Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Adiconando álcool ao tanque de gasolina « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
MOUSSA JOANES
MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 10:22 pm    Assunto: Adiconando álcool ao tanque de gasolina Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 13 de Março de 2008
Mensagens: 22
Localização: MINAS GERAIS

Olá Senhores!
Agradeço por mais uma vêz ter a oportunidade de compartilhar conhecimentos.
Amigos, tenho uma SULAM a Gasolina! recentemente abasteci o tanque e me recomendaram colocar 1/4 de alcool, pois o km rodado sairia mais barato! Gostaria de saber se isso danifica o motor? é viável? inicialmente não coloquei mas pode ser uma boa?
obrigado!
JOANES

_________________
GM C20 SULAM TOPEKA 92
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
ARISMAR
MensagemEnviada: Sáb Abr 05, 2008 12:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 845
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caro JOANES

Com esse procedimento você terá no veículo um belo coquetail: Gasolina, Alcool e Ãgua.

Cada motor com a sua configuração e combustível próprio. Com o "flex", a eletrônica gerencia o tipo de combustível, além desses motores serem produzidos para o funcionamento com diferentes tipos de combustíveis.

Alterado o combustível, a performance do motor também será alterada, e dependendo da situação com graves consequencias.

Milagres não existem e nunca existiram. Cuidado com essas esperiências; com toda a certeza o motor irá repudiar.

Ademais, você já fez o cálculo de quanto irá economizar com esse proceder? Economia insignificante e concorrente a uma manutenção onerosa pelo desgaste prematuro e oxidação de todo o sistema de alimentação.

A priori, é o que tenho a lhe orientar.

Abraços, ARISMAR(914)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Klinger
MensagemEnviada: Sáb Abr 05, 2008 7:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Joanes, o Arismar ta dando informação boa a ruim é que se vc botar ainda mais alcool vc vai rodar com tudo no alcool mesmo pois nossa gasolina é uma dadiva batizada por 10 padres e 1 bispo.

Abraços, e se tiver um posto de confiança pra abastecer nada melhor que usar ela pura ou quase pois ja vem alcool por lei...

_________________
Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Abr 06, 2008 5:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Isso vai dar mistura pobre demais, só seria pior se usasse alcool puro.... seus pistões podem literalmente derreter com o tempo.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
feiovelhoepobre
MensagemEnviada: Seg Abr 28, 2008 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008
Mensagens: 93
Localização: SP/SP/ZL

Pode usar até 50% de cada na boa amigo, é viavel sim, alcool puro que precisa de umas pequenas modificações, claro que a potencia do motor irá diminuir, mas quer coisa pior que usar gas natural puro? alcool não faz nada, um abraço!
_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel
MensagemEnviada: Ter Abr 29, 2008 12:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 191
Localização: Rio de Janeiro

Acredito que o que mais sofre com o alcool seja o carburador.

Será que um motor 4.1 da Chevrolet não aguenta o tranco?

um amigo meu tinha um monza 92 (ficou com ele a 8 anos)e sempre usou alcool e nunca deu um problema sequer.

[]'s a todos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Abr 29, 2008 11:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Eu acho que não aguenta não... por mais robusto que seja um dia vai abrir o bico mais cedo.
O problema maior do GM 250 é a taxa de compressão muito baixa (pior se for antes de 1991). Fora isso giclagem incorreta, ponto de ignição desajustado para uma mistura mais pobre vai acabar com a câmara de combustão a médio-longo prazo. Fora que o motor vai deixar de funcionar "redondo".

As palavras do amigo Arismar diz tudo. Em outras palavras o barato vai sair caro...

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Tigues
MensagemEnviada: Qua Abr 30, 2008 1:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

Na minha humilde opnião, se vc tem um motor 4,1, transfere ele pra rodar com alcool, tem peças a vontade por aí, a potencia aumenta e muito, não esquece da partida á frio, bomba e seja feliz com 140 cv ou mais, depende do q vc quer. Já tive uma vera assim e tenho saudadade, a minha é motor brasil e não tem jeito de passar pro alcool então coloquei gnv.

obs: Eu sou suspeito,depois de 4 opalas, duas vera e uma C-10, esse motor aguenta tudo, até proprietário relaxado....rsrsrsrs

_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Daniel
MensagemEnviada: Qua Abr 30, 2008 2:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 191
Localização: Rio de Janeiro

É uma boa idéia. Quais as peças que terei que trocar para passar um 4.1 para alcool?

[]'s
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Abr 30, 2008 1:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

É melhor fazer o que o Tigues citou. Pelo menos o motor funciona redondo.
Quanto a aguentar todo motor aguenta... O do Marea 2.0 tava com a bronzina colada e dei 160km/h direto em uma viagem... hehe mas também quando abrir o bico... haja $$$.

Daniel pra passar para o álcool vc tem que aumentar a taxa de compressão: rebaixar o cabeçote ou trocar os pistões (cabeçudos)., trocar os giclês do carburador, trocar as velas (mais frias), trocar válvula termostática e instalar sistema de partida a frio. Cuidados como niquelar o carburador também é válido.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
drperes
MensagemEnviada: Qua Abr 30, 2008 1:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 381
Localização: Limão - São Paulo - SP

Cordiais saudações!

Normalmente as empresas de retificação de motores tem esses kits prontos de conversão. Se Vc quiser já aproveita e coloca uma injeção eletrônica. Ai fica show de bola!!!

Marcelo Peres

_________________
Quem não tem GM caça de MIT mesmo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
magrão da topeka
MensagemEnviada: Ter Set 16, 2008 4:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2007
Mensagens: 466
Localização: Guarulhos

Experiencia feita a pouco tempo em um opala de um amigo meu:

1-primeiramente verificar se o seu coletor é aquecido e se esta ligado corretamente .2-Mandar niquelar o carburador e readequação de gicles p/ o alcool,certinho mesmo,não adianta inventar conjuntos (ex,se a auto peças não tem os gicles corretos,eles tentam empurrar um que se aproxima mais não adianta).3-Troca de velas p/ alcool,pois são diferentes da gasolina 4-instalar injetor de gasolina p/ partida a frio. 5-adiantar um pouco o ponto do motor (cuidado nesta hora).6-retirar toda a gasolina do tanque e só enche-lo com alcool (muito importante regular só no alcool p/ ficar redondinho)
6- após a montagem do carburador esperar o motor aquecer bem p/ ai sim regular a mistura ar/combustivel e testando o carro em varias situações (parado,lenta,alta,subidas ,etc... até achar o ponto correto)

Ficou muito bom,detalhe que foi feito na minha casa,pois tenho muita ferramentas e gosto de mexer nos meus carros,gastamos dois dias após as peças compradas e uns 2 pacotes de cerveja,claro que o desempenho e consumo não chega ser igual o motor a alcool original mais é bem parecido,ele ta testando,caso não prejudique muito o motor to pensando em fazer em minha Sulam.

_________________
Sulam topeka :Ex viatura (saudades)
Gm Monza 1986 (titular absoluto da garagem)
Honda NX200 (a guerreira)
Opala 91 automatic - esse ja foi
Opala 72 totalmente original
A procura de uma outra Sulam
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
carracine
MensagemEnviada: Qua Mar 11, 2009 3:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Março de 2009
Mensagens: 3
Localização: São Paulo/Brasil

Amigo, se for carburado seu carro, sem problemas, so troque a giclagem, ou o kit, custa uns 15Reais
o Alccol não traz tantos maleficios como a gasolina, seria melhor trocar o carburador, mais de inicio so a giclagem.
abraço
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Anderson
MensagemEnviada: Seg Nov 02, 2009 11:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Novembro de 2009
Mensagens: 3
Localização: Curitiba

O álcool permitido na gasolina por lei não contém água na sua composição, diferente do álcool combustível convencional que contém água. Essa água pode gerar corrosão nas demais peças(bomba de combustível, escapamento, etc.) cuja as peças não possuem tratamento térmico adequado para esse combústivel.A longo prazo pode realmente sair caro.
_________________
Mantenham distância...encostar nas "gigantes" pode ficar mais caro pra vcs que pra nós...
BLAZER DLX 4.3 V6 AUTOMÁTICA
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB