Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Uma reforma no Q20B « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
FredericoFreire
MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2007 9:24 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

No Vortec, bloco e cabeçote são de FºFº
_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Tahoe
MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2007 7:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

Se o radiador tem a mesma capacidade(em litros) do radiador da D-20, não tem problema. Aí só ficaria o número de canaletas para ver... mas isto não influenciaria tanto.

Cesár, me passe o nome da tinta que você usou para pintar o motor. Ficou show!!!

Grato,

Thales

_________________
____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ajccesar
MensagemEnviada: Qua Dez 26, 2007 11:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Bom dia, Amigos.

Antes de mais nada, um FELIZ NATAL a todos!!!
PEço desculpas pela demora, mas como comentei no primeiro post, eu sofri um acidente e devido a fortes dores que ainda sinto preciso ficar de repouso. Bom vamos às respostas...
1- Bombista - Adalberto eu enviei via MP.
2- Intercooler – Dalmo envei para você via MP.
3- Tinta – No corpo do motor eu usei ColorGin tipo Uso Geral na cor Azul Angra (ref. 5701) e no turbo-compressor eu usei ColorGin Alta Temperatura na cor Alumínio (ref. 5723).

Quanto aos comentários gerais, desde o termino do trabalho ela foi submetida a algumas provas e o comportamento, tanto da temperatura como do conjunto Turbo/Intercooler foi excelente.
As primeiras provas foram duas viagens a S.Bernardo do Campo no Campus da FEI, sendo uma via Vila Mariana – Anchieta em pleno horário de pico e outra via Marginais – Imigrantes também em horário de pico. O desempenho foi excelente, a temperatura se manteve entre a faixa azul e o primeiro traço e o rendimento do motor foi ótimo, com boa retomada de velocidade (melhor do era antes) e consumo médio foi de 11.5km/l com ela vazia. Infelizmente ainda não posso pilotá-la, então meu filho é que assumiu essa função (Buááá).
Depois disso, ela foi o veículo do Papai Noel numa festa que eu e alguns amigos promovemos para crianças carentes em Santana Paranaíba onde ela trafegou por estradas de terra com muitas subidas íngremes rodando em baixa velocidade dás 9h00 até ás 15h00 com 6 pessoas na cabine e mais 6 pessoas na carroceria. Este evento ocorreu no dia 15/12 onde o calor foi muito forte e a temperatura me manteve estável também sempre abaixo da primeira marca.
Devo ressaltar que estou rodando, por enquanto, sem a válvula termostática para os testes. Irei fazer uma viagem até o litoral sul de São Paulo agora na passagem do ano e irei colocar a válvula para testar o comportamento da temperatura. Caso ele mostre tendência a subir além do normal antes das alterações irei removê-la definitivamente.
Nos testes feitos até agora, o mostrador sobe acima do azul após +/- 15 minutos de funcionamento rodando, se eu deixar apenas funcionando na garagem em marcha lenta o indicador se mantém parado no zero.
Quanto ao volume de água do radiador, é realmente muito menor que o original. No total foram colocados 13,5 litros, só no radiador infelizmente não sei, mas devo ressaltar que instalei o intercambiador de calor no filtro de óleo e estou usando uma ventoinha de 6 pás no lugar da original de 4 pás.
Quanto aos amigos da Rasch Motoren, agradeço a dica sobre os tubos, assim que eu me recuperar dos gastos e do meu braço também irei fazer a substituição para ficar mais bonita a instalação e também mais eficiente.
Bom meus amigos, acho que o post já ficou muito longo. Fico a disposição para qualquer informação que queiram saber.
Desejo a todos um Feliz Ano Novo, repleto de realizações e com muito Diesel correndo nas veias.

Abraços a todos.

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qua Dez 26, 2007 10:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

A vávula termostática serve somente para o motor esquentar mais rapidamente até sua temperatura de trabalho, andar sem a válvula o motor somente vai demorar mais para alcançar a temperatura de trabalho, agora, se o motor estiver com problemas de aquecimento vai ocorrer com ou sem a válvula.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2008 2:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

César,

O consumo aumentou ou diminuiu com o turbo e o intercooler ? O meu Q20B teve a hélice trocada também por uma de 6 pás do Maxion, mas estranhei não refrigerar nada a mais.

Martinelli,

Sem a válvula, o motor vai trabalhar frio mais tempo, desgastar mais e gastar mais combustível, teóricamente. A minha experiência é que com a válvula defeituosa, o motor custava bastante a esquentar, mas a água se mantinha morna na mangueira de saída do motor. Com a válvula nova passou a esquentar com a metade do tempo mas a água na mangueira de saída fica bem quente. O consumo, por sua vez, não se alterou.

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Jan 19, 2008 7:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

César, já colocou a válvula??? E os resultados, como foram??

O motor da picape aqui de casa não esquentava nunca quando tava sem válvula termostática. Sempre ficava frio ou morno. Agora chega a sua temperatura de trabalho normal após uns 10 minutos em uso. Quanto ao superaquecimento talvez ele não ocorra sem válvula porque a água circula livremente, sem aquecer. O problema é quando ela aquece, demora mais para esfriar.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jan 20, 2008 7:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Não demora a esfriar, não esfria mesmo, se passar da temperatura da valvula acho 82ºC nos Perkinhos, a valvula abre e deixa a agua passar pelo radiador ate que volte na temperatura de 82ºC.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sergio Loncan
MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2008 12:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2008
Mensagens: 7
Localização: São Pedro da Aldeia

Olá Kiko,

Já que o assunto agora é o polêmico arrefecimento, por favor tire uma dúvida minha:

Na S10 4.3 V6, quando atinge a temperatura de abertura da válvula termostática, que é de 92º nesse caso, se a temperatura continuar subindo por motivo de carga do motor, a embreagem viscosa aumenta o atrito e consequentemente faz a rotação da ventuinha se aproximar ou se igualar a do motor, me corrija se estiver errado.

A pergunta é: Se nesse momento eu desligar o motor e tentar girar a ventuinha na mão, ela deve estar completamente acoplada, ou melhor, presa ao eixo, ou quase livre?

Estou na dúvida porque quando exijo muito do motor em subidas, a temperatura chega quase no vermelho e não escuto aquele barulho de ventuinha acoplada que se ouve ao ligar o motor.


Abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
peembaixo
MensagemEnviada: Qua Fev 20, 2008 5:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Êita! A S10 aqui de casa tava assim, o jeito foi trocar o radiador junto com a válvula termostática e o problema acabou. Cogitei na época varetar o radiador, mas ninguém queria dar garantia de que o radiador depois de aberto uma vez não vazaria mais.
O radiador das V6 só é grande por fora, mas por dentro só tem uma carreira de colméias e andou sem aditivo entope fácil.

_________________
George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ajccesar
MensagemEnviada: Qua Mai 21, 2008 12:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Boa noite, pessoal.

Ressucitando este tópico!!!!

Depois de alguns de quatro meses de testes e mais ou menos 2000 km rodados.
Realmente em transito parado (normal hoje em dia em SP) o radiador da Blazer 4.3 não deu conta não. A solução que eu adotei foi a colocação de uma ventoinha eletrica do Fiat Stilo que muito forte. Funcionou muito bem!!! Bastam 5 minutos ligada para a temperatura baixar da metade do indicador até um pouco acima da marca azul. Por enquanto está manual, mas já estou vendo a colocação de um sensor para fazer o trabalho. Tenho um amigo que trabalha em uma fábrica de instrumentos de mediçao e controle que está bolando um para mim.

Independentemente disso, descobri ontem sem querer que o radiador da Blazer turbo diesel tem a colméia com quase o dobro do tamanho da colméia do radiador da V6 e segundo um técnico em radidores pode ser que ele de conta do recado sem a ventoinha suplementar.

Outra coisa, troquei os tubos do intercooler por tubos de aço, ficou muito bom, vou tirar fotos para postar aqui.

Abraços a todos.

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mai 21, 2008 6:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Não tenho certeza mas o ventilador de acoplamento viscoso trabalha em função da rotação (força cantrífuga) e da temperatura do ar q recebe passando pelo radiador.

No caso do Cezar, é só instalar cebolão na parte inferior do radiador, q no caso do radiador da S-10 e um dos lados, eu tinha feito um tubo de cobre em T com rosca para cebolão e colocado na mangueira de saida do radiador.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ajccesar
MensagemEnviada: Qua Mai 21, 2008 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Olá Kiko. Tudo bem contigo?

Engraçado, acabei de ira lá ver meu radiador e ele não tem lugar para colocar o cebolão. Não havia notado esse detalhe. Ele só tem as tomadas para o óleo e os bocais das mangueiras.
Será que tem S10 com o cebolão em outro lugar, no motor por exemplo?
A idéia do T é legal, ele deve ser colocado no bocal de entrada da água quente, certo?!

Abraços.

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Mai 22, 2008 10:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Isso Cesar! Na saída de água quente melhor dizendo... hehe
Isso me faz lembrar o "kit tropicalização" que colocaram nos Fiat Tempras que tinham problema de superaquecimento. Tapavam o buraco do cebolão no radiador e adaptavam o "T".

_________________
Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Qui Mai 22, 2008 10:22 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Mai 22, 2008 10:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Cesar

Não, na saida Bocal de baixo, pois o ventilador só entrará em ação qd o sistema original (adaptado) não estiver dando conta de resfriar a agua.

Não lembro o tipo de rosca, mas se for NPT ou BSP pode usar conexão de cobre para água quente.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Sex Mai 23, 2008 1:54 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Que significam esses códigos NPT e BSP ?

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 4
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB