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 Ventilador de acoplamento viscoso/; TESTES DIAGNOSTICO « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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DIOGO RIBEIRO
MensagemEnviada: Sáb Mai 14, 2016 2:54 pm    Assunto: Ventilador de acoplamento viscoso/; TESTES DIAGNOSTICO Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 29 de Março de 2011
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Amigos esta blazer 4,3 V6 que peguei recentemente, estou fazendo as manutenções e me deparei com o sistema viscoso da ventoinha!

Percebo que mesmo o carro estando com valvula termostatica, esta trabalhando em uma temperatura baixa de trabalho!

Olha olhando este video abiaxo fiz este mesmo teste, com motor frio ao girar a ventoinha ela tem uma certa resistencia, SO QUE AO LIGAR O MOTOR FRIO E DESLIGAR ELA SEGUE GIRANDO COMO NO VIDEO!

Este sintoma seria de ela esta com funcionamento errado? OU ESTAR TRAVADA?

https://www.youtube.com/watch?v=qHBzHsy9tX0



ESTE OUTRO TESTE

Para saber se o acoplamento está funcionando tem duas maneiras:
1 - Com o motor desligado, girar com a mão pra ter certeza que a ventoinha está livre.
2 - Tendo certeza que a ventoinha não está travada, com auxílio de uma luva de algodão, segurar firmemente a ventoinha por uma das paletas, mantendo a mão por sobre o radiador. Segurando firme a paleta, manda alguém ligar o motor. Com o motor ligado a ventoinha deve oferecer resistência ao aprisionamento com tendência a girar. Quando o acoplamento viscoso está ruim a ventoinha fica facilmente presa na mão aplicando uma força mínima pra girar.
Só realize essa tarefa tendo certeza do que está fazendo tendo cuidado pra não se machucar. Deve instruir bem a pessoa que vai ligar o motor para desligar ao primeiro comando.

NÃO RECOMENDO QUE NINGUÉM QUE NÃO TENHA CERTEZA DOS RISCOS ENVOLVIDOS EFETUE ESSA TAREFA.

Pareçe perigoso, mas a força imprimida pela ventoinha de acoplamento viscoso não é forte nem rígida, o perigo está na correia.
O gel dentro da ventoinha tem aumentada sua densidade com a rotação x aumento de temperatura. A segunda maneira é tentar girar a ventoinha depois de dar uma volta no motor com uma boa velocidade. Desligar o motor e verificar o giro da ventoinha rapidamente. A ventoinha deve oferecer certa resistência ao ser girada. Infelizmente esse método ainda deixa dúvida.


Este outro teste com motor frio segurei a elice e ao ligar motor se sente uma minima pressão da ventoinha para girar!
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MachadoSL
MensagemEnviada: Sáb Mai 14, 2016 5:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
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Ventilador de acoplamento viscoso girando fácil, ou seja você dá um empurrão a a hélice continua girando mostra que o óleo dela já esta ruim. O normal é ela ter uma pequena resistência, agora se ela estiver travada, como muita gente faz, vai levar o motor a trabalhar frio por mais tempo.
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adeilson_1445
MensagemEnviada: Sáb Mai 14, 2016 6:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
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Nem vi teu vídeo pois estou no 3g, mas indico o seguinte, com a mão e motor frio da pra ligar e segurar ela um tempinho (ai vai aquecer o líquido viscoso dentro e ativar ela é machucando se não tirar a mão rápido, fiz esse teste hoje por sinal)....

O que posso dizer é que a ventoinha viscosa faz muito barulho quando travada, muito mesmo, principalmente quando travam manualmente.... quando ela trava por temperatura ela fica la travada e fazendo barulho ate uns 2500/3000rpm, dai em diante ela destrava, na minha é assim... e funciona bem até pois só chamo 3000rpm em reduzidas quando estou em alta velocidade pra ultrapassar e tals, Assim sendo não preciso dela girAndo pois o vento captado pelos dutos de ar dianteiros já são suficientes para refrigeração do radiador... ai eu preciso é de força do motor.

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EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

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Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR Cool
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DIOGO RIBEIRO
MensagemEnviada: Sáb Mai 14, 2016 11:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 29 de Março de 2011
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adeilson_1445 escreveu:
Nem vi teu vídeo pois estou no 3g, mas indico o seguinte, com a mão e motor frio da pra ligar e segurar ela um tempinho (ai vai aquecer o líquido viscoso dentro e ativar ela é machucando se não tirar a mão rápido, fiz esse teste hoje por sinal)....

O que posso dizer é que a ventoinha viscosa faz muito barulho quando travada, muito mesmo, principalmente quando travam manualmente.... quando ela trava por temperatura ela fica la travada e fazendo barulho ate uns 2500/3000rpm, dai em diante ela destrava, na minha é assim... e funciona bem até pois só chamo 3000rpm em reduzidas quando estou em alta velocidade pra ultrapassar e tals, Assim sendo não preciso dela girAndo pois o vento captado pelos dutos de ar dianteiros já são suficientes para refrigeração do radiador... ai eu preciso é de força do motor.


Neste vídeo acima de exemplo segundo mecânico, ao ligar e desligar o motor estando frio se o acoplamento viscoso da ventuinha estiver ok ela só desligar tem que pararamente imediatamente.

Na minha com motor frio ao ligar o motor e desligar a ventoinha segue girando com velocidade .


Vc tem como vere ficar no seu este teste do vídeo acima ?
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DIOGO RIBEIRO
MensagemEnviada: Dom Mai 15, 2016 12:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 29 de Março de 2011
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MachadoSL escreveu:
Ventilador de acoplamento viscoso girando fácil, ou seja você dá um empurrão a a hélice continua girando mostra que o óleo dela já esta ruim. O normal é ela ter uma pequena resistência, agora se ela estiver travada, como muita gente faz, vai levar o motor a trabalhar frio por mais tempo.



Quando está travado o ventilador, com motor desligado se consegue girar ele com as mãos normalmente ?
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MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Mai 15, 2016 8:27 am    Assunto: Responder com Citação



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Não, travado ele não move nem por decreto, mais fácil você quebrar as pás da hélice com ele travado hehehehehehehehehehehehehehehe
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adeilson_1445
MensagemEnviada: Dom Mai 15, 2016 10:16 am    Assunto: Responder com Citação



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Sim Diogo, é dessa forma mesmo, pensa que destravado ele gira "acompanhando" (eu não lembro, o termo físico disso) o movimento do motor, mas como não está Acoplado então quando desligar o motor a hélice por ter seu peso balanceado tende a continuar girando até perder força... A minha também fica alguns segundos girando após desligar o motor frio...

A real é, em nossa viaturas Diogo quando isso começar a dar problema tem um cara no Clube Do Vortec, se não me engano nome dele é AdeNilson, que faz um kit de 2 ventoinhas elétricas na frente do radiador, fica show e ai pode até retirar essa hélice ai, não sei se tu sabe mas essa hélice quando acopla (motor quente) de brinde ela toma uns bons cavalinhos de potencia do Vortec, já as elétricas o alternador sente menos e pesa menos.

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MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Mai 15, 2016 10:32 am    Assunto: Responder com Citação



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Não precisa fazer contato com o Adenilson, além do mais porque pelo que percebo ele é um curioso. Pode procurar pela ventoinha elétrica no mercado livre, a ventoinha do Corsa modelo 2000/02 serve muito bem, só precisa colocar um relé de carga de 40A e um fio de 10mm para ligar o sistema que vai ficar ótimo. Eu fiz isso na minha antiga Blazer, coloquei ela com chave independente para eu acionar quando eu quisesse.
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DIOGO RIBEIRO
MensagemEnviada: Dom Mai 15, 2016 2:02 pm    Assunto: Responder com Citação



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Amigos parece que existe uma formá de trocar o gel do sistema viscoso aliguem já testou ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697821426-polia-viscosa-blazer-ou-s10-43-v6-gel-para-recarga-50-ml-_JM
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MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Mai 15, 2016 2:06 pm    Assunto: Responder com Citação



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Sim, mas o problema é a densidade do silicone que será colocado, em alguns casos dá certo em outros até piora. A GM, infelizmente não revela qual é o silicone usado.
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DIOGO RIBEIRO
MensagemEnviada: Dom Mai 15, 2016 4:07 pm    Assunto: Responder com Citação



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Nesta blazer não cheguei rodar muito com ela mas pelo pouco que usei aparenta que a temperatura está trabalhando muito abaixo, retirei termostática está abrindo etc teste na panela , o ventilador pela ajuda dos amigos não está travado , mas no painel o marcado trabalha no máximo após 40 II ( 2 Tracinhos) que seria 55 graus !

Estou desconfiado do painel marcar errado, porque no marcador de tensão da bateria, quando faço medição com multímetro direto na bateria marca 14,8v E no painel marca no ponteiro próximo a 12 13v.

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MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Mai 15, 2016 6:40 pm    Assunto: Responder com Citação



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Como disse, os painéis não são são precisos em sua marcação, são apenas uma referência, isso para qualquer instrumento. O que ainda marca com um pouco mais de precisão é o conta giros.
Se você conseguir um termômetro digital, pode colocar ele no bloco do motor, no tubo que sai da válvula termostática para saber a temperatura real que ele está.

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DIOGO RIBEIRO
MensagemEnviada: Seg Mai 16, 2016 9:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 29 de Março de 2011
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adeilson_1445 escreveu:
Sim Diogo, é dessa forma mesmo, pensa que destravado ele gira "acompanhando" (eu não lembro, o termo físico disso) o movimento do motor, mas como não está Acoplado então quando desligar o motor a hélice por ter seu peso balanceado tende a continuar girando até perder força... A minha também fica alguns segundos girando após desligar o motor frio...

A real é, em nossa viaturas Diogo quando isso começar a dar problema tem um cara no Clube Do Vortec, se não me engano nome dele é AdeNilson, que faz um kit de 2 ventoinhas elétricas na frente do radiador, fica show e ai pode até retirar essa hélice ai, não sei se tu sabe mas essa hélice quando acopla (motor quente) de brinde ela toma uns bons cavalinhos de potencia do Vortec, já as elétricas o alternador sente menos e pesa menos.


Vc está usando válvula termostática no seu motor ?
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adeilson_1445
MensagemEnviada: Ter Mai 17, 2016 7:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
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Não, deveria mas o cara que fez o motor deixou sem e eu não fui atrás ainda...
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