|
S10 CD afundou, parada na grama!!!!! |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Igor_VDM |
Enviada: Sáb Jul 18, 2009 12:50 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
|
Olá Paulo,
Na minha visão é o contrário. O câmbio automático até torna mais fácil sair do atoleiro. A transmissão de torque é muito mais suave e gradual que em um carro com câmbio manual. O motor realmente gira mais, mas o conversor de torque não transmite 100% do torque para as rodas. Tanto que para sair em rampa com a carreta da lancha atrelada ela chega perto dos 1500rpm com o carro ainda parado. (a marcha lenta é de 600rpm). O mesmo comportamento tem a Dakota V6 automática.
O conversor é ao mesmo tempo mocinho e vilão. Ele permite saÃdas e trocas de marcha suaves, ainda permite que a capacidade máxima de tração seja maior que em um câmbio manual, pois a transmissão de torque é hidráulica e não há disco de embreagem para fritar saindo em subidas com o carro carregado. Em compensação há perda de desempenho e aumento de consumo, em especial na cidade. Na estrada há o recurso de bloquear o conversor, eliminando as perdas. Na Blazer e na Dakota quando o conversor é bloqueado, parece que foi engatada a quinta (o câmbio é de quatro marchas).
Meu pai teve uma F-1000 sem diferencial auto-blocante que era muito pior que a Blazer automática para atolar. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Dom Jul 19, 2009 1:21 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá Igor,
Acredito no que dizes, pois és fã dos automáticos e deves conhecê-los bastante. Só falo do que leio, porque só dirigi por uns 5 dias um Sentra automático, há 15 anos. Já sabia, e verifiquei na época, que êle consumia mais do que deveria por conta das "programações" do automatismo. Por conta disso também, concluà que a tração seja mais difÃciel de controlar do que com o câmbio manual.
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Dom Jul 19, 2009 8:20 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
|
Olá Paulo,
Só um comentário. Ainda pretendo comprar um Opalão 6 canecos, mas este gostaria que fosse manual.
Manaus está com um trânsito terrÃvel (menos pior do que o de São Paulo - Óbvio). Resolveram fazer uma nova passagem de nÃvel uma das avenidas principais está fechada, aà o câmbio automático é espetacular. Na estrada você aprende a controlar as trocas no próprio pedal do acelerador, mas neste caso ainda optaria por um manual.
Outra coisa, lançaram umas caixas manuais com comando automatizado com embreagem tradicional (Stilo, Meriva), não gosto destas caixas, muitos trancos por falta do conversor de torque (e melhor desempenho e menor consumo também pela falta do conversor). Mas eu acho este tipo de caixa mais adequada a carros esportivos, porque quem compra um Porsche 911 não está preocupado com os trancos nas trocas de marcha, mas quem compra um carro familiar talvez esteja. Fora que ainda tem o kit de embreagem para trrocar de vez em quando.
Voltando ao assunto do atoleiro.
Esqueci de mencionar. Nos casos da roda dianteira afundada e uma das rodas traseiras girando em falso enquanto a que pode tirar o carro do atoleiro fica parada (uma grande limitação de diferenciais sem blocantes, manda todo o torque justamente para a roda sem aderência), ajuda mais acionar o freio de estacionamento enquanto acelera. Se for automática é bem fácil manter a alavanca para soltar o freio de estacionamento puxada enquanto se acelera e se usa o pedal do freio de estacionamento como um freio comum. Como este só atua nas rodas traseiras, ajuda bastante. Mas o melhor é ter um diferencial auto-blocante (ou 4x4!).
Lembrei que os jipinhos fabricados pela Gurgel tinham um recurso muito interessante. Haviam duas alavancas que podiam acionar o freio das rodas traseiras de forma independente (como nos tratores). A roda traseira direita está girando em falso? Puxe o freio desta roda e o torque será distrtibuÃdo para a esquerda. Simples, barato e eficiente. _________________ Igor Mendonça
|
|
 |
drperes |
Enviada: Dom Jul 19, 2009 8:39 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 381 Localização: Limão - São Paulo - SP
|
Cordiais saudações!
Sem querer magoar ninguém, mas as madeiras que Vc usou para apoiar as rodas eram muito pequenas!
Eu colocaria umas pedras debaixo do pneu ou uma madeira maior, iria prá frente e prá tras, giraria o volante, dava uma cavadas e ia saindo... será?
Bom, tive uma Pathfinder 3.0 V6, aut, 4x2, pneus Pirelli Scorpion 100% on rod, que saia dessa facinho.
Bom, como dizem os nossos amigos fãs das trilhas "leves" (não é Kiko?) quanto pior melhor.
Marcelo Peres _________________ Quem não tem GM caça de MIT mesmo. |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Dom Jul 19, 2009 9:51 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá pessoal,
Cada situação é diferente, às vezes nem 4x4 resolve. Geralmente essas coisas nos pegam desprevenidos e na segunda tentativa, já afundamos as rodas irremediavelmente.
Câmbio automático tem sua utilidade, principalmente no anda-e-pára dos congestionamentos, comuns hoje até em cidades muito pequenas. Mas além das peculiaridades do uso, ainda são caros e complicados - principalmente quando têm sensores eletrônicos.
Conforme relatado aqui mesmo no site, às vezes o automático resolve "pensar" por conta própria, e não arranca ou troca a marcha quando quer.
Embora eu goste de tecnologias, sei que elas são ótimas enquanto funcionam e quando já estão suficientemente "dominadas". Do contrário são um inferno, que nos deixam na mão e só nos consomem muito tempo e dinheiro.
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Seg Jul 20, 2009 9:41 am Assunto: |
|
|

|
Paulo,
Concordo parcialmente. O CA é pouco conhecido no Brasil, mas a tecnologia já existe há décadas. Aqui em Manaus é uma M. Nem concessionária conserta (mandam para SP na conta do cliente, é mole?).
Ainda é caro no Brasil porque muitos lojistas resolvem meter a faca. O kit de discos da caixa da Blazer nos EUA não é tão caro. As oficinas então.. Ah, é câmbio automático? Oba! $$$$$$. De fato você tem que estar preparado para a possibilidade de passar raiva. Mas o problema não é o câmbio, e sim o suporte de serviços.
Em geral o CA dura muito, o problema é que ninguém quer trocar óleo e filtro, ou então andam com óleo errado e/ou baixo. Óleo baixo estraga a caixa automática, ela começa a patinar após as trocas a pessoa insiste em andar no carro e queima os discos. A minha está com 135000km e até agora tudo bem.
Comentário. Achei histórico de problemas com o CA do Civic entre 2001 e 2004, quando acrescentaram filtro de óleo no CA. Antes não tinha filtro e não dava problema... _________________ Igor Mendonça
|
|
 |
JEAN MOREIRA BRITO |
Enviada: Seg Jul 20, 2009 1:43 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009 Mensagens: 321 Localização: SAO PAULO
|
IGOR,
EU JA TROQUEI O OLEO DO CA DA MINHA BLAZER E PERGUNTEI SE HAVIA FILTRO, E OS CARAS DISSERAM QUE NAO HA FILTRO NO CA.
E O OLEO SO SE TROCAVA DEPOIS DE MUITOS TEMPO.
ESSES CARAS TRABALHAM AO LADO DA ACCIOLLY EM SAO PAULO. O SERVICO CUSTOU R$ 170,00 COM O OLEO ACDELCO COMPRADO NA ACCIOLLY MESMO.
FIZ A TROCA AOS 74.000KM ALGUNS MECANICOS INDICAM A TROCA A CADA 40.000KM, MAS O CARA DA OFICINA DISSE O HA CASOS QUE O OLEO CHGA LA COM 100.000KM E AINDA TA BOM.
AI ACHO QUE VAI MAIS DA CONSCIENCIA DE CADA CONDUTO SE O CARA JUDIA MUITO E BOM TROCAR COM 40.000KM SE NAO EH SO CHECAR A VISCOSIDADE A CADA 10.000KM. _________________ BLAZER DLX 4.3 V6 1997 |
|
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Seg Jul 20, 2009 5:28 pm Assunto: |
|
|

|
Olá Jean,
Acho que seu mecânico não sabe bem o que está falando. Esta caixa automática da Blazer tem filtro sim, pergunta em alguma concessionária. O negócio é que tem que tirar o cárter da caixa. Tanto que o filtro já vem com a junta nova do cárter. Eu sei porque troquei da minha.
Pelo manual a troca deve ser feita aos 60000km em situações normais e 45000 em uso severo. Se o cara testar o óleo em laboratório tudo bem, mas se for no dedo pula fora. É possÃvel ter uma idéia do estado do óleo pelo cheiro, cor e passando nos dedos sim, mas só se condena o óleo desta forma quando ele já está muito ruim.
Trocar o óleo aos 100000km é pedir para trocar o kit de discos. _________________ Igor Mendonça
|
|
 |
lucasgalodoido |
Enviada: Qua Jul 29, 2009 1:22 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 21 de Julho de 2009 Mensagens: 975 Localização: Belo Horizonte, MG
|
Por isso que é bom a 4x4... Basta um pouco de grama e água fresca pros 180cv ficarem sossegados!
Preocupa não, toda picape sem 4x4 ficaria atolada numa situação dessas, num casamento quse fiquei também, era uma rampa de inclinação bem leve, e só estava molhada a grama... Uno Fire saia sossegado, e a s-10 só patinava 1 roda... mas no final saiu, dei sorte. Que lameiro também, afundar parada assim...
Abraço |
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 2 de 2 Ir à página Anterior 1, 2 |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você não pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|