|
Como trocar embreagem/retentor eixo piloto em casa? |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Sekiya |
Enviada: Qua Abr 06, 2016 1:07 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Descobri que é assim mesmo. Em todo retentor a parte do lábio tem que ficar internamente.
Só é estranho colocar o retentor batendo pelo lado do lábio. Tem que ter um pouco mais de cuidado para não machucar o retentor. Tentei ir com cuidado, mas ele só entra no local na porrada mesmo.
Aproveitei e coloquei Loctite 518 (veda flange) para servir de junta na moringa. Antes estava com silicone de alta temperatura.
E para não dar chance para o azar, protegi as estrias do eixo para que ela não atraísse o retentor na hora de colocar a moringa no lugar.
Deixei o câmbio inclinado para secar a junta. De manhã vou testar para ver se não estraguei o retentor e se a junta ficou boa... _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Cursino |
Enviada: Qua Abr 06, 2016 10:51 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Mensagens: 2768 Localização: Mogi das Cruzes
|
Eduardo, meus parabéns!
Que serviço lindo! _________________ Grand Blazer DLX - Perkins Q20B Turbo
DRM Retífica (11) 4724-3692 |
|
Voltar ao Topo |
|
|
César Oliveira |
Enviada: Qua Abr 06, 2016 11:02 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10053 Localização: Rio de Janeiro
|
Tudo tão limpinho, da gosto de ver o processo, enquanto que na minha tem tanta sujeira em determinados pontos que tenho de usar o método Braile, só pelo tato. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Cursino |
Enviada: Qua Abr 06, 2016 9:04 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Mensagens: 2768 Localização: Mogi das Cruzes
|
Na miminha também. Ainda mais agora que está equipada com um engenho bastante territorialista kklkk _________________ Grand Blazer DLX - Perkins Q20B Turbo
DRM Retífica (11) 4724-3692 |
|
Voltar ao Topo |
|
|
ewerton |
Enviada: Qua Abr 06, 2016 9:59 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 4974 Localização: Curitiba-Pr
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
adeilson_1445 |
Enviada: Qui Abr 07, 2016 7:27 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 Mensagens: 2450 Localização: Osasco
|
Serviço de 1a ein.... Muito bom esta ficando, não creio que vaze novamente, além de que o retentor só estraga se ficar mordido, e mesmo assim para morder precisa ser de uma marca muito ruim ou uma mão muito bruta pra colocar o que não creio ser o caso. _________________ EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina
Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle
Ex - VW Apolo GLS 91/92
Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR |
|
Voltar ao Topo |
|
|
christian a. h. govastki |
Enviada: Qui Abr 07, 2016 10:53 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005 Mensagens: 267 Localização: Brasília - DF
|
Cursino escreveu: |
Na miminha também. Ainda mais agora que está equipada com um engenho bastante territorialista kklkk |
Os motores da GM tem a péssima fama de serem muito poçantes.
Onde param deixam uma poça de óleo.
Na outra Veraneio chegamos a colocar um litro de óleo por dia tamanha era a quantidade de vazamentos. Depois de um "tapa" melhorou bastante mas uns crônicos como:
1 - Retentor / graxeta traseira do motor
2 - Retentor da saída do câmbio
3 - Retentor da entrada do diferencial
4 - Tampa de válvulas do 6 Cilindros (também, uma tampa daquele tamanho preso só por 4 parafusos é ridículo
5 - Tampa lateral dos tuchos
parecem que não tem solução. Até hoje tenho um retentor da Sabó da primeira para trocar o da saída do câmbio.
Depois de muitos anos voltei a encher o piso da minha garagem de papelão para tentar deter o óleo que vaza. _________________ GM Veraneio 87 4,1l - A Lenda
Ex-GM Veraneio 79 4,3l - Senadora
http://umaveraneioazul.blogspot.com.br/ |
|
Voltar ao Topo |
|
|
adalberto |
Enviada: Qui Abr 07, 2016 11:04 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7414 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
christian a. h. govastki escreveu: |
Cursino escreveu: |
Na miminha também. Ainda mais agora que está equipada com um engenho bastante territorialista kklkk |
Os motores da GM tem a péssima fama de serem muito poçantes.
Onde param deixam uma poça de óleo.
Na outra Veraneio chegamos a colocar um litro de óleo por dia tamanha era a quantidade de vazamentos. Depois de um "tapa" melhorou bastante mas uns crônicos como:
1 - Retentor / graxeta traseira do motor
2 - Retentor da saída do câmbio
3 - Retentor da entrada do diferencial
4 - Tampa de válvulas do 6 Cilindros (também, uma tampa daquele tamanho preso só por 4 parafusos é ridículo
5 - Tampa lateral dos tuchos
parecem que não tem solução. Até hoje tenho um retentor da Sabó da primeira para trocar o da saída do câmbio.
Depois de muitos anos voltei a encher o piso da minha garagem de papelão para tentar deter o óleo que vaza. |
Diz a lenda que não é vazamento e sim demarcação de territorio _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
Voltar ao Topo |
|
|
César Oliveira |
Enviada: Qui Abr 07, 2016 11:38 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10053 Localização: Rio de Janeiro
|
É que tu não viu ainda a linha diesel (Maxion\Perkins), além de territorialistas eles são selvagens. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Sekiya |
Enviada: Qui Abr 07, 2016 10:29 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Primeiramente obrigado Cursino, Cesar, Ewerton e Adeilson. Este serviço só aconteceu pelas informações e incentivo do pessoal aqui. Sem isso, não teria entrado nesta empreitada.
Sempre procuro fazer o serviço o mais limpo possível, até porque está tudo desmontado e se tiver algo por trás da sujeira, acabamos descobrindo.
@Adeilson
Realmente não vazou. Fiquei com medo de ter estragado devido a manipulação da peça e pelas pancadas. Às vezes o "medo" e excesso de cuidado dificulta o trabalho.
@Christian
No meu caso, o problema maior foi a tampa de válvulas. Ela empena com muita facilidade se se não tiver as manhas para apertar os parafusos e preparar a junta, ela vaza muito. Esta é a 3 junta que troquei após regular os balancins. Isso que fiz o serviço no fim do ano passado.
As duas primeiras juntas eram da Spaal. Aparentemente são boas, mas achei um pouco rígidas demais. A última que coloquei agora foi da Taranto. O fato é que tem que colar/vedar a junta na tampa (e só na tampa) com silicone ou outro vedante. Sem isso, não há conversa. _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Sekiya |
Enviada: Qui Abr 07, 2016 11:39 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Bom amigos, finalizei o serviço. Finalmente. Confesso que fiquei com preguiça de remontar tudo depois de tanto esforço físico ao desmontar. Com a ajuda e o incentivo de um amigo, finalizamos a montagem da saga.
Algumas partes já foram descritas aqui no tópico, mas vou relatar desde o começo.
De início, já adquiri um jogo de chave combinada e um jogo de soquetes em POLEGADAS. É essencial para fazer o serviço em nossas picapes, já que pela origem americana da marca e de muitos componentes, muitos parafusos e porcas são neste sistema. Usar soquetes e chaves no sistema métrico (mm) até serve, mas em caso de parafusos com muito torque, existe o risco de espanar a cabeça dos mesmos.
Fora isso, o serviço é braçal. Só tem parafusos para serem retirados e colocados. Nada mais. A não ser no caso de retentores e da bucha do eixo piloto que há a necessidade de outras ferramentas e cuidado.
Cheguei a comprar um jogo de pinos centralizadores para o disco de embreagem, mas no fim, por terem diâmetro inferior ao das estrias do disco, eles só me serviram para tirar e colocar a bucha do eixo piloto. Então, o mais indicado é usar um cabo de vassoura, que possui cerca de 23mm de diâmetro. Eu me utilizei dos meus dotes de artesão para fabricar um:
Usei como referência do encaixe do eixo a bucha que havia comprado.
Comprei da MWM, que serve para Opala, D20 etc.
O kit de embreagem da LUK 628220220 vem assim:
Aí veio a dúvida quanto ao rolamento da embreagem. Ela tem parte do corpo em plástico resistente. Até aí sem problemas. Mas ao manusear, percebi que a parte do cone se movia em relação ao rolamento:
Observem o desalinhamento:
Aí fiquei com a dúvida se isso era normal ou não. Tentei até pelo SAC da Schaeffler, mas nada. Resolvi então buscar um rolamento com o corpo todo de metal e o que encontrei foi o SKF VKC 5052.
Comprei também o trava rosca Loctite 242 e o Veda Flange 518.
Custam uma fortuna, mas ao menos posso ficar tranquilo quanto a qualidade. Poderia ter usado o silicone Loctite 598 preto para vedar.
Com os componentes básicos necessários iniciei os trabalhos... _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Sekiya |
Enviada: Qui Abr 07, 2016 11:39 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Com tudo em mãos iniciei o trabalho primeiramente desconectando a bateria. Como iria mexer no motor de arranque, por segurança é preciso desligar.
Depois fui para a alavanca do câmbio.
Mesmo sendo um câmbio adaptado, não foi complicado. Primeiramente retirar a alavanca, soltando as travas, buchas e pino e coifa.
A alavanca se fixa por bucha de borracha:
A coifa, eu uso o da D-20 por ter esse anel em formato circular:
Para tirar a torre da alavanca é soltar 4 parafusos e no meu caso, como estava colado, dar umas pancadas com o martelo de borracha:
Tirando a torre, protegi a entrada para que nada caísse dentro do câmbio:
Depois desta etapa fui para baixo do carro soltar o eixo cardã e desconectar o cabo de velocímetro e interruptor de ré:
Depois do cardã, tirei a travessa do câmbio e a tampa da caixa seca:
Soltei também o suporte do escapamento para que não forçasse, pois o motor e o câmbio iriam se mover:
Até este ponto, foi tranquilo. O problema agora era baixar o câmbio.
No meu caso, o problema era soltar os dois parafusos que ficam internos a caixa seca e fixam o câmbio. Não cabe um soquete e com a chave fixa, existe a travessa que impossibilita qualquer movimento com o torque necessário. A solução foi soltar a caixa seca primeiro, afastar um pouco até conseguir espaço para encaixar o soquete.
Nesta fase é complicado também apoiar a caixa e movê-la. O Ewerton já havia comentado que era instável. Eu devia ter feito um suporte em "U" com tudo fixo em um carrinho e um macaco. Sugiro que quem quiser se arriscar no serviço, faça-o desta forma.
Vejam a falta de espaço:
Os dois "malditos" parafusos:
Para soltar a caixa seca, são apenas 6 parafusos. Ainda é preciso soltar mais 3 parafusos que fixam o motor de arranque e mais 2 parafusos que fixam o suporte da embreagem. Eu ainda tentei apoiar o motor e o arranque. O motor nem é necessário pois o coxim segura. O arranque, apesar de ter um suporte superior, preferi deixar apoiado para não forçar muito.
Depois de deslocar um pouco, é possível soltar os parafusos internos:
Quando o câmbio estiver solto, o trabalho é puxar até o eixo piloto sair. Aí todo o cuidado é necessário. No meu caso, como não fixei nada, quando o eixo piloto soltou do disco de embreagem, o cambio veio com tudo (pois é preciso um pouco de força) e escorregou pelas tábuas. Sorte que não me machuquei e nem o câmbio virou.
Depois disso, foi tirar a caixa seca. Ela fica meio que travada pela travessa, mas com jeito sai fácil. Por dentro, ela estava meio que lavada de óleo/graxa.
O rolamento, acaba caindo quando sai o câmbio. O que estava lá era FAG 528822AA.
Com o câmbio fora e outros componentes fui analisar o que tinha. Primeiro limpei as peças como a torre da alavanca e a tampa da caixa seca:
Dei uma olhada melhor no eixo piloto e dá para ver desgaste nos dentes:
Verifiquei que também vazava óleo pela saída do pinhão do velocímetro. Tem um o'ring gasto, mas como não tenho de reposição, vedei com junta semi-secativa:
Retirei também o mecanismo de acionamento da embreagem para limpar e engraxar.
Estava assim:
Ficou assim:
O cabo eu também aproveitei e troquei. Eu tinha um de reserva que tinha comprado em meados de 2003/04. Na época comprei original.
Vi que no cabo antigo, no apoio perto do pedal, havia um anel de borracha para evitar ruídos. Como o novo não tinha, tive que fazer um com câmara de ar de pneu.
Como eu já estava cansado, antes de tirar a embreagem, resolvi melhorar o acabamento interno onde havia o recorte original do carpete. Como eu tinha uns retalhos, fiz uns "melhoramentos". Aproveitei também e coloquei aquelas fitas de manta asfáltica aluminizadas na tampa da transmissão a fim de atenuar ruídos.
_________________ Abraços
Eduardo
Editado pela última vez por Sekiya em Sex Abr 08, 2016 2:43 am, num total de 1 vez |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Sekiya |
Enviada: Sex Abr 08, 2016 2:17 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Depois de descansar um pouco, foi a hora de tirar a embreagem. Simples e fácil por estar tudo livre. Só retirar os parafusos de forma cruzada. O platô é pesado e é bom ter cuidado ao manusear.
Ao retirar o kit antigo, percebi que havia pouca contaminação de óleo na parte interna do platô. O platô quase sem desgaste. O disco estava praticamente com mais de meia vida e sem a contaminação esperada. As molas de amortecimento estavam relativamente boas. Apenas com leve folga em 2 delas. Ou seja, o kit estava bom e daria para rodar muito ainda. O rolamento estava começando a ficar ruidoso. Pelo menos na mão.
Sobre o garfo e o volante do motor, já foi discutido e mostrado em mensagens anteriores.
Nesse meio tempo, percebi que precisava trocar a junta da tampa do cabeçote. Até aí normal. Troquei e fiz todo o procedimento. O problema é que ao mexer, vai surgindo outros problemas. Ao manusear a tampa, o cotovelo do sistema do aquecimento que sai da termostática começou a vazar. Aí não tive escolha a não ser mexer nisso também. Fora isso, troquei todas as mangueiras acessórias de aquecimento do coletor.
Depois deste foi a vez da moringa. Tive que procurar e achei uma Eaton original. A troca já foi descrita em outra mensagem.
Precisava trocar também a bucha do eixo piloto. Para tirar, utilizei o método da graxa. É colocar graxa e bater com o pino centralizador que aos poucos a bucha sai.
Com tudo pronto, era hora de começar a montar.
Na montagem do volante do motor. Utilizei o trava rosca em todos os parafusos e torqueei com 100 Nm.
Na montagem da embreagem, utilizei minha ferramenta artesanal para centralizar o disco (verificar o lado correto de instalação) e coloquei o platô apertando os parafusos aos poucos e em "x". No fim apertei com torque entre 25-30 Nm. (em parafusos M8 a Luk recomenda 25 Nm).
O restante da montagem, praticamente é o inverso da desmontagem. A pior parte, sem dúvidas é levantar o câmbio e fazê-lo encaixar no cubo do disco da embreagem.
Lembrando que é importante lubrificar com graxa o apoio do garfo e os dedos onde apoia o rolamento. A bucha do eixo piloto e o próprio eixo (sem exageros) e a moringa por onde o rolamento irá correr. Melhor utilizar graxa de lítio com bissulfeto de molibdênio.
Depois dessa experiência, digo que é simples o procedimento de troca em casa, mas é preciso bastante disposição física e de ferramentas apropriadas. Confesso que fiquei com preguiça de montar tudo devido ao esforço. Um amigo me ajudou na tarefa de montagem e foi isso que me motivou. Sem ajuda acho que não conseguiria fazer a montagem sem sofrimento.
De qualquer maneira, agradeço a todos que opinaram e me orientaram neste tópico: Cesar, Salles, Nathan, Adeilson, Ewerton, Furini e Christian. Fazendo com o apoio dos amigos do fórum, a tarefa fica mais tranquila, mesmo a distância. O sucesso da empreitada, eu divido com vocês.
Ah, e o problema dos trancos que pensei que eram do sistema de embreagem, ainda persiste.
Agora estou convencido que o problema está unicamente no câmbio. Agora o que está ruim, nem imagino... _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
|
César Oliveira |
Enviada: Sex Abr 08, 2016 7:56 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10053 Localização: Rio de Janeiro
|
Eduardo a sua mina de carvão é bem limpinha, este serviço é assim mesmo, tanto que já estou enrolando a um bom tempo para fazer isso na minha, ou seja, acho que só vou mexer na hora que não der mais para andar.
Parabéns, pelo empenho, capricho e por compartilhar esta informação tão valiosa, pois facilitara bastante a vida dos próximos que precisarem fazer este serviço.
Com relação aos trancos, verifique o cabo de embreagem, parece besteira mas a curvatura do conduíte do cabo de embreagem influência bastante os trancos, principalmente quando engata a marcha ré. Pode fazer um teste com cabo de marca paralela e que tenham conduíte maior ou menor do que você esta usando é um teste que sai relativamente barato em relação a mexer em uma caixa de marcha. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
Voltar ao Topo |
|
|
MachadoSL |
Enviada: Sex Abr 08, 2016 8:16 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
|
Belo serviço Sekia, ainda mais que mesmo trabalhando sozinho conseguiu fazer muitas fotos, em geral ou eu trabalho ou faço fotos, os dois, geralmente não dá. Meus parabéns pelo serviço. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
Voltar ao Topo |
|
|
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|