Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Relação do diferencial da A-20 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
PINGUÇO A-20 6C
MensagemEnviada: Dom Dez 12, 2004 4:39 pm    Assunto: Relação do diferencial da A-20 Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 12 de Dezembro de 2004
Mensagens: 27
Localização: Macaé-RJ-Brasil

Possuo uma A-20 ano 90, a utilizo como carro de passeio, motivo pelo qual rebaixei a frente e trazeira da mesma, mas estive olhando aqui no própio site a relção do diferencial que é de 3.90:1, logo gostaria de saber o que fazer para que o carro ficasse mais livre. Eu poderia trocar a relação do diferencial? ou teria que trocar o diferencial todo???? Parece que o da D-20 é mais longo....isso seria bom???? Outra solução seria trocar a caixa de velocidades por uma de cinco???? A ZF D-20 Turbo serviria???? Desde já agradeço por informações. Caso alguem tenha o manual da A-20, eu tambem tenho interesse.

Marcio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Dez 13, 2004 5:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Marcio,

Seu questionamento já fora discutido muito neste fórum. É só dá uma pesquisada...
De qualquer forma, dá para trocar só o "miolo" do diferencial, não precisando trocar o eixo. Realmento o da D-20 é mais longo - tem o 3,15:1 e o 3,55:1 - e ambos dá para ser utilizado na A-20.

Problemas neste caso:
- Falta de força nas acelerações e retomadas
- Dificuldade em transpor subidas íngremes
- Velocímetro e hodômetro desregulado

Dá também pra colocar uma 5ª marcha overdrive. Só que neste caso o melhor câmbio é o Clark CL2215 ou 2205. A ZF é muito grande e desnecessária para o motor GM 250. Acho que até dá para adaptar, mas... Eu fiz a adaptação da Clark CL2215 no meu veículo. Ficou bom, apesar de alguns contratempos que apareceram.

Detalhes para esta adaptação:
- Dá para fazer em casa (claro, se vc tiver bom conhecimento e ferramentas e tempo)
- É simples e sem muita adaptação - encaixa-se perfeitamente - embreagem continua a mesma; cabo velocímetro é o mesmo; interruptor luz de ré é aproveitável.
- Aproveita-se a travessa do câmbio - reposicionada; fazer nova furação no assoalho do câmbio; coxim do câmbio dá pra ser mantido; alongar o eixo cardan.
- Cuidado: existem câmbio CL2205 e 2215 para Ford e para GM. O da Ford é diferente - tanto no eixo piloto quanto na furação do coxim.
- Existem duas relações para 5ª marcha desses câmbios: 0,84:1 e 0,75:1 (o segundo deve ficar legal, mas vai pedir marcha em aclives - o primeiro não)
- Cuidado com o pinhãozinho do velocímetro - se você se importar com isso é claro - pois dependendo do pneu e roda utilizado pode dar diferença de leitura. Tem pinhão de 21, 22, 23 e 24 dentes. O primeiro é pra quem usa o pneu 255/75 R15. O segundo é pra quem usa o pneu 215/80 R16. Os outros eu não sei...hehe
- CUSTO: De R$1500,00 a R$2000,00 só o câmbio aqui em São Paulo. Eu paguei caro: R$2500,00 com o câmbio antigo a base de troca (com a M.O inclusa e "peças" também). Fora os problemas que tive com balanceamento de cardan - mas isso foi culpa de quem fez o serviço...
Além disso, tive que adquirir: Coifa do câmbio da D-20 e a manopla - que é da D-20 Turbo. A coifa original do gasolina/alcool não serve pois a nova furação é grande e não há como encaixá-la - o trambulador do câmbio fica quase todo dentro do carro.

Olha, se o seu problema é $tempo$ parte para o diferencial. Se tá sobrando uns trocados, eu indicaria a troca da transmissão.

Desculpe a bíblia
Esperto ter ajudado

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Dez 13, 2004 10:43 pm    Assunto: Disposição das marchas no clarck 2205 e 2215 Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Sekiya escreveu:


Dá também pra colocar uma 5ª marcha overdrive. Só que neste caso o melhor câmbio é o Clark CL2215 ou 2205. Eu fiz a adaptação da Clark CL2215 no meu veículo. Ficou bom, apesar de alguns contratempos que apareceram.


Além disso, tive que adquirir: Coifa do câmbio da D-20 e a manopla - que é da D-20 Turbo. A coifa original do gasolina/alcool não serve pois a nova furação é grande e não há como encaixá-la - o trambulador do câmbio fica quase todo dentro do carro.



Olá Pessoal

Uma dúvida, esses cambios CL 2215 e CL 2205, possui a disposição das marchas iguais da ZF, ou seja, quinta marcha para frente? Por isso vc mencionou que a manopla tem que ser a da D-20 Turbo.

Outra questão, esses cambios equiparam quais versões?
Pois segundo a seção técnica aqui do site, a caixa CL 2215A (M-46) equipou as A/C (relação da quinta de 0,84:1).

No folder da Bonanza consta o cambio CL 2205A, com relação da quinta marcha de 0,84:1 para A/C e 0,75:1 para a versão a diesel.

Eu pensava que a Bonanza diesel (S4) possuia o mesmo cambio da D-20 (S4), ou seja, o clarck CL2615B.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2004 4:53 am    Assunto: Bonanzas Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

A Bonanza 93~ utiliza o mesmo combio para ACD, e ZF somente para Turbo, acho que por se tratar de veículo com pouca opção de carregar 1000 kg de carga.
É um cambiozinho, mesmo das Opalas.


Abtraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2004 2:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Rodrigo,

No meu caso eu tive que adquirir a manopla da ZF pois não encontrei a original da Clark. Inclusive tive que fazer tipo uma bucha com cola quente pois a alavanca do Clark é mais fino que o do ZF. Acho que as manoplas das S-10, Ranger e F1000 (HSD e Gasolina) também servem O "H" das marchas são idênticas. Tanto que a no lugar da "5ª" tem o "O".

Acho que as 2205 foram utilizadas do período entre 92 a 94, tanto que as Bonanzas e Veraneios sairam somente com este câmbio. As 2215 são uma evolução das 2205, e acredito que equipando somente os modelos C-20 MPFI. Não sei se as foram produzidas A-20 com este câmbio.

Aproveitando carona nas dúvidas: Por acaso foram produzidas Veraneios 93-94 com motor diesel aspirados??? Pergunto pois nunca vi um modelo diesel sem ser turbinado? Se sim, será que elas vieram como as Bonanzas com Clark 2205?

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2004 2:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Sekiya escreveu:

Aproveitando carona nas dúvidas: Por acaso foram produzidas Veraneios 93-94 com motor diesel aspirados??? Pergunto pois nunca vi um modelo diesel sem ser turbinado? Se sim, será que elas vieram como as Bonanzas com Clark 2205?



Sim tenho o catalogo 93 em casa e consta Veraneio S4 e S4T, vou dá uma olhada sobre o cambio e posto aqui.

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2004 3:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Sekiya escreveu:

Aproveitando carona nas dúvidas: Por acaso foram produzidas Veraneios 93-94 com motor diesel aspirados??? Pergunto pois nunca vi um modelo diesel sem ser turbinado? Se sim, será que elas vieram como as Bonanzas com Clark 2205?



Sim tenho o catalogo 93 em casa e consta Veraneio S4 e S4T, vou dá uma olhada sobre o cambio e posto aqui.

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2004 11:12 pm    Assunto: Nas Bonanzas S4 Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Olhei com mais atenção a tabela de aplicação dos cambios http://www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm, e segundo ela, as transmissões são CL 2205 nos modelos 92/94 e CL 2215 nos modelos 94/96, portanto tem um equivoco aí na tabela, já que as Bonanzas deixaram de ser fabricadas em 94...


Além do cambio diferente da D-20, a relação do diferencial tb é outra, qual seja, 4,10:1 que multiplicada pela quinta drive vai resultar numa relação final de 3,07:1.

Sendo assim, ficou esclarecida (graças aos senhores Very Happy ) uma dúvida no que diz respeito ao power train da Bonanza diesel, que até então, eu erroneamente achava que era o mesmo da D-20.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2004 4:28 am    Assunto: Bonanzas Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

As Bonanzas e Veraneios oficialmente foram até 94, mas existem ano 95, com motor Maxion Plus, que na D-20, começou a equipar modelo 96.

Provavelmente sobraram algumas peças e devem ter fabricado até esgotarem as peças.

Inclusive o modelo que eu vi não tinha estribo, acessorio standart.

A minha Bonanza (vermelha) Diesel S4, usa CL 2205.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2004 8:26 am    Assunto: Re: Bonanzas Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Kiko você viu alguma 95 sem ser adaptada?? Tipo aquelas da PRF que eram adaptadas pela ENVEMO nada mais era que uma D20 cabinada? Eu até hoje só vi daquelas ano 95, nunca vi das normais nao. Tá aí uma curiosidade

Rodrigo eu tambem pensava igual você sobre o powertrain da bonanza, mais uma esclarecida graças a este forum maravilhoso.

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sex Dez 17, 2004 11:24 pm    Assunto: Câmbio Mazda Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Aproveitando a deixa sobre câmbios...

Lembrei que a Ford utilizou a caixa de transmissão fabricada pela MAZDA (feita de Alumínio) nas F-1000 HSD 96/98. Aquelas F-1000 equipadas com o letárgico motor HS 2.5L (115 cv @4000rpm e 26,5 Kgfm a 1800rpm).

Relação das marchas:

1ª 3,90:1
2ª 2,25:1
3ª 1,49:1
4ª 1:00:1
5ª 0,80:1


Diferencial: 4,27:1 - É um Dana 46. [url=http://www.dana.com.br/pop_catalogosdana.asp?consulta=ok&consultaveiculo=ok&area=5&subsecao=1&tipo=catálogos&catalogo=18&montadora=FORD&veiculo=F%201000&componente=EIXO%20DIFERENCIAL%20COMPLETO]Vide tabela de aplicação.[/url]

Esse câmbio da Mazda não é muito conhecido (eu mesmo o desconheço totalmente), diferentemente dos consagrados Clark (Eaton atualmete) e ZF.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
PINGUÇO A-20 6C
MensagemEnviada: Sáb Dez 18, 2004 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 12 de Dezembro de 2004
Mensagens: 27
Localização: Macaé-RJ-Brasil

Sekiya escreveu:
Marcio,

Seu questionamento já fora discutido muito neste fórum. É só dá uma pesquisada...
De qualquer forma, dá para trocar só o "miolo" do diferencial, não precisando trocar o eixo. Realmento o da D-20 é mais longo - tem o 3,15:1 e o 3,55:1 - e ambos dá para ser utilizado na A-20.

Problemas neste caso:
- Falta de força nas acelerações e retomadas
- Dificuldade em transpor subidas íngremes
- Velocímetro e hodômetro desregulado

Dá também pra colocar uma 5ª marcha overdrive. Só que neste caso o melhor câmbio é o Clark CL2215 ou 2205. A ZF é muito grande e desnecessária para o motor GM 250. Acho que até dá para adaptar, mas... Eu fiz a adaptação da Clark CL2215 no meu veículo. Ficou bom, apesar de alguns contratempos que apareceram.

Detalhes para esta adaptação:
- Dá para fazer em casa (claro, se vc tiver bom conhecimento e ferramentas e tempo)
- É simples e sem muita adaptação - encaixa-se perfeitamente - embreagem continua a mesma; cabo velocímetro é o mesmo; interruptor luz de ré é aproveitável.
- Aproveita-se a travessa do câmbio - reposicionada; fazer nova furação no assoalho do câmbio; coxim do câmbio dá pra ser mantido; alongar o eixo cardan.
- Cuidado: existem câmbio CL2205 e 2215 para Ford e para GM. O da Ford é diferente - tanto no eixo piloto quanto na furação do coxim.
- Existem duas relações para 5ª marcha desses câmbios: 0,84:1 e 0,75:1 (o segundo deve ficar legal, mas vai pedir marcha em aclives - o primeiro não)
- Cuidado com o pinhãozinho do velocímetro - se você se importar com isso é claro - pois dependendo do pneu e roda utilizado pode dar diferença de leitura. Tem pinhão de 21, 22, 23 e 24 dentes. O primeiro é pra quem usa o pneu 255/75 R15. O segundo é pra quem usa o pneu 215/80 R16. Os outros eu não sei...hehe
- CUSTO: De R$1500,00 a R$2000,00 só o câmbio aqui em São Paulo. Eu paguei caro: R$2500,00 com o câmbio antigo a base de troca (com a M.O inclusa e "peças" também). Fora os problemas que tive com balanceamento de cardan - mas isso foi culpa de quem fez o serviço...
Além disso, tive que adquirir: Coifa do câmbio da D-20 e a manopla - que é da D-20 Turbo. A coifa original do gasolina/alcool não serve pois a nova furação é grande e não há como encaixá-la - o trambulador do câmbio fica quase todo dentro do carro.

Olha, se o seu problema é $tempo$ parte para o diferencial. Se tá sobrando uns trocados, eu indicaria a troca da transmissão.

Desculpe a bíblia
Esperto ter ajudado


Sem problemas, toda informação é bem vinda.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PINGUÇO A-20 6C
MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2004 12:01 am    Assunto: Re: Bonanzas Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 12 de Dezembro de 2004
Mensagens: 27
Localização: Macaé-RJ-Brasil

Kiko escreveu:
Olá Pessoal

A Bonanza 93~ utiliza o mesmo combio para ACD, e ZF somente para Turbo, acho que por se tratar de veículo com pouca opção de carregar 1000 kg de carga.
É um cambiozinho, mesmo das Opalas.


Abtraços


O cambio do Opala de 5 velocidades serviria??? Sabe qual a relação??? O original do Pinguço a 4 velocidade é 1/1, outra coisa...acima de 80km/h tenho dificuldades de reengatar a a quarta..coisa estranha não????? Ruidos???? Não existe nenhum ruido estranho.
Marcio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2004 5:33 am    Assunto: Cambio Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Márcio

Desconheço a relação do cambio do Opala, mas a CL 2205 das Bonanzas é:
3,92
2,28
1,43
1
0,84 (G/A) e 0,75 (D)

Diferencial
3,90 (G/A)
4,10 (D)

Como vc disse, se a A20 tem diferencial de 3,90, praticamente vai ganhar a quinta.

A dificuldade de engate, pode ser problemas com: Óleo, Embreagem ou Sincronizador

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB