Autor |
Mensagem
|
Bradock |
Enviada: Qua Mai 04, 2016 8:55 am Assunto: Motor Perkins Q20B4 |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2012 Mensagens: 786 Localização: Lavras
|
Senhores, ontem em um grupo do Whatsapp tivemos uma discussão até tarde da noite sobre o motor Q20b e acho que aqui no fórum seria mais interessante para participação de todos.
Nossas duvidas iniciais são as seguintes:
As primeiras D-20's já saíram com Q20b?
Todo Q20b é 3 canaletas ou existe também de Q20b 5 canaletas? (se sim mudou de 5 para 3 quando)?
Contamos com a ajuda dos especialistas. _________________ Atual: D20 CD 87
Ex: Silverado 4.2 MWM 98, S10 CD 2.4 Flex 08, F250 4.2 MWM 00 e Ranger 4X4 CD 2.5 MAXION 01 |
|
Voltar ao Topo |
|
|
César Oliveira |
Enviada: Qua Mai 04, 2016 9:09 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10040 Localização: Rio de Janeiro
|
Respondendo em parte e sem ter 100% de certeza em algumas respostas:
1- A D-20 ,foi lançada em 1985, e já era equipada com o Q20B sendo que as primeiras ainda podiam ser encontradas com bomba CAV (estrangulador mecânico), depois só com bomba Bosch(estrangulador elétrico).
2- Acredito que as primeiras saíram com 5 canaletas e posteriormente (não faço ideia da data) passaram a ser de 3 canaletas.
O que deve ser observado é que o motor q20b, na sua base é um 4236 modernizado, e que essa base foi utilizada para criar motores para as mais diversas funções. É como se a pizzaria fabricasse a massa da piza, que podia ser usada para fazer piza de qualquer sabor, que vai de acordo com os ingredientes colocados.
Ilustrando: em algumas maquinas (retro escavadeiras ) o motor de arranque é do lado oposto do que o da D-20\10, dependendo da função. Eu já vi em catálogo de peças e já vi em foto, motor q20b com trocador de calor igual ao dos maxion, motores que eram antecessores.
O que pode ter ocorrido é que no inicio foram usados motores de uso geral, e conforme a solicitação de mercado, esse motor genérico começou a ganhar características veiculares mais voltadas a desempenho automotivo culminado com o lançamento da linha maxion, que em suma ainda é aquela massa inicial de piza, que foi trabalhada por um Chef renomado que fez uma piza deliciosa.
E ainda hoje continua na linha P-4000\4100 nos tratores e grupos geradores.
Se tiver falando alguma besteira por favor me corrijam, pois gosto muito deste assunto e quer sempre aprender mais sobre a matéria. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
Voltar ao Topo |
|
|
sallespickup01 |
Enviada: Qua Mai 04, 2016 10:09 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16110 Localização: SÃO PAULO
|
funciona assim em 85 a primeira D20 com q20b porem bomba CAV desliga no estrangulador, e com 5 canaletas, alias todo CAV é 5, em 88 saiu o bosch desliga na chave e com 3 canaletas, porem até 89 sairam os dois nas D20 em 90 encerrou bomba CAV, tendo o respiro mudado pro coletor em 90 e 91
quanto ao trocador de calor o maxion é que copiou o Q20B, pois toda D40 tem, por ser carro de trabalho achavam que ia aquecer, mais foi um erro pois nunca acontecia tanto que o pessoal não colocava aditivo e furava o bendito e misturava agua com oleo, eu tirei varios!!! por isso nos S4 não tem e nos turbo tem
ja a evolução que fique claro, o Q20B é o MESMO 4236 é o velho D10, porem modificaram a injeção colocando bomba de 4 elementos por isso anda mais, mais é o mesmo motor em tudo cabeçote bloco bielas pistoes, que a unica evolução foi virar 3 canaletas, mantendo dimensões e cilindrada, costumo dizer que é igual motor AP 1.6 com carburador mini progressivo e com carburador 2E nem parece o mesmo motor pra andar... _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
Voltar ao Topo |
|
|
ewerton |
Enviada: Qua Mai 04, 2016 10:53 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 4969 Localização: Curitiba-Pr
|
Legal. Achava que a partir do momento que mudou para D20 já fosse Q20b com três canaletas. Em 85 mudou só a posição do encanamento dos injetores então? _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
|
Voltar ao Topo |
|
|
sallespickup01 |
Enviada: Qua Mai 04, 2016 2:27 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16110 Localização: SÃO PAULO
|
bomba tb, é realmente um Q20B, porem os CAV permaneciam com 5 canaletas igual os D10 _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
Voltar ao Topo |
|
|
ewerton |
Enviada: Qua Mai 04, 2016 7:56 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 4969 Localização: Curitiba-Pr
|
Sim entendi. Nos primeiros então só mudou o nome e a posição dos encanamentos dos bicos. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
|
Voltar ao Topo |
|
|
sallespickup01 |
Enviada: Qui Mai 05, 2016 12:52 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16110 Localização: SÃO PAULO
|
entendeu Não, eu disse que mudou bomba tb, mesmo sendo CAV ja tem 4 elementos, a sua por exemplo Ewerton, tem 3 _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
Voltar ao Topo |
|
|
ewerton |
Enviada: Qui Mai 05, 2016 8:33 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 4969 Localização: Curitiba-Pr
|
Digo em relação ao motor não teve alteração nenhuma. Se trocar os porta bicos e BI já tenho um "Q20b 1ª geração". rsrsrs _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Lawrence |
Enviada: Sex Mai 06, 2016 9:34 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Mai de 2010 Mensagens: 1573 Localização: Vila Velha
|
Uma duvida;
como é este lance de estrangulador??
Atte LAwrence Henle _________________ S10 CD 2.8 CTDI LT 2013/2013 4X2
Ex S10 CD 2.8 TDI STD 2003/2003 4X4
Ex S10 CS 2.2 EFI STD 1997/1997 4X2 |
|
Voltar ao Topo |
|
|
sallespickup01 |
Enviada: Sex Mai 06, 2016 10:06 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16110 Localização: SÃO PAULO
|
é um cabo que vc puxa no painel e ele aciona a parada manual na bomba injetora, depois passou a ser uma solenoide eletrica, dai é só desligar a chave Law _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Lawrence |
Enviada: Sex Mai 06, 2016 10:13 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Mai de 2010 Mensagens: 1573 Localização: Vila Velha
|
sallespickup01 escreveu: |
é um cabo que vc puxa no painel e ele aciona a parada manual na bomba injetora, depois passou a ser uma solenoide eletrica, dai é só desligar a chave Law |
Valeu, salles.
Atte Lawrence Henle _________________ S10 CD 2.8 CTDI LT 2013/2013 4X2
Ex S10 CD 2.8 TDI STD 2003/2003 4X4
Ex S10 CS 2.2 EFI STD 1997/1997 4X2 |
|
Voltar ao Topo |
|
|
pedrao520 |
Enviada: Dom Mai 08, 2016 9:30 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Janeiro de 2016 Mensagens: 465 Localização: Patrocinio Minas Gerais
|
estrangulador é dos tipo bruto, machão, dos desligar na chave é dos mais fresco..
kkkkkk |
|
Voltar ao Topo |
|
|
sallespickup01 |
Enviada: Seg Mai 09, 2016 12:56 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16110 Localização: SÃO PAULO
|
que isso pedrão, estrangulador até menininha puxa, ja na chave só quem sabe KKKKKKKK _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
Voltar ao Topo |
|
|
César Oliveira |
Enviada: Seg Mai 09, 2016 7:45 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10040 Localização: Rio de Janeiro
|
Principalmente quando desliga a chave e o motor não desliga, ai tem de usar o miolo. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Cursino |
Enviada: Seg Mai 09, 2016 10:13 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Mensagens: 2768 Localização: Mogi das Cruzes
|
Eu achava o máximo o estrangulador da Femir do velho, antes de colocar a VE. _________________ Grand Blazer DLX - Perkins Q20B Turbo
DRM Retífica (11) 4724-3692 |
|
Voltar ao Topo |
|
|
|