Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Adaptação de abs e disco nas 4 rodas da Bonanza « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Henrique Zuffi
MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2015 12:26 pm    Assunto: Adaptação de abs e disco nas 4 rodas da Bonanza Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 9 de Dezembro de 2012
Mensagens: 59
Localização: São Joaquim da Barra

Ola pessoal, eu tenho uma Bonanza 89 e queria colocar freio abs nas quatro rodas e talvez disco na traseira (lembro de ter lido em algum lugar que não é uma boa ideia, que pode desbalancear o freio a fazer a traseira sair em freadas mais bruscas, então não tenho certeza sobre os discos na traseira), alguém sabe informar um doador e se é uma boa ideia, agradeço desde já. obs: ela não leva carga é de passeio
_________________
Chevrolet Bonanza 89 Vermelha Diesel Q20b Turbinada
Chevrolet C-20 CD 95 Branca Diesel Maxion S4t
Chevrolet Meriva CD 04 Prata Flex
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2015 1:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6750
Localização: Interior - SP

Acho que o doador mais fácil é a Silverado com ABS nas 4. Agora se o custo compensa eu não sei.
Seria tambor atrás daí

_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2015 4:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Sua bonanza deve ter diferencial braseixos 405, para colocar freio a disco vai ficar complicado, pois existe uma folga lateral natural deste diferencial, não vai ficar regulado nunca, pois sempre vai gerar uma folga que na primeira pisada de freio ele deve ir lá em baixo, no resumo no seu diferencial não seria uma boa ideia, se trocar pelo diferencial das mais modernas o Dana, corre o risco de largar uma roda pela rua, ideia pior ainda.
A sugestão do Petrus, é a mais adequada, pois vai requerer um mínimo de adaptação, só que funciona com tambor nas rodas tarseiras, outra coisa que o Petrus citou a respeito do custo, pois pelos relatos daqui do fórum mesmo, quando tem que trocar ou reparar as peças, burrinho mestre, central do ABS, tem gente que senta na beira da calçada e chora, pois as peças são difíceis de achar e caras.
Mas qual é o problema que esta acontecendo nos freios da bonanza?

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2015 7:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16112
Localização: SÃO PAULO

OPINIÃO MINHA....

linha 20 tem o melhor freio da linha pesada, então se a sua não lhe da confiança, vc tem 3 opções
1 revisa tudo pra achar o problema
2 coloque suspenção da D20 de 93 em diante na frente que melhora pois usa pinça de duplo pistão
3 se nenhuma das anteriores lhe agradou venda o carro!!!

desculpe ser radical, mais agora vou ponderar, freio a disco na trazeira, é uma adaptação ingenua, neste carro, pois com os tambores ja tem tendencia de arrastar, então pioraria consideravelmente, adaptar abs nun carro que não foi projetado, é mais ou menos como colocar cinto de 3 pontas é possivel, porem de altissimo custo, e com resultado nem sempre confiavel
tentar adaptar alguma outra coisa tb vai mudar o projeto, então não se torna inviavel....
pensa nisso...

_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2015 10:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6750
Localização: Interior - SP

To com o Salles, o freio da série 20 não é ruim, é só questão de estar tudo em ordem.
Apesar de que achava o freio da F250 melhor...

_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2015 11:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Uma coisa que se deve fazer, e que passa despercebido, é a troca dos flexíveis, principalmente aquele da traseira.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2015 11:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Assino embaixo, revisa teu freio, senão der por satisfeito freio dianteiro da D20 93 em diante.
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Henrique Zuffi
MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2015 5:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 9 de Dezembro de 2012
Mensagens: 59
Localização: São Joaquim da Barra

César Oliveira escreveu:
Sua bonanza deve ter diferencial braseixos 405, para colocar freio a disco vai ficar complicado, pois existe uma folga lateral natural deste diferencial, não vai ficar regulado nunca, pois sempre vai gerar uma folga que na primeira pisada de freio ele deve ir lá em baixo, no resumo no seu diferencial não seria uma boa ideia, se trocar pelo diferencial das mais modernas o Dana, corre o risco de largar uma roda pela rua, ideia pior ainda.
A sugestão do Petrus, é a mais adequada, pois vai requerer um mínimo de adaptação, só que funciona com tambor nas rodas tarseiras, outra coisa que o Petrus citou a respeito do custo, pois pelos relatos daqui do fórum mesmo, quando tem que trocar ou reparar as peças, burrinho mestre, central do ABS, tem gente que senta na beira da calçada e chora, pois as peças são difíceis de achar e caras.
Mas qual é o problema que esta acontecendo nos freios da bonanza?


Obrigado César, não tem nenhum problema com os freios dela, foi só uma ideia que me veio enquanto eu estava trabalhando na d-20 que tem abs, e resolvi tirar duvidas aqui no fórum

_________________
Chevrolet Bonanza 89 Vermelha Diesel Q20b Turbinada
Chevrolet C-20 CD 95 Branca Diesel Maxion S4t
Chevrolet Meriva CD 04 Prata Flex


Editado pela última vez por Henrique Zuffi em Sex Jul 03, 2015 6:09 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Henrique Zuffi
MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2015 6:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 9 de Dezembro de 2012
Mensagens: 59
Localização: São Joaquim da Barra

sallespickup01 escreveu:
OPINIÃO MINHA....

linha 20 tem o melhor freio da linha pesada, então se a sua não lhe da confiança, vc tem 3 opções
1 revisa tudo pra achar o problema
2 coloque suspenção da D20 de 93 em diante na frente que melhora pois usa pinça de duplo pistão
3 se nenhuma das anteriores lhe agradou venda o carro!!!

desculpe ser radical, mais agora vou ponderar, freio a disco na trazeira, é uma adaptação ingenua, neste carro, pois com os tambores ja tem tendencia de arrastar, então pioraria consideravelmente, adaptar abs nun carro que não foi projetado, é mais ou menos como colocar cinto de 3 pontas é possivel, porem de altissimo custo, e com resultado nem sempre confiavel
tentar adaptar alguma outra coisa tb vai mudar o projeto, então não se torna inviavel....
pensa nisso...


Obrigado por responder Salles, não é que o freio dela me desagrade, só achei que colocar abs seria uma boa ideia. Vou ver o custo da suspensão e freio do modelo novo e ver o que eu faço. E obrigado pelos conselhos salles

_________________
Chevrolet Bonanza 89 Vermelha Diesel Q20b Turbinada
Chevrolet C-20 CD 95 Branca Diesel Maxion S4t
Chevrolet Meriva CD 04 Prata Flex


Editado pela última vez por Henrique Zuffi em Sex Jul 03, 2015 6:08 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Henrique Zuffi
MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2015 6:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 9 de Dezembro de 2012
Mensagens: 59
Localização: São Joaquim da Barra

Petrus Veldt escreveu:
Acho que o doador mais fácil é a Silverado com ABS nas 4. Agora se o custo compensa eu não sei.
Seria tambor atrás daí


Obrigado pelo conselho Petrus, eu até pensei no da Silverado mais eu não encontrei em lugar nenhum Sad

_________________
Chevrolet Bonanza 89 Vermelha Diesel Q20b Turbinada
Chevrolet C-20 CD 95 Branca Diesel Maxion S4t
Chevrolet Meriva CD 04 Prata Flex
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Henrique Zuffi
MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2015 6:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 9 de Dezembro de 2012
Mensagens: 59
Localização: São Joaquim da Barra

e quanto ao abs da d-20 mesmo, compensaria?
_________________
Chevrolet Bonanza 89 Vermelha Diesel Q20b Turbinada
Chevrolet C-20 CD 95 Branca Diesel Maxion S4t
Chevrolet Meriva CD 04 Prata Flex
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2015 8:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6750
Localização: Interior - SP

Vai ter que trocar o diferencial traseiro se não me engano, fora outras peças.
Capaz que gaste uns 5mil aí nessa brincadeira...

_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2015 11:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

E ainda vai ter que garimpar peças, que eu pelo menos não vejo fornecer original, usadas enfim creio que o custo e a dor de cabeça não compensem. A nossa ultima D20 que vendemos tinha ABS na traseira e em uma situação que um flexível dianteiro estourou, então isolamos a saída dianteira do cilindro mestre e andei cerca de 30km em estrada de terra só com o freio traseiro e em determinados momentos notei o arraste não igual um carro sem ABS mas enfim, creio que não valha a pena.
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
sallespickup01
MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2015 11:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16112
Localização: SÃO PAULO

suspenção da moderna eu tenho, ja abas seja da D20 ou silv, eu não perderia tempo, pois da D20 é só traz, e como disse o anderson, tem de garimpar as peças, alem de trocar o seu diferencial, pelo modelo com ABS, pois é um sensor em coma do diferencial, e dentro a caixa satelite tem uns frisos pois funciona como um sensor de rotação
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Sáb Jul 04, 2015 12:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6750
Localização: Interior - SP

Além disso o abs da D20 e silverado é um sensor pro eixo inteiro e não por roda, ou seja, se travar uma roda só não resolve
_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB