Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Errata. Tampa do radiador « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
pedrao520
MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2016 9:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Janeiro de 2016
Mensagens: 465
Localização: Patrocinio Minas Gerais

adalberto escreveu:
Pedrão pelo jeito então o defeito não é tampa


defeito é junta kkkk
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ARISMAR
MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2016 4:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 845
Localização: CAMPO GRANDE, MS

pedrao520 escreveu:
adalberto escreveu:
Pedrão pelo jeito então o defeito não é tampa

defeito é junta kkkk


Caro PEDRÃO

O defeito não é junta, é juntá. Juntá tudo e j.....f....

Desculpa-me pela brincadeira inconveniente. Quando enfrentamos um problema e um Amigo vem com esse tipo de ação, melhor ignorá-lo.

Bem, aqui no Fórum, nos tópicos específicos sobre o Sistema de Arrefecimento, tem muita informação útil.
Esse Sistema não é tão simples como se parece, tem muitos melindres permeando-o, que na maioria das vezes fogem à nossa observação.

Você citou anteriormente que o Líquido de Arrefecimento estava bastante sujo, "barrento".
Essa contaminação é pura ferrugem, deu-se exatamente pela oxidação, corrosão das galerias e dutos do arrefecimento existentes no bloco do motor, Bomba d'água, pela falta do Aditivo específico, há não ser que tenha sido abastecido o sistema com água lodosa, mais com toda a certeza isso não ocorreu.
Essa corrosão, quando muito acentuada, prejudica e muito o Arrefecimento do Motor, de difícil ou mesmo quase impossível correção, mas parece-me que ainda não é o seu caso.

Uma limpeza completa e exata só será possível com a desmontagem do motor e seu banho químico, mas isso não deve ser feito, pois demandará a sua retífica completa.
Para amenizar a situação, vá adicionando esse produto de limpeza, permaneça com ele durante a semana toda, rodando bastante com o veículo, e se necessário vá repetindo essa operação até o Líquido do Arrefecimento estiver bem limpo.
Ao esgotar o Sistema, faça-o sempre com o motor quente, não na sua temperatura ideal de funcionamento, mas não o deixe esfriar, porque com o Sistema quente as impurezas permanecem na sua maioria em suspensão, facilmente serão expulsas ao esgotar o Sistema. Deixando-o esfriar essas impurezas se decantam e voltam a se agregar nesses dutos e radiador, dificultando assim a limpeza.

Ao esgotar o Sistema, faça-o pela Mangueira de saída do Radiador (mangueira inferior) e com a Tampa do Radiador removida.
A intenção aqui é que seja esse Líquido esgotado com grande vazão e pressão a fim de remover o máximo de partículas.

Feito isso, vamos estudando e partindo para outras ações.

Abraços, ARISMAR(914).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2016 11:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10053
Localização: Rio de Janeiro

No caso de D-20, antes, até de trocar a tampa, eu ainda verificaria o estado do aterramento do painel, procurar no reostato de controle de luminosidade e no fio marrom da tomada que pega no painel, verificaria também o sensor de temperatura junto com o fio, que é um fio resistivo é um pouco diferente do fio normal, mas pode ser que já tenha sido trocado por um fio comum em alguma época da vida deste carro.

Recebi hoje a tampa do radiador certa, ela atende os seguintes veículos:

Marca - Unick - tampas automotivas.
Parece ter uma determinação de temperatura de 50.7F
Atende - F-1000\4000 após 93.
A-20 todos, C-20 todos, A-10 após 85, d-20 após 85, veraneio após 85, Bonanza até 89, caminhões GM custom 11000 à 14000 após 85 - F-1000\4000 92 à 98, F-12000\14000 92 à 98.

Comparando visualmente com a tampa do opala, é fácil notar que a mola da tampa para a D-20, é mais fina do que a do opala, fiz um teste grosseiro, usando uma balança digital de banheiro e a diferença de pressão se faz notar numericamente.
Claro que não foi com precisão de um relógio suíço, só coloquei a tampa com a mola para cima, na plataforma de uma balança de banheiro digital, e com os dedos apertei até conseguir mover a mola, fiz com as duas, e bateu mais ou menos com o esperado, transforma de libras para kg, é mais ou menos assim, 5 Kg aproximadamente 10 lbs, é claro que tem fórmula que vai dar o resultado preciso em casa decimais mas não é meu objetivo.
Fora que na embalagem não diz nada de pressão de trabalho.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
pedrao520
MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2016 1:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Janeiro de 2016
Mensagens: 465
Localização: Patrocinio Minas Gerais

ARISMAR escreveu:
pedrao520 escreveu:
adalberto escreveu:
Pedrão pelo jeito então o defeito não é tampa

defeito é junta kkkk


Caro PEDRÃO

O defeito não é junta, é juntá. Juntá tudo e j.....f....

Desculpa-me pela brincadeira inconveniente. Quando enfrentamos um problema e um Amigo vem com esse tipo de ação, melhor ignorá-lo.

Bem, aqui no Fórum, nos tópicos específicos sobre o Sistema de Arrefecimento, tem muita informação útil.
Esse Sistema não é tão simples como se parece, tem muitos melindres permeando-o, que na maioria das vezes fogem à nossa observação.

Você citou anteriormente que o Líquido de Arrefecimento estava bastante sujo, "barrento".
Essa contaminação é pura ferrugem, deu-se exatamente pela oxidação, corrosão das galerias e dutos do arrefecimento existentes no bloco do motor, Bomba d'água, pela falta do Aditivo específico, há não ser que tenha sido abastecido o sistema com água lodosa, mais com toda a certeza isso não ocorreu.
Essa corrosão, quando muito acentuada, prejudica e muito o Arrefecimento do Motor, de difícil ou mesmo quase impossível correção, mas parece-me que ainda não é o seu caso.

Uma limpeza completa e exata só será possível com a desmontagem do motor e seu banho químico, mas isso não deve ser feito, pois demandará a sua retífica completa.
Para amenizar a situação, vá adicionando esse produto de limpeza, permaneça com ele durante a semana toda, rodando bastante com o veículo, e se necessário vá repetindo essa operação até o Líquido do Arrefecimento estiver bem limpo.
Ao esgotar o Sistema, faça-o sempre com o motor quente, não na sua temperatura ideal de funcionamento, mas não o deixe esfriar, porque com o Sistema quente as impurezas permanecem na sua maioria em suspensão, facilmente serão expulsas ao esgotar o Sistema. Deixando-o esfriar essas impurezas se decantam e voltam a se agregar nesses dutos e radiador, dificultando assim a limpeza.

Ao esgotar o Sistema, faça-o pela Mangueira de saída do Radiador (mangueira inferior) e com a Tampa do Radiador removida.
A intenção aqui é que seja esse Líquido esgotado com grande vazão e pressão a fim de remover o máximo de partículas.

Feito isso, vamos estudando e partindo para outras ações.

Abraços, ARISMAR(914).


eu falei dessa junta ai mesmo kkkk, já limpei varias vezes... o funcionamento ta normal mesmo o ponteiro querendo passar da metade, mas já reparei que quando piso no freio, ligo seta ou o farol interfere nele, então pode ser que o problema seja até nele...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2016 1:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10053
Localização: Rio de Janeiro

Este marcador de temperatura é tão preciso, que uma vez na ex anadaluz, dentro do túnel da linha amarela, eu acendi os faróis de milha junto com as lanternas, o resultado foi que na metade do túnel, fui olhar a temperatura, e me assustei pois estava no vermelho, não vi fumaça nenhuma sair do carro, chegando no fim do túnel, parei no recuo do escritório da LANSA, abri o capo, e nada de fumaça, o marcador colado no vermelho, fui dentro do carro e desliguei o farol auxiliar e a lanterna, fui fechar o capo e voltei, o marcador havia caido para temperatura normal, tudo isso sem ter desligado o motor do carro.
o problema pode ser sim, mas não no instrumento, procure verificar o reostato de luminosidade do painel, é a peça que fica em baixo da chave de luz.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
JoséMunhoz
MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2016 5:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 13 de Setembro de 2014
Mensagens: 443
Localização: Mamborê - PR

Aproveitando o gancho sobre o marcador de temperatura, a minha ta doido outra vez, o reostato pifou e liguei direto, o marcador ficou um bom tempo normal e agora ta doido, antes marcava a mais, agora ajeitei os aterramentos e ele marca quase zero, andei pensando em ligar um fio direto do sensor no respectivo fio naquele plugue atrás do painel mas lá saem dois fios, tem alguma ideia do que fazer?
_________________
D20 DeLuxe Perkins Turbo 1991

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2016 5:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10053
Localização: Rio de Janeiro

José, não perca tempo com esse marcador ele é maluco.
Vai em uma loja de peças para trator, compra um marcador de temperatura mecânico que é usado em tratores MF e retro escavadeiras, no motor q20b tem um local certo para colocar o sensor de mercúrio, é só tirar um parafuso raso, que o poço aparece, nos maxion tem de colocar uma bucha de redução pois o diâmetro do poço é um pouco maior.
Depois de passei a usar o marcador mecânico não tomo mais susto. Não sei se foi de ravinha, mas o marcador do painel nunca mais deu problema.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
pedrao520
MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2016 8:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Janeiro de 2016
Mensagens: 465
Localização: Patrocinio Minas Gerais

César Oliveira escreveu:
José, não perca tempo com esse marcador ele é maluco.
Vai em uma loja de peças para trator, compra um marcador de temperatura mecânico que é usado em tratores MF e retro escavadeiras, no motor q20b tem um local certo para colocar o sensor de mercúrio, é só tirar um parafuso raso, que o poço aparece, nos maxion tem de colocar uma bucha de redução pois o diâmetro do poço é um pouco maior.
Depois de passei a usar o marcador mecânico não tomo mais susto. Não sei se foi de ravinha, mas o marcador do painel nunca mais deu problema.


e esse é mais preciso né.. eu devia de fazer isso...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
JoséMunhoz
MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2016 9:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 13 de Setembro de 2014
Mensagens: 443
Localização: Mamborê - PR

@Cesar, vou acabar fazendo isso mesmo, você tem fotos de onde é esse parafuso raso? E de onde fixou o marcador no painel? Quero ter umas ideias pra fazer na minha. Ah, andei pesquisando no ml e todos falam que é de 52mm a rosca que vai no motor, é essa? Mesmo do mb e tal
_________________
D20 DeLuxe Perkins Turbo 1991

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2016 9:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10053
Localização: Rio de Janeiro

Isso mesmo.
O parafuso fica na frente do cabeçote, ele é um parafuso que da para notar que não tem simetria com os demais que prendem o cabeçote.
Vou tentar tirar uma foto da minha instalação, no q20b fica na mesma posição.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2016 10:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10053
Localização: Rio de Janeiro

Fotos:



_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2016 10:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10053
Localização: Rio de Janeiro

Atenção:

O CABO NÃO PODE SER SEPARADO DO INSTRUMENTO, se fizer isso pode jogar fora.
O principal trabalho na instalação, é conseguir passar o sensor pela parede de fogo, tem que achar um buraco que ele passe e o comprimento do cabo fique legal.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
jesse
MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2016 11:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Agosto de 2012
Mensagens: 1566
Localização: Kannapolis NC USA

tem que cuidar desse (cabo) que na verdade é um cano bem fininho onde passa o mercurio se dobrar muito ele quebra
_________________
[img]http://i.imgur.com/FIPoZmks.jpg[/img]
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2016 7:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7414
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Cesar ficou legal o "berço" com os dois relogios e parabens pelas fotos. Voce agora ta um profissional fotografico.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
pedrao520
MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2016 8:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Janeiro de 2016
Mensagens: 465
Localização: Patrocinio Minas Gerais

essa moldurazinha pros dois arrumou onde ? e o reloginho do turbo ? tenho interesse de fazer igual se me permitir rsrs adorei
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 4
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB