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 Como trocar embreagem/retentor eixo piloto em casa? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2016 1:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Descobri que é assim mesmo. Em todo retentor a parte do lábio tem que ficar internamente.

Só é estranho colocar o retentor batendo pelo lado do lábio. Tem que ter um pouco mais de cuidado para não machucar o retentor. Tentei ir com cuidado, mas ele só entra no local na porrada mesmo.

Aproveitei e coloquei Loctite 518 (veda flange) para servir de junta na moringa. Antes estava com silicone de alta temperatura.



E para não dar chance para o azar, protegi as estrias do eixo para que ela não atraísse o retentor na hora de colocar a moringa no lugar.



Deixei o câmbio inclinado para secar a junta. De manhã vou testar para ver se não estraguei o retentor e se a junta ficou boa...

_________________
Abraços
Eduardo
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Cursino
MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2016 10:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011
Mensagens: 2768
Localização: Mogi das Cruzes

Eduardo, meus parabéns!

Que serviço lindo!

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Grand Blazer DLX - Perkins Q20B Turbo

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César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2016 11:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Tudo tão limpinho, da gosto de ver o processo, enquanto que na minha tem tanta sujeira em determinados pontos que tenho de usar o método Braile, só pelo tato.
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César Oliveira
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Cursino
MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2016 9:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011
Mensagens: 2768
Localização: Mogi das Cruzes

Na miminha também. Ainda mais agora que está equipada com um engenho bastante territorialista kklkk
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ewerton
MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2016 9:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Quase nos finalmente. Tá ficando show o serviço.
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adeilson_1445
MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2016 7:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Serviço de 1a ein.... Muito bom esta ficando, não creio que vaze novamente, além de que o retentor só estraga se ficar mordido, e mesmo assim para morder precisa ser de uma marca muito ruim ou uma mão muito bruta pra colocar o que não creio ser o caso.
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christian a. h. govastki
MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2016 10:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005
Mensagens: 267
Localização: Brasília - DF

Cursino escreveu:
Na miminha também. Ainda mais agora que está equipada com um engenho bastante territorialista kklkk


Os motores da GM tem a péssima fama de serem muito poçantes.

Onde param deixam uma poça de óleo.

Na outra Veraneio chegamos a colocar um litro de óleo por dia tamanha era a quantidade de vazamentos. Depois de um "tapa" melhorou bastante mas uns crônicos como:

1 - Retentor / graxeta traseira do motor

2 - Retentor da saída do câmbio

3 - Retentor da entrada do diferencial

4 - Tampa de válvulas do 6 Cilindros (também, uma tampa daquele tamanho preso só por 4 parafusos é ridículo

5 - Tampa lateral dos tuchos

parecem que não tem solução. Até hoje tenho um retentor da Sabó da primeira para trocar o da saída do câmbio.

Depois de muitos anos voltei a encher o piso da minha garagem de papelão para tentar deter o óleo que vaza.

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adalberto
MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2016 11:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
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christian a. h. govastki escreveu:
Cursino escreveu:
Na miminha também. Ainda mais agora que está equipada com um engenho bastante territorialista kklkk


Os motores da GM tem a péssima fama de serem muito poçantes.

Onde param deixam uma poça de óleo.

Na outra Veraneio chegamos a colocar um litro de óleo por dia tamanha era a quantidade de vazamentos. Depois de um "tapa" melhorou bastante mas uns crônicos como:

1 - Retentor / graxeta traseira do motor

2 - Retentor da saída do câmbio

3 - Retentor da entrada do diferencial

4 - Tampa de válvulas do 6 Cilindros (também, uma tampa daquele tamanho preso só por 4 parafusos é ridículo

5 - Tampa lateral dos tuchos

parecem que não tem solução. Até hoje tenho um retentor da Sabó da primeira para trocar o da saída do câmbio.

Depois de muitos anos voltei a encher o piso da minha garagem de papelão para tentar deter o óleo que vaza.


Diz a lenda que não é vazamento e sim demarcação de territorio Laughing Laughing

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Adalberto
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César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2016 11:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

É que tu não viu ainda a linha diesel (Maxion\Perkins), além de territorialistas eles são selvagens.
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César Oliveira
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Sekiya
MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2016 10:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Primeiramente obrigado Cursino, Cesar, Ewerton e Adeilson. Este serviço só aconteceu pelas informações e incentivo do pessoal aqui. Sem isso, não teria entrado nesta empreitada.

Sempre procuro fazer o serviço o mais limpo possível, até porque está tudo desmontado e se tiver algo por trás da sujeira, acabamos descobrindo.

@Adeilson

Realmente não vazou. Fiquei com medo de ter estragado devido a manipulação da peça e pelas pancadas. Às vezes o "medo" e excesso de cuidado dificulta o trabalho.

@Christian

No meu caso, o problema maior foi a tampa de válvulas. Ela empena com muita facilidade se se não tiver as manhas para apertar os parafusos e preparar a junta, ela vaza muito. Esta é a 3 junta que troquei após regular os balancins. Isso que fiz o serviço no fim do ano passado.

As duas primeiras juntas eram da Spaal. Aparentemente são boas, mas achei um pouco rígidas demais. A última que coloquei agora foi da Taranto. O fato é que tem que colar/vedar a junta na tampa (e só na tampa) com silicone ou outro vedante. Sem isso, não há conversa.

_________________
Abraços
Eduardo
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Sekiya
MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2016 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Bom amigos, finalizei o serviço. Finalmente. Confesso que fiquei com preguiça de remontar tudo depois de tanto esforço físico ao desmontar. Com a ajuda e o incentivo de um amigo, finalizamos a montagem da saga.

Algumas partes já foram descritas aqui no tópico, mas vou relatar desde o começo.

De início, já adquiri um jogo de chave combinada e um jogo de soquetes em POLEGADAS. É essencial para fazer o serviço em nossas picapes, já que pela origem americana da marca e de muitos componentes, muitos parafusos e porcas são neste sistema. Usar soquetes e chaves no sistema métrico (mm) até serve, mas em caso de parafusos com muito torque, existe o risco de espanar a cabeça dos mesmos.

Fora isso, o serviço é braçal. Só tem parafusos para serem retirados e colocados. Nada mais. A não ser no caso de retentores e da bucha do eixo piloto que há a necessidade de outras ferramentas e cuidado.

Cheguei a comprar um jogo de pinos centralizadores para o disco de embreagem, mas no fim, por terem diâmetro inferior ao das estrias do disco, eles só me serviram para tirar e colocar a bucha do eixo piloto. Então, o mais indicado é usar um cabo de vassoura, que possui cerca de 23mm de diâmetro. Eu me utilizei dos meus dotes de artesão para fabricar um:





Usei como referência do encaixe do eixo a bucha que havia comprado.



Comprei da MWM, que serve para Opala, D20 etc.

O kit de embreagem da LUK 628220220 vem assim:









Aí veio a dúvida quanto ao rolamento da embreagem. Ela tem parte do corpo em plástico resistente. Até aí sem problemas. Mas ao manusear, percebi que a parte do cone se movia em relação ao rolamento:

Observem o desalinhamento:


Aí fiquei com a dúvida se isso era normal ou não. Tentei até pelo SAC da Schaeffler, mas nada. Resolvi então buscar um rolamento com o corpo todo de metal e o que encontrei foi o SKF VKC 5052.






Comprei também o trava rosca Loctite 242 e o Veda Flange 518.
Custam uma fortuna, mas ao menos posso ficar tranquilo quanto a qualidade. Poderia ter usado o silicone Loctite 598 preto para vedar.



Com os componentes básicos necessários iniciei os trabalhos...

_________________
Abraços
Eduardo
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Sekiya
MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2016 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Com tudo em mãos iniciei o trabalho primeiramente desconectando a bateria. Como iria mexer no motor de arranque, por segurança é preciso desligar.

Depois fui para a alavanca do câmbio.

Mesmo sendo um câmbio adaptado, não foi complicado. Primeiramente retirar a alavanca, soltando as travas, buchas e pino e coifa.




A alavanca se fixa por bucha de borracha:



A coifa, eu uso o da D-20 por ter esse anel em formato circular:



Para tirar a torre da alavanca é soltar 4 parafusos e no meu caso, como estava colado, dar umas pancadas com o martelo de borracha:




Tirando a torre, protegi a entrada para que nada caísse dentro do câmbio:



Depois desta etapa fui para baixo do carro soltar o eixo cardã e desconectar o cabo de velocímetro e interruptor de ré:






Depois do cardã, tirei a travessa do câmbio e a tampa da caixa seca:





Soltei também o suporte do escapamento para que não forçasse, pois o motor e o câmbio iriam se mover:



Até este ponto, foi tranquilo. O problema agora era baixar o câmbio.

No meu caso, o problema era soltar os dois parafusos que ficam internos a caixa seca e fixam o câmbio. Não cabe um soquete e com a chave fixa, existe a travessa que impossibilita qualquer movimento com o torque necessário. A solução foi soltar a caixa seca primeiro, afastar um pouco até conseguir espaço para encaixar o soquete.

Nesta fase é complicado também apoiar a caixa e movê-la. O Ewerton já havia comentado que era instável. Eu devia ter feito um suporte em "U" com tudo fixo em um carrinho e um macaco. Sugiro que quem quiser se arriscar no serviço, faça-o desta forma.

Vejam a falta de espaço:



Os dois "malditos" parafusos:




Para soltar a caixa seca, são apenas 6 parafusos. Ainda é preciso soltar mais 3 parafusos que fixam o motor de arranque e mais 2 parafusos que fixam o suporte da embreagem. Eu ainda tentei apoiar o motor e o arranque. O motor nem é necessário pois o coxim segura. O arranque, apesar de ter um suporte superior, preferi deixar apoiado para não forçar muito.







Depois de deslocar um pouco, é possível soltar os parafusos internos:



Quando o câmbio estiver solto, o trabalho é puxar até o eixo piloto sair. Aí todo o cuidado é necessário. No meu caso, como não fixei nada, quando o eixo piloto soltou do disco de embreagem, o cambio veio com tudo (pois é preciso um pouco de força) e escorregou pelas tábuas. Sorte que não me machuquei e nem o câmbio virou.




Depois disso, foi tirar a caixa seca. Ela fica meio que travada pela travessa, mas com jeito sai fácil. Por dentro, ela estava meio que lavada de óleo/graxa.




O rolamento, acaba caindo quando sai o câmbio. O que estava lá era FAG 528822AA.



Com o câmbio fora e outros componentes fui analisar o que tinha. Primeiro limpei as peças como a torre da alavanca e a tampa da caixa seca:



Dei uma olhada melhor no eixo piloto e dá para ver desgaste nos dentes:



Verifiquei que também vazava óleo pela saída do pinhão do velocímetro. Tem um o'ring gasto, mas como não tenho de reposição, vedei com junta semi-secativa:






Retirei também o mecanismo de acionamento da embreagem para limpar e engraxar.

Estava assim:



Ficou assim:




O cabo eu também aproveitei e troquei. Eu tinha um de reserva que tinha comprado em meados de 2003/04. Na época comprei original.






Vi que no cabo antigo, no apoio perto do pedal, havia um anel de borracha para evitar ruídos. Como o novo não tinha, tive que fazer um com câmara de ar de pneu.




Como eu já estava cansado, antes de tirar a embreagem, resolvi melhorar o acabamento interno onde havia o recorte original do carpete. Como eu tinha uns retalhos, fiz uns "melhoramentos". Aproveitei também e coloquei aquelas fitas de manta asfáltica aluminizadas na tampa da transmissão a fim de atenuar ruídos.



_________________
Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Sex Abr 08, 2016 2:43 am, num total de 1 vez
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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 2:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
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Depois de descansar um pouco, foi a hora de tirar a embreagem. Simples e fácil por estar tudo livre. Só retirar os parafusos de forma cruzada. O platô é pesado e é bom ter cuidado ao manusear.

Ao retirar o kit antigo, percebi que havia pouca contaminação de óleo na parte interna do platô. O platô quase sem desgaste. O disco estava praticamente com mais de meia vida e sem a contaminação esperada. As molas de amortecimento estavam relativamente boas. Apenas com leve folga em 2 delas. Ou seja, o kit estava bom e daria para rodar muito ainda. O rolamento estava começando a ficar ruidoso. Pelo menos na mão.







Sobre o garfo e o volante do motor, já foi discutido e mostrado em mensagens anteriores.

Nesse meio tempo, percebi que precisava trocar a junta da tampa do cabeçote. Até aí normal. Troquei e fiz todo o procedimento. O problema é que ao mexer, vai surgindo outros problemas. Ao manusear a tampa, o cotovelo do sistema do aquecimento que sai da termostática começou a vazar. Aí não tive escolha a não ser mexer nisso também. Fora isso, troquei todas as mangueiras acessórias de aquecimento do coletor.






Depois deste foi a vez da moringa. Tive que procurar e achei uma Eaton original. A troca já foi descrita em outra mensagem.





Precisava trocar também a bucha do eixo piloto. Para tirar, utilizei o método da graxa. É colocar graxa e bater com o pino centralizador que aos poucos a bucha sai.





Com tudo pronto, era hora de começar a montar.
Na montagem do volante do motor. Utilizei o trava rosca em todos os parafusos e torqueei com 100 Nm.



Na montagem da embreagem, utilizei minha ferramenta artesanal para centralizar o disco (verificar o lado correto de instalação) e coloquei o platô apertando os parafusos aos poucos e em "x". No fim apertei com torque entre 25-30 Nm. (em parafusos M8 a Luk recomenda 25 Nm).




O restante da montagem, praticamente é o inverso da desmontagem. A pior parte, sem dúvidas é levantar o câmbio e fazê-lo encaixar no cubo do disco da embreagem.

Lembrando que é importante lubrificar com graxa o apoio do garfo e os dedos onde apoia o rolamento. A bucha do eixo piloto e o próprio eixo (sem exageros) e a moringa por onde o rolamento irá correr. Melhor utilizar graxa de lítio com bissulfeto de molibdênio.

Depois dessa experiência, digo que é simples o procedimento de troca em casa, mas é preciso bastante disposição física e de ferramentas apropriadas. Confesso que fiquei com preguiça de montar tudo devido ao esforço. Um amigo me ajudou na tarefa de montagem e foi isso que me motivou. Sem ajuda acho que não conseguiria fazer a montagem sem sofrimento.

De qualquer maneira, agradeço a todos que opinaram e me orientaram neste tópico: Cesar, Salles, Nathan, Adeilson, Ewerton, Furini e Christian. Fazendo com o apoio dos amigos do fórum, a tarefa fica mais tranquila, mesmo a distância. O sucesso da empreitada, eu divido com vocês.

Ah, e o problema dos trancos que pensei que eram do sistema de embreagem, ainda persiste. Sad Sad Sad
Agora estou convencido que o problema está unicamente no câmbio. Agora o que está ruim, nem imagino...

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Abraços
Eduardo
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César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 7:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
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Eduardo a sua mina de carvão é bem limpinha, este serviço é assim mesmo, tanto que já estou enrolando a um bom tempo para fazer isso na minha, ou seja, acho que só vou mexer na hora que não der mais para andar.
Parabéns, pelo empenho, capricho e por compartilhar esta informação tão valiosa, pois facilitara bastante a vida dos próximos que precisarem fazer este serviço.
Com relação aos trancos, verifique o cabo de embreagem, parece besteira mas a curvatura do conduíte do cabo de embreagem influência bastante os trancos, principalmente quando engata a marcha ré. Pode fazer um teste com cabo de marca paralela e que tenham conduíte maior ou menor do que você esta usando é um teste que sai relativamente barato em relação a mexer em uma caixa de marcha.

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César Oliveira
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MachadoSL
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 8:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Belo serviço Sekia, ainda mais que mesmo trabalhando sozinho conseguiu fazer muitas fotos, em geral ou eu trabalho ou faço fotos, os dois, geralmente não dá. Meus parabéns pelo serviço.
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Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
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