Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 História dos Caminhões GM (Chevrolet e GMC) « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Nov 14, 2004 3:14 pm    Assunto: História dos Caminhões GM (Chevrolet e GMC) Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Ontem a noite em um bate papo com o Bachir, Rodrigo Luvison, Ronaldo Gaudêncio, Claudinei (Hertes), André, Gouki e outros, sobre picapes, surgiu uma dúvida do Bachir, ele disse que o cunhado dele tem um GMC 6-150 Ano 97, com frente cabine e outros detalhes iguais ao antigo D40, que parece que em 94 foi renomeado para 6000, então ninguem acreditou, ele mandou as fotos do mesmo, e pra nosso espanto (eu não conhecia) era realmente um 6-150 com cabine de D40 motor MAXION S4 Turbo Plus (segundo o Bachir) aí surgiu a dúvida, esse modelo foi oriundo da Argentina?? Pois nesse periodo as Picapes D20 eram produzidas lá e vinham pra cá por meio de CKD, ou este seria uma "ponta de estoque" e resolveram colocar uns apliques diferentes como emblema GMC na grade frontal e no volante de direção? Alguem saberia informar algo mais sobre a historia dos caminhoes??

Abraços



Fotos do caminhao citado




OUTRA

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2004 1:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Os 6-150 que conheço, tinham cabine de Silverado, iguais as da GMC 3500 mais precisamente e tinham motor MWM de 150 cv. Será que esse das fotos não é transformado?
Se ninguém te tirar a dúvida, é só perguntar numa concessionária ou mandar e-mail pra GM.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2004 4:43 am    Assunto: Linha D-20 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

Realmente tinha saído modelo turbo da D-40, e tinha uma materia sobre vendas da D-40 e F-4000, pois a GM não entendia o motivo da baixa aceitação do D-40 comparada com da F-4000.
Daí dizia que a "pesquisa" revelou que o povo comprava mais F-4000 por ser 4000, capacidade de carga de 4000 kg, um caminhãozinho, e a D-40 seria um irmão maior da D-20, um picape transformado em caminhão, dava ar de fragilidade.
Se não me falha a memoria nesta época resolveram trocar a denominação da D-40, não sei se isto foi efetivado.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2004 9:55 am    Assunto: Re: Linha D-20 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Kiko escreveu:
Olá Pessoal

Realmente tinha saído modelo turbo da D-40, e tinha uma materia sobre vendas da D-40 e F-4000, pois a GM não entendia o motivo da baixa aceitação do D-40 comparada com da F-4000.
Daí dizia que a "pesquisa" revelou que o povo comprava mais F-4000 por ser 4000, capacidade de carga de 4000 kg, um caminhãozinho, e a D-40 seria um irmão maior da D-20, um picape transformado em caminhão, dava ar de fragilidade.
Se não me falha a memoria nesta época resolveram trocar a denominação da D-40, não sei se isto foi efetivado.

Abraços


Realmente Kiko o D40 tinha baixa aceitação, pelo menos aqui no nordeste onde se usam esse tipo de caminhão para "puxar" cargas de produtos agricolas do interior para as capitais o F4000 leva vantagem pela suspensão dianteira (Twin bean) senao me engano, que segundo os proprietários é melhor que a do D40 (bandejoes). Quanto a nomenclatura parece que foi em 93 eles mudaram o nome dele para 6000 (acho que é o PBT dele).

Citação:
Os 6-150 que conheço, tinham cabine de Silverado, iguais as da GMC 3500 mais precisamente e tinham motor MWM de 150 cv. Será que esse das fotos não é transformado?


Por isso mesmo que abri o topico eheh, muito estranho isso, mas segundo o user Bachir que é cunhado do proprietario o qual nos enviou as fotos postadas, ele afirmou que é tudo igual a D20 painel, motor MAXION S4 TURBO PLUS, todos detalhes, creio eu que não é adaptado não, pois acho que ninguem ia desenvolver aquelas faixas só pra usar em um "adaptado".

Alguem sabe dizer, se na Argentina eram comercializados esses caminhoes? Pois caso sim acho que foi alguma ponta de estoque de lá que veio pra cá, outra coisa a nossa D20 lá se chamava D20 tambem?? Abraços

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2004 10:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoal,

Pelo que sei a D-40 não teve boa aceitação por causa do seu motor fraco (o mesmo da D-20 com pequenas alterações) que não agunetava a picape carregada e não desenvolvia velocidades finais boas. A F-4000 antiga também não é um espetáculo de motor e já vi muitas não aguentarem romper aclives mais fortes quando carregadas. Acho que o desenvolvimento dessas picapes foi para uso urbano ou transporte de cargas leves, porém grandes.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2004 4:14 pm    Assunto: Ford F-4000 x GM 6000 Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

De fato a F-4000 vendia muito mais que a D-40 na época. Mas isso parece coisa de crença popular, pois se analisarmos a 6000 (essa nomenclatura foi usada na D40 93/) veremos que ela é melhor que a F-4000. Os motores, tanto o S4 como o S4T usado nela era igual ao da D20 (pelo menos o torque e a potencia é a mesma). Não lembro da F-4000 ter saido com o MWM 229 T nessa época, só mesmo a versão aspirada.

As relações do diferencial do 6000 são:
4,10:1 ou 4,63:1 (opcional) - para versão com motor S4 (redução da 1º velocidade = 6,80:1)

3,90:1 - para versão com motor S4T (redução da 1º velocidade = 6,36:1)

Em termos de cabine e acabamento, nem é preciso comentar que o caminhão da GM é muito superior ao da Ford.

Quanto a suspenção dianteira, realmente não sei por que o sistema Twin I Bean era considerado melhor que o de bandeja usado pela GM. Basta andar numa F-4000 ou observar uma em movimento que vai constatar-se como ela tinha a frente demasiadamente mole (parece um Landau), ou seja, movimentos verticais exagerados para um veiculo de carga.
Tanto que no modelos 96 a 98, a F-4000 passou a usar molas semi-elipticas na dianteira, melhorando o problema da "moleza" da suspenção.

Em tempo, esse 6-150 97 do cunhado do Bachir é mesmo um exemplar rarissimo, eu pelo menos nunca vi nenhum. Como foi falado anteriormente, o 6-150 já era o modelo igual a picape GMC 3500.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2004 11:58 pm    Assunto: Suspensão dianteira Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

O sistema de suspensão da Ford é tão velha quanto as bandejas da GM, ambas surgidas na década de 60, a Ford continua usando este sistema no F-250, que na verdade é Twin I Bean, 2 barras em I.
No sistema da Ford, a variação do perpendicularismo da roda em relação ao piso é maior com a variação de peso.

A da GM, com 2 bandejas, os caminhões GMC na década de 50, com suspensão a ar, já as usavam.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando furini
MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2004 1:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

É verdade, ambas as suspensões são antigas.
Já vi algumas pessoas falarem em fragilidade da suspensão de bandejas, mas não posso confirmar. O que eu digo e assino em baixo, é que mesmo que a suspensão da GM seja mais frágil, ela dá de 10 a 0 quando se trata de estabilidade.
E sobre a F-250, certamente não se deve apenas ao fato da suspensão dianteira, mas a estabilidade dela é um lixo.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB