Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Nova lei do farol nas estradas. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2016 2:43 pm    Assunto: Nova lei do farol nas estradas. Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Olá amigos. Esta nova lei do farol baixo aceso nas estradas obrigatoriamente pode trazer alguns transtornos , entre eles a menor durabilidade da lampada e o maior consumo de energia. Existe a possibilidade de se instalar faroletes de led como luz diurna, já aprovado pelo Denatran. Alguem já tem alguma ideia como(onde) fazer este tipo de instalação e qual a lanterna led mais apropriada para isto??
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2016 3:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Peguei o final de um comentário sobre isso no radio e me parece que tem que ser farol baixo mesmo, qualquer outro não serve, a pergunta tinha sido sobre isso mesmo, sobre os carros que já vinham de fábrica com luz diurna, a resposta foi que se não foce o farol baixo, multa da mesma forma como estivesse apagado, como eu não tinha acompanhado o começo da reportagem, pode ter faltado alguma coisa.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adeilson_1445
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2016 3:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Não César, foi liberado os DRL, que são lampadas de posição Diurna, porém isso vem original em alguns carros mais novos, no caso dos nossos não, tem uns para vender no Mercado Livre porém creio que se não é original vai ser gerado multa do mesmo jeito.

Negócio é usar o Farol baixo e pronto.

_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

Ex - VW Apolo GLS 91/92

Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR Cool
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2016 3:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Mas parece, não tenho certeza, que o Denatran permite a instalação de DRL em carros que não possuem originais de fábrica , mas ainda não definiu as respectivas posições. A Defender tem umas lanternas brancas na frente que trocando as lampadas por led de alta intensidade (250 lumens p.ex.) funciona como um DRL, mas as D20/Bonanzas não tem esta possibilidade. A lanterna é no próprio farol.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2016 5:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Eu sempre usei farol acesso em viagens, mesmo durante o dia. Sobre o consumo, o alternador tem que suportar todos os equipamentos originais ligados. Se tem algo que foi instalado após isso, pode trocar ele por um mais forte. Negócio é ter sempre lâmpadas reserva na viatura.
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2016 5:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Sou do tempo em que esta lei foi sancionada para as motos, começou com farol baixo nas estradas e depois colocaram na lei que em qualquer lugar as motos tinham de estar andando com os faróis acesos.
Acho que só vai mesmo e gastar mais lampadas pois a vida útil delas é por horas de funcionamento, quanto a parte do alternador, acredito que não muda nada só tem de ficar de olho para não esquecer os faróis ligados, e se somarmos a isso, baterias no final da vida útil, ai sim, vai ter problemas, ainda mais que para virar estes motores perkins\maxion, o arranque puxa carga com vontade da bateria.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2016 11:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

aqui conta a historia da DRL
http://motorshow.com.br/blog-sobre-rodas-lei-farol-aceso-de-dia-erra-ao-ignorar-luz-de-circulacao-diurna/


e aqui confirma que tambem estao inclusas na lei
http://motorshow.com.br/lei-do-farol-baixo-entra-em-vigor-liberando-o-drl/

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Henrique
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2016 11:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003
Mensagens: 1120
Localização: São Paulo/SP

Eu também sempre andei com as luzes ligadas na estrada.

Podem reclamar à vontade, mas FAZ diferença. Viajei muito pelo Brasil dirigindo por horas em estrada quente (que faz aquelas "miragens" que esconde os carros que estão vindo) e sempre que tinha algum outro maluco com o farol aceso eu via ele beeeeeeem mais antes. Foi assim que aprendi, aliás: na estrada, na prática mesmo. O troço funciona, e eu apóio a lei integralmente.

_________________
Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973 Smile

E de volta ao fórum depois de um hiato desde 2005.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
William
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2016 10:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2012
Mensagens: 588
Localização: São Paulo

Dirijo nas estradas com os faróis baixos acesos ha mais de 20/30 anos, não dá problema algum com relação a alternador e lâmpadas, nunca tive problemas por isso, a vida útil menor dessas unidades, poderia existir se vc andasse nas estradas todos os dias, por longos períodos, acho que ninguém aqui faz isso, quem mais chega perto é o Law, e acho que é só.
_________________
Tá Nervoso? Vai Pescar ... de D-20!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2016 3:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Pelo que li sobre a lei 13290/16 e pelo Ofício Circular nº 7/2016/SEI/CGIJF/DENATRAN/SE, não há nada de diga que apenas o DRL original de fábrica será aceito. Diz apenas que a luz diurna (que pode ser em LED ou Halógena comum como em alguns carros europeus) será aceita.

Entendo que é possível sua instalação e sua regularização (alteração da característica original do veículo). O duro é ter que lidar com a interpretação da "otoridade". É bem possível que a instalação do DRL, neste momento, vá causar dores de cabeça simplesmente pela falta de conhecimento da lei pelos agentes de trânsito.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2016 3:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Quanto a lei em questão, eu sou parcialmente contra. Primeiro que ela é muito mal redigida e poderia ser mais específica.
Sou a favor apenas o uso em rodovias de mão dupla com pista simples ou dupla. Em rodovias de mão única e com barreiras separando os sentidos não vejo tanta utilidade. A segurança "a mais" é bem relativa e acho que varia muito de condutor para condutor.

Outra crítica é com relação a determinação de início e fim de rodovia. Em muitos locais fica claro, mas e no Brasil como um todo? Lembrando que esta lei vale desde a Rodovia dos Bandeirantes até a Transamazônica. Como é passível de penalidade, seria mais justo que o início e fim estivessem demarcados em todas as rodovias.

Quanto a durabilidade do farol e lâmpada, lembro que os mesmos foram projetados levando-se em conta uma média de horas-uso. O fato é que usando mais, tanto o refletor quanto o filamento irão se desgastar e muitos nem irão notar a queda de rendimento do equipamento quando mais se necessita dele (a noite). É por isso que vemos tantos caminhões e ônibus com os faróis bem amarelados e quase sem brilho rodando por aí, principalmente a noite. Isto é seguro? Eu também já cansei de ver lanternas com o interior derretido por causa do calor gerado. Isto vai se tornar um problema mais comum.

Quanto ao aumento de gasto de combustível, é bem mínimo realmente pensando em um único veículo. Hipoteticamente se o carro gastar 1 ml por hora a mais, multiplicando por uma frota circulante de 50 milhões, serão 50.000 litros de combustível queimado a mais por hora. Aí eu lembro dos ambientalistas e dos engenheiros que inventaram o DRL justamente por causa do consumo de combustível e do sistema de iluminação.

Enfim, depois desta crítica, tenho certeza que muitos ainda pensarão: "Ah, mas se salvar uma vida, já está valendo a pena!"...

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2016 6:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Eu acho que fica mais visível, sempre usei acesso em viagens durante o dia. Mesmo em pista dupla com mureta central, vc vê outro carro no retrovisor a uma distância maior do que os que vem com luz apagada. Os defletores vão ter uma vida menor mesmo mas só precisa usar em rodovias. Só ando com farol apagado na cidade, essa semana foi a primeira vez que entrei na br. Quando cheguei no acesso,vi os outros carros com farol ligado e a ação de acender foi de imediato, quase sem pensar mesmo. Só o uso dentro da cidade acho sem função.
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adeilson_1445
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2016 7:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Em rodovia percebi que antes do carro ao lado entrar no ponto cego ele chama muita atenção no retrovisor, parece besteira mas isso eu gostei, sobre consumo e etc, o que é um peido pra quem está cagado? É 3,5km/l aqui, bola pra frente.

A lei é válida sim.

A justificativa do Eduardo é boa, falta muita coisa no Brasil, como demarcar o que é rodovia ou não, além dos inícios e finais respectivamente.

_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

Ex - VW Apolo GLS 91/92

Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR Cool
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Luiz Carlos
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2016 7:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 2129
Localização: Santo André - São Paulo

É uma questão de hábito, qdo estive pela 1ª vez em São José dos Campos (uma cidade aqui de São Paulo) no inicio dos anos 80, achei muito esquisito pois todos os motoristas usavam farol baixo aceso mesmo de dia, perguntei a um amigo o porque daquilo ele me disse que em São José era assim que se trafegava, com os faróis acesos o tempo todo, vai entender.

Gomes

_________________
Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2016 3:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Até entendo que se visualizar um ponto mais claro é mais fácil que outro não. É lógica pura. Por isso eu mesmo uso quando trafego em algumas rodovias.

Porém, discute-se muito que "faróis acesos aumenta a segurança". Para mim, pessoalmente, isso é relativo demais. Se assim fosse, tudo que brilhasse seria menos suscetível a acidentes.

É mais fácil todos nós pensarmos sempre em alguns ou poucos veículos trafegando na rodovia junto ao seu veículo. Agora imaginem em uma saída de feriado prolongado, rodovia com fluxo intenso e aquele brilho todo na sua frente e no seu retrovisor. O que vai se destacar agora? Aquele que estiver com o farol desligado? E aquela motocicleta andando no corredor: será mais fácil ou mais difícil identificá-la? E aquela ambulância que sempre vem com farol alto aceso, sirene ligada e giroflex no teto, vai se destacar na multidão?

O que falta, na minha opinião, é atenção. Atenção durante a condução é o mais importante para aumentar a segurança. Não adianta farol aceso para ciclista e pedestres, se estes estiverem distraídos. Não adianta farol aceso para motorista se este não observar atentamente o que acontece ao seu redor. Durante uma ultrapassagem, não é ver um farol aceso que vai determinar se é possível e seguro fazê-la.

Tanto é verdade que a maioria dos acidentes, segundo o que eu já li em inúmeras reportagens, acontecem de dia e em retas e jamais em condições adversas como chuva, neblina/nevoeiro ou em locais com curvas. Sinal que o motorista, quando mais atento, corre menos riscos. Com ou sem farol aceso durante o dia.

Desculpe o longo texto. Mas acho interessante discutir os diversos pontos de vista.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB