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 Dóris. D-10 CD 1984 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
ewerton
MensagemEnviada: Dom Jun 11, 2023 8:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4976
Localização: Curitiba-Pr

Sim. Bosch e desliga na chave. Esse vazamento na alavanca é só um oring. Não sei se toca sem desmontar só tirando alavanca e mola.
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ewerton
MensagemEnviada: Qui Jun 15, 2023 9:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4976
Localização: Curitiba-Pr

Falando nisso. Hoje precisei afogar motor na marcha todas as vezes que sai. Já aconteceu antes mas era bem raro e reparei que é sempre quando chove. Será solenoide ou o relê da solenoide.
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delegado
MensagemEnviada: Qui Jun 15, 2023 10:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2675
Localização: ipatinga mg

O meu perkins era bomba bosch e deligava no estrangulador.a dua deve ser a solenoide da bomba agarrando aberta.qdo vc liga a chave vc alimenta ela e qdo volta a chave uma molinha faz ela retornar.veja se tem rele na fiaçao da solenoide ou se tá direto da saída do pós chave na ignição.pode ser o rele agarrando também.
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bonanza
MensagemEnviada: Sex Jun 16, 2023 7:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2011
Mensagens: 402
Localização: minas gerais

ewerton escreveu:
Falando nisso. Hoje precisei afogar motor na marcha todas as vezes que sai. Já aconteceu antes mas era bem raro e reparei que é sempre quando chove. Será solenoide ou o relê da solenoide.



A minha so desliga na chave se eu pisar no freio junto.

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bonanza
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ewerton
MensagemEnviada: Sex Jun 16, 2023 11:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4976
Localização: Curitiba-Pr

Voltou a funcionar sozinho hoje. Parou a chuva. Kkkkkkk. Vou achar o relê que deve ta chovendo em cima.
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César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Jun 16, 2023 12:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10055
Localização: Rio de Janeiro

Ewerton, é recomendável que você retire a solenoide e dê uma limpeza nela e na pola, no pinguelo, as vezes um fragmento fica preso ali e impede de um fechamento por completo.
No caso de desligar quando pisa no freio é que existe retorno do alternador, ai quando pisa no freio, ou engata a ré, alguma coisa que cause um consumo de energia ai corta a alimentação a solenoide fecha e desliga.
Em caso de algum fragmento, tem de analisar a origem, pois pode vir de dois lugares, ou da linha de combustível( algum problema de filtro ou tubulação, ou a origem , que eu considero pior, fragmento da parte interna da BI.
No caso do filtro é recomendável trocar e verificar se o evento se repete, caso ocorra a persistência do defeito, verifique a BI.

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César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Jun 16, 2023 12:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10055
Localização: Rio de Janeiro

caso seja o retorno do alternador, coloque um diodo pequeno no fio da lampada que vai para o painel, deve resolver.
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ewerton
MensagemEnviada: Sex Jun 16, 2023 4:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4976
Localização: Curitiba-Pr

César Oliveira escreveu:
Ewerton, é recomendável que você retire a solenoide e dê uma limpeza nela e na pola, no pinguelo, as vezes um fragmento fica preso ali e impede de um fechamento por completo.
No caso de desligar quando pisa no freio é que existe retorno do alternador, ai quando pisa no freio, ou engata a ré, alguma coisa que cause um consumo de energia ai corta a alimentação a solenoide fecha e desliga.
Em caso de algum fragmento, tem de analisar a origem, pois pode vir de dois lugares, ou da linha de combustível( algum problema de filtro ou tubulação, ou a origem , que eu considero pior, fragmento da parte interna da BI.
No caso do filtro é recomendável trocar e verificar se o evento se repete, caso ocorra a persistência do defeito, verifique a BI.



Vou procurar o problema nesse final de semana. Mas acredito que o relê molhou. Já aconteceu algumas vezes mas bem raramente e sempre quando chove. A solenoide também vou tirar pra ver se tem sujeira.

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delegado
MensagemEnviada: Sex Jun 16, 2023 6:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2675
Localização: ipatinga mg

Cesar
Não pode por diodo na lâmpada do painel pois aquele fio tem que conduzir a corrente elétrica nos dois sentidos. Qdo vc liga a chave ele é terra entrando no alternador;qdo a lâmpada apaga e o alternador está gerando ele é positivo saindo do alternador.

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adalberto
MensagemEnviada: Sex Jun 16, 2023 7:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

delegado escreveu:
Cesar
Não pode por diodo na lâmpada do painel pois aquele fio tem que conduzir a corrente elétrica nos dois sentidos. Qdo vc liga a chave ele é terra entrando no alternador;qdo a lâmpada apaga e o alternador está gerando ele é positivo saindo do alternador.


isso do diodo no alternador já ouvi falar só não sei se é na lampada que o Cesar fala. Um eletricista resolve de boa colocando no lugar certo.

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adalberto
MensagemEnviada: Sex Jun 16, 2023 7:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

ewerton escreveu:
César Oliveira escreveu:
Ewerton, é recomendável que você retire a solenoide e dê uma limpeza nela e na pola, no pinguelo, as vezes um fragmento fica preso ali e impede de um fechamento por completo.
No caso de desligar quando pisa no freio é que existe retorno do alternador, ai quando pisa no freio, ou engata a ré, alguma coisa que cause um consumo de energia ai corta a alimentação a solenoide fecha e desliga.
Em caso de algum fragmento, tem de analisar a origem, pois pode vir de dois lugares, ou da linha de combustível( algum problema de filtro ou tubulação, ou a origem , que eu considero pior, fragmento da parte interna da BI.
No caso do filtro é recomendável trocar e verificar se o evento se repete, caso ocorra a persistência do defeito, verifique a BI.



Vou procurar o problema nesse final de semana. Mas acredito que o relê molhou. Já aconteceu algumas vezes mas bem raramente e sempre quando chove. A solenoide também vou tirar pra ver se tem sujeira.


Analise a arvore genealogica desse seu carro que deve ser parente do carro do delegado que quando lava dá problema Laughing Laughing Laughing

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César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Jun 16, 2023 10:28 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 10055
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delegado, o meu carro tem esse diodo no fio da lampada do painel, inclusive, além de evitar da solenoide ficar energizada, também acaba com aquele efeito que acontece quando a lampada do painel fica meio que querendo acender, como uma brasa bem fraquinha.
Tem um amigo meu que tem uma oficina de auto elétrica, e eu já perguntei para ele porque ocorre isso, a resposta foi que com o envelhecimento da fiação ocorre uma mudança de resistência nos fios, aqui ainda temos de levar em conta a maresia, no resumo, os fios velhos começam a dar problemas, simples assim.
Quanto a inversão de positivo a negativo no fio, o diodo serve para evitar a carga em um sentido , não sou especialista mas no meu caso funcionou,e o fio que sai para o painel (lampada), sai do alternador, e fui eu mesmo que coloquei o diodo sob orientação desse meu amigo.

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delegado
MensagemEnviada: Sáb Jun 17, 2023 8:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
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Qdo vc vira a chave,sai uma corrente do pós chave passa pela lâmpada e é segue no fio aterrando no diodo do alternador .assim a lampada acende no painel.qdo o carro funciona o sentido inverte e vem uma corrente do alternador e encontra com a corrente positiva vinda do pós chave.positivo com positivo a lâmpada apaga.queria entender onde foi colocado esse diodo.
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César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Jun 17, 2023 8:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10055
Localização: Rio de Janeiro

No meu alternador, (bosch 75A da D-20), sai o fio que vai para a lampada do painel, tem um conector já de fábrica.
É o lugar onde coloco o fio da lampada de teste quando testo o alternador fora do carro, quando aciono o giro do alternador, ligado a uma bateria de teste esta lampada se apaga, pois é a ligação natural do alternador para o painel, sempre faço desta forma.
E ainda digo mais, eu fiz esta ligação de forma reversível, ou seja eu fiz um pequeno chicote com terminais de encaixe nas pontas e coloquei uma emenda neste fio com encaixes iguais, então ao desconectar o encaixe o pequeno chicote entra e é facilmente conectado na linha, já fiz teste de retirar o chicote e ligar direto, a brasinha na luz da bateria volta quase que instantaneamente, então, não detenho o conhecimento técnico necessário para justificar detalhadamente, eu lembro que ele me explicou tudo, mas eu não lembro, funcionou eu fiquei satisfeito.
O que eu lembro com certeza é que ele afirmou que isso é oriundo de fiação antiga. se levar em consideração que a fiação da minha D-20 tem 34 anos, encontro ai uma justificativa plausível para o fato.
O pior que eu estive com ele ontem e nem lembrei de perguntar sobre isso, mas eu vou perguntar a ele.

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MensagemEnviada: Sáb Jun 17, 2023 11:32 am    Assunto: Responder com Citação



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O importante é que está funcionando né!lâmpada acesa fraca costuma ser marcha lenta baixa tipo acontece em fusca e brasilia.varia de alternador pra alternador e tamanho da polia dele.em casa o povo tá quebrando a cabeça com as placas de led qdo vc apaga e ela fica semi acesa.é só o capacitor dela ainda com carga.
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