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 C-10 com mecânica moderna (MWM 2.8, Powerstroke 3.0...) « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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walter.scharf
MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2015 3:52 pm    Assunto: C-10 com mecânica moderna (MWM 2.8, Powerstroke 3.0...) Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Março de 2015
Mensagens: 10
Localização: Mato Grosso

Boa tarde, companheiros.

Há tempos venho matutando uma idéia que pretendo por em prática em breve.
Dei uma pesquisada por aqui sobre isso, mas não encontrei exatamente algo sobre o que eu quero fazer... Até encontrei alguns comentários sobre adaptação do motor, etc...

Mas o que penso em fazer é mais "profundo": trocar a mecânica inteira de uma C-10 (ou D-10, C-15, não faço tanta questão de escolha) por uma mais moderna. Ficaria confiável, confortável, econômica, relativamente forte, e eu poderia usar no trabalho, fazenda, etc... Será q rola?

O que tenho em mente é montar uma C-10 estilo Rat. Então não precisa estar "aquela maravilha". Já vi algumas por aqui na casa de R$ 9.000, R$ 6.000 e até R$ 4.300!

Também já andei cotando as peças da S-10... Comprando de lojas especializadas em veículos baixados, com NF, certificado de baixa, etc... Fica na média de R$ 20.000 a R$ 23.000. Isso incluiria:
- Motor MWM 2.8 turbo eletronico completo;
- Caixas de câmbio (inclusive tração 4x4);
- Eixos completos (suspensão, freio, cardan, etc);
- Acessórios do motor (direção hidráulica, conj. do ar condicionado, etc);

Até pensei em trocar o chassi inteiro, mas acho que é mais complicado encaixar a lataria do que simplesmente instalar os eixos completos, e adaptar o tamanho do cardan.

Como eu disse... Isso seria o valor comprando as peças "separadas" de uma loja especializada. Mas quem sabe até economizaria ainda mais se conseguisse encontrar uma S-10 batida e comprasse ela inteira direto de alguma seguradora, ou algo assim (e aproveitava mais coisas, como vidros, travas, som, etc).

Esses dias encontrei uma pickup assim, mas era uma Ranger 3.0 Powerstroke... Estava por R$ 15.000,00, e na parte do motor tinha danificado apenas o radiador. Já tivemos uma dessa aqui na empresa, e eu gostava demais desse motor. Ok, ok... Eu sei que a Ranger é uma Ford, e vai chover "puristas" aqui me descomungando... Mas o Powerstroke é International, e não Ford (assim como o 2.8 é MWM, e não GM!)... Então, sem xurumelas, ok? rsrsrs

Enfim... Será que estou viajando demais?
Pelo menos pra mim, não parece ser tão difícil assim adaptar os eixos, ou seria? Questão de espaço pro motor, eu acredito que tenha o suficiente, não?

Agradeço qualquer comentário!

Abraço!
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adeilson_1445
MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2015 3:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2459
Localização: Osasco

Cara, os eixos não sei, mas a suspensão acredito ser bem complicado adaptar da S10 na C10, a coisa é bem diferente entre ambas, sei lá, começando que a suspensão da S10 usa barra de troçao e da C10 usa mola helicoidal o que é bem diferente o funcionamento e os reforços para o Chassi.
_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997

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sallespickup01
MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2015 5:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16167
Localização: SÃO PAULO

se for pra fazer isso só coloca a cabine da C10 em cima e manda remarcar o chassi, agora vem os por menores, doc diesel em C10 não faz, então tem de achar uma ja diesel, outra coisa a parte eletronica vai ser fogo, pois sem o painel as coisas não funcionam, então como contornar isso?
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CARLOS SALLESPICKUP
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Fernando furini
MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2015 6:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Se você gostou do 3.0, imagina se tivesse conhecido o 2.8 da XLT...
Mesmo que a tração desse pra adaptar (o que eu acho que não dá), eu não usaria, instalaria uma original da Engesa que é muito mais confiável.
Se é pra gastar tudo isso em motor, eu já colocaria um 6 cilindros...

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Fernando Furini
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Uno Smart
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Tenente Portela - RS
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walter.scharf
MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2015 7:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Março de 2015
Mensagens: 10
Localização: Mato Grosso

Pois é... Como eu disse, isso ainda está em estágio "embrionário".

Então Carlos...
Já pensei na possibilidade de remarcar o chassi e colocar a carcaça da C-10... Será muito complicado a questão dos suportes e tal?
Questão de conversão de combustível, acho que poderia usar uma D-10. Correto?
Agora, realmente, parte eletrônica/painel eu não tinha pensado ainda... Mas como eu quero uma C-10 meio "esculachada/rat" só por fora mesmo, eu não teria problema em afetar a originalidade do painel dela. rsrs

E Fernando...
Pois é, gostava muito do 3.0, achava um motor "confortável" de dirigir... Sei que não é um absurdo de força, mas com um remapeamento da central (a tal chipagem) ele passa dos 200 cv, o que pra mim já está ótimo! Confesso que nunca pilotei uma Ranger 2.8...
E pensei mesmo em usar uma "plataforma" da Silverado MWM... Mas acho que o custo vai ser mais alto, se considerar todas as partes que quero "introduzir" embaixo da carcaça velha.
Minha idéia inicial era usar o MWM 2.8 justamente pela alta disponibilidade... Mas justamente por isso acho que ele está ficando mais caro, e to olhando com certo carinho pro Powerstroke.
E a tração, se der pra usar, blz... Se não der, não tem muito problema tbm. Mas se chegar a usar essa idéia de remarcar o chassi e tal, não vejo tanto empecilho, certo? Ou mesmo se continuar com o chassi velho... e instalar os eixos completos...
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MarcusPaulonc
MensagemEnviada: Sáb Mar 21, 2015 9:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 5 de Junho de 2012
Mensagens: 713
Localização: Serro MG

Cara
A ideia mais fácil e de melhor resultado que você teve foi o silverado debaixo da C10 ou D10
Eixos de S10 são mais estreitos que a C D 10.As rodas vão ficar la dentro
A suspensão dianteira nem pensar
Ja quanto à motorização 2.8 ou 3.0.Acho que não vai ficar legal cara.Até nunca andei no 3.0,mas esses motores hsd pequenos em caminhontes full size não tem como ficar muito bom(PRA MIM QUE GOSTO DE FORÇA SOBRANDO DES DE A BAIXA)Pode ser que depois de um certo giro até ande bem,mas seria a ultima coisa que EU faria
Além do que,até vejo o pessoal adaptando uns motores eletronicos de vez em quando,mas da uma cancera do cão.
Por isso,EU compraria uma siverado e tacava a lata de uma C D10

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walter.scharf
MensagemEnviada: Sáb Mar 21, 2015 10:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Março de 2015
Mensagens: 10
Localização: Mato Grosso

Galera... Agradeço muito as dicas e opiniões.

Marcus... Realmente, e idéia da Silverado foi minha "primeira opção".
Mas fiquei com receio de duas coisas... A primeira com relação ao preço (até pq a disponibilidade já não é tão farta)... E a segunda, é pq a Silverado é mais antiga... Então comprar um motor de uma Silverado "baixada" eu acho que é mais arriscado que um motor "semi-novo" de uma S-10 ou Ranger eletrônicos.
E ainda tem a questão da tração, que apesar de não ser essencial pra mim, seria um diferencial.

Uma F-250 Cummins dessas novas tbm seria bacana, mas o $$ deve ser altíssimo!

Sabe se alguém aqui no fórum já cogitou fazer algo assim? Pra saber a questão de medidas de chassi, eixos, etc...

Claro que o ideal, acho q é ter a caminhonete na mão primeiro... Medir certinho o chassi, e ir procurando a opção mais semelhante... Mas ainda não a tenho. Smile
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MarcusPaulonc
MensagemEnviada: Sáb Mar 21, 2015 12:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 5 de Junho de 2012
Mensagens: 713
Localização: Serro MG

Cara a C10 e bem mais larga que a S10
O eixo da S10 vai ficar estreito
F250 cummins alem de caro tem uma injeção eletronica que adora tomar 5 prata do dono por vez que da problema E é bastante problema.
A silverado tem o mesmo motor da s10,porém com 2 cilindros a mais.Então isso o deixa satisfatório em baixa
Mas está longe de ser um S4T
Te digo uma coisa
Se eu fosse você,compraria uma D10 e colova um motor de D20 turbo,um conjunto de suspensão dianteiro de D20 pós 93 e um diferencial 2.60.
Dá um trato arrumado nela e coloca uns mimos como ar e direção hidraulica.
Vai ficar mais fácil,menos gambiarra e mais barato.
Eu não iria por outro caminho.

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Ricardo da S.Melo
MensagemEnviada: Sáb Mar 21, 2015 3:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Julho de 2014
Mensagens: 570
Localização: São Jose dos Campos S.P.

MarcusPaulonc escreveu:
Cara a C10 e bem mais larga que a S10
O eixo da S10 vai ficar estreito
F250 cummins alem de caro tem uma injeção eletronica que adora tomar 5 prata do dono por vez que da problema E é bastante problema.
A silverado tem o mesmo motor da s10,porém com 2 cilindros a mais.Então isso o deixa satisfatório em baixa
Mas está longe de ser um S4T
Te digo uma coisa
Se eu fosse você,compraria uma D10 e colova um motor de D20 turbo,um conjunto de suspensão dianteiro de D20 pós 93 e um diferencial 2.60.
Dá um trato arrumado nela e coloca uns mimos como ar e direção hidraulica.
Vai ficar mais fácil,menos gambiarra e mais barato.
Eu não iria por outro caminho.


Boa tarde...também sou da opinião do Marcus, motor S4T - Maxion , um cambio ZF e suspensão da D20 após 93....não precisa mais!....

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Ricardo S. Melo
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walter.scharf
MensagemEnviada: Sáb Mar 21, 2015 5:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Março de 2015
Mensagens: 10
Localização: Mato Grosso

Pessoal... Mais uma vez, estou profundamente agradecido pelas dicas e considerações.

E, me desculpem a ignorância... Mas podem me tirar umas dúvidas de iniciante em relação a tua sugestão:

- Esse motor Maxion S4T da D-20 é melhor / mais forte que o 6 caneco MWM da Silverado? Ou a dica é mais por questão de economia, ou algo assim? Tenho um amigo de Joinville que tem uma Silverado MWM com a bomba um "pouquinho" aberta... E aquele troço anda muito! Além do que, faz curvas muito bem, firme e rápido.

- O conjunto da suspensão da D-20 adapta fácil na C/D-10? Outra coisa... (mais uma vez, perdoem se estou falando bobagem), mas lembro que a D-20 tinha a fama de "abrir as pernas" com certa facilidade, justamente nas bandejas dianteiras. Isso é mito, ou facilmente contornável?

E com relação ao eixo traseiro/suspensão... Precisaria mudar tbm pra ter uma boa estabilidade em velocidades de cruzeiro (130 - 140 por exemplo)?
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César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Mar 21, 2015 8:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10324
Localização: Rio de Janeiro

A diferença entre o maxion s4t e o MWM, basicamente são motores de épocas diferentes, digamos que fica de acordo com a vontade do cliente.
O S4T é um motor muito resistente, com manutenção relativamente simples, só que tem um desempenho em termos de velocidade menor do que o MWM, em contra partida é um pouco mais econômico em termos de consumo.
É possível mexer nele para deixar mais nervoso, mas depende da vontade e a aplicação que o dono vai dar.
O conjunto de suspensão da D-20 até 92, entra direto na linha C\D-10, a suspensão da D-20 93 em diante, tem de fazer alguns furos nas longarinas, mas é só isso. A suspensão da 93 em diante tem que por tudo, a suspensão até 92, ainda aproveita algumas coisas.
Quanto a "abrir as pernas", se deixar sem manutenção podem ocorrer problemas, nas suspensões até 92, os pivôs são iguais aos da C\D-10, a suspensões 93 em diante, são com pivôs iguais aos da D-40\silverado, e ainda contam com pinças de pistões duplos.
No resumo, depende de uso que vai dar e de quanto quer gastar.

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César Oliveira
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ewerton
MensagemEnviada: Sáb Mar 21, 2015 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 5110
Localização: Curitiba-Pr

Dá um pulo até SP e pega uma carona com o Salles. hehehe
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Petrus Veldt
MensagemEnviada: Sáb Mar 21, 2015 11:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6756
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Faço das palavras do Marcos Paulo as minhas.

A diferença entre o Sprint 4.2 e o Maxion é que o sprint acelera mais e o maxion tem mais força em baixa, mas não acelera igual o sprint.
O Maxion tbm tem a manutenção mais barata e é mais econômico.
Se vc é acostumado com hsd como o 3.0 da Ranger, mais provável que goste mais do sprint da Silverado.

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MarcusPaulonc
MensagemEnviada: Dom Mar 22, 2015 9:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 5 de Junho de 2012
Mensagens: 713
Localização: Serro MG

A suspensão da silverado é exatamente igual à da D20 pós 93
Muda nas siverado HD os discos e cubos só

Cara,meu maxion s4 pós turbinado com umas coisinhas poucas não anda muito longe dos sprint não em
Um S4t bem montado deve andar muito mais que um sprint original

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Petrus Veldt
MensagemEnviada: Dom Mar 22, 2015 10:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6756
Localização: Interior - SP

Aí que tá, anda mais que um sprint original, mas mexe no sprint pra ver...

Mas pro meu gosto, a tocada do maxion é muito melhor, torque desde a marcha lenta haha

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