Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Upgrade de cambio e diferencial no 261 da Veraneio « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Moccelin
MensagemEnviada: Sex Out 16, 2015 1:28 am    Assunto: Upgrade de cambio e diferencial no 261 da Veraneio Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 22 de Julho de 2009
Mensagens: 70
Localização: Três Corações - MG

Pra quem não lembra, tenho uma Veraneio 1971 que está praticamente original, com excessão de uma solução alternativa de engenharia que foi instalada: cambio de 3 marchas invertido trabalhando como overdrive de pobre.

Minha idéia final é partir pra um upgrade extremo, com algum V-8, cambio automático e por aí vai.

Mas a grana é escassa por agora, prioridades vão surgindo na vida, e a Veraneio parada... Decidi que com a casa pronta vou botar a Verinha pra andar senão nunca mais ando e meu pai faz usucapião dela, já que está guardada na garagem dele hehehehehe.

Primeiramente preciso fazer o freio todo, do cilindro mestre aos tambores, já que o que engarajou a Vera foi ter ficado sem freio dianteiro pelos cilindros de roda já estarem tão fudidos que o reparo deixou o óleo de freio sair e adeus pressão (Deus abençoe o santo que fez o upgrade pra circuito duplo). Logo depois seriam todos os braços de direção, que estão muito gastos, impedindo o correto alinhamento dela, apesar de que magicamente a bixa travou alinhada pois gasta pneu equilibrado, freia retinho, e bem, pra um veículo de 2 toneladas com 4 tambores finos. E aí paramos o OBRIGATÓRIO a curto prazo pra poder me arriscar em pernadas maiores na estrada, já que o resto está bom.

Só que uma coisa puxa a outra: como tenho que gastar com 4 cilindros mestre, 4 clilindros de roda, 4 tambores, lonas de freio, reparos, etc etc pensei em dar um pequeno tapa na bixa,.

Pensei em colocar um agregado dianteiro das mais modernas com disco, um eixo 406 que tem freio maior, e aí, já que ela vai ter que ser praticamente desmontada pra essas duas alterações, já partiria pra uma troca de cambio e diferencial mais longo (já que teria que comprar um, que seja um 3.15:1 já.

Lendo a tabela de relações ví que o 260F (tenho um parado, precisando de uma retífica, mas uma coisa a menos pra comprar) com o 3.15:1 daria uma relação final em 3º quase idêntica à terceira do "three on the tree" (3 marchas no volante) atual, e ganharia uma 4ª over utilizável com mais frequência (o sistema atual de overdrive fica beeeem lono, que limita a utilização).

Mas aí vem as dúvidas:
- Dá pra colocar o Clark 260F no 261???
- Vale a pena partir pra outro câmbio já com 5 marchas, e tem pro 261???
- E a mais difícil, o freio é urgente, então tenho que fazer de um jeito ou de outro, e a idéia aqui é já partir pra algumas soluções mais permanentes, como o upgrade de freio, mas estaria falando em quanto nessa brincadeira toda? Imagino que só o obrigatório, do jeito que está já iriia uns R$3000, e estaria com um sistema de freio que eu não irei utilizar quando for pular pro V-8.

De vez em quando desanimo por conta disso, coloquei o foco muito além das minhas capacidades financeiras atuais com filha pequenininha e casa recém reformada com carnê de 35 anos, e tenho mania de fugir de retrabalho, daí fico sempre nessa dúvida se só faço o necessário, ou já vou fazendo upgrades aos poucos.

Só não quero deixar ela parada sem fazer nada, parada mechendo até pode, mas parada parada não hehehehehe....

Dicas???

Editado: Lendo meu post eu já comecei a rir, porque pensei...

"Pô, se for pra trocar diferencial, sistema de freio completo, E câmbio que não seja o 260F que eu já tenho, provavelmente tendo que, no mínimo, adaptar a acoplagem no motor, fica mais fácil trocar o motor, mas aí vem a dúvida, pelo quê, aí vem... Hum 250 carburado padrão de C-10 é pouco, quero, no mínimo, um "Canavieiro", ou um de Silverado., ou um V-6 4.3.. Mas se vou trocar o câmbio posso já partir pro automático do Ômega/Blazer que aguenta até V-8 (é o 4L60 que vinha até em V8 350), mas peraí... Pelo preço disso mais barato eu comprar uma Silverado 4.1 que já é injetada e jogo tudo na Vera!!! Mas em leilão desses fáceis de achar tu não acha essa cabeças de bacalhau, só quem tem "a força" (conhecimento de todos os leilões do mundo e que vive disso, como o Salles).
AHAAAA compro uma rodando, agora na crise e com a gasolina nas alturas deve ter muita pra vender, depois vendo a lataria toda, deve dar pra diminuir bem o investimento!!! Mas COMO vender esse monte de peça de lataria, como será que funciona, pra eu dar baixa e poder usar o motor na minha.... Huuuuuummmmm...

Opa, peraí, eu só preciso trocar consumíveis do freio e os braços de direção.

Realmente... Ter um project car e não ter uma boa quantia no banco guardada é FODA, você lê projetos em fóruns nacionais, americanos, sonha naquela Veraneio ligeiramente rebaixada, com suspensão traseira com 4 braços e com lincagem Watts, barra anti rolamento, câmbio 6L80 pregado num LS com Active Fuel Managemant, 400 e poucos cavalos, 50 e muitos kgfm de torque, freio traseiro à disco, ABS tirado de uma GM modernosa, viaja na possibilidade de adaptar tudo e conseguir até que o EBD e o controle de tração funcionem (já fo feito na gringolandia) viaja mais ainda no interior monocromático marrom claro com couro, com bancos individuais com controle eletrônico, controle de cruzeiro ativo (incrivelmente também já foi feito na gringolândia), ar condicionado, bom, tem que ter saída na parte de trás, afinal a cabine é muito grande pra esfriar só com a saída no painél, mas o exterior não.... Esse vai continuar parecendo que acabou de sair da fábrica, tudo com cara de 1971, com roda de aço e tudo, apesar do pneu moderno na roda alargada, os cromados todos impecáveis, já se imagina dirigindo a barca pra visitar os parentes que moram no sul do país, ir aos encontros de antigos, fazer viajens curtas com a família...

Ai acorda, e se toca que tem 6 anos que você NÃO LIGA O CARRO!!!!

E o pior, lembra que esse trem de pensamento já ocorreu na sua cabeça umas 50 vezes na sua cabeça nos últimos 6 anos em que você não dá uma volta no quarteirão com a Velhaneio, como a minha esposa chama a coitada da Vera!!!

Realmente, o sonho é grande mas em algum lugar tem que começar, então as dicas ainda são bem vindas hehehehehehe...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Google Talk
sallespickup01
MensagemEnviada: Sex Out 16, 2015 11:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

cara começa pelo basico pro carro rodar
EU trocaria a suspenção dianteira completa ja com barras e tudo pelas da C20, se o bolso permitir pela da 93 em diante ai ja fica um freio bão mesmo, 2 cilindro e panelas novas na trazeira e pronto ja tem um carro confiavel pra ir onde quiser, o over drive com cambio 3 marchas funciona bem que só, fiz varios em F350 e andou muiiiiito tempo

eu tenho todas as peças, então vou fazer umas contas rapidas contigo
2700 vc leva suspenção da 93 com barras e tudo, só colocar, com mais 300 resolve a trazeira, e pronto ta com o carro andando e bem...

se o bolso ta mais curto, 2000, leva suspenção completa com barras da até 92

eu começaria por ai, depois da camionete andando vc vai comprando o que desejar pra mecanica, mesmo que demore mais um bom tempo, ai para e faz tudo de uma vez, assim vc não fica no vermelho e não deixa de curtir o carro

agora se nenhuma das anteriores resolver, manda ela pra mim que te devolvo depois de uns 2 anos ja com o freio moderno rsrsrsrrs....

_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Moccelin
MensagemEnviada: Qui Out 22, 2015 6:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 22 de Julho de 2009
Mensagens: 70
Localização: Três Corações - MG

Hum, esse valor que você colocou da suspensão dianteira (ambas) já tem os consumíveis em boas condições? Tipo buchas, discos, reparos dos freios...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Google Talk
sallespickup01
MensagemEnviada: Qui Out 22, 2015 6:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

sim, são usadas em bom estado
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Qui Out 22, 2015 8:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Eu não ia conseguir deixar esse brinquedo parado 6 anos por causa dos freios. Uns 6 meses já tava igual cachorro correndo atrás do rabo.

Salles, precisa trocar o eixo traseiro para por lonas mais largas ou só troca espelhos, panelas e sapatas.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Sex Out 23, 2015 7:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

troca de carcaça pra colocar lonas maiores, D10 e D20, agora em veraneio sendo disco na frente e com hidrovacuo não sente muita falta de lonas maiores, ja na camionete pois leva peso ai faz falta sim
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Moccelin
MensagemEnviada: Sáb Out 24, 2015 7:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 22 de Julho de 2009
Mensagens: 70
Localização: Três Corações - MG

ewerton escreveu:
Eu não ia conseguir deixar esse brinquedo parado 6 anos por causa dos freios. Uns 6 meses já tava igual cachorro correndo atrás do rabo.
.
.
.


Falta de tempo, de dinheiro e principalmente de espaço! Agora que terminei a reforma da casa vou começar a mexer nela.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Google Talk
Henrique
MensagemEnviada: Seg Nov 16, 2015 11:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003
Mensagens: 1120
Localização: São Paulo/SP

Moccelin e Salles, me falem dessa terceira overdrive de pobre aí. Fiquei curioso.
_________________
Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973 Smile

E de volta ao fórum depois de um hiato desde 2005.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
odirleibernardi
MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2015 6:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 1 de Setembro de 2013
Mensagens: 3
Localização: Farroupilha - RS

Putz, essa do overdrive também fiquei curioso...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2015 6:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Se não me engano, usa uma segunda caixa de 3 marchas acoplada na principal, e depois é que vai para o eixo.
O Salles vai saber explicar mais detalhadamente.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Cursino
MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2015 8:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011
Mensagens: 2768
Localização: Mogi das Cruzes

Nesse esquema aí se conseguir trambular tudo certinho, fica com nove marchas, ao melhor estilo FNM kkkk
_________________
Grand Blazer DLX - Perkins Q20B Turbo

DRM Retífica (11) 4724-3692
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Ricardo da S.Melo
MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2015 7:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Julho de 2014
Mensagens: 557
Localização: São Jose dos Campos S.P.

"erro de registro"!
_________________
Ricardo S. Melo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM
sallespickup01
MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2015 9:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

é um cambio 3 marchas entre o cambio do carro e o diferencial, só que virado ao contrario, e usa 3 e 2, quando na 3 é 1 por 1, na segunda fica 1 por 0.70 mais ou menos anda pacas
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2015 10:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

O 2º câmbio fica sempre engrenado em alguma marcha? Eles fica na mesma posição ou um de costas para o outro?
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Nathan Algren
MensagemEnviada: Qui Nov 19, 2015 12:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013
Mensagens: 3228
Localização: Estado de São Paulo

Caramba !!! Tudo com a alavanca original na coluna ou precisa adaptar esta ou instalar outra?! Abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB