Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Vortec V6 alcool e preparação leve « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
FredericoFreire
MensagemEnviada: Qua Jul 29, 2009 8:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

A receita pra esse motor é a americana, mas permanence na gasolina mesmo, uma vez que eles lá não usam álcool hidratado como nós.

Jogo de polias mais leves, velas, cabos, ignição, bobina, reprogramação da ECU, escape completo incluindo coletores, comando de válvulas, molas e pratos.

Com essa receita o V6 já faz um verão bom!

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
artur
MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 9:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 27 de Julho de 2009
Mensagens: 10
Localização: novo hamburgo

Tem razão Frederico.
Ontem recebi orientação de um preparador que me desaconselhou também, a não ser que quisesse gastar muito e fazer alterações grandes. Por outro lado, disse que a 2.4 ficaria muito boa numa receita relativamente simples .
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 10:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
Mensagens: 351
Localização: Paracambi-RJ

Sensato.

Por isso perguntava sobre o ano do bólido.

_________________
VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 10:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Fred,

Não tinha pensado nas varetas. Bem colocado. Se fosse comando no cabeçote como no V6 do Audi A4 não haveria problemas.
Já vi kits de preparação dos gringos para este motor, incluindo compressor mecânico roots. Mas este é caro, tipo U$4000,00 o kit. O kit vem bem completo com parafusos, flanges, novo chip, etc. Vai a quase 300cv, mas "Takaro, né?"
Vi também reprogramadores para a ECU, alguns podem reprogramar até os pontos de troca de marcha da caixa automática para rebocar trailers ou para melhor desempenho.

Artur,
Uma 2.4 para andar junto da V6 original tem que estar com uma preparação mais pesada, tipo turbo-compressor, mas você não conseguirá funcionamento linear como no V6 nem com uma excelente preparação do 2.4. Sinceramente eu não converteria meus carros para álcool, pois na minha visão até os "flex" de fábrica não passam de adaptações mal feitas. É possível fazer uma conversão para álcool bem feita, porém os gastos seriam bem altos em qualquer motor (neste V6 ainda mais).
Resumindo. A não ser que você compre um kit importado é melhor ficar com o V6 original mesmo. Por aqui o máximo que você vai encontrar é o filtro esportivo para este motor.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
artur
MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 10:41 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 27 de Julho de 2009
Mensagens: 10
Localização: novo hamburgo

Igor
A idéia de converter a V6 estava baseada na necessidade de uma revisão geral que ela iria necessitar e na possibilidade de reduzir o gasto para rodar, como fiz no meu Vectra(com um bônus de um mexida). Não acho o motor insuficiente, ainda mais levando em conta a falta de estabilidade e freios.
A idéia de uma 2.4 com um bom acréscimo de torque(15 a 18%) e uma rezoável redução no custo por km e de manutenção(na comparação com a V6), está me parecendo bem interessante, mesmo que ainda bem inferior ao V6.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Igor_VDM
MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 10:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Gastos com manutenção na V6 não são tão elevados, visto que este motor não costuma dar problemas (se bem cuidado). Mas se já estiver com problemas, prepare o bolso.
Se a questão realmente for consumo de combustível, realmente este motor gasta muito e não há receitas milagrosas para diminuir o consumo sem ferrar com o motor. Outra alternativa seria V6 com GNV, eu também não faria, mas teve gente que converteu com sucesso. Neste caso, não adianta colocar qualquer kit de R$2000,00 que vai ficar uma caca.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
artur
MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 11:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 27 de Julho de 2009
Mensagens: 10
Localização: novo hamburgo

Igor
Já andei numa com GNV de ótima procedência, e outros nem tanto. Não teria paciência para esse tipo de solução. Perde no mínimo 15% de torque e potência, além dos problemas constantes. Exatamente por isso conclui que teria de ser uma V6 ou uma 2.4 com um "tapinha".
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
FredericoFreire
MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 2:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

A 2.4 pra andar com V6 tem que levar um belo de um tapa, sem deixar de lado o turbocompressor.
_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
WILTON
MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 11:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Junho de 2009
Mensagens: 250
Localização: AMERICANA-SP

Pessoal,

não me lembro a onde eu li, que a 2.4 tem a velocidade limitada em 150Km/h, devido ao cardan. Que com uma velocidade maior que está, passaria a gerar uma vibração no carro. Devido ao alto giro do motor. Com uma preparação nesse motor isso passaria a ocorrer. Se eu estiver errado ou não for bem isso, me corrijam....

_________________
Wilton
Blazer Executive 4.3 V6 manual - 2000
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 11:19 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 7:31 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 8:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

A V6 nacional está limitada em 180 km/h. A importada era 100mph (160 km/h).
No caso da nacional a limitação eram os pneus de perfil "S", para até 180km/h. É muita velocidade considerando a estabilidade precária. Se estiver em asfalto tipo tapete vai que é uma beleza. Se for asfalto remendado ou pista cheia de curvas o negócio fica tenso.
Daniel, a rotação do cardã depende da velocidade do carro e não da rotação do motor.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
artur
MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 10:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 27 de Julho de 2009
Mensagens: 10
Localização: novo hamburgo

Uma oficina de POA me apresentou alguns números(orçamento) para o motor 2.4 numa receita básica prevendo chip p alcool, aumento de taxa, "trabalho de cabeçote leve", bicos flex com mais vazão, filtro esportivo, escapamento.
Apesar da falta de detalhamento técnico, prometem torque em torno de 23 Kgfm a 2900 rpm, e potencia em torno de 155 cv a 5400 rpm, apurados no dina, a um custo de aprox. R$ 2.000,00
Esses números são plausíveis/possíveis e o custo compatível?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sáb Ago 01, 2009 3:19 am    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 7:02 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sáb Ago 01, 2009 10:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Artur,

Na minha visão se é para gastar valores acima de R$1500,00, que gaste com um turbocompressor que dá ganhos expressivos de potência e torque. Boa relação CV/R$. Porém o turbocompressor apresenta algumas desvantagens como turbo lag e distribuição de potência não linear.
Se você quiser funcionamento mais linear, os compressores mecânicos são boas opções. (mas são caros). Este assunto de sobrealimentar ou não o motor é bastante polêmico, tem gente que prefere uma boa preparação aspirada. Não vou prolongar demais porque é um assunto que dá discussão suficiente para um tópico novo.
Ainda ressalto que dependendo do que você irá gastar é melhor manter a V6 original e revisada, aturando o alto consumo. Desta forma você ficará com um motor muito durável e sem adaptações. Novamente, se consumo é um problema sério para você, é melhor esquecer o V6.

Daniel,
Meu pai teve uma S-10 2.2 Efi sem limitador. Não senti vibrações mesmo acima de 150km/h. Aliás é um motor bastante silencioso considerando que é um 4 cilindros que estava no limite de rotação.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ViniciusGrm
MensagemEnviada: Sáb Ago 01, 2009 3:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Janeiro de 2009
Mensagens: 90
Localização: São Paulo

Ola amigos, aqui vai uma reportagem que achei, que acredito que seja não muito recente, todavia se encaixa no assunto. Na reportagem a S10 ganhou um compressor e foi passada à alcool dentre outras pequenas modificações, ficando com "quase 200cv de potência máxima e 40kgfm de torque". Numeros que dão trabalho para muito motor moderno.

http://www.blower.com.br/Cmi/Pagina.aspx?59

_________________
Blazer DLX 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 5
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB