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 Restauração/Reforma C10-1979 - "Branca" « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
adalberto
MensagemEnviada: Sáb Jun 06, 2020 10:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
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Já que no futuro a viatura terá duas pilotas, convem vc começar a reservar uma grana para colocar freios a disco.
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Adalberto
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Thiago-RS
MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2020 6:46 pm    Assunto: Re: Minha Experiência Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007
Mensagens: 81
Localização: Esteio-RS

Fontes escreveu:
Caro Thiago.

Tua história nos contagia a seguirmos em frente, pois a luta para colocar um antigo para rodar é grande.

Faz 11 meses que comprei uma C10 1977 Azul. Sou de SP e o carro estava no interior do Ceará quando o encontrei.

Tem uma razão sentimental para ter uma C1, mas essa é uma história muitoooo longa.

O carro estava todo original, exceto pela adição da direção hidráulica, volante da D10 e um cilindro de gás na caçamba. Ele era usado no trabalho, carregava móveis e madeira, pois o dono era marceneiro e finalmente chegara o momento da aposentadoria e de passar o carro adiante.

Um amigo que mora em Fortaleza viu o carro para mim, e depois de negociar com o filho do dono, comprei o carro e contratei uma transportadora que trouxe o carro para SP.

Os planos eram os seguintes:
1 - Rebaixar a suspensão, colocando freios a disco e hidrovácuo;
2 - Os pneus seriam com letras brancas na lateral e um pouco mais largos, claro com novos aros, sobre aros e calota cromada;
3 - As madeiras da caçamba seriam substituídas e frisos cromados seriam instalados;
4 - Os bancos seriam revestidos em couro e toda a cabine receberia carpete;
5 - Instalaríamos um kit multimídia com câmera de ré;
6 – Pretensão de instalar um kit universal de ar condicionado;
7 - Uma nova pintura em tom azul meio acinzentado, com teto branco lotus;
8 - Um câmbio de 5 marchas seria instalado;
9 - Sistema de ignição modernizado para dar melhor confiabilidade e no futuro um sistema de injeção eletrônica;

Nunca tive a intenção de ter um antigo totalmente original, a ideia era ter o antigo, porém com as facilidades de um carro mais moderno.

Levei o carro para um amigo que está acostumado a reformar carros antigos para vender, a experiência dele no assunto é imensa e não me cobrou nada pela ajuda (isso não tem preço).

Começamos a mexer no carro, e no mesmo tempo tive um revés financeiro.

Acabamos encontrando muitos problemas no carro, desaceleramos o processo de reforma e os planos ficaram mais modestos também.

1 - Na remoção do kit gás, constatamos a necessidade de substituir o carburador e coletor.
2 - Percebemos ainda que o escapamento precisava ser trocado;
3 – Decidimos manter o câmbio de 3 marchas original que fora adaptado para o assoalho. Entretanto, precisamos substituir a embreagem e diversos retentores por conta de vazamento;
4 – A suspensão não seria mais rebaixada, porém tivemos que trocar algumas buchas, pivôs e amortecedores (questão de segurança);
5 – Não instalaríamos mais os freios a disco, porém tivemos que trocar os burrinhos, lonas e retificar as panelas de freio. Pelo menos adaptei o hidrovácuo que tanto queria, porém por conta de espaço um novo tipo de filtro será instalado (mais $$$);
6 – Os pneus irão ficar, precisarei substituir 2 por estarem muito ressecados, mas manterei o modelo de pneu e rodas originais (Pneu Maggion ou qualquer outro mais barato mesmo);
7 – Faremos a funilaria (encontramos alguma massa nas portas, caixa de ar lado esquerdo e tampa da caçamba);
8 – A pintura será retocada e polida;
9 – As madeiras da caçamba serão lixadas e envernizadas;
10 – Teremos que fazer a tapeçaria, porém escolheremos um tecido mais simples e não mais o couro (ainda não sei qual opção seria melhor);
11 – A parte elétrica terá que ser revisada, pois a quantidade de fios que ligam o nada em lugar nenhum é imensa (questão de segurança);
12 – Ainda pretendemos instalar um sistema de ignição mais moderno, mas não sabemos exatamente o que vai ser;

A lição que aprendi:

Carro antigo barato é para quem não é casado (rsrsrs), tem paciência, conhece mecânicos, eletricista, funileiro e pintor de confiança e está com um bom dinheiro no bolso para investir no carro...
Sonhar com um carro mais modesto e ir fazendo pequenos up-grades te dará pequenas vitórias todos os dias, o que certamente irá motivar muito mais do que ter o carro parado em oficinas por muito tempo.
Sempre aparecem carros razoáveis por preços atraentes, ter paciência é fundamental.
Se mesmo assim você optar por fazer um carro do zero, nunca desista dele:
Se faltar dinheiro, deixe o projeto mais modesto...
Se o mecânico está pisando na bola, mude a oficina;
Se faltar conhecimento, peça ajuda;
Se desanimar, venha para o fórum, pois aqui tem várias histórias inspiradoras como a sua.

Um forte abraço para todos.


Olá Fontes! Bha! Sem palavras para agradecer teu comentário! Perdão pela demora em responder, nem sempre chega as notificações de resposta no e-mail e nem sempre olho com a frequência que gostaria o fórum.

Bueno, vou responder em tópicos ou em partes...

Do comentário geral

Esses "pequenos" gestos como o seu comentário dão gás para gente seguir adiante , mais que seguir, compartilhar as alegrias e as incertezas. Não que seja a opinião "dos outros" que faça (ou seja determinante) para a gente seguir em frente (até porque normalmente a opinião "dos outros" no que toca a "investir dinheiro em carro antigo" é no sentido de desabonar, criticar, as vezes até ofender). Mas quando a gente percebe que pode influenciar positivamente outras pessoas desde a nossa vivência, é algo bem gratificante, especialmente num momento em que as pessoas não conseguem mais conversar direito e nem ver no outro as coisas boas. Na minha opinião estamos vivendo um tempo de ignorância de todos contra todos que impede a gente de se enxergar e se comunicar sem ter que atacar e destruir o outro e o que é diferente da gente, mas enfim, essa talvez seja outra questão...

Na verdade ter criado esse tópico aqui no Fórum se deu por vários motivos:
1. Fazer registro dessa saga (como se fosse um diário público);
2. Criar um "mecanismo" para eu lembrar por tudo que já passei e por isso não desistir "tão fácil";
3. Manter a fé no melhor do ser humano, e aí me refiro ao que para mim é o principal desse espaço, ou o que para mim tem mais valor, ou seja, a solidariedade e a camaradagem dos membros sempre dispostos a ajudar e contribuir de maneira que lhes seja possível;
4. De certa formar, mostrar "na prática" para pessoas como eu e você e outras tantas anônimas que já leram e viram esse tópico que mesmo com poucos recursos (mas com o melhor da teimosia e principalmente com humildade, convicção e coragem) que é SIM possível alcançar os nossos sonhos e objetivos (por mais difícil que seja e pareça);
5. Que uma das coisas mais interessantes na vida é poder compartilhar e ajudar, e que a felicidade, me parece, só é real quando pode ser compartilhada (mesmo que seja em fotos e vídeos).

Enfim, tua mensagem me inspirou a escrever coisas que as vezes a gente pensa mas não fala (escreve), especialmente no que tem haver com AJUDA, AGRADECIMENTO, SOLIDARIEDADE, HUMILDADE, etc. Essas coisas e valores meio fora de moda na sociedade do "eu sozinho".

Enfim, aproveito para agradecer não só a tua mensagem como todo pessoal do Fórum, especialmente os mais "engajados", pelas diferentes ajudas de vários tipos. Por compartilharem conhecimentos e experiências e, principalmente, por dedicarem o seu tempo (algo tão precioso) para fazer possível, acessível e PÚBLICO esse Fórum que serve para tanta gente.

Acho que tem um grupo de Whats com o pessoal aqui do Fórum (eu não participo porque não sei direito como funciona, mas acho uma ferramenta válida especialmente para tirar dúvidas rápidas e trocar informações de maneira mais imediata), mas o papel de deixar registrado e públicas as informações me parece que só a Ferramenta do Fórum consegue.



Comentando pontos do teu comentário
Bueno, sobre as "razões sentimentais" para ter uma C10 acho que vale contar, penso que é o valor "histórico e sentimental" do objeto que dá sentido e destaque para o objeto restaurado, parafraseando a minha própria frase de "assinatura" das mensagens...

Sobre os "planos no carro"
Compartilho contigoe com os demais uma coisa que para mim foi bem determinante: não focar no "ponto de chegada", ou seja, em como a gente visualiza a restauração pronta, ou o resultado final. Evidente, ter em mente um imagem do que se quer, mas não ficar olhando só para essa imagem. Isso (sempre falando da minha experiência) faz a gente se frustrar mais fácil, até porque a "expectativa é a mãe da m..r..a". Traçar "metas" mais "imediatas", fazer de fato um "plano de restauração" me ajudou muito, isso depois de fazer diferente disso por muito tempo. Quando o recurso é escaço é fundamental planejar bem onde vai investir e para isso ter um plano de metas e PRIORIDADES é fundamental. Eu acabei "gastando errado" recursos que hoje fazem falta. Como a minha história é de década, muita coisa que eu comprei lá no início do processo (por pura falta de planejamento, por exemplo, borrachas e outras "perfumarias") acabaram se perdendo por ação do tempo e outras nos "vai e vem" de oficinas. Essa, acho, é uma dica válida para qualquer projeto com carro antigo!

Sobre "revés" financeiro e outros percalços do caminho
Essa é uma variável inevitável para quem tem poucos recursos. Saber que se vai, em algum momento, passar por reveses é fundamental para se preparar para quando ocorrerem. Eu nesses mais de 10 anos passei por vários. Muitas pessoas que conheço desistiram de seus projetos não por falta de persistência, mas por reveses financeiros ou de vida quase impossíveis de superar. Por isso contar com essas "variavies" ajuda bastante quando elas aparecem.

Sobre as "surpresas", problemas e reorganização do projeto
Bem, no meu caso eu sabia desde o princípio o tamanho do "problema" que eu tinha na mão. O que me dificultou mais foi aquela coisa que todo mundo que se mete a arrumar ou restaurar carro antigo passa, já passou ou vai passar, maus profissionais. Eu perdi um bom tempo e algum dinheiro considerável nesse ponto. Por isso, ter ajuda de quem conhece mais (e aqui entra o papel do Fórum) é fundamental. Encontrar profissionais de qualidade é difícil, mas eles existem (só que nem sempre é possível conciliar o trabalho TOP com o valor justo e digno cobrado). Achar a junção quase impossível do bom profissional com preço compatível com o que se pode pagar é um dos maiores desafios (salvo se o sujeito for profissional em todas as área que envolvem a reforma, o que é difícil, pois ser funileiro, pintor, mecânico, tapeceiro e eletricista não é para muitos, não é!?). No ponto ajuda e solidariedade de outras pessoas amigas entra a escolha do veículo que é o teu caso. Uma "boa escolha" ajuda a diminuir as "surpresas desagradáveis". No teu caso o seu amigo do Ceará deve ter feito o melhor que ele pode e mesmo assim teve "surpresas".

Sobre peças
Uma coisa que me ajudou muito foi mapear lugares e pessoas que podia consultar e acessar para conseguir as peças que eu precisaria. Isso ajuda muito e envolve aquele ponto do planejamento que falei acima. Aqui no Fórum tem o Salles que é "o cara" das peças. O que ele não tiver, deve saber te indicar onde conseguir, ainda mais que você é de SP.
Eu me quebrei muito com peças de mecânica até entender o "processo" e achar "os caminhos". Hoje (tirando peças de acabamento) tenho boas fontes aqui no RS. Inclusive pessoas que se tornaram amigas e boas conselheiras.
Os pneus é sempre bom ficar de olho na "black fraude", eu consegui comprar os meus pneus Hankook com 50% de desconto em relação ao valor "de mercado". Comprei 4 pelo preço de 2.

Da funilaria, elétrica, tapeçaria, etc.
Funilaria e pintura, sem dúvidas, é o grande X da questão. Serviço bom, é caro, esse é difícil conciliar a fórmula BBB (bom, bonito e barato (leia-se, barato é o que eu posso pagar!). E quando tu começa a mexer, só vai... Esse carros, a maioria com 40 anos ou mais (geralmente mais) é difícil que não estejam comprometidos de lataria (seja pelo tempo, seja por serviços de qualidade duvidosa realizados durante os seus anos de existência). A elétrica é relativamente simples, e na minha opinião não vale fazer "meia sola" que no longo prazo vai te dar dor de cabeça e mais gastos do que se você economizar e fazer tudo no início (é isso que estou projetando fazer, toda a elétrica já com os "penduricalho" instalado junto (tipo farol auxiliar, som, chave geral, alarme antifurto, etc.). Tapeçaria é outra questão chave que entra naquela coisa da expectativa que eu falei antes. Eu tinha uma ideia de carpetes, couros e tal. Hoje me contento com o tapetão de borracha tipo "original" da C10 e bancos com material "parecido" com o courvin que era "original" dos bancos. Mas hoje isso não está nos meus planos do "imediato", então seguindo os meus próprios aprendizados, nem penso nisso por hora.

Das lições aprendidas
Eu concordo com as tuas considerações quase que completamente!
Mas mantenho o que disse acima. É possível mesmo sendo casado, tendo filho pequeno (o meu nasceu em 2018, já tá até "ajudando", vou mandar foto abaixo) e com poucos recursos. É POSSÍVEL! Só que (sempre tem um "que", um "mas", um "porem") tem que ter paciência, coragem, humildade e ser TEIMOSO. kkkkk Laughing Laughing Laughing Laughing

Grande abraço e não desista!



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Melhor ajudante!
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"O que da destaque à restauração é o valor histórico do objeto a ser restaurado."
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MensagemEnviada: Sáb Jun 13, 2020 11:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Mai de 2020
Mensagens: 19
Localização: Santos

Oi Thiago,

Cara, obrigado pela mensagem.

A rotina do dia a dia não me permite maior assiduidade no fórum, mas me contento com o tempo que tenho.

Você tem razão, os tempos em que vivemos estão bastante estranhos, mas ainda há esperança de que tudo isso passe e a solidariedade, tolerância, harmonia e o respeito voltem a nortear o nosso convívio.

Que legal ver teu guri (como vocês falam por aí) já curtindo o carro, afinal será para ele mesmo! rsrsrsr

Falando do carro...

Eu até peço desculpas por publicar aqui tanta coisa sobre a minha C10, mas confesso que me identifiquei com sua história e quis contar um pouco da minha batalha com a C10. Reformar carros no Brasil é bem diferente do que vemos na TV a cabo! Rsrsrs

Um dia conto a razão de ter escolhido a C10, mas imagino que quando acabar a C10, irei para a Kombi, Fusca, Brasília e por aí vai... acho que estes carros fizeram parte da vida de todo mundo que tem um pouco mais de 30 anos.

Você tem razão, hoje minhas metas são de curto prazo e tem sido muito mais fácil seguir com o projeto desta maneira. Foco em pequenas coisas e batalho para concluí-las, e surpreendentemente as coisas tem saído e o carro ficado melhor de forma mais rápida agora.

Graças ao meu amigo especialista, não tenho gastado com o que não precisa e tudo é comprado no tempo exato da substituição. Quando constatamos a necessidade de substituir os amortecedores dianteiros, vimos que não precisávamos trocar os traseiros e não o fizemos (em outras épocas eu teria trocado).

Você tem razão quanto aos revezes financeiros, estou mais conformado e me adaptando a cada dia.

O carro escolhido foi o melhor que meu dinheiro podia pagar, meu amigo de Fortaleza me ajudou sobremaneira e as surpresas encontradas fazem parte da jornada, estou muito feliz com ele. Poderia ter encontrado algo melhor e barato? Talvez, mas isso é algo que nunca me passou pela cabeça após ter comprado este carro.

Quanto as peças, não é como comprar algo para um GOL, mas não tenho tido muitos problemas. O Mercado Livre tem me ajudado bastante (não é propaganda! Rsrsrsr)

Estamos eliminando todos os problemas de mecânica, iremos para a elétrica (talvez ignição junto) e já estamos buscando funileiros....

Ainda não sei te falar o que farei da pintura e tapeçaria, pois tem muito dinheiro envolvido nisso.

Enfim, seguem algumas fotos dos problemas que encontrei.

E vamos peleando!

Um forte abraço!

NOTA: As fotos abaixo são do terminal de direção que troquei, amortecedor quebrado e como ficou o hidrovácuo.



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MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2020 1:03 am    Assunto: Retrovisoree Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Mai de 2020
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Pessoal
Já estava esquecendo.

Estou precisando de retrovisores externos para a C10, queria algo cromado ou alumínio polido.

Alguém recomenda algo?

Abraços.

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adalberto
MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2020 10:11 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 7402
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Nesse estilo voce vai achar muita coisa paralela de baixa qualidade, é só procurar na internet. Se não me engano algumas caminhonetes mais modernas como hilux e outras tem alguns modelos cromados originais e ai precisaria ver a adaptação. Bom seria os originais da D-20 e quando voce for pintar a caminhonete pede pro pintor dar um talento neles com uma tinta prata que se aproxime do aluminio polido. Ou se tiver facilidade de trazer coisa gringa de qualidade.
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MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2020 1:32 am    Assunto: Responder com Citação



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Obrigado pela dica

Não tenho facilidade de trazer o gringo e penso que o da D20 foge muito do estilo do carro.

Será que não acho um paralelo de qualidade e que se aproxime do modelo original?

O Mercado Livre tem muita coisa, mas é difícil saber o que é bom ou não.

Abraços.

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delegado
MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2020 8:03 am    Assunto: Responder com Citação



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Eu comprei um par daqueles redondos no mercado livre,mas de péssima qualidade e foi um parto torna_los funcionais.tive que desmontar os dois entortar as astes de giro e trocar os espelhos,por espelhos de moto com grau.aconselho procurar originais do corcelzinho.sao cromados de boa qualidade e muito bonitos.
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ewerton
MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2020 5:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
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Esse espelho que tá nela é o original. Não lembro de algum que não destoe da caminhonete para adaptar. Esse que o Delegado falou acho bacana, se for aquele que vai preso na parte superior da porta.
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adalberto
MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2020 9:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
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Esse do carro vermelho é o espelho original e é igual do Corcel que o delegado falou mas acho ele muito pequeno e com pouca visibilidade.



Esse do meu carro é o original da D-20 não achei que destoa muito e visibilidade é ótima


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mateusict
MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2020 9:25 pm    Assunto: Responder com Citação



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https://www.crmpecas.com.br/espelho-retrovisor-chevrolet-brasil-c10-lado-esquerdo.html
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delegado
MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2020 9:57 pm    Assunto: Responder com Citação



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O meu é parecido com esse da Vera vermelha.o do corcel e do Landau são retangulares.acho que são os únicos possíveis de serem encontrados originais.
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mateusict
MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2020 10:24 pm    Assunto: Responder com Citação



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Até q acha coisa boa e legal, soh q eh caro!!!! Se um dia foi barato já não eh mais à época...
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MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2020 11:15 pm    Assunto: Retrovisores Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Mai de 2020
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Obrigado pelas inúmeras dicas, pois algumas são preciosas considerando a sua experiência no assunto.
Eu gosto deste estilo da Veraneio Vermelha, mas todos me disseram que não conseguirei encontrar originais ou com qualidade minimamente aceitável.
Eu até começo a não exigir muita visibilidade, pois realmente a estética deste modelo me atrai bastante.
Essas da D20 possuem o tamanho perfeito, porém prefiro os modelos cromados ou de alumínio polido.
Se alguém tiver comprado algum que tenha gostado e puder compartilhar o contato do vendedor eu agradeço.
Um abraço para todos.

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César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2020 10:36 am    Assunto: Responder com Citação



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Infelizmente, a qualidade deste tipo de material deixa a desejar, pode ser o pequeno cromado ou o da D-20, pela minha experiência, quando fui trocar os espelhos para por os elétricos, os originais "com pé de ferro", eram impagáveis porque estavam em péssimas condições e mais caros do que novos, paralelos do mesmo fabricante que fazia os originais.
No meu caso foi desmontar os novos e fazer os reforços que eram de fábrica, deu para perceber, que quando era para veículos de linha de montagem o interior era todo reforçado nos pontos críticos, enquanto o mesmo espelho vendido como reposição não tinha estes reforços por dento.
Isto eu consegui determinar pesquisando fotos da parte interna dos originais e comparei com os que eu tinha na mão.
Eu customizei a parte interna com araldite(cola epoxi) e gaze(a decorativos mesmo), faz como uma laje coloca a malha e depois a cola, aumenta a espessura da superfície, e em pontos de esforço maior coloquei chapa de latinha de cerveja com cola e gaze, depois que seca vira pedra, pintei de preto para ocultar um pouco, mas como fica por trás do espelho não da para ver.
Os espelhos não aguentavam nem o vento, já ficavam como pescoço de galinha .

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delegado
MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2020 11:15 am    Assunto: Responder com Citação



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cola instantanea e bicabornato de sodio,tambem sao bons pra reconstruir coisas.esse parafusinho vagabundo aí debaixo da rotula,aperta uma chapinha ,que pressiona a rotula por dentro pra dar firmeza no retrovisor;assim que eu achar um par de corcelzinho original,eu jogo isses fora;não tenho coragem nem de doar pra ninguem.


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