Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Proteção catódica « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
tecnica
MensagemEnviada: Sáb Jun 07, 2003 12:04 am    Assunto: Proteção catódica Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Para quem não conhece, a proteção catódica é um processo eletroquimico bem simples para se evitar a corrosão em tubos metálicos, muito usado, por exemplo, em canos de água.

Alguém conhece uma solução semelhante para carrocerias de automóvel ?

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jun 07, 2003 6:40 am    Assunto: Proteção em chapas de aço Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Existem no mercado, os produtos da Tapmatic / Quimatic, tais como Solução para galvanização a frio, Fosfatização e Primers convertedor de ferrugem.
http://www.quimatic.com.br/

Agora o processo de galvanoplastia, só é possível em peças desmontaveis, pois são feitos em bateria de banhos em tanques com produto químicos.

Existe outra alternativa para limpar a ferrugem das chapas para pintura, seria o jato de areia, existem equipamentos portáteis que pode ser usado em carrocerias dos carros, e cabines para peças menores.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Sáb Jun 07, 2003 9:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Interessante.

Mas eu perguntei sobre a proteção catódica, pq é uma solução de longo prazo para combate à corrosão. Em caso de canos o meio físico (o solo) faz parte do "circuito". Teria uma solução semelhante para veículos ?

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jun 08, 2003 4:46 am    Assunto: Galvanização Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Alexandre, olá

Pelo que você está descrevendo, o processo é galvanização.
Neste processo é utilizado um meio líquido(Solução) e cátodo e ánodo, e em escala industrial é feito em tanques, agora não me lembro qual era positivo e negativo, mas colocam se um pedaço de liga de estanho ou outro material em um deles e a peça na outra, então as partículas do material de soltam e vão ser atraídas pela peça, formando uma camada.
O equipamento portátil deste processo é, você lembra do pessoal que douravam (diziam aplicação de ouro) emblemas e grades dos carros.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jun 08, 2003 5:01 am    Assunto: Proteção cotódica Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Achei uma literatura:


| O que é Corrosão | Lei de OHM | Métodos de Controle | Aplicações |


APLICAÇÃO PRÃTICA DA PROTEÇAO CATÓDICA
Para que qualquer sistema de proteção catódica possa funcionar, a corrente deve ser descarregada de um eletrodo de solo (anodo). A corrente é forçada a fluir para a tubulação em áreas que eram anteriormente anódicas. Quando uma quantidade adequada de fluxo de corrente é descarregada dos anodos, ela é coletada na tubulação e sobrecarrega as correntes naturais que estavam se descarregando das áreas anódicas, formando uma rede de fluxo de corrente sobre todas as áreas na superfície da tubulação. Toda a superfície será, então, catódica e a proteção da corrosão estará completada.

Na realidade, um sistema de proteção não elimina necessariamente a corrosão. Mas transfere a corrosão da superfície da estrutura protegida e concentra a corrosão em outro local - o anodo instalado no solo. Ao final da vida útil do anodo, ele pode ser facilmente reposto e em nenhum momento a tubulação sofrerá qualquer corrosão.

Os sitemas de proteção catódica podem ser classificados em duas categorias:

Sistemas de Anodo Galvânico
Sistemas de Corrente Impressa (Retificador)



Sistemas de Anodo Galvânico
Sistemas de Anodo Galvânico são os mais simples e, provavelmente, os mais confiáveis. Vide Figura 6. Como é sabido, quando dois metais dissimilares estão em contato dentro de qualquer eletrólito, o metal mais anódico corrói. Num sistema de proteção catódica utilizando anodos galvânicos, a vantagem desse efeito é obtida estabelecendo-se, intencionalmente, uma célula de metal dissimilar suficientemente forte para se contrapor a célula de corrosão naturalmente existente numa tubulação. Isto é obtido pela seleção de um material que seja fortemente anódico em relação à tubulação de aço.


- Figura 06 -



Os anodos galvânicos usados em aplicações no solo são, usualmente, feitos de liga de magnésio. A Tabela 1 - "Série Galvânica Prática" mostra que a tensão direcionada entre a tubulação de aço e o magnésio é, tipicamente, menor do que um volt. Assim, se os anodos forem especificados para criar uma quantidade útil de corrente, a resistência de contato entre os anodos e a terra deve ser baixa. Isto significa que anodos galvânicos são normalmente empregados em solos de baixa resistividade.



Sistemas de Corrente Impressa
Os sistemas de proteção catódica por corrente impressa nos libera da voltagem direcionada limitada dos anodos galvânicos. Uma tensão de corrente contínua oriunda de fonte externa é "impressa" no circuito entre a estrutura protegida e os anodos. A fonte de energia mais comum é o retificador de proteção catódica ou fonte de energia de CC.

Este equipamento simplesmente converte corrente elétrica alternada (de um sistema de distribuição de eletricidade) para uma corrente elétrica contínua de baixa voltagem. A tensão de saída da unidade pode ser ajustada. Retificadores de proteção catódica estão disponíveis em diversas capacidades de saída, desde um ampère até centenas de ampères. Sistemas de corrente impressa (Vide Figura 7) são inerentemente mais complexos do que os sitemas galvânicos e, tipicamente, requerem mais manutenção.


- Figura 07 -

fonte:
http://www.ibape.com.br/artigos/protecao.htm
(as figuras podem ser vistas no site)

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Eduvelo
MensagemEnviada: Ter Jun 24, 2003 9:44 am    Assunto: Proteção catodica Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Galera , fiz um curso de proteção catódica há uns anos atras e fiz a mesma pergunta , se daria pra aplicar na carroceria de um auto ?
A resposta foi que a descarga tem que ser para a terra como descrito pelo Kiko pelo polo + do retificador ou pela diferença de potencial em relação ao Zn , Al ou Pb , que são os anodos , pelo metodo galvanico , como a lataria já é o negativo ligado á bateria não seria possível , seriam anodos e catodos inertes podendo até causar danos com relação a dif. de potencial .
Portanto o tratamento quimico é o mais indicado , fica caro , mas é muito bom .

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Ter Jun 24, 2003 9:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Obrigado pela resposta, pessoal.
_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Visitante
MensagemEnviada: Sex Ago 01, 2003 9:09 pm    Assunto: Responder com Citação






tecnica escreveu:
Obrigado pela resposta, pessoal.

GM
Voltar ao Topo
Visitante
MensagemEnviada: Sex Ago 01, 2003 9:10 pm    Assunto: Responder com Citação






SOBRE PROTEÇÃO CONTRA FERRUGEM, CONHECI UM PRODUTO CHAMADO OXFREE QUE LIGADO NA BATERIA DO VEÃCULO, CONSOME 0,2 VOLTS, INVERTE A FASE DO METAL E IMPEDE A OXIDAÇÃO DO METAL!
TEM UM TESTE COM CARROCERIAS DE CARROS NOVAS, UMA C/ OXFREE OUTRA SEM UMA LADO A LADO DA OUTRA,E É LÓGICO QUE A COM O PRODUTO Tà ZERADA!! SE ALGUÉM CONHECER ESTE PRODUTO, ME INFORME SE VALE A PENA INSTALAR!
OBRIGADO.
Voltar ao Topo
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Nov 09, 2004 9:52 am    Assunto: Proteção catódica Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Bem, como eu estudei muita química, e a cerca de 8 anos atrás eu tinha um Passat 1976 (que infelizmente eu vendi), eu tinha feito uma espécie de proteção catódica nele, só que saiu muito cara. O processo foi o seguinte, na primeira grande reforma dese carro, em 1988 eu lixei algumas áreas internas do carro deixando só na chapa, posteriormente eu colei com super-bonder pequenas peças de alumínio não anodizado (também chamado de alumínio puro), estas peças eram quadrados de 2 cm, com a expessura de aproximadamente 2mm, e foram colocadas proximo aos pontos do carro em que costumava aparecer ferrugem. Posteriormente o carro recebeu um banho de fundo fosfatizante, primer, e finalmente a tinta que na época foi a Laca Nitrocelulose. Bem, só para que o efeito pilha do alumínio funcionasse, apenas as chapas de Al, não foram tratadas. O resultado eu posso dizer que foi bom, pois até 1995, não havia reaparecido a ferrugem no carro, e o Al, estava já meio esburacado pela corrosão. este foi um dos motivos pelo qual eu recebi uma boa oferta pelo carro e o vendi. Um detalhe, não sei onde se compra este aluminio, pois foi um colega que trabalhava num estaleiro que me ven-"deu".
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
ajccesar
MensagemEnviada: Ter Nov 09, 2004 12:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Olá pessoal,

Neste mesmo assunto, existe um tópico intitulado "PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO" onde eu coloquei os dados da empresa que produz o OXFREE.
Por favor dêem uma analisada.
E existe outro topico em o colega Otto diz que usa este produto em seus carros e seria interessante ver um depoimento dele sobre o produto.

Abraços,

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Eduardo Valaretto
MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 2:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2005
Mensagens: 89
Localização: Ilhéus - Bahia

Este alumínio é utilizado em barcos e plataformas de petróleo. Seu nome comum é metal de sacrifício (é sacrificado durante o processo de corrosão). Talvez seja possível encontrá-lo em lojas de material náutico.

Eduardo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
LeonanFL
MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 11:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Bom dia amigos..........

Essa historia de metal de sacrificio eh mais ou menos assim:
Se vc tem o ferro sozinho ele oxida ("enferruja"), entao eh colocado outro metal, com maior facilidade de oxidar do que o ferro, junto com o ferro.
Pode ser "encapando" o ferro, justaposto ao lado, etc
Desse modo, ao invez do ferro oxidar, quem vai oxidar eh a lamina de sacrificio........
Pra saber qual o melhor metal, tem que consutar tabelas, quem tem filho ai no colegial, pede pra ele explicar, que o guri vai dar um show, isso a gente aprende em "oxi-redução"na materia de quimica
Se eu achar meu livros eu posto aki.........


Abraços.............

_________________
Potência não é nada sem controle
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Marcus
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 4:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Nossa, esse tópico começou em 2003.... Shocked achei q fosse mais recente o assunto... Very Happy Very Happy
_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB