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 GNV x GLP « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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tulio
MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 8:25 am    Assunto: GNV x GLP Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 18 de Março de 2007
Mensagens: 4
Localização: Foz do Iguaçu PR

Adquiri um veiculo com o Kit GNV...
porem resido a 800 km de um posto de GNV.
aqui pertinho (no Paraguay) tem GLP.
Troquei o bico de abastecimento do GNV para um GLP utilizado no PY.

sei que no BR eh proibido o uso do GLP em veiculo...mas legal em empinhadeira e industrias.
Em grande parte da Europa usa-se GPL (GLP).
ps. Perigo existe. tanto abastecer com Gasolina como com GNV ou GLP ou qualquer outro combustivel.

QUAIS OS PROBLEMAS MECANICO QUE POSSO TER NO MEU VEICULO?
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tecnica
MensagemEnviada: Sáb Mar 24, 2007 1:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Tulio,

O perigo maior é qdo ocorrem vazamentos. O GNV tem ponto de ignição maior, e é mais leve que o ar, se dissipando com facilidade. O GLP é mais pesado e tem ponto de ignição mais baixo, ou seja, se acumula no ambiente onde estiver confinado.

Por outro lado, o GLP é mais eficiente, ou seja, maior rendimento por m3. As regulagems são diferentes para GNV e GLP.

Qto a problemas mecanicos, não ocorrerão, desde que vc faça a manutenção correta: oleo trocado corretamente, fluido de arrefecimento, velas e o uso periodico da gasolina. E nao deixar esvaziar o tanque se andar somente no gas, pq a bomba sempre está trabalhando.

No mais, é só alegria

[]s

_________________
Alexandre Piza
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tulio
MensagemEnviada: Dom Mar 25, 2007 10:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 18 de Março de 2007
Mensagens: 4
Localização: Foz do Iguaçu PR

Alexandre, muito obrigado pela ajuda......

Deixo bem claro que NAO entendo nada de mecanica (posso falar bobagem, por isso desculpe)

Ja fiz algumas pesquisas sobre GNV e GLP.
Alguma considerações:

O GLP (gas de cozinha) tem uma determinada pressão (Digamos normal) enquanto que o GNV tem pressão de 200 bar...isso quer dizer que se colocarmos GNV em um "casco" de gas de cozinha....temos um BUMMMM......porem:
O que acontece se colocarmos GLP (pressão normal) em um "casco" de GNV (veiculo)?
Não terei pressão suficiente?
Como saber se meu casco ja esta cheio?
Se nao tenho a mesma pressão do GNV, o Gas GLP vai chegar ate o motor do veiculo? Ouvi dizer que nao chegara pois no Kit Gas tem um redutor de pressao fazendo com que o GNV chegue na pressao ideal para o motor. Isso eh verdade? como resolver?

Desculpe tanta pergunta....mas acredito que com a crise da Bolivia ou o Brasil produza mais GNV ou teremos que migrar para o GLP utilizado no Paraguay, na maioria da Europa e ate mesmo em Portugual onde o GPL eh bastante elogiado.
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tecnica
MensagemEnviada: Dom Mar 25, 2007 11:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
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Localização: São Paulo

Tulio,

O que acontece é o seguinte: GLP significa Gás Liquefeito de Petroleo. O gás mesmo é o butano (C4H10). Pressurizado a baixas pressões, o GLP se torna liquido, o que permite armazenar uma grande quantidade de gas em involucros menos robustos (como o botijão de cozinha).

O GNV (metano - C1H4 ou CH4) não possui essa característica. Para armazenar uma grande quantidade de gás são necessárias as altas pressões como os 200bar utilizados nos carros.

O cilindro de GNV suporta até 400bar de pressao. E 400bar independe do tipo de conteudo. Essa é a pressao de segurança. Para uso, até 220bar.

Um botijão de cozinha suporta somente 15 atm (~14bar) de pressao. o GLP é armazenado a 6bar, e o redutor do fogao baixa para 2,7 bar.

Qto ao redutor, sim, ele deverá ser diferente. O redutor de GNV possui 3 estágios, 1 de alta, 1 de média e 1 de baixa pressão. O redutor de GLP possui apenas 1 estagio de baixa pressão.

_________________
Alexandre Piza
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tulio
MensagemEnviada: Qua Mar 28, 2007 10:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 18 de Março de 2007
Mensagens: 4
Localização: Foz do Iguaçu PR

So Para constar....

pesquisando na net encontrei esses dados,,,,

http://www.zonaderisco.blogspot.com/

"Vejamos alguns dados técnicos da diferença de cilindros de GNV E GLP e as respectivas pressões de trabalho.

Os cilindros que recebem o GNV são preparados para receber uma pressão de 220 bar e os de GLP 15 bar. Naturalmente os cilindros de GLP não resistem à pressão do GNV.

Tubulação
GNV - A tubulação de alta pressão é responsável por conduzir o GNV desde a válvula de abastecimento até o cilindro de armazenamento e deste até a válvula reguladora de pressão.Esta tubulação é produzida em aço-liga e deve apresentar acabamento bicromatizado, internamente e externamente.
GLP – Mangueira de PVC plastificada utilizada após o regulador de baixa pressão

Pressão de saída do GLP , após regulador – 0,28 kgf/cm2
Pressão de saída do GNV, após redutor - 1 kgf/cm2"
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tulio
MensagemEnviada: Qua Mar 28, 2007 10:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 18 de Março de 2007
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Localização: Foz do Iguaçu PR

Alexandre...
Considerando essa sua informação:
"Qto ao redutor, sim, ele deverá ser diferente. O redutor de GNV possui 3 estágios, 1 de alta, 1 de média e 1 de baixa pressão. O redutor de GLP possui apenas 1 estagio de baixa pressão."

Pergunto:

Ja que o redutor do GNV possui tres estagio e um deles eh de baixa pressao esse poderia ser usado pelo GLP?
Pelo que entendi (corrija se eu estiver errado) o Redutor de GNV pode trabalhar desde baixa pressao ate alta. e nesse caso poderia trabalhar com a baixa pressao do GLP.
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CharlieB
MensagemEnviada: Qui Abr 05, 2007 11:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2007
Mensagens: 78
Localização: Paraguai

Prezado Alexandre:
Estou vendo que nos estados unidos a gente usa propano para aumentar a pótencia do turbodiesel.
Sempre achei que o propano era mesma coisa que o GLP que temos aqui no Paraguai mais estou em dúvida.
Da pra dar alguma aclaração?
Obrigado e abraços.

PS. Estou com muita vontade de provar, hehehe...

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Silverado
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prof pardal
MensagemEnviada: Sex Jun 19, 2009 4:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 19 de Junho de 2009
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Localização: Novo Hamburgo RS

Posta o resultado, pois quero abastecer o meu também com glp.
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vivo pela economia
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Edintruder
MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 10:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009
Mensagens: 14
Localização: Rio Grande - RS

Eu tenho pena de nunca ter testado o GLP num sistema de injeção eletrônica comum, utilizando o próprio bico injetor original. Uma vez que o GLP sob pressão mantém o estado líquido, o bico injetor não teria maiores danos.
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