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 Desvendando e atualizando a Veraneio 89 S4T (Verão) « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
generallee.com.br
MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2016 12:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011
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Localização: São Bernardo do Campo

Acho que quando compramos este tipo de veículo ficamos mais felizes e empolgados a usar e melhorar do que quem compra um carro zero ! Obrigado
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Maurício Carvalho (Dojão)
Veraneio 89 / F1000 97 / Sahara 98 (só filé)
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adalberto
MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2016 8:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

generallee.com.br escreveu:
Acho que quando compramos este tipo de veículo ficamos mais felizes e empolgados a usar e melhorar do que quem compra um carro zero ! Obrigado


tambem compartilho dessa opiniao. não tenho grana mas se tivesse uma situação que possibilitasse a compra de carro zero eu jamais compraria um. seria mais facil eu comprar uma sucata e restaura-la do zero

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Adalberto
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generallee.com.br
MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2016 8:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011
Mensagens: 160
Localização: São Bernardo do Campo

Na minha humilde opinião, excetuando alguns renomados veiculos da decada de 70/80, o período de ouro do automóvel foi entre 85 e 1999, onde a disputa das fábricas era pela durabilidade das peças e simplicidade de funcionamento.

Hoje o que se busca é o design. São ótimos veículos plásticos que ao menor problema te jogam em uma manutenção caríssima, sem mão de obra apta.

Meu Focus 2009 (o qual está a venda) ferveu e com a pressão rachou o vaso de expansão.
Diagnóstico: Aqueceu pois a ventoinha não acionou devido a falha no módulo da ventoinha. Sim ! Ao invés de um cebolão de R$ 10,00 o Focus tem um módulo próprio para a ventoinha que, na concessionária só é vendido o conjunto completo da ventoinha mais módulo. Solução no local qualquer um pensaria em ligar o ar condicionado pra acionar a ventoinha mas, só liga passando pelo mesmo módulo. Ou seja, guincho pois na rua não seria fácil nem barato o diagnóstico.

Depois de diagnosticado por eletricista de confiança, comprei o módulo por R$ 420,00 no ML pra fugir dos R$ 3200,00 do conjunto completo da concessionaria. Detalhe, não funcionou. Fui atrás de um nas lojas de peças usadas... R$ 480,00.

Gasto final (isto porque como centro automotivo tenho vários amigos e contatos no ramo automotivo).
R$ 100,00 de mão de obra (amigo pra C***)
R$ 480,00 peça usada
R$ 220,00 vaso de expansão original Ford
R$ 800,00 Total gasto por ter feito de tudo pra baratear o custo.

Agora me pergunto qual seria o valor na concessionária ? Jamais faria por lá...

Então... Se fosse um Monza, Voyage, Santana, Opala, Kadett, Uno, Premio, Gol, Escort, D20, F1000 que esquentasse seria solucionável no local jampeando a ventoinha, desligando em paradas no transito, colocando água, etc...
E o custo final seria inferior a R$ 100,00.

Qual a lógica, senão pra extorquir, de evoluir um "cebolão" que é acionado por uma questão física de aquecimento da água para um módulo inteligente, eletrônico, de ultima geração, etc, etc, etc ?

Culpa da necessária evolução para manter a concessionária milionária.

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ewerton
MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2016 8:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Por essas e outras também não me animo com carro zero. Além de que a maioria dos modelos atuais não me chama a atenção. Acho que jamais teremos um clássico novamente.
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MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2016 9:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011
Mensagens: 160
Localização: São Bernardo do Campo

Bom, creio que devo dar defesa também a quem compra carro zero, que na minha opinião só se justificariam nos seguintes motivos:

1-) Tenho dinheiro sobrando pois, sou bem sucedido, tenho herança, estou financeiramente estabelecido.
2-) A esposa ou, a filha de 18 anos vai pro trabalho e pra faculdade e não vai ter a manha de jampear o cebolão no exemplo acima.
3-) Não tenho muito dinheiro mas gosto de carros novos então, compra zero e vende com 25.000km

Entre outros motivos. E ainda assim veículos de baixa cilindrada, pequeno porte pois, pra quem vive em SP de nada adianta vc ter Porshe pois não vai passar de 50km/h.

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Maurício Carvalho (Dojão)
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MachadoSL
MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2016 10:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

E para completar as coisas dos carros de plástico que temos hoje em dia, minha esposa sempre prefere um zero Km, então, compramos o March em 2013, hoje o carro está com 43123Kms rodados e neste final de semana passado, ao trocar o óleo constatei que havia água nele. Detalhe, o carro nunca superaqueceu e ainda não tem óleo na água do radiador. A coisa está no começo, mas, isso só demonstra a má qualidade do que se vende hoje.
Certamente, vamos trocar de carro, e de novo por uma nova porcaria de plástico 0Km, porque ela não quer perder tempo esperando eu consertar.

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Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
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MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2016 11:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011
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Machado, excelente carro no quesito seguro, suspensão e consumo mas, ta naquela faixa de vender e pegar outro.

Agora ele certamente vai pedir amortecedores, embreagem, etc...

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MachadoSL
MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2016 11:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Amortecedor e embreagem ainda não, mas de novo as bandejas da suspensão, que são baratinhas, para não dizer o contrário, apenas R$880,00 cada uma.
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Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
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MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2016 12:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011
Mensagens: 160
Localização: São Bernardo do Campo

A grande sacada das montadoras na atualidade são os 5 ou mais anos de garantia. Isto nós donos de centro automotivo sofremos demais pra convencer o cliente de que ele pode fazer as manutenções constantes no manual, FORA da concessionária sem perder a garantia.

Fazem um festival na hora da venda e o cliente acha que estes itens também estão cobertos...

Com a atual crise, até parei com os serviços deste tipo, fiquei apenas com rodas e pneus...

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pedrao520
MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2016 7:48 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 465
Localização: Patrocinio Minas Gerais

então cara, questão de esquentar, a minha d20 tava com radiador destruído, coloquei limpa radiador, fiz de td, devo ter lavado no mínimo umas 10 vezes, a sujeira nao acabava, tava todo amassado e o diabo, ai abaixava agua, troquei a tampa, paguei 13 reais, nao baixou mais, a bomba de agua do motor nao prestava pra naaaada nadaaa, o mecânico ficou admirado na desmontagem o tanto que tava ferrado, resumo, tava tudo mto fudido, sujo, ruim, e a caminhonete não esquentava mais que 3/4 do marcador, isso se eu chorasse a botina, hoje com td novinho, não sai nem do azul, mesmo assim troquei pq fiz uma retifica no motor completa se não dava pra rodar mto tempo ainda, certeza kkkkk, o motor tbm com as medidas todas std, só foi encamisado, comando e vira polido, motor com 30 anos e continuar na mesma medida da fabrica é demais, realmente a qualidade de hoje é lamentável comparado aos antigos.. to feliz com a d20, tem seus defeitos, mas aguenta o tranco e quando arruma algo pode esquecer...
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generallee.com.br
MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2016 8:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011
Mensagens: 160
Localização: São Bernardo do Campo

As D20, F1000, etc são da época em que a briga era por fazer o melhor, conquistar pela qualidade, hoje é só o lucro que importa. Se um carro não conquista o público, uso a mesma base e modifica a casquinha...
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adalberto
MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2016 8:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
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Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

generallee.com.br escreveu:
Na minha humilde opinião, excetuando alguns renomados veiculos da decada de 70/80, o período de ouro do automóvel foi entre 85 e 1999, onde a disputa das fábricas era pela durabilidade das peças e simplicidade de funcionamento.

Hoje o que se busca é o design. São ótimos veículos plásticos que ao menor problema te jogam em uma manutenção caríssima, sem mão de obra apta.

Meu Focus 2009 (o qual está a venda) ferveu e com a pressão rachou o vaso de expansão.
Diagnóstico: Aqueceu pois a ventoinha não acionou devido a falha no módulo da ventoinha. Sim ! Ao invés de um cebolão de R$ 10,00 o Focus tem um módulo próprio para a ventoinha que, na concessionária só é vendido o conjunto completo da ventoinha mais módulo. Solução no local qualquer um pensaria em ligar o ar condicionado pra acionar a ventoinha mas, só liga passando pelo mesmo módulo. Ou seja, guincho pois na rua não seria fácil nem barato o diagnóstico.

Depois de diagnosticado por eletricista de confiança, comprei o módulo por R$ 420,00 no ML pra fugir dos R$ 3200,00 do conjunto completo da concessionaria. Detalhe, não funcionou. Fui atrás de um nas lojas de peças usadas... R$ 480,00.

Gasto final (isto porque como centro automotivo tenho vários amigos e contatos no ramo automotivo).
R$ 100,00 de mão de obra (amigo pra C***)
R$ 480,00 peça usada
R$ 220,00 vaso de expansão original Ford
R$ 800,00 Total gasto por ter feito de tudo pra baratear o custo.

Agora me pergunto qual seria o valor na concessionária ? Jamais faria por lá...

Então... Se fosse um Monza, Voyage, Santana, Opala, Kadett, Uno, Premio, Gol, Escort, D20, F1000 que esquentasse seria solucionável no local jampeando a ventoinha, desligando em paradas no transito, colocando água, etc...
E o custo final seria inferior a R$ 100,00.

Qual a lógica, senão pra extorquir, de evoluir um "cebolão" que é acionado por uma questão física de aquecimento da água para um módulo inteligente, eletrônico, de ultima geração, etc, etc, etc ?

Culpa da necessária evolução para manter a concessionária milionária.

Esse é bão, tem um tratorzinho desse aqui na garagem
Num vendo, num troco,num do
Sabem aquela historia que vemos na TV que um animal maior tem um animal menor como companhia ? É o caso da Vera e do Premio

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Adalberto
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christian a. h. govastki
MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2016 1:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005
Mensagens: 267
Localização: Brasília - DF

generallee.com.br escreveu:
(...)
Meu Focus 2009 (o qual está a venda) ferveu e com a pressão rachou o vaso de expansão.

Diagnóstico: Aqueceu pois a ventoinha não acionou devido a falha no módulo da ventoinha. Sim ! Ao invés de um cebolão de R$ 10,00 o Focus tem um módulo próprio para a ventoinha que, na concessionária só é vendido o conjunto completo da ventoinha mais módulo. Solução no local qualquer um pensaria em ligar o ar condicionado pra acionar a ventoinha mas, só liga passando pelo mesmo módulo. Ou seja, guincho pois na rua não seria fácil nem barato o diagnóstico.

Agora me pergunto qual seria o valor na concessionária ? Jamais faria por lá...


Generallee, teu Focus é do modelo Mk2 ou do Mk1,5. Pela descrição do problema é do Mk2.

Meu carro do dia a dia é um Focus Ghia 2,0 AT, também tive problema no módulo da ventoinha, primeiro eu senti uma perda de potência, em seguida o AC desligou, ficou só o ventilador interno.

Neste momento senti que tinha algo errado com o carro, quando peguei uma via de trânsito mais livre o AC voltou a funcionar mas o carro ainda com potência reduzida, (ainda que em menor grau).

Quando entrei na garagem do meu serviço o led (no centro do quadro de instrumentos) acendeu e neste momento apareceu a mensagem no computador de bordo - motor superaquecido - desligar imediatamente com uma mega exclamação em amarelo.

O carro ficou parado umas 3 horas e quando liguei o motor de novo para ir para a CCS já no final do expediente o carro estava funcionando melhor, mas o termômetro (lembre que ele é de curva plana) já estava na metade.

Ao invés de ir para a CCS fui para casa, aproveitando que ainda não tinha congestionamento, fui voando literalmente, quando faltavam uns 2 km (coisa de 5 minutos para chegar em casa) o trânsito parou e eu fiquei preso, ai apareceu a mesma mensagem, em seguida apareceu a mensagem "o motor será desligado em 30 segundos, pare imediatamente", consegui cruzar o balão e parar no acostamento antes do motor desligar.

Até o motor chegar numa temperatura "aceitável" a partida (no meu é sem chave) nem acionava, depois de uns 10 minutos parado o motor ligou de novo, consegui chegar em casa, no outro dia foi de guincho para a CCS, ai começou a ladainha de só fornecer o conjunto completo mas eram 2200 reais, consegui o módulo por 200 que foi trocado e zero pane desde então.

Considerando a eficiência do sistema de gerenciamento do motor eu dou nota 10 para ele pois funcionou perfeitamente evitando danos maiores.

No seu caso não sei o que mais aconteceu para o sistema não ter funcionado como o previsto.

Por fim a minha conclusão é a seguinte, a eletrônica dá uma segurança e confiabilidade gigantesca no sistema, mas quando falha é incontornável uma m...

O H34 da Vera foi para o saco de vez, está desmanchando, se fosse IE eu não teria ficado na rua, mesmo com o motor falhando e gastando mais, ao contrário do bura, que fiquei na rua, quase acabou com a bateria nova.

PS. O motor Duratec tem duas cebolinhas, uma no radiador e outra na termostática.

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generallee.com.br
MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2016 3:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011
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Chistian, o meu aconteceu exatamente o mesmo, só resumi a história um pouco.
Mas não deixei chegar ao ponto de cortar o motor por superaquecimento. Mas foi inevitável a trinca no vaso de expansão.

No quesito superaquecer, um sistema de radiador bem mantido, e o olho do motorista nos relógios indicativos de funcionamento do veículo seria tão eficiente quanto.

O que quis dizer não foi exatamente mal da eletrônica afinal é a evolução mas, a grande maioria dos veículos, apesar de eletronicos não dependem de um módulo tão caro (do ponto de vista de comprar peça boa) apenas para verificação da temperatura da água.

Se o H34 te deixou na rua e está desmanchando, já havia tempo que isto era previsto, certo? Pois há a necessidade periódica de manutenção do carburador. E imagina qual a idade deste H34 a ponto dele começar a desmanchar, já trabalhou bem !.

O propósito era mesmo comparar o preço atual de manutenção dos veículos com o preço da simplicidade e robustez de outrora.

E, a injeção tbm deixa na rua... o problema é que estando viajando com sua Veraneio, qualquer lugar vai te amparar numa solução. Até por inércia vc consegue descer combustivel para o H34, sem a dependência de uma bomba elétrica.

Abraços, parabens pelos carros !!

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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2016 3:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

O que eu mais gosto dos carros 0km é poder rodar uns 40mil km só trocando óleo e filtros. Para o dia-a-dia carros assim são bem mais vantajosos. Melhor ainda nos 2 primeiros anos em que não há nem a necessidade de troca de fluido de freio.
Essa garantia de 3 anos ou mais, normalmente me obriga a levar na concessionária até o término do período e é um roubo mesmo, pois não fazem o mesmo que eu faço em casa e cobram uma fortuna. Mas é um mal necessário, pois pode valer a pena em alguns casos de defeitos.

Embora eu goste mais dos carros novos, eu sou muito fã da simplicidade, pois mesmo nos carros novos, eu faço a maioria das manutenções em casa. Infelizmente, a tendência é a modernização e isso vai obrigar a adquirir ferramentas mais modernas e específicas, scanner, entre outros. É um caminho sem volta.

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Abraços
Eduardo
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