Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
 Bonanza 4.1 convertida para automatica (4HP22ZF) « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Laq39
MensagemEnviada: Qui Fev 28, 2019 9:49 pm    Assunto: Bonanza 4.1 convertida para automatica (4HP22ZF) Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012
Mensagens: 69
Localização: Londrina-PR

Boa noite caros colegas.
Meu nome é Leandro .Moro em Londrina PR.
Tenho uma bonanza 4.1 a acool desde 2012.
Instalei nela ar-condiconado, GNV, ventuinhas da ducato no lugar da élice, alonguei o diferencial (antes 3,90 hoje 3,15), substitui o carburador e a admissao do H34 pelo 3E, instalei alternador do astra de 120 amp.
No inicio deste ano comprei um cambio automatico do opala 4 marchas, o 4HP22 da ZF, e desde o dia 05/01/2019 ficou em uma oficina para converçao e que se, arrependimento matasse estaria morto,foi entregue a bona nesta quarta-feira dia 26/02/2019 em situação lamentavel.
Bom, detalhes da converção a lamentos a parte, preciso de ajuda para saber qual relação coroa e pinhao usar.
Meu diferencial ja foi alongado a alguns anos e hoje com o cambio automatico preciso reduzir a relação coroa/pinhão.
Com o diferencial 3,15 e o cambio automatico 4 marchas (4HP22 ZF) ela tão longa que a quarta marcha não entra, fica a vida toda urrando o motor a 65 km hora.
Preciso reduzir a relação e faço ideia qual utilizar.
Alguém tem uma idéia?


Editado pela última vez por Laq39 em Qua Mar 30, 2022 7:29 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luiz Carlos
MensagemEnviada: Sex Mar 01, 2019 6:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 2129
Localização: Santo André - São Paulo

Fique tranquilo que logo o nosso pessoal mais especializado nas relações dos câmbios aparecerá com uma boa sugestão.
Deve ter ficado interessante esta conversão, quanto aos maus tratos sofridos na oficina infelizmente é muito comum acontecer.

Abraços,

Gomes

_________________
Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
delegado
MensagemEnviada: Sex Mar 01, 2019 11:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

diminuir o diametro do pneu,tambem reduz o diferencial;consiga dois pneus usados de perfil mais baixo do que os que estão rodando e coloque na traseira e faça o teste.é provável que vc tenha que voltar para o diferencial 3,90!será que essa caixa automática de opala realmente aguenta a bonanza;nas veraneios o cambio mecanico de opala não aguenta não!
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
sallespickup01
MensagemEnviada: Sex Mar 01, 2019 2:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

tem de voltar pro 3.90, senão o conversor de torque não vai ter a rotação necessaria, sabe a relação da 4 do automatico?
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
mateusict
MensagemEnviada: Sáb Mar 02, 2019 5:24 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 581
Localização: Guaíra-SP

Relação da 4 eh 0,73 e da 3 eh 1,00
_________________
Mateus
Silverado DLX 4.2 1997 (R2S - 330 cv)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
sallespickup01
MensagemEnviada: Sáb Mar 02, 2019 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

enntão ta explicado, é over drive, 3.90 sem duvida
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Sáb Mar 02, 2019 7:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Acompanhando.
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
RoadRunner
MensagemEnviada: Sáb Mar 02, 2019 7:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 8 de Abril de 2007
Mensagens: 1055
Localização: Interior - PR

sallespickup01 escreveu:
enntão ta explicado, é over drive, 3.90 sem duvida


Perfeito!

_________________
Fernando - "RR"
Bonanza 94 - Navistar
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
ewerton
MensagemEnviada: Sáb Mar 02, 2019 7:32 pm    Assunto: Re: Bonaza 4.1 convertida para automatica (4HP22ZF) Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Laq39 escreveu:
Boa noite caros colegas.
Meu nome é Leandro .Moro em Londrina PR.
Tenho uma bonanza 4.1 a acool desde 2012.
Instalei nela ar-condiconado, GNV, ventuinhas da ducato no lugar da élice, alonguei o diferencial (antes 3,90 hoje 3,15), substitui o carburador e a admissao do H34 pelo 3E, instalei alternador do astra de 120 amp.
No inicio deste ano comprei um cambio automatico do opala 4 marchas, o 4HP22 da ZF, e desde o dia 05/01/2019 ficou em uma oficina para converçao e que se, arrependimento matasse estaria morto,foi entregue a bona nesta quarta-feira dia 26/02/2019 em situação lamentavel.
Bom, detalhes da converção a lamentos a parte, preciso de ajuda para saber qual relação coroa e pinhao usar.
Meu diferencial ja foi alongado a alguns anos e hoje com o cambio automatico preciso reduzir a relação coroa/pinhão.
Com o diferencial 3,15 e o cambio automatico 4 marchas (4HP22 ZF) ela tão longa que a quarta marcha não entra, fica a vida toda urrando o motor a 65 km hora.
Preciso reduzir a relação e faço ideia qual utilizar.
Alguém tem uma idéia?




O Fernando tem oficina em Campo Mourão e entende do assunto. Eu sou da turma que prefiro pegar estrada para levar em uma oficina de confiança.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sáb Mar 02, 2019 10:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Mantenha nos informado da "novela" serve como aprendizado para os colegas que tem vontade de fazer a adaptação ou algo semelhante.
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Luiz Carlos
MensagemEnviada: Dom Mar 03, 2019 10:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 2129
Localização: Santo André - São Paulo

Concordo plenamente com o Ewerton, fora que sempre se faz novas amizades ou revemos amigos de longa data.

Abraços,

Gomes

_________________
Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Laq39
MensagemEnviada: Dom Mar 03, 2019 6:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012
Mensagens: 69
Localização: Londrina-PR

Boa tarde a todos.
Desculpem-me a ausencia. Estou passando por problemas de saúde e a medicação me mantém (na cama).O próprio problema de saude é que me levou a conversão para Cambio automático.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Laq39
MensagemEnviada: Dom Mar 03, 2019 6:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012
Mensagens: 69
Localização: Londrina-PR

sallespickup01 escreveu:
tem de voltar pro 3.90, senão o conversor de torque não vai ter a rotação necessaria, sabe a relação da 4 do automatico?


A relação do opala automatico é mais longa que a dos manuais, é 3,07.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Laq39
MensagemEnviada: Dom Mar 03, 2019 6:15 pm    Assunto: Re: Bonaza 4.1 convertida para automatica (4HP22ZF) Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012
Mensagens: 69
Localização: Londrina-PR

ewerton escreveu:
Laq39 escreveu:
Boa noite caros colegas.
Meu nome é Leandro .Moro em Londrina PR.
Tenho uma bonanza 4.1 a acool desde 2012.
Instalei nela ar-condiconado, GNV, ventuinhas da ducato no lugar da élice, alonguei o diferencial (antes 3,90 hoje 3,15), substitui o carburador e a admissao do H34 pelo 3E, instalei alternador do astra de 120 amp.
No inicio deste ano comprei um cambio automatico do opala 4 marchas, o 4HP22 da ZF, e desde o dia 05/01/2019 ficou em uma oficina para converçao e que se, arrependimento matasse estaria morto,foi entregue a bona nesta quarta-feira dia 26/02/2019 em situação lamentavel.
Bom, detalhes da converção a lamentos a parte, preciso de ajuda para saber qual relação coroa e pinhao usar.
Meu diferencial ja foi alongado a alguns anos e hoje com o cambio automatico preciso reduzir a relação coroa/pinhão.
Com o diferencial 3,15 e o cambio automatico 4 marchas (4HP22 ZF) ela tão longa que a quarta marcha não entra, fica a vida toda urrando o motor a 65 km hora.
Preciso reduzir a relação e faço ideia qual utilizar.
Alguém tem uma idéia?




O Fernando tem oficina em Campo Mourão e entende do assunto. Eu sou da turma que prefiro pegar estrada para levar em uma oficina de confiança.


Valeu pela dica, mas esta longe demais para rodar nestas condições , somente no guincho.Vou postar mais adiante o que descobri.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Laq39
MensagemEnviada: Dom Mar 03, 2019 6:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2012
Mensagens: 69
Localização: Londrina-PR

Amigos , vou relatar o andar da carruagem.
Na quarta-feira dia 27/02/2019 peguei a viatura no mexânico , o mesmo alegou nescessidade de reduzir a relação do diferencial , pois estava muito longo e as marchas não sobem (falta de giro na rebimboca da parafuseta).
Desde quarta-feira 27/02/2019 rodei em todas as oficinas que poderiam trocar coroa e pinhão do diferencial e todas foram unimes O PROBLEMA NÃO ESTA NO DIFERENCIAL e não vou por a mão.
Fui ao mecanico de confiança ( mas não trabalha com cambio automatico, inclusive fiz o cambio 4 marchas manual da Bonanza com ele) e após algumas trocas de idéias ele falou " Leandro , seu cambio não esta passando marcha)BUMMM, foi ai que percebi que realmente não tem mudança de marchas, a bona arranca em 2 segunda e não passa marcha.
Verifiquei o nivel do oleo e o mesmo esta acima, o mexanico que instalou me chamou de louco, que ele é profissional a mais de 10 mil anos atras ( piada a minha) falou que é mecânico de automatico a mais de 20 anos e que o nivel de oleo ele viu e com o motor quente e o cambio em Drive o nivel na vareta é acima das nuvens.
Fiz ele ligar o cabo do velocimetro que estava desligado até ontem (sábado 02/03/2019) , fiquei em uma oficina especializada em velocimetros desde as 07:30:00 da manhã até as 10:00:00 , o mecanico da oficina de velocimentro me chamou para baixo do carro e mostrou a merda que fizeram no coxinho da caixa , adaptaram o coxinho do cambio manual no automatico e colocaram um parafuso tão comprido que o mesmo ficou empurrando o corpo de rosca aonde vai o cabo do velocimetro. Sai da oficina de velocimentros e fui na oficina do mexanico e expliquei a situação, resumindo , rodei 4 dias em todoas as oficinas para trocar coroa e pinhão sem velocimetro por cagada da oficina que fez a converção de manual para automatico. Bastava ter passado o cabo do velocimetro por dentro do carro e estava resolvido, pois agora marca a velocidade.
Com o velocimetro funcionando tivemos uma longa conversa sobre o que esta ocorrendo, mesmo o mexanico culpando o diferencial, até que após muita insistencia minha fizeram o teste com o diferencial erguido do chao, o funcionario do mexanico tentou me enganar tirando o pé do acelerador alegando que era a mudança de marcha que estava ocorrendo , disse também que devido o diferencial longo tal mudança de marcha não ocorreria com o carro no chão . Pedi então que refizesse o teste mas que desta vez não bombasse o acelerador ( ja dirigi carro automatico, onibus automatico e até mesmo maquinas de construção Caterpillar e New Holland com mais de 17 toneladas também automaticas e sei como funciona um cambio automatico), foi então que desbanquei todo mundo na oficina mexanica, não ocorreu troca de marcha, com o carro erguido e travado na marcha que esta o velocimetro vai até os 100 kmh.
Pedi ao mexanico para me deixar fazer o teste , acelerei fundo , acelerei rapido, acelerei gradual e NÃO HOUVE MUDANÇA DE MARCHA.
Resumindo meus caros, fui enganado , custo mais de 4,5k só nesta oficina.E ainda querem mais 1,5k para TENTAR resolver o problema.
Esta oficina boca de porco mexanica fez o flush ( não sei se é assim que se escreve) alem de ter colocado óleo sintético de nivel 6,não usaram o Dexrom 3,o óleo esta acima do nivel, um monte de serviços PORCOS , MAL FEITOS e outros nem realizados .
Não sei agora se a culpa esta no oleo que não é o especificado para este cambio.
Não sei se a culpa é do nivel do oleo MUITO ACIMA DO NORMAL.
Não sei se a culpa é do FLUSH .
Não sei se a culpa é no corpo de valvulas .
Não sei se a culpa esta no gorvernador .
Comprei este cambio usado e funcionando na cidade de campo largo, o vendedor garantiu que havia retirado o cambio de um veiculo antigo e funcional para restauração do veiculo ao padrão de fabrica.Porém , depois de tanta mentira, depois de tanta cagada desta "OFICINA MEXANICA ESPECIALIZADA EM CAMBIO AUTO EM LONDRINA-PR", depois de tanta demora , simplesmente não acredito que possa ter comprado o cambio com problemas.O Proprietário desta boca de porco aqui em Londrina caiu em descrédito comigo mesmo que esteja falando a verdade que "o cambio poderia estar com problemas".
Pessoal , desculpa o desabafo e ter me alongado tanto.
Antes de trocar a coroa e pinhão do diferencial é necessário fazer o cambio engatar todas as marchas.Os possíveis culpados são: Cabo do quick Down ;Nivel do óleo acima do nível, óleo errado para este cambio, sujeira no governador ou no corpo de válvulas.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 8
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB