Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 238, 239, 240 ... 294, 295, 296  Próximo
 D-20 CD\89 - maxion S4T plus « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
ewerton
MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2021 10:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

César Oliveira escreveu:
E voltando a saga das manutenções.
No fim de semana passado, resolvi dar uma geral por baixo do carro, para verificar folgas, vazamentos, e essas coisas corriqueiras de quem tem carro com mais de 30 anos e usa no dia a dia.
E normalmente eu uso a vaga lateral para fazer esse tipo de manutenção, no caso é a vaga do celta e da moto, logo no sábado depois do almoço, fui trocar os carros de lugar, logo na ligada do celta eu verifiquei que a luz da bateria ficou acesa. Continuei com a mudança e depois fui analisar o ocorrido.
Como a manutenção na D-20 não era emergencial, era somente rotina. E analisando que na segunda feira (15) era feriado e eu estava em um sábado à tarde, optei por resolver o celta, sabendo que a Dra. teria de ir para a industria a qual presta serviço na terça, logo cedo, e em se tratando de via Dutra, não da para ficar de bobeira parado na beira da pista.
Quando verifiquei que a correia não estav quebrada e que o alternador estav morto, medição com o carro ligado 11,83v.
Após a determinação de que era realmente alternador, que não posso nem reclamar pois é a primeira vez em 120K que ele deu algum tipo de problema, só que no s´bdo de tarde é mais complicado.
Como eu nunca retirei esse alternador, tive de ver no youtube como era o procedimento, verifiquei que teria de retirar umas coisas do caminho para ter acesso a ele fora. Durante o processo eu vi como sou feliz pelo alternador da D-20 ser tão acessível, tive de contar com o auxilio da DRa. em alguns parafusos pois a minha mão não cegava direito, como já afirmei anteriormente, celta é carro para gente pequena.
Como a mais ou menos um ano ou dois, eu já havia comprado dois jogos de ferramentas torx, pois eu não tinha quase nada, e que me foram muito úteis nesta jornada ao desconhecido.
Consegui retirar o alternador sem quebrar nada no caminho pavimentado com plástico.
Depois fui assistir no youtube, o canal do Prof. Rubinho, que realmente da uma aula de manutenção de alternadores e motores de arranque, dos ias variados possíveis, de caminhão, carro , picape e tratores, mexe com motores elétricos de acionamento hidráulico, o canal é muito bom.
Neste canal eu vi como monta e desmonta o motor de arranque do scania, com caveira e tudo mais. Em fim, após assistir dois vídeos de dois modelos diferentes de alternador de celta, prisma e etc. Parti para tentar avaliar o problema que eu tinha nas mãos, para variar o modelo do alternador era diferente dos que eu tinha assistido, mas nada que impedisse de atacar o problema.
Retirei a tampa de plástico e retirei o regulador , já na análise superficial observei que não tinha mais escovas, também 120K.
Verifiquei folga em rolamentos e nada fora do comum, não me arrisquei a prosseguir na desmontagem pois segundo os vídeos e o que constatei em loco, eu precisaria de um super ferro de solda para dessoldar a bobina do alternador para separa as duas partes e trocar rolamentos se necessário.
Isso tudo no domingo de manhã , fui em ma das duas lojas que abrem domingo aqui na Ilha, cheguei lá com o regulador nas mãos e o camarada , que era o dono do estabelecimento, abriu todas as caixas de reguladores que ele tinha e quando era igual por fora, as tomadas não batiam, em fim, fui orientado a procurar um auto elétrico que estava funcionando naquele momento ali perto, chegando lá para ver se havia alguma alternativa, ele olhou o regulador, e me disse ¨volta lá de onde você veio, compra as escovas que eu troco, por 20,00..¨,
Voltei comprei as escovas 6,00, voltei no cara ele trocou, 20,00, voltei em casa e depois do almoço coloquei o alternador no lugar, que por sinal, foi mais fácil do que a retirada porque já havia pego o jeito de lidar com tanto plástico.
No teste ligou pegou, começou a carregar com 13,8 e foi estabilizar em 14,05v.
Missão cumprida.


Boa. Geralmente instalar fica mais fácil que a retirada mesmo.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Nov 18, 2021 4:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Principalmente que não passou muito tempo entre a desmontagem e a montagem. Tem que contar também com a velhice, se passar muito tempo esquece a metade.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Qui Nov 18, 2021 7:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

César Oliveira escreveu:
Principalmente que não passou muito tempo entre a desmontagem e a montagem. Tem que contar também com a velhice, se passar muito tempo esquece a metade.


Cesão tambem sofro desse mal e junte-se à velhice a cabeça oca e aí apelo pra modernidade, pego a tornozeleira de pobre (celular) e vou fotografando pra conseguir remontar os trens. Rolling Eyes

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2021 8:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Adalberto eu fiz isso mas quem filmou e fotografou foi a Dra., o meu problema é que minhas mãos são imãs para a sujeira, ai acabo sujando tudo, mas até que o celta não me sujou tanto, para quem esta acostumado com a mina de carvão D-20.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Nov 21, 2021 9:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

E depois do primeiro conserto no alternador do celta, ele foi embora, para um novo lar. Deu lugar a um onix , que esta bem novinho (2018).
E agora se inicia um novo aprendizado. E este é maior eu não fico imprensado no banco do carona.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira


Editado pela última vez por César Oliveira em Qua Dez 01, 2021 8:28 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2021 6:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

César Oliveira escreveu:
E depois do primeiro conserto no alternador do celta, ele foi embora, para um novo lar. Deu lugar a um onxix , que esta bem novinho (2018).
E agora se inicia um novo aprendizado. E este é maior eu não fico imprensado no banco do carona.

Meu filho teve um trem desse, carrinho muito bom,
Parabens

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Nov 23, 2021 7:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Adalberto, o carrinho é bom, confortável, mas é igual a muitos outros, não consigo ver estes carros como vejo a linha 10\20, e anteriores. Até a silverado eu não consigo ver como vejo a linha 10\20.
E por falar em D-20, ontem fui dar uma olhada em uma das rodas dianteiras pois começou a fazer barulho de pastilha vidrada, pensei cá com meus botões, vou tirar e lixar, só que quando percebi a roda do lado do motorista esta um pouco presa, dei umas batidas na pinça, costuma normalizar, só que não, afastei as pastilhas e tive dificuldade para rebater o caliper da pinça, e eu encontrei algo bem estranho, que depois revendo o passado eu achei uma provável justificativa.
Eu encontrei uma das pastilhas com uma das pontas (superior) com o metal separado da fibra, a ponta estava meio torta.
Eu acredito que quando fui desmontar para revisar eu retirei o embolo pisando no freio e não devo ter retirado a pastilha, como eu fiz a operação sozinho não devo ter reparado que estava estragando a pastilha, quando fui retira o caliper devo ter retirado as pastilhas e colocando elas na bandeja de peças fui resolver o caliper, ou foi isso ou defeito da pastilha. Coloquei um conjunto novo de pastilhas e ficou tudo em ordem. Tem coisas que eu não vejo aconter com o carro dos outros.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Ter Nov 23, 2021 8:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

César Oliveira escreveu:
Adalberto, o carrinho é bom, confortável, mas é igual a muitos outros, não consigo ver estes carros como vejo a linha 10\20, e anteriores. Até a silverado eu não consigo ver como vejo a linha 10\20.
E por falar em D-20, ontem fui dar uma olhada em uma das rodas dianteiras pois começou a fazer barulho de pastilha vidrada, pensei cá com meus botões, vou tirar e lixar, só que quando percebi a roda do lado do motorista esta um pouco presa, dei umas batidas na pinça, costuma normalizar, só que não, afastei as pastilhas e tive dificuldade para rebater o caliper da pinça, e eu encontrei algo bem estranho, que depois revendo o passado eu achei uma provável justificativa.
Eu encontrei uma das pastilhas com uma das pontas (superior) com o metal separado da fibra, a ponta estava meio torta.
Eu acredito que quando fui desmontar para revisar eu retirei o embolo pisando no freio e não devo ter retirado a pastilha, como eu fiz a operação sozinho não devo ter reparado que estava estragando a pastilha, quando fui retira o caliper devo ter retirado as pastilhas e colocando elas na bandeja de peças fui resolver o caliper, ou foi isso ou defeito da pastilha. Coloquei um conjunto novo de pastilhas e ficou tudo em ordem. Tem coisas que eu não vejo aconter com o carro dos outros.


Experimenta trocar a peça mais problematica, o motorista. Laughing Laughing Laughing
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
delegado
MensagemEnviada: Ter Nov 23, 2021 9:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

oceis ingraxa esses trem?oceis tem pino graxero onde?onte engrexei duas cruzetas de cardã,e o balancim que ajunta o cabo com o varao da embreage.
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Nov 25, 2021 8:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Sim , Delegado eu engraxo, quando lembro e tem de ser um dia que eu já esteja sujo de outro serviço, o brabo é que fazer sozinho fica tipo aquele cara que coloca um bumbo nas costas, toca viola, bate o os pratos com os pés, tudo isso embaixo do carro a minha engraxadeira é aquela de 3kg, já tentei comprar uma de ar comprimido, de tão vagabunda eu tive de devolver, não aguentou 02 cruzetas, e as mais caras eu não tenho coragem $.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Ter Nov 30, 2021 7:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

delegado escreveu:
oceis ingraxa esses trem?oceis tem pino graxero onde?onte engrexei duas cruzetas de cardã,e o balancim que ajunta o cabo com o varao da embreage.


Tem bico na luva do cardã também.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Ter Nov 30, 2021 8:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

Tem sim.engraxei!
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Dez 01, 2021 8:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

No meu caso que é cardã duplo:

1- graxeiro - articulação da embreagem
2- graxeiro - cruzeta caixa de cambio
3- graxeiro - rolamento de centro
4- graxeiro - cruzeta do meio da transmissão
5- graxeiro - luva de união
6- graxeiro - cruzeta diferencial

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Dez 07, 2021 6:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Devido a uma vibração fora do normal, eu fui averiguar um projeto de manutenção a muito esquecido, mas com as peças guardadas no deposito.
Vou substituir os calços da cabine pois apesar de ter comprado os calços já a algum tempo, não coloquei como prioridade pois não estavam incomodando e assim passou o tempo.
Ontem fui olhar embaixo da picape e fui direto nos calços, e não deu outra eles estão deteriorados, todos eles, uns mais que outros.
Em seguida fui ate o estoque de peças verificar o kit que comprei como sendo para D-20 CD ate 92. O kit não trás os coxins do painel frontal, fiquei na duvida se os do painel frontal eram iguais aos do resto da cabine. Eu conferi e são do mesmo tamanho. Ou seja faltam dois para ter o kit completo.
Estou tentando comprar mas a internet aqui esta ruim.

A minha duvida é:

Como eu solto o parafuso do coxim dianteiro , painel frontal, pois eu não consegui visualizar a porca, os outros 06 eu já localizei só não consegui estes da frente, será que vou ter de tira o radiador?

Qual a melhor ordem de desmontagem dos coxins?

Pensei em afrouxar todos os parafusos, levantar um minimo necessário um lado, trocar todos os coxins, depois baixar este referido lado da carroceria, prender os parafusos sem apertar só apontar as porcas nos parafusos e repetir a operação no lado oposto, ai sim apetar todos os para fusos.

Para aqueles que já fizeram esta operação, tem algum macete que eu deva saber antes de me aventurar?

Agradeço toda a colaboração

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Ter Dez 07, 2021 9:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

Cesar se falta dois coxins o kit e da cabine simples, na frente é parafuso passante, ou tira a grade ou o radiador vc escolhe que é mais facil, e sim faz 1 lado por vez, e depois aperta tudo com calma, veja se tiver calso em cima, repoe, pois é regulagem do alinhamento da cabine, e como disse aperta com calma pra não desregular portas
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 239 de 296
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 238, 239, 240 ... 294, 295, 296  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB