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troca de motor |
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Mensagem
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A20 CAB DUPLA 4x4 |
Enviada: Seg Out 13, 2003 9:19 pm Assunto: troca de motor |
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Visitante
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Olá, preciso de ajuda....
conheci o site agora e achei sensacional! parabéns!!
Tenho uma A20 dupla 4x4 88 mod 89, essas da CPFL......e estou reformando.....com isso acabei pensando em trocar o motor alcolatra por um diesel.....ela tem acinamento da tração no painel e uma relação já reduzida. Aà vão as dúvidas.....
1- qual motor colocar?
2- esse cambio aguenta ou tenho que trocar?
3- essa troca fica confiável?
Espero contar com a juda de vcs!
Abraço
Trinity A20 4x4 |
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tecnica |
Enviada: Seg Out 13, 2003 9:34 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi Trinity,
Em primeiro, seja bem vindo ao site e ao fórum. Por gentileza, registre-se no fórum, clicando no item "registrar" acima, assim poderemos avisar sobre passeios, novidades, etc,etc,etc...
Vc comprou recentemente ? Do Fernando ??
Bom, o motor mais indicado para ela seria o Q20B ou S4 (sem turbo), já que a diferênça do o torque em relação ao 4.1 não é muito grande. Entretanto, vc vai ter que trocar o cambio e as relações dos diferenciais, ja que o carro ficaria muito curto (amarrado) sem essa troca.
Outra opção, seria usar o 6.07TCA da Silverado ou o 4.07 da S10, que são motores com rotação mais alta, permitindo vc utilizar o mesmo cambio e mexer apenas nos diferenciais.
Têm vários outros tópicos em que falamos sobre a adaptação de motores.
No site têm a página de calculo de marchas, ajuda bastante nessa hora, para verificar qual a combinação de motor e câmbio que combina bem (caso vc não use uma receita original)
Fique à vontade para perguntar.
Abraços _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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trinity A20-4x4 |
Enviada: Ter Out 14, 2003 10:35 am Assunto: troca de motor |
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Visitante
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Olá Alexandre!
Estou espantado!! Comprei do Fernando mesmo!! Vc conhece o carro?
Bom, quanto as mudanças........estoun quase desistindo......esse carro não tem reduzida, ele já é bem reduzido,por isso, se mudar a relação dele acho que vou acabar perdendo em força, mas.....em todo caso, vc saberia me informar onde encontro esses motores para fazer uma cotação?
Já me registrei, valeu!
Obrigado pela resposta
trinity |
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tecnica |
Enviada: Ter Out 14, 2003 10:57 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi Trinity,
Conheco o carro sim, o Fernando é membro do fórum e bastante participativo.
Adaptar um diesel sempre gasta um $$ bom, portanto, vale a pena colocar na ponta do lápis... de repente, um kit GNV te dá a mesma economia.... e hoje o que...
Mas o resultado é bom sim, seja com diesel ou GNV/alcool.
O esquema da tração é o mesmo dos Engesa E4, sem reduzida, a primeira é curta (bem curta), dispensando a reduzida.
Abraços _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Gerson Lage |
Enviada: Qua Out 15, 2003 11:51 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003 Mensagens: 96 Localização: Brasília-DF
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Olá colegas,
Foi mensionado que uma das opções, seria usar o 6.07TCA da Silverado, permitindo utilizar o mesmo cambio e mexer apenas nos diferenciais.
Pergunto, o cambio aguentaria o torque e a potência deste motor? _________________ Bonanza 94 S4T |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Out 16, 2003 5:32 am Assunto: Motor MWM 6.07T |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
Um macete que a F-1000 4X4 usou é colocar um bloqueio no comando da valvula LDA da bomba injetora, a valvula de bloqueio fecha a passagem de ar para valvula LDA quendo em 4X4 reduzida, então a valvula que tem a função de aumentar o débito de diesel na medida que a pressão na turbina aumenta, fica inoperante, reduzindo a potencia e torque do motor
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Gerson Lage |
Enviada: Qui Out 16, 2003 6:07 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003 Mensagens: 96 Localização: Brasília-DF
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Kiko,
A minha pergunta sobre o cambio aguentar ou não, é porque tenho um amigo que também tem uma Bonanza 93, só que a gasolina, e está querendo clocar um motor diesel. Ele está querendo colocar o da Silverado, e me perguntou se teria que trocar o cambio.
Aproveitando, tenho algum material que veio com o manual da minha Bonanza, como o folder da chevrolet com a foto e especificações técnicas, se interessar, posso enviar pro site. _________________ Bonanza 94 S4T |
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Eduvelo |
Enviada: Qui Out 16, 2003 9:04 pm Assunto: cambio |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Gerson, tenho um Engesa com Q20B e esse câmbio de 5 marchas com 1º reduzida e vai bem .
Não sei a relação do seu diferencial , o meu é longo : 3,07 , mesmo assim quem amarra é o cambio , na subida em 4º sobe muito o giro e 5º não sobe , tem que controlar no rpm ...
abraços ...
Edu _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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tecnica |
Enviada: Qui Out 16, 2003 11:34 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi Gérson,
Pode mandar o material para webmaster@picapesgm.com.br. Ë sempre bem vindo.
Note que o motor 4.1 têm cerca de 30kgf/m de torque, é praticamente o mesmo torque do Q20B e do S4 (sem turbo). Para usar o S4T ou S4T-Plus ( 38kgm/f e 46 kgm/f) e o 6.07 TCA (43kgm/f), vc precisará mexer no câmbio, ou pegar leve.
Ale |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Out 17, 2003 5:57 am Assunto: Bonanza Diesel |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Gerson
A Bonanza Diesel sem turbo de fábrica usa o mesmo cambio da gasolina Clark/Eaton 2305, exceto com S4T, que usa o ZF, só que o diferencial tem que ser alongado. a minha S4 está turbinada, mas como disse o Alexandre não pode forçar muito.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Gerson Lage |
Enviada: Qua Out 22, 2003 11:25 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003 Mensagens: 96 Localização: Brasília-DF
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Kiko,
Você usa o cambio Clark/Eaton 2305 com o motor S4T-Plus + intercooler, e aguenta o "tranco"?
O meu amigo que está querendo fazer a mudança de motor, perguntou se ele for colocar o motor 6cc diesel da Silverado, se pode ser mantido o cambio original da gasolina e qual a relação ideal para se usar no diferencial, pois uns dizem que pode e outros que não? _________________ Bonanza 94 S4T |
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Visitante |
Enviada: Qua Out 22, 2003 12:22 pm Assunto: Motor Diesel |
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Gerson,
O Kiko provavelmente utiliza em sua Bonanza S4T Plus o câmbio ZF S5420, utilizados na F-250, Silverado e também em caminhões leves e micro ônibus.
A caixa Eaton FSO 2305 conhecida também por CL-2905 pode sim ser utilizada em motores MWM Sprint 6.07T usados nas Silverados. Inclusive, eu acho que esta caixa de câmbio foi utilizada nas Gran Blazers e nas GMC 3500 equipadas com este motor.
Porém eu acho que esta caixa é um pouco subdimensionada para a potência e torque do motor MWM 6cc. Já li relatos de problemas na caixa de câmbio de Silverados (não tenho certeza se era esta Eaton). Portanto é possivel a utilização desta caixa, porém eu não a utilizaria.
A caixa de câmbio utilizadas nas Bonazas 93 a gasolina é na verdade o modelo CL2205 e não o modelo FSO2305. Não sei se saiu alguma Bonaza com o câmbio CL2215 que tinha a ré sincronizada (Esta foi utilizada nas C-20 mais novas). O câmbio CL2205 não aguenta o tranco do MWM Sprint 6.07T e não deve ser utilizado para a adaptação.
O diferencial pode até ser mantido (Relação 3,90), mas a relação utilizada para o MWM Sprint na Silverado, Gran Blazer e F-250 é de 4,10, ou seja, mais curta. Isso traz maior agilidade durante as aceleções e diminui o "efeito" overdrive da 5ª marcha. Assim, se você utilizava a quarta marcha para atingir a velocidade máxima, com o diferencial 4,10 você deverá utilizar a 5° marcha overdrive para obtê-la, pois a quarta machar (direta 1:1) ficará muito curta.
Verifique também os tópicos sobre "Adaptação de Motor Diesel" e de "Adaptação de Câmbio" nesta mesma seção.
Eduardo Sekiya |
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Sekiya |
Enviada: Qua Out 22, 2003 12:30 pm Assunto: Diesel |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Gerson,
As picapes com o Motor Maxion S4 aspirado também utilizaram o câmbio Clark/Eaton CL 2615, usados também pela Ford F-1000. Esta não é Overdrive, portanto a quinta marcha é direta (1:1).
Não sei se as Bonazas Diesel aspirado utilizaram também este câmbio e não sei também se esta é adaptável no MWM Sprint 6cc.
Espero ter ajudado.
Eduardo Sekiya |
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Andreson Melo |
Enviada: Qua Out 22, 2003 12:36 pm Assunto: Re: Diesel |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Acho q essa informação não está correta, pq eu possuo os catalogos das picapes D20 e lá informa as relaçoes de marcha, apenas a 4º que é 1:1, a 5 é overdrive sim. Vou conferir |
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Sekiya |
Enviada: Qua Out 22, 2003 12:45 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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O câmbio Clark CL-2615 é o M-47 citado inclusive na seção técnica deste próprio site, com as relações de 1ª - 5,82:1, 2ª - 3,31:1, 3ª - 2,14:1, 4ª - 1,41:1, 5ª - 1,00:1 e Ré - 5,54:1. Portanto sem overdrive
Eduardo Sekiya |
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