Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Mapas georeferenciados. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Marcus
MensagemEnviada: Sex Set 22, 2006 9:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Alguém aqui ja ouviu falar no programa do INPE, Spring ?! que serve pra gerar mapas georeferenciados! Very Happy então, eu to dando meus pulos pra tentar aprender a mexer melhor nele.... Very Happy
Ele tem distribuição gratuita (é do governo...) só pesquisar no google.... Very Happy

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Garmin
MensagemEnviada: Sex Set 22, 2006 10:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

Marcus,

Já trabalhei um pouco com este programa, inclusive fiz um estagio no INPE em Julho!

A verdade é que é um programa bom, mas é muito chato de usar! Muito mesmo... e se vc quer um programa mais amigavel, sugiro o ArcView.. Ou até mesmo o Trackmaker (depende do q exatamente vc quer fazer).

abraços

_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Marcus
MensagemEnviada: Sex Set 22, 2006 10:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Eu tenho o ArcView... ja trabalhei com o Spring na faculdade, tivemos Geoprocessamento semestre retrasado.... Very Happy
Eu achei muito interessante o sistema e estava querendo fazer um mapeamento de uma área do meu pai.... pra futuramente desenvolver mapas de fertilidade do solo, entre outros.... Very Happy
Sei que vou precisar de um gps, pra pegar os pontos de referencia.... mas não lembro direito como que usa e tals....
Vou instalar o ArcView hoje pra ver as diferenças básicas..... Very Happy

Legal, qto tempo de estágio, 1 mês (férias) ?! Very Happy

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Garmin
MensagemEnviada: Sex Set 22, 2006 11:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

Hey!

Acho que a gente fala a mesma lingua então!

Meu pai é professor de Agricultura de Precisão.... precisando de consultoria é só falar! hehehehe


Em qualquer um dos programas vc vai conseguir trabalhar e fazer o que vc quer, porem no arcview é mais facil e dinamico...com certeza!

Fiquei apenas uma semana e meia lá e SJ dos Campos... fiquei entre INPE e VCP/Jacarei. Estou desenvolvendo um projeto de pesquisa junto com a VCP neste semestre.

abraços

_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Marcus
MensagemEnviada: Sex Set 22, 2006 2:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Humm... q q vc ta estudando ?! Eu tive aula com um professor muito bom, ele trabalhou com mapeamento da área vegetal do paraná, em conjunto com a UFPR.... pena que ele foi embora, imagino que a faculdade queria mais doq somente aulas dele.... e o problema eh eles não pagam por esse a mais.... Shocked

Nós fizemos um modelo na sala de aula.... ficou muito massa.... tinha as curva de altitudes, rios, delimitação das bacias hidro.... Very Happy muito massa.... Very Happy
Mas eu não lembro como que começa tudo.... pra cria um novo.... Sad


(vou abrir um novo tópico... e mover essas menssagens pra la..) Very Happy
Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Garmin
MensagemEnviada: Seg Set 25, 2006 12:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

Marcus,

Estudo Gestão Ambiental na USP/ESALQ

Faço esse tipo de mapeamento direto! Tudo que é tipo de informação que pode ser visualizada espacialmente eu consigo colocar num mapa, inclusive produtividade...

Pra começar vc precisa saber o limite da área na qual vc vai trabalhar, e ai escolher da onde vc vai tirar informações (mapa topografico, satelite, gps, foto aérea, etc) e mapear... Ai depois ainda pode fazer diversas análises utilizando as ferramentas corretas!


abraços

_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Marcus
MensagemEnviada: Seg Set 25, 2006 6:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Legal kra... Very Happy
Eu add vc no msn.... Very Happy
Ainda vou instalar o arcview, assim q possivel... ehehehhehe....

Isso q eu qria t perguntar, vou ter q demarcar a área com algum gps primeiramente... e onde que eu consigo imagens para inserir e formar o mapa dpois ?!?! Shocked

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Garmin
MensagemEnviada: Ter Set 26, 2006 9:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

Que tamanho é sua área?

Depende muito do que vc quer fazer....

Imagem aérea da BASE custa 250 latinhas (digital) e é muito boa a qualidade

Imagem do Landsat é gratuito até o ano 2000 mas a resolução é horrivel, n da pra ver nada em detalhe

E tem o Google earth.... que eu tenho uns "jeitinhos" de conseguir imagem por lá, mas dá uma mão de obra do cão...


Depende muito do que vc quer fazer com essas imagens, do tamanho da área, do propósito do uso...etc

abraços

_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Marcus
MensagemEnviada: Ter Set 26, 2006 10:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Pra fazer mapeamento da área, deve dar uns 60 alqueires (1alq = 24200m²), com altitudes, curvas de nível e mais pra frente, interpolar com dados de tipo de solo e fertilidade (analise de solo...) Very Happy

Ouvi dizer do landsat.... realmente eh bem ruim.....mas se eu conseguir gerar um mapa que de pra visualizar as curvas e ao lançar as altitudes em pontos diferentes, ele fazer as "caidas", blz... imagem eh mais pra embelezar depois, da uma "encapada" no mapa.... Very Happy

Com o GPS eu preciso pegar: altitude, latitude, longitude e oq mais ?! seria somente nos 4 pontos extremos (caso seja quadrado.... Very Happy )??

Instalei o arcview, mas parece que eu preciso de algumas dicas pra poder mexer.... preciso de informações pra poder iniciar um arquivo novo... Very Happy
Eu tenho a matricula do lote em casa, e la consta as divisas..... vou tentar jogar os pontos la e ver oq q dá.... ehehheeh Very Happy

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Garmin
MensagemEnviada: Qui Set 28, 2006 12:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

Primeira voisa é entender certinho qual o limite da propriedade! Depois vc vai contornar a propriedade toda usando o GPS pegando pontos, retas, ou poligonos.


Tendo o limite vc pode começar a fazer o resto.... divisas internas, app, reserva legal etc

Depois vc escolhe qual a área ou áreas que vc quer fazer análises!

Quanto a análises que dependem de altitude ou declividade, vc vai precisar digitalizar um mapa topográfico! Depois de ter ele digitalizado ( não é só scannear, tem que digitalizar todas as linhas e infos) vc faz o Modelo Digital do Terreno e só depois atribui as contas ou pontos ara fazer as análises.


hehehe

Entendido? hehehe

Não é impossivel...mas tbm não é tão simples assim que qq um consiga fazer do nada!

Eu demorei um tempão pra aprender tudo. Hj faço diversas pesquisas usando essas ferramentas e tbm algumas consultorias. O quanto antes vc começar melhor será!

abraços

_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Marcus
MensagemEnviada: Qui Set 28, 2006 3:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Sim, eu estou tentando..... ehehehheh

Nós aprendemos td isso.... o problema eh que ja tem um tempinho e sem prática.... ja viu neh..... Very Happy

Eu tenho os limites da divisa na matricula da propriedade, será que serve ?! parece que tem 6 pontos...
norte, sul, no, ne, so, se.... se não me engano são esses....

Procurei por apostilas, mas achei um conteudo muito vago.... eh sempre encima de projetos ja existentes..... Shocked

Mas vou continuar tentando.... a idéia é de fazer consultorias futuramente.... Very Happy

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Garmin
MensagemEnviada: Qui Set 28, 2006 4:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

Se são só seis pontos é facil achar o limite então....

O problema é se o limite for rio, cerca, curvas, nascentes, etc... ai complica...

Peguei uma fazenda um tempo atrás que tinha tudo isso ai....

_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Marcus
MensagemEnviada: Sex Set 29, 2006 11:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Não, ele eh retangular... Very Happy

Recebi uma apostila de um curso sobre arcview ontem de um amigo meu, mas ela não me respondeu como q faz pra criar do zero.... e sim usando ja existentes.... Sad

Esse mesmo amigo meu, disse q o gps ja manda os dados coletados td meio q pronto pro sistema.... até o mapa parece q ja sai.... e q serve um Garmin pro serviço.... Very Happy
Achei no mercado livre por R$ 299,00 ... Very Happy mas vou ver os q os meus primos tem.... dependendo, ja resolve... Very Happy

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB