Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4
 Levantar uma S-10 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
JOTA
MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2007 7:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

O tópico tá meio parado e vetusto mas vou dar um empurrada para contar minha experiência em levantar S10.
Bem, seguindo o caminho mais fácil mandei levantar a "mimosa" pelas barras de torção. Fiz em uma loja Michelin e o mecãnico elevou-a (ao meu ver) em demasia. O que ocorreu depois é longo e sofrível até de contar.
1) Houve ruptura do suporte da barra de torção (peça dificílima de achar)
2) Achar alguém que soubesse colocá-lo também foi uma novela
3) Erguendo-a pelas barras força-se as homocinéticas que passam a trabalhar fora do eixo padrão de simetria.
4) Pivots e braços também se vêem forçados além do curso normal de trabalho, e isto acarretaa inevitável diminuição da vida útil dessas peças.
No entanto, talvez porque uso amortecedores Rancho (só dianteiros - os traseiros são os Monroe Gás), nãio senti baixas significativas na estabilidade (ao contrário). Ainda assim, o curso da suspensão não diminui ao ponto de evitar choque da frente - ou do fim do curso - em buracos em valas.
Não troquei os pneus por dois motivos: O primeiro é que teria que trocar as rodas, que acho bonitas no modelo (235/70/16 da Executive), pois não há pneus bons nem 60% off nestas medidas. E com esses pneus ela não fica muito "propícia" a encarar buracos.

Ficou para mim uma lição.
Para elevar uma S10 CD tem que ser mais que levantar pelas barras, talvez um kit. Levantandopelas barras o custo benefício dá-se negativo no bolso.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Bianor
MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2007 7:09 pm    Assunto: O Jota deu azar! Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Realmente fico com remorso do colega Jota, pois sempre defendi levantar a S1- pela barra de torsão. Não sei como aconteceu o caso dele mas lamento.
Tambem posso colocar a minha experiência com o levantar pela barra de torsão da minha Blazer que já se vão mais de 20.000km e não ocorreu nenhum problema. Inclusive tenho feito alguns alinhamentos para manter sob controle o desgaste dos pneus que se ncontram em perfeito estado.
Quanto a marca dos pneus ai vai uma dica para aro 16 General Grabber AT2 na medida 245/70R16, não pega no paralama e pega só um pouco, bem de leve no chassis quando esterço máximo


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
JOTA
MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 6:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Grande Bianor.
Mano a negona ai tá mto bonita e esses pneus lhe deram uma agressívo, sem dizer que a Blazer é mais alta na frente do que a S10.
Mas será que esse "general" ai ñ teria em 235? Fiquei gato escaldado com o que ocorreu e até mais peso, mesmo que seja só os pneus, da paura.
Outra coisa, vc mudou as lampadas dos faróis? Me pareceu que sim.

Realmente, sempre ouvi sobre levantar pelas barras e ñ se mto bem pq pra mim saiu errado. Creio, só ilação mesmo sem nenhuma corroboração técnica que ñ possuo, que o vivente que apertou os parafusos o fez em excesso retesando-as em demasia. A coisa ficou tão esquisita que ela pulava que nem um cabrito e as homocinéticas tiveram seus braços levantados. Por pouco ñ as perdi, pois a da direita fazia um barulho danado.

No final, eu fiquei igual vc ficou na estória do bloqueador. Foram intermináveis idas e vindas a vários mecânicos e o prejuízo só aumentando. Foi uma m#er#da!
Qdo resolvi tdo o mecânico me disse que pelas barras eu ñ poderia ter levantado como estava, seria preju na certa. daí, o que pode ter ocorrido foi que se levantou demais.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Bianor
MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 7:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Tem sim mas voçe pode montar alinhar e experimentar batente a a batente para ver se pega em algum lugar, foi o que eu fiz alem de apertar 4 voltas nos parfusos da barra de torsão.
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
JOTA
MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 10:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Mas se for 235/70/16 não vai pegar, pq é a medida das minhas.
E as lãmpadas, vc pôs Phillips?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Bianor
MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 7:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Nos farois temos 6 lampadas Phlips Crystal Vision 4300K
O melhor dos General Grabber AT-2 245 é que lateral do pneu protege a roda e o tipo de encaixe da roda no pneu, rim guard, permite rodar com baixa pressão no pneu sem sair da roda. Pense que voçe pode escapar de um local com os pneus furados ou andar na areia com baixa pressão. Isso pode salvar o seu pescoço pense nisso monte um par na dianteira para ver como fica.
Esse negócio de encostar no chassis no meu veículo só ocorre no esterço máximo do volante e só do lado do motorista.
Depende muito de quanto voçe eleva a suspensão dianteira, se elevar muito ela se aproxima do chassis tambem, observe isso.
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
JOTA
MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 8:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Já haviam me dito sobre os 245 (que era possível, ms que roçava). Agoa, no seu caso é uma Blazer. Há diferença? Pq, se ñ me engano, o ráio de giro da Blazer é menor, tem mais ganho do que o da S10 que precisa de maior espaço pra girar.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Bianor
MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 7:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

A suspensão é a mesma procure uma oficina de alinhamento eletronico e veja os parametros de alinhamento da S-10 e Blazer verá que são os mesmos pode conferir.
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
nexus
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 12:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2005
Mensagens: 55
Localização: Balsas-MA

Senhores, tive alguma experiência em erguer a s10.
Comprei uma v6 que estava rebaixada e com pneus 265/70, como pegavam no para-lama por qualquer coisa, resolvi erguer um pouco a dita cuja.
- Já faz 2 anos isso e neste meio tempo já viajei mais de 10000 km com ela neste estado.
O procedimento iniciou com o arqueamento das molas traseiras, aumentando em 5 cm o curso da suspensão traseira, isso partindo do ajuste original da gm, não do que estava nela pois foi rebaixada.
Após isso, com o uso de uma trena fui fazendo os ajustes nas barras de torção, levei ela em um piso nivelado, levantava ela no macado deixando as bandejas livres, ajustava a barra de torção nos dois lados, baixava, balançava a viatura e media a distância entre os suportes das buchas inferiores e o chão. Tentava manter elas sempre no mesmo comprimento para não ficar torta.
Fui ajustando desta forma até conseguir a altura que eu queria.
Melhorou a questão das raspagens do paralama (mas não resolveu, a suspensão em fim de curso pega no paralama)
Ela ficou firme (os amortecedores são pressurizados monroe), mas não abuso nas curvas.
Um detalhe que é preciso lembrar, é de ajustar o sistema de compensação de carga do freio trazeiro.
Para isso arrume 600 g de peso (eu usei um saco plástico com 600 ml de água, como a densidade é 1kg/litro cheguei ao peso que queria). Com a s10 no chão, entre embaixo dela (uma rampa é recomendável) e afrouxe o parafuso que segura a placa limitadora do varão da válvula. Na ponta do varão pendure o saco ou o peso de 600g (bem na ponta) ajuste a placa para encostar no varão de cima para baixo e aperte o parafuso. Pronto, agora a pré-carga do compensador está ok - Procedimento retirado do manual de serviços da s10-GM - Menos o saco com água Smile.
Espero ter ajudado...
P.S. Qual a largura máxima de pneu que a s10 pode usar sem pegar na lateral?? (vou trocar 2 dos meus e já quero ir pensando em pneus mais estreitos...)

_________________
S10 V6 4.3....
Yamaha XT-600...
Porque mortorzinho só funciona pra enceradeira....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
JOTA
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 4:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

É! Infelizmente temos a velha lei das compensações.
Se por um lado gostamos da S10 pelos seus outros atributos, do outro penamos com a baixa altura, limitação excessíva do tamanho dos pneus e pela fragilidade e "moleza" da suspensão dianteira.

Como já disse, não fui feliz com a experiência da regulagem das barras. Deve ter ocorrido incompetência do mecânico. Da minha nem digo, pq realmente nada entendo da prática no assunto.

Contudo, não é só da altura que torço o nariz. Sempre achei a suspensão dela frágil, talvez pelo grande número de partes móveis, sei lá!
O engraçado é que nem por isto ela é uma picape leve, muito ao contrário.
Tenho um amigo, mal avisado sobre a "mardita" suspensão dianteira, que já está alucinado devido ser a terceira vez que tem que dar uma guaribada geral na frente. E olha que ele não faz trilha ou algo assim, apenas mora em local freqüentemente esburacado e enlameado.

Há tempos atrás, tive um rápido diálogo telefônico com um cara da Off Limmits (a oficina que prepara às S10 para rally). Ele me disse que existia uma barra de torção "especial" (importada), mas que quem a importava já não faz mais. Ela fazia diferença pelo sua maior resistência à vergar-se. Daí, também me listou uma série - e cara - mudança de peças e reforços que se podia fazer para melhorar nossa amada S10.
Contudo, a primeira coisa era reforçar às barras de torção, porque mesmo Ranchos ou Blisten, e molas mais duras, não resolveriam isoladamente o problema.

Como esta oficina fica em Contagem/MG, e a grana ñ estva disponível, fui ficando com às limitações dela e evitando abusos. Com isto. ela nunca mais me deu problemas. Mas é aquilo né, trato-a como se fosse um sedan, até uma subidinha em calçadas é feito com muito cuidado e cautela.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 7:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Caramba Jota, acho que as ruas onde você passa sâo muito ruims mesmo, pelo menos e minha Blazer etá hoje só precisou refazer boa parte da suspensão dianteira e trocou os amortecedores duas vezes, o que considero pouco nestes 3 anos que a possuo e que já rodei pouco mais de 60.000Km. Se coraparado com os outros carros que tive, todos eles pediam um ajuste de suspensão com a troca de vários componentes entre os 20.000 e 30.000Km, mas claro com eles eu não fazia o que faço com a Blazer que é encarar os buracos sem preocupação e de vez em quando entrar em estradas de terra leves mas muito esburacadas.
Agora, quanto a estabilidade, não tem como, a Blazer/S10 é um carro tipo caminhão, não permite abusos, principalmente nas curvas.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
JOTA
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 8:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Grande Machado.

Então estou no lucro, Rssss.

Veja bem, minha S10 é 03/03 e só fui mexer na suspensão para proceder a errática (no meu caso) elevação pelas barras de torção. Nenhum dos componentes da suspensão estava deteriorado, com exceção daqueles risíveis calçonetes dianteiros. Nem mesmo o propalado braço Pitmann tinha folga ou coisa assim.

Claro, tudo isto pelo cuidado em não levá-la a bancar uma L200.
Quanto aos amortecedores, troquei-os, única e exclusivamente, em razão de pretender - obtendo- uma melhor performance para aquele incômodo "navegar" dianteiro. Quando fiz isto presentei os originais a um amigo, que tem uma mais antiga, tal o "estado de novo" em que os meus se encontravam.

Para vc ver, fazendo há pouco tempo um exame de rotina nela, componentes outros, mesmo os que não são da suspensão, encontravam-se em ótimo estado.
Ela está atualmente com cerca de 63.000Km.

Tive uma Blazer também (2000/2000), por três anos. Nunca troquei nada, só filtro de óleo e ar.

Agora, comportamento dinâmico em estrada... nem pensar em bancar o Schummacher. Elas não são feitas pra isto.
No meu serviço, quando apareceram às primeiras Blazers, eu alertei. Poucos ouviram.
Resultado: em três meses duas capotadas e uma esbagaçada ladeira abaixo, após tangenciar uma curva Laughing
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
MachadoSL
MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 3:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Jota,
Então meus parabéns, você realmente está no lucro, mas claro, depois que me lembrei, meu avô tinha uma Bandeirantes cabine longa que usava para transitar na fazenda dele, e a bicha nunca deu problema, a primeira vez que foi para fazer a suspensão completa com troca de buchas, pivos e amortecedores foi por volta dos 85.000Km, e meu avô ainda dizia, que carro de M*$%¨*&, não durou nada, hehehehehehe, se ele pudesse ver o quanto uma S-10 de hoje roda ele diria que a coisa evoluiu mas ficou mais fraca, ou seja ohlo bonito e remelento.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 4 de 4
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB