Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Ninho de magafagafos « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Brucutu
MensagemEnviada: Ter Ago 01, 2023 1:25 pm    Assunto: Ninho de magafagafos Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Bom dia meus caros!
Demorou mas eu resolvi reformar a parte elétrica da Jamaica (Veraneio Diesel 84 pra quem não conhece).
Claro, está um verdadeiro caos. Já removi mais de 6 metros de fios ligados mas que não levavam a lugar algum. Emendas? Nem se fala. Chaves sem os devidos conectores são regra. Isso tudo me incomoda e eu resolvi que tinha que acertar tudo o que fosse possível. Comecei limpando os fios (sim, precisa disso pra ver qual é a cor do que estou mexendo). Depois, verificar se há carga nos cabos soltos (e há muitos!) No geral, vejo que em alguns momentos, algum conector apresentava mal contato ou um fio partia, e era substituído sem remover, ou desligar, o original. Contei, num mesmo trecho de fio de pouco mais de 01 metro, nada mais nada menos que 8 emendas em série! Até fusível em série com outro (ou outros) fusível... Enfim: está um caos.
Mas qual é a dúvida? A chave do farol. Desliguei pra limpar e perdi a foto que tirei antes para saber qual fio ligava aonde. Alguma alma caridosa deste querido fórum teria foto mostrando qual fio está ligado aonde (imaginando que sejam originais e as cores correspondentes)?
Outra dúvida: Meu carro está com a coluna de uma S10 (regulável e com volante de segurança) Sendo assim, o limpador de parabrisas é acionado por alavanca no volante. Devolvi a função à chave original que, assim como o chicote, estavam lá postos de lado. Só que o limpador para no momento que desligo a chave. Ele não vai até a posição de descanso. Isso é normal ou deveria voltar pra posição de descanso automaticamente? Se sim, qual é o mecanismo?
Por enquanto é só. Se alguém puder ajudar ou dar palpite, serão ambos bem vindos.

Cordiais saudações a todos!

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Ago 01, 2023 5:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Boa tarde brucutu.
Faxina elétrica é assim mesmo, mas depois que deixa tudo em ordem fica bom de mexer quando for preciso.
A chave do farol do seu carro deve ser aquela que parece uma gaveta comprida de dois estágios ( minha D-10 era 83), e o farol alto era no pé, não sei se a sua ainda é dessa forma. Com uma foto realmente fica mais fácil, mas com uma lampada de teste você descobre quem é quem, o positivo (na ligação original), vai chegar um positivo direto, pois o farol acende com a chave desligada, na chave de luz deve ter um fio marrom, ele deve ser o negativo, pode ser que tenha até uma conexão na carcaça da chave de luz, que se não me falha a memória tem a carcaça de metal, em fim, com a lampada de teste localize o positivo, localizando o positivo e o negativo (grande chance de ser na cor marrom), a chave vai ter a função de ligar a meia luz e o farol baixo e ainda a luminosidade do painel que é controlado pelo giro da manopla de ligar os faróis, conecte um dos fios que você julgar mais fino e verifique se a meia luz acende, se houver um fio mais espesso é quase certo ele ser o do farol, um ou outro vai acende a meia luz no primeiro estágio e o farol no segundo, se ainda sobrar algum fio ele devem ser do controle da luminosidade do painel, mas observe que em muitos casos esta opção estraga e o pessoal costuma ligar direto para o painel ficar aceso com a luminosidade máxima, é o que me recordo , mas não é difícil você consegue.
Quanto ao limpador, verifique se o motor que esta no seu carro ainda é o original do modelo do carro, ou se já foi colocado outro motor de outro veículo, se for o do carro mesmo pode ser só uma questão de regular as hastes dos limpadores, comece por ai, se não resolver ode ser que tenha de desmontar o motor para verificar se as posições das engrenagens esta montadas nas posições certas, ocorre que as vezes o motor é desmontado para lubrificação e na hora de montar se ficar alguma posição diferente, tipo um dente da engrenagem fora pode gerara este posicionamento errado, eu apanhei um pouco do meu quando troquei ele.

Boa sorte.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Ter Ago 01, 2023 7:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Tenho quase 0% de certeza que quem faz o limpador voltar no ponto certo depois que desliga a chave é o relê. Deve ser ele o problema.
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Ter Ago 01, 2023 7:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Pelo que o Brucutu falou, o limpador funcionava de boa e foi só tirar o acionamento da coluna e voltar para o painel que a coisa deu ruim. Eu voto com o Ewerton, pode ser que na mudança o rele foi excluido.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Ter Ago 01, 2023 10:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Oi Adalberto. Não. Ele nunca funcionou de boa. Para aonde eu desligar, seja na com acionamento da coluna, seja na chave original.

Ewerton, meu caro: Tem relê alí? Juro que não vi.

César, sim a chave é a metálica que parece uma gaveta comprida. Providenciei uma ferramenta para seguir cada fio e ver aonde eles chegam para poder identifica-los. Já a chave, propriamente dita, errei muito ao não identificar os fios com alguma etiqueta pois estavam realmente imundos e, na foto, não dá pra saber quem é quem.

A saga continua!

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ewerton
MensagemEnviada: Qua Ago 02, 2023 7:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Pra mim o relê que faz a função de terminar a curso quando desliga a chave. Pode ser que está com problema desde o dono anterior.
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Ago 03, 2023 7:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Ewerton, eu acho que essa regulagem tem relação com a montagem das engrenagens, pois se no caso do relê ruim o limpador não funcionaria, o sistema do motor do limpador parar na posição certa, nos carros mais antigos, tem relação com montagem de engrenagens e contatos associados. Pelo que lembro da minha ex D-10
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Qui Ago 03, 2023 7:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Cesão deve ser algum tipo de rele sim, talvez até interno ao motor pois quando desliga corta a energia e a maquina tem que parar, no entanto ela ainda funciona até alcançar a posição de descanço e para isso a maquina precisa de energia.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Qui Ago 03, 2023 9:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Isso ai. O relê armazena energia para terminar o percurso. Quando dá problema tem que desligar a chave no momento certo para o limpador parar no lugar certo.
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Qui Ago 03, 2023 9:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

Nas acd10 não é relé não!
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
delegado
MensagemEnviada: Qui Ago 03, 2023 9:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

Nas acd10 não é relé não!
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2023 8:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Pode ter um capacitor no motor, que retarda o desligamento com sus descarga. A minha lembrança sobre a peça tem mais de 20 anos, então. não tenho certeza de nada do que estou falando.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Brucutu
MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2023 9:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Bom dia turma.

Ewerton matou a charada. O motor do limpador de parabrisas (Arno no meu caso) tem um terminal que emite um pulso sempre que ele passa pela posição de repouso. Esse pulso é usado pelo relé para desabilitar a saída "ligada" (o pulso muda o estado de alto da saída para baixo, desligando o motor na posição correta).
No caso da minha querida Jamaica, ela simplesmente não tinha nenhum relé. Quando um proprietário anterior adaptou a coluna de S10 nela, passando o comando do limpador para uma alavanca na coluna, ele simplesmente removeu o relé e desligou (mas não retirou) o chicote original (ainda bem!).
Vou adquirir, agora cedo, o relé (do Chevette/Opala) e montar uma pequena adaptação usando o comando original (velocidade normal e alta) e um botão (push-button) extra que aciona o esguicho de água e manda um pulso para acionar uma passada do limpador em velocidade baixa. Sim, se estivesse ainda instalado, manteria a bombinha de pé para esguichar água no parabrisas, mas como algum proprietário anterior removeu iso e colocou a bomba elétrica, aproveito o que tem disponível.
Ontem consegui encontrar a maioria das posições dos fios que ligam a chave do farol. Claro, as cores estavam trocadas em alguns deles. Mas ainda não está correto. Funciona tudo muito bem individualmente. Mas se aciono o farol, a lanterna apaga. O painel segue aceso mas não consigo usar o dimmer (infelizmente, creio que o dimmer da minha chave está danificado mesmo). O carro liga e desliga sem que nehm curto aconteça. Ontem também chegaram os terminais conectores para os botões dos vidros elétricos e hoje pretendo ligá-los, aproveitando para substituir todos os fios envolvidos por outros identificados e passado por dentro de conduíte (tipo malha). Os que estão nela são todos verdes e sem chance de identificação. Também aproveitei para remover o rádio atual. Vou por mesmo um TKR com bluetooth (já está a caminho). E pensar que tive Roadstar, TKR, Rio de Janeiro, San Francisco e Blaunpunkt em carros passados e não guardei nenhum... Lamentável. Jamaica terá então o TKR e um Tojo GR 100. Falta definir um bom lugar para esse último. Ao começar a "pentear" os fios do som, notei a presença de mais fios vivos ligando absolutamente nada. É incrível como eles parecem se multiplicar.
A lista de pendências, graças a Deus, só diminui. Pra semana que vem, faltarão:
- Buzina (pois é, Jamaica não tem buzina);
- iluminação do teto (luz de leitura, etc,) que vai incluir, também, uma ou duas tomadas USB, já que pretendo colocar uma cãmera discreta para filmar viagem (dash-cam ainda não escolhida) e não vou querer fio pendurado pra ligá-la;
- Luz de ré (vejo fios mas não ligam em nada (pra variar)) e
- Atuador da tampa do porta-malas (pra variar é elétrico já que retiraram aquela fechadura linda que vinha nas veranosas e colocaram um solenóide de algum outro carro que ainda não identifiquei.

Breve, mais atualizações.
Bom final de semana pra todos!

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2023 5:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Luz de ré? já verificou se tem a cebolinha na caixa de marchas, pois a D-10 originalmente não tinha luz de ré eu sei que em algum modelo completo da veraneio, eu acho que tinha luz de ré.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2023 6:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

O interruptor da luz de re da veraneio fica debaixo do assoalho
E tem uma mola ligada em algum ponto da carroceria e o outro extremo no garfo de re que sai na tampa lateral isso no três marchas.

_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB