Autor |
Mensagem
|
Cursino |
Enviada: Qua Out 21, 2015 11:28 am Assunto: Buchas do feixe de molas - Grand Blazer |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Mensagens: 2768 Localização: Mogi das Cruzes
|
Povo,
Preciso trocar as buchas dos feixes de mola da Gb. Só as buchas do olhal fixo. Será que consigo levantar o carro, soltar só o olhal do suporte e fazer a troca em casa? O $$$ anda curto hehehe
Abraços _________________ Grand Blazer DLX - Perkins Q20B Turbo
DRM Retífica (11) 4724-3692 |
|
Voltar ao Topo |
|
|
adeilson_1445 |
Enviada: Qua Out 21, 2015 11:50 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 Mensagens: 2450 Localização: Osasco
|
Ué, são aquelas buchas que ficam na mola? Tipo esses?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711033042-jogo-par-feixes-de-mola-traseiro-d20-1994-_JM
Se for é um pouco trabalhoso mas não é difícil.
Levanta o carro, solta o feixe de molas do chassis e depois solta os 4 parafusos que prendem ele ao diferencial, não sei como é na GB mas na Blazer não precisa nem soltar o amortecedor, após isso terá o feixe em suas mãos, na porrada tira a bucha antiga e numa morsa coloca a nova, ooouuuuu usa as ferramentas corretas que é uma Prensa.
Agora para colocar o feixe no lugar é mais chatinho, prende uma ponta no chassis e depois a outra, o problema é que ele vai se abrir mais e tipo não vai dar encaixe, ai é uma pessoa empurrando e a outra procurando o ponto de parafusar, isso porque eu não quis retirar os jumelos que na Blazer eu achei complicado (parafusos mega torqueado e de ruim posição).
Outra coisa ruim é de encaixar o Pino guia do Eixo ao buraco dele no Feixe de Molas, na Blazer fizemos força de tudo que é jeito e não encaixou, o jeito foi ligar o 4x4LO, cambio em R e marcha ré com o pé no freio, o eixo deu uma giradinha de leve e encaixou... huahuahua _________________ EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina
Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle
Ex - VW Apolo GLS 91/92
Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR
Editado pela última vez por adeilson_1445 em Qua Out 21, 2015 2:01 pm, num total de 1 vez |
|
Voltar ao Topo |
|
|
César Oliveira |
Enviada: Qua Out 21, 2015 12:02 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10057 Localização: Rio de Janeiro
|
Cursino, da para arrancar o feixe de molas, só as molas que ficam presas pelas algemas, acaba ficando mais leve.
Se as buchas que estão no lugar forem de borracha, só sai na porrada, e as vezes ela larga a capa de metal, ai tem de cortar com um talhadeira.
Se puder coloca de PU, pois ai se precisar trocar, ela se divide em duas, não precisa nem tirar o feixe do lugar, só soltar os parafusos.
Não esqueça de que é uma pequena mina de carvão,..............., desculpe esqueci, é o carro mais limpo do mundo, tá arriscado a você fazer o serviço de roupa branca e sair sem uma sujeira sequer.
As ferramentas são, chaves de boca e estria, marreta e muita disposição, principalmente para tirar as buchas velhas. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
Voltar ao Topo |
|
|
adeilson_1445 |
Enviada: Qua Out 21, 2015 12:57 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 Mensagens: 2450 Localização: Osasco
|
César, se tiver uma morsa facilita para retirar e colocar as buchas, isso porque com uns pedaços de ferro dá pra fazer um apoio na morsa e retirar as buchas, e pra colocar é só apontar a bucha no local dela na mola e a morsa trata de empurrar ela pra dentro. Agora se tiver uma Prensa ai até uma criança troca. hehehe
PU eu creio que não seja uma boa ideia ein César pois na GB deve ficar uma barulheira ein, isso sem contar ser duras pakas. hehehe _________________ EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina
Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle
Ex - VW Apolo GLS 91/92
Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR |
|
Voltar ao Topo |
|
|
sallespickup01 |
Enviada: Qua Out 21, 2015 1:53 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16112 Localização: SÃO PAULO
|
resumindo só com os feixes fora, pois sai na porrada... _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
Voltar ao Topo |
|
|
César Oliveira |
Enviada: Qua Out 21, 2015 2:32 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10057 Localização: Rio de Janeiro
|
Adeilson, se a capa da bucha antiga estiver agarrada, as vezes tem de usar até maçarico para cortar a capa, e se usar a bucha nova, para empurrar pode acabar estragando a peça nova.
As buchas de PU já uso a mais de 10 anos, e diferente das de borracha não fazem barulho nenhum, e nem acabam, pois já quebrei umas 3 vezes a mola mestra, retiro as buchas e passo para a mola nova, ou seja, a mola acaba e a bucha não.
Uso as vermelhas, tem foto delas no tópico da minha caminhonete, e só troquei porque o cara que pagou, e as que retirei estão guardadas.
Só tem que prestar atenção se as da GB, são as mesmas das D-20 até 92, não sei se o olhal é da mesma medida. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Luiz Carlos |
Enviada: Qua Out 21, 2015 3:13 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009 Mensagens: 2134 Localização: Santo André - São Paulo
|
Opa, acho que vou ter que ajudar o amigo pois sozinho vai ficar difícil, é só avisar e se precisar pode fazer o serviço aqui em casa.
Gomes _________________ Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Cursino |
Enviada: Qua Out 21, 2015 3:14 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Mensagens: 2768 Localização: Mogi das Cruzes
|
César,
Da D2093>/silver/GB é maior que as suas. Não vi buchas de PU por aqui
Até tenho os feixes originais com buchas boas, mas daí preciso arquear novamente pra colocar no lugar dos que estão rodando. Esse é um serviço que faz tempo que quero fazer, já que os feixes originais tem 5 molas e os que estão nela, 11. _________________ Grand Blazer DLX - Perkins Q20B Turbo
DRM Retífica (11) 4724-3692 |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Luiz Carlos |
Enviada: Qua Out 21, 2015 3:42 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009 Mensagens: 2134 Localização: Santo André - São Paulo
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
César Oliveira |
Enviada: Qua Out 21, 2015 3:53 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10057 Localização: Rio de Janeiro
|
De qualquer maneira, como o Salles re afirmou, é da base da porrada ou na prensa, e na prensa eu acho ruim, pois se for fazer sozinho, ter que segurar o trambolho, ou arrumar um suporte para apoiar o feixe enquanto trabalha na prensa, no chão é mais fácil e mais cansativo.
Deve arrumar as buchas para pronta entrega, em posto de molas, leva o carro ou o olhal, para comprar na medida certa.
Pelas fotos, pode ser que buchas de molas de D-40 ou similares devem servir. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
Voltar ao Topo |
|
|
adeilson_1445 |
Enviada: Qua Out 21, 2015 4:08 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 Mensagens: 2450 Localização: Osasco
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
ewerton |
Enviada: Qua Out 21, 2015 4:18 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 4976 Localização: Curitiba-Pr
|
Ou mandar fazer de PU aproveitando que vc tem o feixe fora do lugar. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
|
Voltar ao Topo |
|
|
sallespickup01 |
Enviada: Qua Out 21, 2015 6:32 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16112 Localização: SÃO PAULO
|
eu sei la sempre usei originais de borracha e tão a tempos sem troca... _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
Voltar ao Topo |
|
|
ewerton |
Enviada: Qua Out 21, 2015 7:33 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 4976 Localização: Curitiba-Pr
|
Não sei se dá certo nesse caso porque nunca fiz, mas se retirar a mola e a capa da bucha ficar presa, passa a lâmina da serrinha por dentro dela, prende novamente no arco de serra e corta de dois lados ficando duas meia luas. Ai uma pancadinha com um formão ou chave de fenda já solta. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
|
Voltar ao Topo |
|
|
César Oliveira |
Enviada: Qua Out 21, 2015 8:32 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10057 Localização: Rio de Janeiro
|
Da para fazer assim, só que é chato pkct. E não é só com pancadinha não, pois ela cola com terra e ferrugem, que ate cortada ela luta para não sair. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
Voltar ao Topo |
|
|
|