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 Válvula Termostática. Curiosidade de um cabeça fresca. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Set 21, 2005 6:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

1- Demora para chegar na temperatura ideal
2- Motor resfria de mais em descidas
3- Motor não aquece em marcha lenta

Ou seja a temperatura ideal depois de atingido em mais ou menos 10 minutos tem que manter em qualquer condição de uso, não pode resfriar.

Para vc que usa o carro em anda para, é importante a existencia da mesma.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Set 21, 2005 10:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Localização: Sudoeste de MG

Olá Kiko,

bom o medidor da temperatura é o original da C-10, este não tem escala, somente um F do lado direito(começo) e um Q no esquerdo. Sempre que meu pai teve essa picape ele fica bem no começo, pertinho do F(inclusive com o motor 8BR). Comigo, só uma vez que chegou no meio da escala e foi quando estava ruim. Fui olhar o radiador e este não estava fervendo, mas o motor tinha perdido força.

Autalmente, quando o tempo tá frio, ele quase num mexe e quando tá mais quente sobe um pouco mais. Quando ela carregada e pega uma subida forte, ele sobe um pouquinho mais ainda, mesmo assim não chega a 1/4. Nunca acontece de esfriar demais em descida, pouquinha coisa.

Em marcha lenta ele fica na temperatura normal. Se você chegar de uma viagem e deixá-lo em marcha lenta por alguns minutos abaixa pouca coisa também. Se ligar ele frio e deixar em marcha lenta, esquenta normalmente.

Minha dúvida está no seguinte: quando ligo ela de manhã e venho para casa, noto que o radiador está morno. Teoricamente ele deveria ou estar frio pois o motor ainda não chegou na sua temperatura ideal e a válvula não abriu; ou quente pois está na sua faixa de trabalha e válvula aberta. A distância é muito pequena, não chega a uns cinco minutos funcionando e só baixa rotação.

intriga também a diferença de temperatura quando o tempo tá quente/frio. Ah, demora um pouco para chegar na temperatura de trabalho, uns 7 ou 8 min rodando...



Grato,

Thales

*desculpem pela bíblia, mas não consegui resumir.

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Set 22, 2005 6:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Nas válvulas originais tem um furo com uma pequena valvula de retenção para desaeração, em modelos paralelos somente um furo, as vezes este furo faz passar uma parte da água para radiador mesmo com a válvula termostatica fechada.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 9:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Kiko,

esqueci de dizer o detalhe que mais me encucou: quando faço a troca do fluído do radiador, faço em casa e com o motor frio. Desconecto a mangueira que vai no pé do radiador e toda a água sai do sistema. Depois tapo a saída do radiador com a mão e ponho uma mangueira enchendo o mesmo. Depois de cheio a água começa a sair pela mangueira desconectada, que vem da bomba d'água.

Como o motor está frio, a válvula estaria fechada, então não passaria água e esta vazaria pela boca depois que enchesse o radiador não?

Grato,

Thales

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Set 28, 2005 6:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Como eu disse, a valvula original possui uma valvula de desaeração, a agua vai passando por esta passagem.


Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Set 28, 2005 8:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá kiko,

não deve ser um buraco pequeno e sim um rombo de 1/2pol.?? pois a mangueira que uso tem essa medida... Se for assim também a válvula nem restringe a passagem de água quando o motor tá frio.

[]'s

Thales

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adalberto
MensagemEnviada: Qua Set 28, 2005 9:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7509
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Olá Thales !
Será que sua viatura tem mesmo a valvula ?

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Adalberto
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Out 25, 2006 11:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

amanhã vou trocar ou colocar a válvula termostática da D-10. Dúvidas:

1-Olhando no site da MTE-Thomson, eles recomendam um modelo para D-10 o VT 218.82, que tem apenas uma mola. Para D-20 o modelo é o 284.82, que tem duas molas. Consultando o catálago do Q20b da D-20/40 o número original é 77998116. No catálago do MTE este consta como o VT 218.82. A outra(VT 284.82) consta como número original 77998113. Ligando no SAC da MTE, o atendente disse que o modelo 218 é para os perkins 6cil e o 284 para o perkins 4cil. E agora qual é válvula correta?

2- A válvula termostática do 4.236 é a mesma do Q20b? E do S4/S4T/S4T-Plus é a mesma também?

3- Não tem a junta pronta, separada para vender. Consultando as casas de peças daqui, eles forneça um papel da grossura de uma cartolina para fazer a junta. Contudo a junta que está lá hoje, é bem mais grossa. Será que não vou ter problemas com esta junta 'paralela'?

4- Como a termostática fica encaixada? Com a mola voltada para cima, virada para a parte que metálica que sai para a mangueira, ou para baixo, voltada para o bloco?

Ah, tentei ligar no SAC da International, mas o telefone não tá funcionando.

Grato,

Thales

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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Out 26, 2006 3:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
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Thales,

Ligue para duas ou tres revendas de peças Perkins/Maxion e pergunte pela referência da peça. Troquei a do meu Q20B há uns 2anos e era a mesma do Maxion. Se há diferença, é pequena. O que importa é saber se a temperatura de funcionamento é semelhante. No meu caso passou a esquentar mais rápido, mantendo a temperatura depois.

Att,
Paulo

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Paulo
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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Out 26, 2006 3:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Thales,
O 4236 e o Q20B (na verdade, Q20B 4-236) são basicamente os mesmos. O Maxion a que me referi é o S4.
A válvula fica como uma campânula, com a expansão da mola para baixo. Acho que não tem como errar.

Att,
Paulo

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Out 26, 2006 9:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
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Olá Thales

A valvula fica com a parte maior para baixo(lado da mola)

Quanto a espessura da junta, ela tem que ter espessura para a espessura da chapa da valvula penetrar.

A temperatura de abertura se não me engano é 82º C

Abraços

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Out 26, 2006 10:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

vamos aos problemas... troquei a válvula hoje e coloquei o modelo errado!!!! 2, a junta era mais fina que a espessura da válvula, entonces... fodonces!!!! Ai ai....

A válvula do 4.236 possui apenas uma mola, pois ele não tem saída de retorno para a bomba como os Maxion; podem notar, que nos S4s, tem uma mangueirinha que sai do bloco e entra na bomba, já no perkinho a mesma não existe. O modelo correto seria o VT218.82(o .82 é a temperatura do início da abertura da válvula). Pelo menos no quesito da temperatura de abertura, as duas batem 82°C. Mesmo assim vou fazer a substituição da mesma porque o modelo que coloquei é maior, portanto a válvula pode não abrir por inteira.

Quanto a junta, como solucionar este problema??? Vale lembrar que até agora não vazou nada. Ah, tinha colocado silicone preto para a junta grudar(que melequeira!). Será que posso usar somente silicone?

E por último vi que o ponteiro chega no meio da escala da temperatura, mas que demora muito pra chegar lá, tem que andar uns 4km aqui, que dá +ou- 10minutos. Ele fica mais tempo no começo da escala, indicando +ou- 40/50°C creio eu. Tá normal isso?

Ah, se o perkinho não tem tubulação de retorno para a bomba, quando a termostática tá fechada como o fluído circula dentro do bloco? Será que a parte traseira e inferior do motor não superaquece? Será que é por isso que a temperatura marcada no painel demora a esquentar(o sensor da temperatura fica bem em cima do bloco, pertinho das termostática...).

[]'s

Thales

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Out 30, 2006 12:12 pm    Assunto: Responder com Citação



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Olá pessoall,

ninguém sabe me orientar sobre as dúvidas acima??

Sábado medi a temperatura do perkinho manualmente e quase não consegui encostar a mão nele. Tá certo assim, é tão quente mesmo? Pode ser em qualquer lugar, na carcaça da termostática, no bloco, o radiador em cima fica bem quente também. Só é mais frio na tampa de válvulas... Como o único pirometro que achei em minha cidade tava sem bateria não sei a que temperatura ele está...

[]'s

Thales

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Out 30, 2006 7:32 pm    Assunto: Responder com Citação



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Achei mais 2 pirometros em minha cidade. Um tava quebrado e outro ok!!! ALELUIA ALELUIA!!!

Bom medimos a temperatura da agua do motor. O ponteira estava quase no meio e medindo no pirometro obtivemos a temperatura de 67° nas carcaça da termostática, 72° na parte superior do radiador, 33° na parte inferior do radiador, 65° na bomba da agua, 65 na mangueira de saída do motor, 63° perto do medidor de temperatura, e 65° no bloco, onde fica a termostática.

Esta medição foi feita depois de eu ter rodado algum tempo, com o motor ligado e sem grandes alterções no ponteiro do marcador(marca onde ele sempre fica). Aí vem a pergunta, meu motor não deveria estar na parte do bloco e na mangueira de saída do radiador a no mínimo 82°(temperatura de abertura da válvula). Será que minha válvula nova tá com defeito? Ou é comum diferença da medição feita por estes termometros? Ou o termometro esta com defeito?

[]'s

Thales

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MensagemEnviada: Seg Out 30, 2006 8:46 pm    Assunto: Responder com Citação



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Olá Thales

Pelo que vi no manual de manutenção, Perquinho possui o by-pass permanente, portanto a valvula termostatica é simples.

Nos Maxion este sim tem by-pass com abertura e fechamento controlado pela valvula termostática, portanto a valvula tem vedação dupla.

Abraços

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