Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 Articulação de embreagem. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
ewerton
MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2016 8:56 pm    Assunto: Articulação de embreagem. Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4515
Localização: Curitiba-Pr

A algum tempo venho pensando em aliviar o peso no pedal da embreagem, sem o uso de sistema hidráulico. Tava começando a sentir dor no joelho e nas costas, principalmente após longo período de trânsito em horário de rush. Quando tava com a simples, já fiz algumas alterações nessa parte e mudou bastante a força aplicada. Segue a alteração, sobreposta ao sistema original.


Usando por base uma alavanca onde, quanto maior a distância 1 e menor a distância 2, maior o peso a ser suspenso com menor esforço.



Preparei duas peças para sobrepor e fixar com parafusos no sistema original


Peça montada. Os parafusos foram fixados na furação original, onde era passado o cabo. Isso prolongou em 35mm a distância entre centro do eixo e centro do cabo.


O acionamento ficou como de uma embreagem hidráulica. Empurrei o pedal até o final, usando apenas o polegar (da mão rsrsrs). Sai para teste, e a única diferença foi nas arrancadas em subidas íngremes. Apenas precisa soltar um pouco mais o pedal para não voltar. Alguns kms e acostuma.

A próxima etapa é fabricar uma articulação completa, usando rolamentos no eixo e o alongamento do braço que empurra a haste que prende ao garfo. Esse alongamento por uma questão de ângulo, não há como fazer sobreposto.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
weslleymorais
MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2016 9:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2011
Mensagens: 736
Localização: sasa

Massa =) física é tudo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2016 10:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 8878
Localização: Rio de Janeiro

Ewerton, tira uma foto dela colocada no lugar, vou copiar sem o menor pudor.
Valeu pela ideia.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2016 10:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4515
Localização: Curitiba-Pr

Obrigado César. Tiro amanhã com boa iluminação mas a fixação continua igual. Sem alteração. Pode copiar sem problemas. A ideia é exatamente esta, que copiem. Quando fizer a peça nova talvez fabrique para venda, mas de qualquer maneira vou postar aqui como é feito. Fiz um vídeo com minha filha acionando a embreagem, antes e depois de alterado. Vou tentar editar e fazer um filme só para postar. Pobrema é que com informática eu sou terrível kkkkkkkk.
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2016 7:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 8878
Localização: Rio de Janeiro

Boa.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2016 9:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 15642
Localização: SÃO PAULO

os taxistas aqui em sampa faziam isso nos santanas, alonga que fica mais macio, agora uma realidade, é que isso é um paliativo, pois a realidade é a embreagem ja dura, por desgaste, mais da um bom conforto rsrsrsr
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2016 10:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8772
Localização: Rio de Janeiro

Gostei, apesar de não ter este problema, admiro quem tem idéias criativas.
_________________
Suburban Z71 (Obama) 2004, Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, E240 (Estelinha) 1999, GL500 2007 (Hanna Samambaia)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
ewerton
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2016 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4515
Localização: Curitiba-Pr

Valeu Machado.

Salles. Para vc que dirigiu, peso da embreagem tava normal ou pesado? A embreagem tem bastante espessura nas pastilhas.

César. Esse ferro que usei são pedaços que eu tinha no meu lixão aqui. Na alavanca inferior use um pedaço de barra chata de 1" x 1/8 com 17 cm de comprimento. Na parte do superior, onde vai o limitador do cabo, uma chapa de 15 x 8 cm com 1/8 de espessura. Fiz a furação para os cabos antes de montar, o furo superior tem 14 mm. A inferior furei com broca 6mm e escariei a parte de baixo para a ponta do cabo encaixar. Prendi a peça inferior com 3,5 cm de distância entre o furo original e o alojamento novo, de centro a centro. A peça de cima, alinhei pelo furo inferior para não deixar o cabo trabalhando em diagonal e marquei a furação para prender com o parafuso.

Primeira saída hoje quase furei o assoalho com o pedal rsrsrs. Já acostumei com a modificação, andei uns 40km pela manhã. Vou verificar uma vez ao dia a princípio, mas imagino que não vou ter problemas.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mateusict
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2016 5:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 557
Localização: Guaíra-SP

[quote="MachadoSL"]Gostei, apesar de não ter este problema, admiro quem tem idéias criativas. [/quote]

2x

_________________
Mateus
Silverado DLX 4.2 1997 (R2S - 330 cv)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2016 7:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 15642
Localização: SÃO PAULO

pouca coisa pesada, pelo que lembro, mais esse RTA vai bem, se o cabo trabalhar na direção certinha não tera problemas de quebras do cabo
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2016 7:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Muito bom! É um belíssimo R.T.A., que merece o selo de qualidade!
(também fiquei curioso pra ver o sistema montado)

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2016 11:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4515
Localização: Curitiba-Pr

Valeu Mateus e Furini.....

César. Esqueci de falar antes. Vc pode soldar as peças do alongador. Só fiz parafusado para ser reversível.

Salles. O pedal continuava igual estava em questão de força. Problema é andar na cidade em horário de pico. Hoje andei uns 50km só na cidade.


Foto visto de cima. O cabo ficou até mais alinhado do que em relação a posição original. Fazia uma leve curva voltando antes.



Visto de lado. Aparece uma inclinação entre o suporte original e o alongador. Ficou assim porque tem um ressalto na peça original onde encaixa o cabo. Como tinha preocupação em poder reverter, se fosse o caso, não desbastei ele. Mesmo com 50km de cidade hoje, a peça se manteve sem alteração.


Na peça nova que vou fazer, vou descer o eixo do conjunto um ou dois cm para poder aumentar na mesma proporção a ponta de acionamento que faz a união com o garfo. Isso porque se aumentar só a ponta na articulação, e não descer o eixo, a haste ( A barra roscada que une ao garfo. Não sei o nome) vai ficar inclinada e isso deve comprometer a embreagem. (Forçando o garfo inclinado também.)

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2016 11:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4515
Localização: Curitiba-Pr

Completando. Ficou espaço tranquilo para a troca do filtro de óleo.
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2016 7:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 8878
Localização: Rio de Janeiro

Ótimo serviço, estou pensando em usar umas articulações que tenho na sucata.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2016 11:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Você falou em peça nova: Vai testando mais essa antes de fazer a próxima versão. Wink
_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 7
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB