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 Compensador de Massa. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2016 2:31 pm    Assunto: Compensador de Massa. Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Andei vendo alguns vídeos de montagens de motores da linha perkins\maxion, na grande maioria, da linha de tratores MF.
E em alguns deles o tal compensador de massa aparece e é devidamente sincronizado e colocado.
Fui procurar no catálogo dos motores maxion s4\t\tplus, que tem aqui na página e na vista explodida não consegui encontrar esta peça. fiquei curioso e recolhi algumas informações, inclusive uma que diz que pode ter o compensador ou não nos motores, que a sua remoção não implica em quebra de nenhuma peça.
Continuando com a curiosidade, algumas perguntas ficaram sem resposta:

1- Esta peça só é usado em motores agrícolas (tratores)?
2- Qual a função desta peça (em linguagem para analfabeto funcional - Eu)?
3- Quais as regulagens possíveis?
4- Que vantagens estas regulagens podem trazer?
5- Certa vez um amigo que tinha um F-4000, com MWM 229, depois da retifica do motor ficou com um assobio esquisito, só sumiu depois que tiraram o motor e arrumaram alguma coisa lá dentro, a pergunta é: era o compensador de massa desregulado?e ou quebrado?

Achei interessante, pois normalmente se fala em peças de motor, coisas mais relacionadas a cabeçote, pistão, biela, anéis, etc .


Quem quiser dividir seu conhecimento, estou na primeira fila para assistir.

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César Oliveira
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ewerton
MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2016 6:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
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Aqui tem algo a respeito César.

http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1353

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pedrao520
MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2016 6:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Janeiro de 2016
Mensagens: 465
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exclusivamente para diminuir a vibração nos motores, como fala no link do Ewerton Smile

deve ter muito segredo nem regulagem não...
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sallespickup01
MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2016 8:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
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em perkins nunca vi, mais em MWM 229 seja 6 ou 4 todos tem, e tem ponto ainda...
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Fernando furini
MensagemEnviada: Sáb Jun 11, 2016 8:04 pm    Assunto: Re: Compensador de Massa. Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
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1- Esta peça só é usado em motores agrícolas (tratores)? Não, em qualquer motor que seja vibrador de nascença. Inclusive, essa é uma diferença gritante entre o Vectra 2.4 e as S10 2.4, são o mesmo motor, mas um vibra, outro não.
2- Qual a função desta peça (em linguagem para analfabeto funcional - Eu)? Anular (ou pelo menos reduzir) as vibrações de funcionamento.
3- Quais as regulagens possíveis? Regulagem de ponto e de folga, esta última como no diferencial, pra não ferrar as outras engrenagens
4- Que vantagens estas regulagens podem trazer? Regulagem certa funciona direito... Só isso. De novo é como o diferencial. Mas tem a regulagem do ponto, que serve pra sincronia perfeita e não deve ser mexida.
5- Certa vez um amigo que tinha um F-4000, com MWM 229, depois da retifica do motor ficou com um assobio esquisito, só sumiu depois que tiraram o motor e arrumaram alguma coisa lá dentro, a pergunta é: era o compensador de massa desregulado?e ou quebrado? Bem possível que sim!

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sallespickup01
MensagemEnviada: Sáb Jun 11, 2016 8:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
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eu respondo a sua pergunta Furine pois ja tive o desprazer...
quando vc retifica a linha de mancais, o vira fica mais saliente, portanto mais proximo do compesador de massa, resultado num que montaram numa oficina aqui, andei 10 quadras e travou, ao desmontar quebrou o compensador e a engrenagem do vira, ai descobri que existem calsos de 5 milesimos, pra fazer a folga mecanico ruim é assim mesmo, o dono é que se ferra...
ah o sintoma era esse cantava como rolamento roncando, assobio forte

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adalberto
MensagemEnviada: Sáb Jun 11, 2016 8:36 pm    Assunto: Re: Compensador de Massa. Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
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Fernando furini escreveu:
1- Esta peça só é usado em motores agrícolas (tratores)? Não, em qualquer motor que seja vibrador de nascença. Inclusive, essa é uma diferença gritante entre o Vectra 2.4 e as S10 2.4, são o mesmo motor, mas um vibra, outro não. por que?
2- Qual a função desta peça (em linguagem para analfabeto funcional - Eu)? Anular (ou pelo menos reduzir) as vibrações de funcionamento.
3- Quais as regulagens possíveis? Regulagem de ponto e de folga, esta última como no diferencial, pra não ferrar as outras engrenagens
4- Que vantagens estas regulagens podem trazer? Regulagem certa funciona direito... Só isso. De novo é como o diferencial. Mas tem a regulagem do ponto, que serve pra sincronia perfeita e não deve ser mexida.
5- Certa vez um amigo que tinha um F-4000, com MWM 229, depois da retifica do motor ficou com um assobio esquisito, só sumiu depois que tiraram o motor e arrumaram alguma coisa lá dentro, a pergunta é: era o compensador de massa desregulado?e ou quebrado? Bem possível que sim!

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Fernando furini
MensagemEnviada: Sáb Jun 11, 2016 8:52 pm    Assunto: Responder com Citação



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A S10 não tem compensador e vibra. O Vectra tem o compensador e é suave, perfeitinho. Certamente culpa da redução de custos.
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binho santos
MensagemEnviada: Sáb Jun 11, 2016 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Fevereiro de 2013
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Um amigo tem uma f-1000 com um motor 229 e uma certo dia o vira brequim dele quebrou aí quando ele colocou um vira novo ele tirou esse tal de compensador e isso já faz mais de cinco anos e ele conta que nunca percebeu alteração nenhuma no motor isso pra min é um item que só faz pesar no motor
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sallespickup01
MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2016 10:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
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por aqui via muito isso tento que na epoca da quebra um meca aqui perto me deu um compensador pra colocar no meu motor, mais se existe prefiro colocar, mais ja vi tb varios sem e rodando a tempos
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Lawrence
MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2016 11:19 am    Assunto: Responder com Citação



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bom dia Papas dos motores diesel;


Este compensador de massa tem a mesma função que o Volante Bi-massa do MWM 2.8 Sprinter?


Atte Lawrence Henle

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César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2016 12:35 pm    Assunto: Responder com Citação



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Alguma coisa que li realmente aponta para uma possibilidade sem danos de rodar sem.

Tenho uma teoria, nos tratores, como os motores fazem parte do chassi, e a tomada de força somado ao engate de 3 pontos mais N fatores, podem ocasionar uma bagunça em termos de vibração no trator, e desta forma o compensador funciona como um amortecedor mecênico.

Eu vi realmente, que no motor do vectra, se não me engano, 2.2, tem o compensador, agora porque a s-10 não tem, realmente parece um serviço porco da GM.

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César Oliveira
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sallespickup01
MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2016 12:53 pm    Assunto: Responder com Citação



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sei la Cesar, pois como esta no meio do vira, eu sempre achei que seria pra preservar a linha de mancais, seja no bloco como no virabrequim
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jesse
MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2016 5:34 pm    Assunto: Responder com Citação



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na L200 ,HR,e bongo todas com motor mitsubishi, o compensador de massa é tocado por correia dentada, e tem ponto tambem
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Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2016 7:12 pm    Assunto: Responder com Citação



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Lawrence escreveu:
Este compensador de massa tem a mesma função que o Volante Bi-massa do MWM 2.8 Sprinter?

Não, mas é similar. Aliás, o próprio 2.8 ainda tem o compensador.

César Oliveira escreveu:
Eu vi realmente, que no motor do vectra, se não me engano, 2.2, tem o compensador, agora porque a s-10 não tem, realmente parece um serviço porco da GM.

Eu não diria serviço porco, mas pelo fato simplesmente do Vectra ser um carro de luxo, com tudo do melhor, enquanto que as picapes L4 a gasolina são modelos de entrada, tudo feito pra ser mais barato e ter menos incomodação. Aliás, apenas agora que as picapes L4 a gasolina estão vindo com mais equipamentos, antigamente eram todas pé de boi.

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