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Como vc escolhe, o combustível que poe na sua picape
Pelo menor preço
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Pelo menor preço
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Pela Bandeira do posto (marcas tradicionais-Shell, Texaco, Ipiranga, Esso, BR)
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Pela Bandeira do posto (marcas tradicionais-Shell, Texaco, Ipiranga, Esso, BR)
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Deixa ficar na reserva e enche no primeiro posto que encontrar pela frente
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Deixa ficar na reserva e enche no primeiro posto que encontrar pela frente
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Tem posto preferencial e sempre que possível enche neste posto
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Tem posto preferencial e sempre que possível enche neste posto
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Pela distancia (posto que fica perto da casa ou do trabalho)
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Pela distancia (posto que fica perto da casa ou do trabalho)
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Encho naquele posto que tem AS FRENTISTAS com Shortinho curtinho e apertado, independente de preço ou bandeira
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Encho naquele posto que tem AS FRENTISTAS com Shortinho curtinho e apertado, independente de preço ou bandeira
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Em posto que tem bastante movimento
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Em posto que tem bastante movimento
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Total de Votos : 170
Autor Mensagem
MachadoSL
MensagemEnviada: Qui Nov 12, 2009 4:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá,
Só para esclarecer, ácidos não costumam deixar o diesel e outro óleos escuros e sim mais claros pois eles quebram as moléculas. Agora, bases, dependendo de qual for, podem deixar o diesel mais escuro e com a propriedade de absorver mais água. Provavelmente o diesel que você abastecia o carro estava com a densidade inferior ao especificado e isso ajudou a detonar o seu motor.
Abraços,
Sergio

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PauloRS
MensagemEnviada: Sex Nov 13, 2009 5:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá MachadoSL,

Felizmente isso não ocorreu comigo, e sim com um conhecido que abastecia no mesmo posto que eu. Na verdade, o ácido fosfórico, por exemplo, deixa o metal cinza-escuro azulado. Por tabela, calculei que poderia desprender essas partículas no meio e deixar o diesel na mesma cor. Mas é uma dúvida, porque sequer sei como e que produtos usam para limpar os depósitos de combustível. Talvez usem até soda cáustica para essa finalidade. Sei que a Petrobrás recomenda(ava), em caso de dúvida, analisar a densidade (entre 0,82 e 0,88 ) , pedir a nota fiscal e o certificado de análise, fazer a análise visual e procurar saber se é feita limpeza periódica. Mas quem lembra ou tem paciência de fazer isso ?

Abs

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Paulo
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MachadoSL
MensagemEnviada: Sex Nov 13, 2009 8:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Paulo,
Aí é que está o ¨pobrema¨, os donos de postos acham que trocar o tanque de reserva a cada 5 anos é caro demais, e sem falar que adoram usar uma soda caústica para limpar motores e chassis, na verdade até a Citroën faz isso e briguei com eles pro causa disso já que mancharam todo cofre do motor de meu ex Berlingo (nunca mais vou ter Citroën). Agora quanto ao uso do ácido fosfórico é viável para começar a corrosão do tanque e da linha de combustivel, o diesel fia claro, mas ao entrar no tanque vai ficar escurinho por causa da reação com o ferro.
Um detalhe, o dono de um posto aqui perto de casa não recomenda comprar o diesel dele (pode?), uma vez que ele alega que vende pouco, logo o mesmo se contamina. aí fiz a pergunta errada: ¨Então porque tem a bomba para venda?¨ Nessa hora ele se embananou e não explicou jogando a culpa na distribuidora, pode?
Realmente, estamos ferrados.
Abraços,
Sergio
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PauloRS
MensagemEnviada: Dom Nov 15, 2009 2:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá MachadoSL,

Então você acha que podem ter utilizado soda ou ácido ? Depois dessas conversas, estou pensando em procurar um kit de teste para combustível. Parece absurdo, mas não dá mais para confiar em nada: combustível adulterado, peças originais sem qualidade, autorizadas que destroem a imagem da própria marca, mecânicos @#%&, etc.

Abs,

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Paulo
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adalberto
MensagemEnviada: Dom Nov 15, 2009 8:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

A unica solução é a oração
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Adalberto
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MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Nov 16, 2009 6:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Paulo,
Com certeza, é muito provável pelo estrago que fez. Como os caras tem que manter a densidade correta do combustível pode se colocar de tudo até espessantes alimentares. um teste rápido que se pode fazer é medir o pH do combustível, normalmente para o diesel o pH se situa entre 6,8 e 7,2. Vou ver se pego a tabela com as especificações dos combustíveis para colocar aqui, só preciso achar.
Abraços,
Sergio
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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2009 3:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá MachadoSL,

É isso aí, seria uma grande ajuda para todos. Melhor ainda se incluir o melhor Indicador "portátil". Eu já estava comprando um densímetro...
Imagina a cara dos frentistas, quando enxergar alguém com isso tudo na mão...

Abs,

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Paulo
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MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2009 9:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Paulo,
Recebi de um colega as normas parciais das caracteristcas desejáveis para o diesel de acordo com a ANP:
Massa específica
20ºC (kg/m3) 0,860-0,900
Nesse ponto é equivalente a densidade do mesmo medidos à 20 graus celcius, o que torna difícil de se fazer no posto de gasolina dado a variação climática, mas, a margem de erro será pequena, podendo esta densidade em dias muito quentes ficar em 0,8
Viscosidade Cinemática
40°C (mm2/s) 1,9-6,0
Também complicado de ser feito, precisa-se aquecer o diesel a 40 graus e medir (no método tupiquiniquim) o deslocamento de 1mL de diesel em uma pipeta calibrada, claro que hoje em dia temos aparelhos mais eficientes que isso que descrevi.
Índice de acidez, máx.
(mg KOH/g) 0,80
Esse é mais fácil, o método se baseia em misturar álcool etílico (etanol) com o diesel e ver quanto de hidróxido de potássio 0,5N é consumido em x gramas de diesel. Na verdade, se tiver um aparelho que meça o pH (potenciometro) ou até tiras indicadoras (Merck é a melhor), pode ver qual o pH do diesel que ele deve apresentar uma variação entre 6,4 e 7,4. A dificuldade de se medir o pH do diesel é que ele é oleoso e por isso nem todos os potenciometros ou tiras indicadoras funcionam bem.
Tem ainda o teste de corrosividade que é feito se colocando o diesel em cima de uma placa de cobre a 50 graus por 3 horas, também só executado em laboratório. De qualquer modo a corrosividade deve ser mínima.
em resumo, só vai dar para ver a densidade e o pH, já é um quebra galho.
Se quiser eu tenho alguns documentos sobre o biodiesel e como se procede o teste de acidez do diesel que posso te mandar, todos em português.
Abraços,
Sergio

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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2009 10:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá MachadoSL,

Muito útil a sua informação. Obrigado.
Sim, tenho interesse no material. Na verdade estou tentando falar com um conhecido que trabalhou para a Petrobras, onde fazia análise em postos. Meu interesse além de teórico é tb prático, pois como já mencionei, está difícil confiar nos postos.

Abs,

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Paulo
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MachadoSL
MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 8:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Pois é Paulo, a coisa está feia, esta semana vou trocar a boia do meu carro, que suponho eu foi comprometida por causa de uma gasolina Podium super adulterada já que o carro engasgou poucs Kms após sair do posto e a boia passou a marcar que tem menos combustível.
Me manda um MP com seu e-mail que eu te envio o que tenho.
Abraços,
Sergio

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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Nov 19, 2009 3:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

MachadoSL,

Noutro tópico comentei que estou trocando a bóia da minha D20 pela segunda vez. Tá certo que fazem 7 anos que a troquei, mas a que veio na camionete tinha mais idade (acho) e estava menos corroída. Detalhe: tenho sempre o cuidado de manter o tanque cheio. Um outro carro que temos, com tanque de plástico, está apresentando defeito, e me deixou na mão com mais de 1/4 de tanque. O pior é que esses carros mais modernos exigem ferramentas especiais para tirar as tampa de tanque, além de elas empenarem com facilidade, não vedando mais.

Estou te mandando uma MP.

Abs,

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Paulo
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Cesar Canto
MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 7:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Novembro de 2010
Mensagens: 69
Localização: São Paulo

Tenho um posto preferencial próximo a minha residencia, já abasteço a alguns anos nele e nunca tive problema. Mais se eu estiver longe dele, gosto de Petrobras. Gasolina Aditivada.

No gás agora com a Blazer que estou adquirindo, eu tenho outros postos de preferencia bandeira Texaco ou um bandeira branca próximo a residencia.

_________________
Blazer Executive 4.3 V6 Aut. 2000
www.clubedovortec.com.br
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betosima
MensagemEnviada: Qui Mai 05, 2011 11:04 am    Assunto: Ola Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Abril de 2011
Mensagens: 1
Localização: SAO PAULO

Otima dica, é sempre bom saber não é?Obrigada e parabéns pela pesquisa!
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Marcos Palmas
MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2011 4:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2011
Mensagens: 78
Localização: Palmas - TO

Utilizo sempre o mesmo posto de bandeira BR.
Antes de me mudar para o Tocantins minha Bonanza D20 Turbo fazia 12-13 Km/litro.
Desde que mudei para ca e com a mudança do combustível e mesma passou a fazer 10-11 km/litro.
Dias destes vi uma pesquisa academica que mostrava que a adição de alcool ou de biodiesel, a partir de uma certa proporção, ocarretava aumento do consumo.
http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=71618&bd=2&pg=1&lg=
Como o sistema todo esta novo, motor, bomba e turbina, imagino ser esta a justificativa para o aumento de consumo.
O diesel do posto que abasteço tem na bomba a etiqueta de Biodiesel.
Vou procurar ficar um mes sem abastecer neste posto e procurar outra bandeira para ver se se confirma.
Alguem sabe dizer se a suspeita confere?
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2011 9:37 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Onde vc morava antes?

Algo como altitude e temperatura ambiente faz mudar o desempenho.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

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contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
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