vão apoiar nela com peso ou quando entrar mais forte em uma curva.

Na dianteira tem umas mangas de eixo para rebaixar. Ela tem a ponta do eixo mais para cima em relação as mangas convencionais, mas acho que só importando as peças. Ou corta as molas.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Suel Vicente
MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2016 1:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Julho de 2016
Mensagens: 5
Localização: Rio de janeiro

Mateusict, as rodas que eu tenho são 16", mas quero pneu largo mesmo, vc usa 295/50/15, tem como mandar foto pra eu ver como ficou?,
Eu quero uma boa puxada apenas na retas, rsrs. por isso a importância do tamanho do pneu, mas eu não tenho referências...

Ewerton, irei pesquisar essas mangas de eixo...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mateusict
MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2016 1:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 581
Localização: Guaíra-SP

Não tenho fotos

Meu pai tem os 275/70 R16, não disse esses pq vc quer rebaixar e os pneus são meio grandes p isso.

Os aro 15 tem medidas mais "flexiveis"

https://www.google.com.br/search?q=c10+v8&client=ms-android-samsung&prmd=visn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjN8un1xJHOAhVGFpAKHaXwBi4Q_AUICCgC#imgrc=nx8gKwwg64hZnM%3A

A foto não eh minha e sim da net

_________________
Mateus
Silverado DLX 4.2 1997 (R2S - 330 cv)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
mateusict
MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2016 1:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 581
Localização: Guaíra-SP

Ah com esse modelo de eixo que tem vc terá inúmeras relações e não ficará preso ao diâmetro dos pneus
_________________
Mateus
Silverado DLX 4.2 1997 (R2S - 330 cv)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Suel Vicente
MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2016 5:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Julho de 2016
Mensagens: 5
Localização: Rio de janeiro

Realmente vai ser melhor usar as rodas 15", essa da foto está muito linda...
O Diferencial você não falou qual é melhor, Dana ou Braseixo? Qu tem mais variedades de relações?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mateusict
MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2016 7:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 581
Localização: Guaíra-SP

Relações são as msm p os 2

Não entendo mto das gasosa mas acho q sua relação será 3,15

Se for como penso o seu braseixos tem os semi eixos mais fracos, freios mais estreitos, não solta a roda e tb eh mais estreito (bitola) que o Dana.

É mais ou menos isso.... A C10 que acompanho é diesel e ja teve mta coisa substituída. O bom dessas GM é ter mtas opções de câmbio, motor, eixos...

_________________
Mateus
Silverado DLX 4.2 1997 (R2S - 330 cv)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB