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 Ajuda com o tacometro no 4236 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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Fastback
MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 1:04 am    Assunto: Ajuda com o tacometro no 4236 Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Olá pessoal!

Estou com uma dúvida e gostaria de saber se voces poderiam me ajudar.
Recentemente entrei no "mundo Diesel" com a minha Branca de Neve, uma D10 cabine dupla 1981, e para a minha sorte, o antigo dono gostava de alguns acessórios discretos, entre eles o tacometro. Ele até instalou um, mas ai o pai dele tirou e guardou me entregando depois da venda.
Lendo a respeito no site, ví que a instalacao dele é possível por intermédio de um terminal "W" no alternador.
Como nao entendo muito disso, tirei algumas fotos do meu alternador e gostaria pedir ajuda para identificá-lo pois, se o contagiros já esteve instalado, é certo que a fiaçao já esteja lá. Porém... Como voces podem ver na foto, existem DOIS fios saindo do alternador, além do positivo principal, que é o que manda carga pra bateria (correto?).
Vejam:




E ai, o que voces acham?

Abracao!

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 1:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

So pelos fios não tem como saber, este cabo deve estar saindo da bobina de campo (Extator) um dos 3 terminais (trifasicos) antes de entrar no Triodo ou 3 diodos.

Pois o altyernador da linha ACD 10 não possuem esta saida.

Abraços

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ALEXANDRE COSTA VALENTE
MensagemEnviada: Qui Jul 09, 2009 8:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2007
Mensagens: 158
Localização: RIO DE JANEIRO - RJ

Em minha D20 87 com um 4236 Q20b o tacômetro e horimetro funcionam mecanicamente através de uma peça ( não me lembro o nome ) conectada no motor próximo ao alternador de onde se conecta um cabo igual ao do velocimetro que vai ao painel de instrumentos . Não sei se é possivel tal instrumento funcinar através do alernador .
Parabéns pela branca de neve , abraços .

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Fastback
MensagemEnviada: Qui Jul 09, 2009 10:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Alexandre, realmente, no caso desses motores à diesel mais antigos, era usado uma espécie de adaptador na ponta do virabrequim onde esses cabos eram ligados. O horímetro eu não sei mas deve ser o mesmo esquema mas, o tacômetro mesmo funciona dessa forma. Inclusive, aqui no site mesmo tem um tutorial de como instalá-lo. Eu o lí várias vezes mas, como meu tacômetro já é desse "eletronico" (como vinha escrito no da F-1000) e ele já tinha sido instalado uma vez na Branca, minha dúvida era religá-lo.
Mesmo assim, foi só desmontar o painel com calma que ví um fio isolado lá no fundo... Foi só ligar ao tacometro e pimba! Wink
Infelizmente, à olho nu e para um desentendido, não deu pra reconhecer mas o fio responsável por tal ligação é este com um plug macho/femea no meio.

Só não sei se o funcionamento dele é exato mas, só de ter uma idéia de como está funcionando o motor, já é uma boa. Sem dizer que alguns instrumentos extras são sempre bem vindos, desde que tenham utilidade ao contrário daquele pessoal que põe coluna de instrumento em motor mil original. Rolling Eyes

Vou providenciar uma foto dele funcionando...

Abração!

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jul 09, 2009 12:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Os conta giros eletronicos trabalham com sinal alternado do alternador (antes da ponte retificadora)

Os horimetros por relógio de quartzo.

Abraços

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IVANDEL da silva
MensagemEnviada: Sáb Jul 11, 2009 10:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 3 de Julho de 2009
Mensagens: 11
Localização: florianopolis SC

cara essa foi uma adapitaçao mas deu tudo certo nesses modelos é o jeito mais fácil e rápido de instalar o rpm,o outro é da luz da batria q vaz a exitação do campo do alt fazendo c q leve carga pelo fio mais grosso b+ para a bateria falo e boa noite
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PauloRS
MensagemEnviada: Dom Jul 12, 2009 4:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Fastback,

É possível que tenham instalado outro alternador e depois tenham voltado ao original, daí a confusão. Acredito que o original das D10 seja com cabo, como nas D20 até 92, o qual aciona também o horímetro. O adaptador de tacômetro é um conversor angular, e êle é ainda encontrado em autopeças especializadas como "Tratorímetro".

Abs,

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Paulo
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Cezar Sato
MensagemEnviada: Dom Jul 19, 2009 4:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Vá até um Concessionário Massey Ferguson e peça pelo conjunto angular do modelo 275 ou 290 com motor Perkins, deve servir no seu motor.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jul 19, 2009 4:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Dos Tratores não são tacometros mecanicos?

Mesmo q fossem eletronicos, relação de polia ou o proprio alternador não é diferente?

Abraços

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