Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 GM 292 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Ré.
MensagemEnviada: Qua Fev 24, 2016 9:25 pm    Assunto: GM 292 Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 5 de Março de 2013
Mensagens: 1353
Localização: São Paulo

Boa tarde pessoal.

queria compartilha um pouco com vcs a reforma de uma baita encrenca chamada GM 292.
no começo do ano passado..eu arranjei um cachaceiro desses.. comprei barato e tava completo.. então pensei, porque não ?? haha...pobre burro que vós escreve.
mas o problema é que além de burro... eu sou teimoso... ai já viram que ia dar me%&&.. hahah mas então...

comprei o bicho...levei para um desmontar e mais animado que muleque tarado quanto vai visitar a prima... abri a jabiráca...para inspecionar...
e eu doido para encontrar tudo STD. e talvez até novinho...reluzente...brilhante e zeradinho.. HA-ha...tá.... abraço....

virabrequim a 0.30'' e pistões a 0.20''...já implorando para serem retificados...faltava varetas tuchos.. comando de válvulas.. e mais um pá de coisa.
bom mais e ai ???... perguntei olhando para o amigo mecânico que me olhava com aquela cara de "a culpa não é minha"

achar bronzinas para esse motor já é difícil... agora achar bronzinas 0.40''... é mais fácil cair uma peituda no teu colo do que achar essa bagaça..... e como sou neurótico...chinesa não serve.. quero clevite ou metal leve... ai lascou...

e procura um pouco aqui... procura mais ali... vai pra lá vem pra cá... caça e questiona tudo mundo... e faz um tour nacional em ferro-velho e por ai vai... até que o lado burro conseguiu falar mais alto e eu acabei comprando outro 292... agora tinha 2 e nenhum prestava... o segundo pra piorar tava com o bloco rachado bem nas camisas... ou seja... haha ainda mais do que inútil.

bom pessoal...para resumir o papo chato... nesse período de mais de um ano de terapia de choque 292... aprendi umas cositas sobre o assunto.
e quero compartilhar com o pessoal aqui do fórum esse pouco conhecimento que adquiri sobre o assunto... espero que sirva um pouco para quem também tá nessa sinuca de bico.. ou nem quer se meter nela por saber a encrenca que é.

a medida que fui correndo atrás, fui descobrindo todas as dificuldades e caminhos para fazer esse motor funcionar.

no mercado existe uma IMENSA escassez de peças, é muito difícil de encontrar e mais difícil ainda encontrar peças de boa qualidade.
desse modo existe muito nego picareta e muito nego olho grande... pra complicar mais ainda.
por exemplo.
tem cara que diz que, só ele tem a peça, mais ninguém tem e se vc quiser custa tanto...
o que acaba por desmotivar muita gente.

para dar uma esculhambada, vou deixar registrado algumas descobertas interessantes que fiz sobre esse motor.
para que alguém que esteja mexendo em um, já tenha mais algumas informações que possam ajudar.

sobre as camisas.
é vendido camisas STD. do GM 250 (opala) como sendo para esse motor, vem escrito inclusive na caixa, sendo a aplicação no motor 230, 250 e 292.
mas não procede, o 230 e 250 utilizam camisas de mais ou menos 150 - 153 mm, o 292 originalmente tem camisas por volta de 170 mm.
o que torna possivel a utilização das camisas do opala, mas ai é um serviço porco, pois vai ficar um vão na parte de baixo dos cilindros, ou seja não é correto.

assim, podemos utilizar camisas maiores, para que seja feito o trabalho na retifica.
sendo uma boa retifica eles encurtam, ajustam e até fazem o colarinho nas camisas.
as do Perkins 4-236 e Q20B podem ser usadas sem problemas, o que facilita muito de se encontrar e barateia, achei cada uma por 50 reais.

outra possível é a do OM 366... que custa mais barato ainda. paguei 35 reais em cada uma da Riosulense.
elas vem nas seguintes medidas.

comprimento - 222 mm
diâmetro interno - 97 mm
diâmetro externo - 103 mm

outra coisa que vc simplesmente não acha em lugar nenhum para esse motor são as varetas de válvulas.
mentira, já achei umas, fabricadas aqui.... só que as pontas eram de plastico encaixadas em um tubinho de alumino.....
ai vc pode importa dos EUA... com certeza vai demorar a chegar e são caríssimas.

mas não tem problema, basta comprar as do MWM 229.
são idênticas, igualzinhas mesmo e custam entre 10 e 15 reais cada da MWM original.
para confirmar as medidas, elas tem 289,5 mm de comprimento e 7,93 mm de diâmetro.

ai tem a questão do anéis... vc acha com certa facilidade da marca C.T.I... são chineses e bem mais ou menos.
pelo que andei vendo, não falam mal... mas é consenso que duram muito menos que os originais Mahle.
quem quer montar um motor zerado tem que correr atrás do originais.
mas é MUITO difícil de encontrar... e são caros...

recentemente descobri que os anéis do 4-236 e Q20B são exatamente os mesmo.
fáceis de encontrar, inclusive os de boa marca.
para confirmar as medidas.....

diâmetro STD - 98,48 mm
anéis compressores - 2,38 mm
anéis raspadores - 4,76 mm
largura - 4,00 mm

ele são quase exatamente os mesmo...só para não deixar "mintido"...os originais tem 98,44 mm e os perkins tem 98,48 mm, uma pequena folga de 4 décimos que é facilmente corrigida na hora de retificar o motor.

outra pota dor de cabeça é achar as bronzinas... essas são difíceis mesmo as chinesas... e as Mahle então nem se fala, bem complicado de achar e quando acha..., vc nunca consegue na medida que tá procurando, deve ser karma hehehe.

para facilitar, vc pode comprar as Clevite (que são Mahle) para o motor V8 GM 350.
mas só as de biela que são idênticas, muito fáceis de achar e baratas, infelizmente as de mancal são diferentes.... essas de mancal eu não consegui nenhuma compatível.

mas existe um fabricante nacional...
a metalúrgica Broman, fabrica as de mancal... somente as de mancal... assim vc compra novas e de fabricação nacional.


pessoal, espero que essas informações ajudem quem precisa montar um motor desses.
restando só a dificuldade dos pistões e bielas, pois o resto, pode ser resolvido com uma certa facilidade.
espero quebrar um pouquinho a imagem de bicho papão desse motor em relação as peças.
e tambem espero enriquecer um pouco o fórum com essas pequenas descobertas que eu fiz.

valeu gente, um abraço.

_________________
Chevrolet A20 "Blazer" Envemo.
Motor GM 250, 170 cv (estimados)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Ricardo da S.Melo
MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2016 8:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Julho de 2014
Mensagens: 558
Localização: São Jose dos Campos S.P.

Boa noite..Ré....mas como diz o ditado: "tudo que é bom, é difícil de conseguir!"
Mas conseguiu já montar o motor?....´pois depois de montar ele também e se regular bem o mesmo é uma 'usina de força"...4800 cm3 de força bruta a baixos giros...um diesel....
....e não desiste não..."Quanto maior a luta ...maior o sabor da vitória!".
Abs.

_________________
Ricardo S. Melo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM
Ré.
MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2016 9:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 5 de Março de 2013
Mensagens: 1353
Localização: São Paulo

opa Ricardo boa noite irmão.
é isso ai, deu muito trabalho, muita correria atrás das peças... mas vc esta certíssimo, nada de desistir.

hoje, graças a Deus, o bicho ta montado parcialmente, mas pronto pra ser finalizado.
falta apenas o cabeçote e as peças da injeção eletrônica, peças que ja tenho, mas faltam ser montadas.
esse motor vai ter o destino de ser um cachaceiro psicopata hahaha, ele vai ser bem brabo, injetado e turbo.

abraço.

_________________
Chevrolet A20 "Blazer" Envemo.
Motor GM 250, 170 cv (estimados)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
magrão da topeka
MensagemEnviada: Sáb Fev 27, 2016 11:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2007
Mensagens: 466
Localização: Guarulhos

Valiosas informações , este doido aqui ta de olho em uma usina de força destas retirada de um caminhao.
_________________
Sulam topeka :Ex viatura (saudades)
Gm Monza 1986 (titular absoluto da garagem)
Honda NX200 (a guerreira)
Opala 91 automatic - esse ja foi
Opala 72 totalmente original
A procura de uma outra Sulam
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ewerton
MensagemEnviada: Sáb Fev 27, 2016 3:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4974
Localização: Curitiba-Pr

Ré. escreveu:

cachaceiro psicopata hahaha, ele vai ser bem brabo, injetado e turbo.

abraço.



Ainda vai ter um maníaco tomando conta. Meu.......


Tinha uma explicação a respeito de quantidade de ar admitido pelo motor em outro tópico. No tópico do Rogério Cassiano com o 261, coletor Offenhouser e três carbura, que também sumiu. Como funciona essa conta?


O o resultado.
https://www.youtube.com/watch?v=8GAS0DyMZ8k

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Ré.
MensagemEnviada: Seg Fev 29, 2016 9:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 5 de Março de 2013
Mensagens: 1353
Localização: São Paulo

Very Happy Very Happy Very Happy digamos... levemente pertubado...

então Ewerton eu não estou me lembrando dessa conta, vc lembra como ela começava ???

agora só me vem a cabeça um calculo de eficiência volumétrica do motor, mas eu não faço ideia de como se calcula... é bem complexa, geralmente feita pelas montadoras... pois exige muitas informações para tal.

mas é mais ou menos assim... um motor tem lá os seus 4.800 cm3...
isso é referente ao volume total da camara de combustão a cada volta do virabrequim multiplicado pelo numero de cilindros.
ou seja.. esse é todo o volume de ar que é possivel que o motor admita, mas não significa que ele vai conseguir admitir tudo isso enquanto estiver funcionando....

por exemplo... a 1000 rpms... ele tá conseguindo admitir.. só 40% desse volume... já aos 3.000 rpms ele consegue 80%... mas passando para 4.000 rpms isso cai para 50%... é só um exemplo.
a faixa de giro que ele mais consegue admitir ar.. é a rotação de torque maximo do motor.
existe tambem a possibilidade de se admitir mais que 100% do valor... isso geralmente ocorre em motores mais nervosos que por conta de apresentarem cruzamento nos lobs do comando de valvulas muito estreitos criam diferenças de pressão que literalmente permitem admitir mais ar do que cabe na camara em medição estática...

outro caso simples e facil de se admitir mais 100% do valor da camara é através de um turbo... que vai forçar.. sei lá... 200 % do volume pra dentro... por isso o alto torque de motores turbo... ele literalmente é maior do que o tamanho real dele.
ou seja... um 4.8 com 100% a mais de ar pra dentro.. teoricamente tem o mesmo deslocamento de um 9.6...

mas, olha quanta informação vc precisa ter, graduação do comando de valvulas, fluxo do cabeçote, diâmetro das valvulas, fluxo dos coletores de admissão...restrição do escape... etc etc... e tudo isso muito exato e bem detalhado.

um exemplo de gráfico comparando dois motores.





veja a diferença entres os dois, o valor a esquerda é a eficiência em porcentagem, e abaixo os Rpms respectivos.

_________________
Chevrolet A20 "Blazer" Envemo.
Motor GM 250, 170 cv (estimados)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Seg Fev 29, 2016 9:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4974
Localização: Curitiba-Pr

Era por ai. Quero saber como calcula quantos cfm um carbura consegue admitir.

A conta do motor 4cc é

3.1416 x D x D x C = cm3

D = diâmetro do pistão

C = curso do pistão

3.1416 = Valor pi ( não muda nunca)

Se for mais de 4cc, pega o valor dessa conta, divide por 4 e multiplica pelo numero de cilindros.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rafael.c10
MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2016 9:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 3 de Janeiro de 2012
Mensagens: 239
Localização: Bauru

Eu tenho um trem desses, e como é difícil até de achar juntas... por exemplo a Gaxeta , diferente de todas, acabei por optando por uma de mustang, q mesmo assim não ficou 100%
_________________
C 10 1972
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
elmestizo
MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2016 9:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Julho de 2014
Mensagens: 21
Localização: Sampa

Ré,

vc já fechou seu motor? acho que tenho um jogo de bronzinas que vc precisa. e eu estou na busca de bronzina de mancal 0,20... vou ligar na Broman..

Abraço
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Ré.
MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2016 10:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 5 de Março de 2013
Mensagens: 1353
Localização: São Paulo

Rafael, consegui achar um jogo de juntas da Spaal nessa loja.

http://www.comercialtonini.com.br/contato.asp?IDMenu=5


não sei se eles ainda tem, pois isso já tem mais de 1 ano, mas quem sabe.
é um motorzão complicado mesmo hahaha.


Elmestizo, já está montado sim, mas qual é a medida e são de que marca ???
então liga lá, falei com um senhor muito gente boa, se não me engano era o encarregado, mas agora não estou recordando o nome, de qualquer forma o pessoal é bem atencioso.
diga que foi indicação de um amigo, pois eles fornecem para umas lojas e tal.. ai podem ser meio reservados pra não atravessar o lojista e tals, mas é só trocar uma ideia na moral, que com certeza dá negocio.

_________________
Chevrolet A20 "Blazer" Envemo.
Motor GM 250, 170 cv (estimados)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
adalberto
MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2016 8:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7409
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Ré te mandei e-mail
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
elmestizo
MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2016 2:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Julho de 2014
Mensagens: 21
Localização: Sampa

to com medo dessas bronzinas sob medida.. kkkk será que prestam?

vou passar na auto peças e te falo ré
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Ré.
MensagemEnviada: Seg Mar 07, 2016 12:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 5 de Março de 2013
Mensagens: 1353
Localização: São Paulo

Adalberto, cara acho que deu algum problema eu não recebi, vc pode passar de novo ??
ou tenta na mensagem particular do forum ou meu whatsapp 9-7606-9998


Elmestizo, eu não sei dizer pois ainda nem liguei o motor, mas aparentemente é de boa qualidade.
o acabamento é muito bom, o material tem boa aparência e as medidas estavam perfeitas.
cara... não é nenhuma Mahle... mas pelo menos não é xing-ling.. já uma pota vantagem hehe.

_________________
Chevrolet A20 "Blazer" Envemo.
Motor GM 250, 170 cv (estimados)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Cursino
MensagemEnviada: Seg Mar 07, 2016 10:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011
Mensagens: 2768
Localização: Mogi das Cruzes

Ré, já que falou em Turbo, tenho um coletor pegando poeira em casa, com pouquíssimo uso e com algo que lembra uma waste gate.
_________________
Grand Blazer DLX - Perkins Q20B Turbo

DRM Retífica (11) 4724-3692
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Mar 07, 2016 10:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16112
Localização: SÃO PAULO

e eu a turbina dele rsrsrsr
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB