Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Regulagem do Ponto de Ignição GM 4.1 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Ago 10, 2003 2:15 am    Assunto: Regulagem do Ponto de Ignição GM 4.1 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Caro Colegas,

Primeiramente, o que significa a sigla AMPS (sei lá se é isso mesmo) designado para a regulagem do ponto de ignição do motor GM 4100???

O problema é o seguinte: toda vez que piso no acelerador até o fim do curso, tanto em acelerações quanto em retomadas - principalmente em 3ª ou 4ª, o carro dá uma falhada rápida em uma certa rotação - cerca de 1800 RPM - e depois continua a acelerar normalmente. Não sei, mas acho que o problema está no ponto de ignição (ou na carburação). Já pedi para mecânicos regularem, mas o carro ficou muito pior. Tentei assim, regular eu mesmo, mas os resultados ainda não foram satisfatórios.

Desta forma, alguém poderia me informar como regular o ponto de ignição em conjunto com a carburação??? Sei que na polia da árvore de manivela há uma marca e que no bloco do motor há três pontos: 0 (zero), A e B. Para tal regulagem, em que local devo posicionar a polia? Informo que a polia já fora trocada e não tenho certeza se esta fora posicionada corretamente.

Obrigado


Editado pela última vez por Sekiya em Qui Mai 21, 2015 10:40 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Dom Ago 10, 2003 3:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Edu,

A sigla APMS significa Antes do Ponto Morto Superior, e normalmente acompanha uma indicação do avanço em graus, por exemplo 9o. APMS, que deve ser interpretado como 9 graus antes do ponto morto superior.

O 0 (Zero) na polia indica o PMS. As marcas A e B indicam os avanços, no caso A=10 graus.

O manual da Bosch ( estou encaminhando a página scaneada para vc), indica o avanço inicial entre 12 e 16 graus, ou seja, entre as marcas A e B da polia, com o avanço a vácuo desconectado.

O jeito mais simples de regular, sem pistola de ponto, é o seguinte:

1) Ligue o motor, e deixe chegar até a temperatura de trabalho.
2) Deixe em marcha lenta, desconecte o avanço a vácuo.
3) Solte o distribuidor. Bem vagarosamente, vá girando-o no sentido anti-horario. Note que a rotação vai subindo, até que, em certo ponto, o motor vai começar a vibrar e baixar a rotação. Volte, devagar, o distribuidor até que rotação volte a subir. Então fixe o distribuidor.
4) Reconecte o avanço à vácuo e regule a marcha lenta.

O motor então apresentara um funcionamento muito suave. Com o procedimento acima, o ponto está bem avançado. Ao andar, fique atento apenas às batidas de pino (grilar) qdo estiver em carga (por exemplo, subindo uma ladeira com o pé no fundo, em baixa rotação).

Com a nossa super gasool, isso não deverá acontecer. Mas, caso aconteça, atrase ligeiramente o ponto, girando o distribuidor no sentido horário.

Na tabela que eu estou te enviando, segue vários valores de regulagem que são interessantes, bem como o número dos componentes da ignição que devem ser conferidos.

Abraços

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Dom Ago 10, 2003 10:00 am    Assunto: regulagem Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Oi pessoALL , vamos aproveitar essa verdadeira aula do Kiko ...
Sekiya , acho que além do ponto vc está com problema na regulagem de entrada de ar , pelo menos nos carburados que já tive esse problema de acelerar e não corresponder de imediato era regulagem mal feita no parafusinho da entrada de ar , depois de proceder com descrito pelo Kiko aconselho fazer essa regulagem , já tive problema tbm por estar com giclagem incorreta , veja se os gicles estão corretos tbm .
Abraços e boa sorte ...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Dom Ago 10, 2003 1:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Edu,

Desculpe, não desmerecendo o Kiko, mas quem escreveu o artigo foi o Alexandre.

Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Dom Ago 10, 2003 2:13 pm    Assunto: regulagem Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Valeu aí , desculpe o engano :oops: :oops: ...
De qqer maneira foi uma boa aula :D :D ...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Dom Ago 10, 2003 6:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Estou procurando nas minhas bagunças as tabelas dos giclês. Um hora eu encontro

Abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Ago 10, 2003 7:52 pm    Assunto: Motores a gasolina Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Estou chegando agora, e eu num sei de nada o que estava acontecendo.
Eu não conheço muito do motores a gasolina, pois a maioria da convivencia minha é com motores Diesel.

No passeio da Ford, perguntei para pessoal da Ford sobre o lançamento da F-250 cabine dupla, pareca que vão lançar, ou melhor deixar alguns por aqui do lote de exportação para Australia, mas sem data prevista, e o motor não vai ser V-8 powerstroke 6,0 litros, e sim MWM 6,07, o mesmo da F-250 atual, só que vai ser uma barcaça, pois utilizará a mesma caçamba da F-250, com mais de 6 metros de comprimento.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Ago 11, 2003 12:48 am    Assunto: Regulagem do Ponto de Ignição Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá Colegas,

Muito obrigado pelas informações. (Alexandre, valeu pelas tabelas!)

Quantos aos giclês, eu acredito que não haja grandes problemas, pois o carburador Brosol 3E é novo e original de fábrica, e foi limpo e regulado apenas uma vez, tanto que a marcha lenta está 10. (Mas qualquer informação a mais é bem vinda!)

Quanto à regulagem da mistura ar/combustível, qual o procedimento correto para a sua regulagem? E quais os sintomas de uma mistura muito rica ou muito pobre? Pois não senti muita diferença no consumo ou nas velas apertando ou abrindo o bendito parafuso!

Quanto ao ponto de ignição, pergunto:
Como sou um pouco leigo nisso, se eu posicionar a polia entre as marcas do bloco do motor (A e B) e abrir o distribuidor, o cachimbo deve estar no ponto do 1° cilindro ou pode estar em uma outra posição??? Componentes como tampa do distribuidor ou cachimbo desgastados, ou terminais oxidados também podem levar ao sintoma descrito por mim???
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Eduvelo
MensagemEnviada: Seg Ago 11, 2003 5:51 pm    Assunto: regulagem Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Pessoal , vai eu me meter de novo , mas só estou querendo ajudar Laughing ...
Sekiya , se vc mexeu no parafuso de entrada de ar e não aconteceu nada é porque vc está com entrada de ar falsa Wink , pode ser na base do carbura ou pelo corpo , os problemas com distribuidor deixam o carro fraco , sem potência Sad , mas não causam atraso de aceleração , isso é mais problema na regulagem no carburador , passa a mão na base do carburador com ele funcionando e veja se acha algum chiado .
Abraços e boa pesquisa Very Happy ...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Seg Ago 11, 2003 8:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Sekiya,

Sim, ele pode estar em outra posição. Todo motor de 4 tempos leva 2 voltas do virabrequim para fazer um ciclo completo. Na tabela que eu te enviei tem um esquema do 1o cilindro (parece um disco de telefone, do lado das marcacoes de polia). É o que aponta para a frente do motor.

Como o Eduvelo falou, se mexendo no parafuso vc não percebe qq alteração, vc pode estar com entrada de ar falsa. Além dos citados por ele, observe mangueiras do hidravácuo, a mangueirinha do avanço, thermac e etc.

Eduvelo, desculpa discordar, mas falhas podem ser causadas por ignição ruim também.

Uma dica que ajuda (bastante) é, usando um multimetro automotivo (é um instrumento muito útil, principalmente nesta nova era da Injeção Eletrônica), medir a rotação do motor com a garra de indução.

Com a parte de ignição em ordem, o multimetro irá indicar a mesma rotação independente do cabo de vela que vc espetar a garra.

Se estiver havendo fuga de corrente, a rotação apontada por aquele cilindro estará menor ou maior. Macete: vc normalmente encontra um par bixado, um apontando menos e o outro mais ( faisca de um pula para o outro).

O procedimento para acertar a marcha lenta é bem parecido com a do distribuidor. Abra até a rotação começar a cair e o motor vibrar, depois volte um pouco.

Para confirmar, dê 2 toques rápidos no acelerador, como se vc tivesse tentando afogar o motor... ele não deverá ratear ao voltar para a lenta.

Para o teste definitivo é necessário um maço de cigarros (não serve caixinha): coloque de pé em cima da tampa de valvulas. Ele não pode cair Wink

Espero que as dicas ajudem.

Abraços

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB