Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Nível de Óleo do motor « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Carlos Bomfim
MensagemEnviada: Sáb Jan 27, 2018 5:31 pm    Assunto: Nível de Óleo do motor Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Novembro de 2015
Mensagens: 51
Localização: Araçatuba - SP

Amigos estes dias tomei um susto quando fui verificar o nível do óleo da veraneio Maxion 94 turbo pois nem melava a ponta da vareta. Liguei o motor um pouco para vê a luz do óleo mas nada de acusar falta. Voltei a medir e nada de óleo. Resumindo não viajei, coloquei 3 litros de óleo e procurei mecânicos para verificar o que tinha acontecido...ouvi muitas versos de arrepiar o pelo kkkk pra minha surpresa ao voltar a verificar o nível havia excesso...um dos mecânicos que parece ter bastante conhecimento sobre o assunto me falou que tem carro que esconde óleo e que é até norma nos motores das D20. Bem, a veraneio tá ótima já viajei com excesso de óleo mesmo, na volta já troquei o óleo para manter o nível certo, tudo aparentemente normal. Isso ocorreu uma única vez e não se repetiu. Gostaria de ouvir os colegas do fórum experientes. obrigado!
_________________
O barulho do motor diesel se mistura as batidas do coração convidando às viagens longas, seguras e prazerosas.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Carlos Bomfim
MensagemEnviada: Sáb Jan 27, 2018 5:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Novembro de 2015
Mensagens: 51
Localização: Araçatuba - SP

Correções: versões, normal.
_________________
O barulho do motor diesel se mistura as batidas do coração convidando às viagens longas, seguras e prazerosas.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Jan 27, 2018 8:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Veja se a vareta não esta bambo dentro do puxador, as vezes ela sobe dentro e da diferença na altura, o motor que veio S4Tp, a vareta estava assim ai troquei.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ARISMAR
MensagemEnviada: Dom Jan 28, 2018 3:41 am    Assunto: Re: Nível de Óleo do motor Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 845
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Carlos Bomfim escreveu:
... nível do óleo da veraneio Maxion 94 turbo nem melava a ponta da vareta. Liguei o motor um pouco para vê a luz do óleo mas nada de acusar falta ... coloquei 3 litros de óleo ... ao voltar a verificar o nível havia excesso ... um dos mecânicos que parece ter bastante conhecimento sobre o assunto me falou que tem carro que esconde óleo e que é até norma nos motores das D20 ... já viajei com excesso de óleo mesmo


Caro BOMFIM

Se veículo nivelado no terreno, inicialmente presumindo Lubrificante no nível correto, Vareta do nível do lubrificante correspondente ao modelo do motor, não avariada, e posicionada corretamente, o baixo nível do lubrificante medido só e somente só por uma única razão: vazamento (interno e ou externo).
Há muita dessas Varetas que o seu descanso (vedador) se desloca ficando retido nessa posição, sendo essa a possibilidade que tenha ocorrido com o seu veículo.

Essa estória do motor "esconder o óleo" torna-se bastante hilária; pergunta-se como isso é possível? Onde esse lubrificante foi parar? Obstrução na galeria do lubrificante impedindo dele escoar até o carter? evaporação excessiva?

CUIDADO com o nível do Lubrificante do Motor, prejudicial em ambos os casos, mas o excesso torna-se mais danoso, digo aqui realmente excesso e não 5 ou 8% a mais. Os 3 litros acrescidos poderiam ter lhe gerado uma grande tormento, considerando-se o nível inicial como exato.

A posição exata é ENTRE as marcas na Vareta dos níveis Mínimo e do Máximo, jamais além da marcação de Máximo.

Na verificação do nível de Lubrificantes se faz necessário algum cuidado:
1. retirar a Vareta de medição, examiná-la e limpá-la;
2. reintroduzí-la no seu receptáculo verificando se está bem posicionada e aguardar pelo menos 5 segundos (tempo do lubrificante se acomodar corretamente na superfície da Vareta). A pressa ou o descaso jamais foram bons conselheiros;
3. removê-la e fazer a leitura do nível do Lubrificante.

Sei bem que esse assunto é amplamente dominado por você e muitos outros, mas sendo um assunto de ordem geral, vejo que o mesmo não se torna enfadonho nem mesmo há demérito quanto a esse.

Abraços meu Amigo. ARISMAR(914).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Carlos Bomfim
MensagemEnviada: Dom Jan 28, 2018 7:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Novembro de 2015
Mensagens: 51
Localização: Araçatuba - SP

[quote="César Oliveira"]Veja se a vareta não esta bambo dentro do puxador, as vezes ela sobe dentro e da diferença na altura, o motor que veio S4Tp, a vareta estava assim ai troquei.[/quote]

César verifiquei agora e a vareta tá íntegra apesar de ser original.

_________________
O barulho do motor diesel se mistura as batidas do coração convidando às viagens longas, seguras e prazerosas.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Carlos Bomfim
MensagemEnviada: Dom Jan 28, 2018 8:41 am    Assunto: Re: Nível de Óleo do motor Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Novembro de 2015
Mensagens: 51
Localização: Araçatuba - SP

Se veículo nivelado no terreno, inicialmente presumindo Lubrificante no nível correto, Vareta do nível do lubrificante correspondente ao modelo do motor, não avariada, e posicionada corretamente, o baixo nível do lubrificante medido só e somente só por uma única razão: [b]vazamento[/b] (interno e ou externo).
Há muita dessas Varetas que o seu descanso (vedador) se desloca ficando retido nessa posição, sendo essa a possibilidade que tenha ocorrido com o seu veículo.

Essa estória do motor "esconder o óleo" torna-se bastante hilária; pergunta-se como isso é possível? Onde esse lubrificante foi parar? Obstrução na galeria do lubrificante impedindo dele escoar até o carter? evaporação excessiva?

CUIDADO com o nível do Lubrificante do Motor, prejudicial em ambos os casos, mas o excesso torna-se mais danoso, digo aqui realmente excesso e não [b] 5 ou 8%[/b] a mais. Os 3 litros acrescidos poderiam ter lhe gerado uma grande tormento, considerando-se o nível inicial como exato.

A posição exata é [b]ENTRE[/b] as marcas na Vareta dos níveis Mínimo e do Máximo, jamais além da marcação de Máximo.

Na verificação do nível de Lubrificantes se faz necessário algum cuidado:
1. retirar a Vareta de medição, examiná-la e limpá-la;
2. reintroduzí-la no seu receptáculo verificando se está bem posicionada e aguardar pelo menos [b]5 segundos[/b] (tempo do lubrificante se acomodar corretamente na superfície da Vareta). A pressa ou o descaso jamais foram bons conselheiros;
3. removê-la e fazer a leitura do nível do Lubrificante.

Sei bem que esse assunto é amplamente dominado por você e muitos outros, mas sendo um assunto de ordem geral, vejo que o mesmo não se torna enfadonho nem mesmo há demérito quanto a esse.

Abraços meu Amigo. ARISMAR(914).[/quote]

Arimasr primeiro obrigado pela dedicação em responder desta forma tão didática.

Vou dizer o que fiz seguindo sua orientação:

1. Terreno nivelado - garagem;
2. obs.: Viatura parada há mais de 15 dias; Leitura inicial com o motor frio (sem partida);
3. Retirada da vareta (sem problema sendo ainda a original - viatura 120.000 Km originais), limpeza da vareta e leitura resultando vareta totalmente seca (não resultou em nível abaixo do normal mas o que me mais assustou foi não sujar de óleo nem a ponta da vareta;
4. repetir o procedimento sem sucesso, liguei o motor e repetir o procedimento que continuou sem sucesso, apenas percebi que a vareta sujou um pouco nas laterais (talvez isso tenha ocorrido porque eu não esperei o tempo suficiente para o [u]óleo se acomodar na vareta como você sugeriu![/u];
4. Realmente depois dos 3 litros o nível ficou bem acima da faixa recomendada. Viajei mais de 600Km assim depois da orientação de um dos mecânicos que não haveria problema pois o máximo que poderia ocorrer erra aumentar vazamento... infelizmente, aparentemente não aconteceu nada de grave. Pelo jeito corri riscos. Tem alguma coisa que devo verificar para certificar-me que o excesso não causou algum dano?
5. Após a viajem - no outro dia, com o motor frio, verifiquei que o nível do óleo continuava muito alto como antes da viagem;
6. Fiz sim a pergunta como poderia todo o óleo do motor sumir, mas a resposta dele foi evasiva (tipo nas câmaras, etc.) dando a entender que era típico de alguns carros. Verificando na net tem casos similares com Troller e Ranger http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/113597-ranger-2-8-4x2-2004-oleo-sumiu.html, entre outros. Como tudo pareceu meio "fantástico" desejei ouvir os amigos.
7. Quanto a varamentos externo ela tem um pouco na polia (nada significativo, acho!) mas nem suja muito o chão que eu tenha percebido..vazamento interno seria consumo excessivo pela turbina? Não tem fumaça diferente nem em excesso...mas estou de olho. O que me deixou mais confuso...foi o óleo ter reaparecido após os 3 Litros...
8. Troquei o óleo e agora vou observar mais de perto verificando o nível com mais frequência;

Um detalhe que o frentista observou ao trocar o filtro do óleo foi ter 2 borrachas (anéis de vedação) e uma danificada...

Agora. é possível, ter havido algum vazamento externo pelo filtro, polia, etc. e o nível do óleo ter baixado suficiente para não aparecer na vareta mas não ser tão pouco para não acender a luz do painel? É possível com 3 litros subir tando do nível normal da vareta? Até que volume de óleo mínimo a vareta alcança?
abraço amigo

_________________
O barulho do motor diesel se mistura as batidas do coração convidando às viagens longas, seguras e prazerosas.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Carlos Bomfim
MensagemEnviada: Dom Jan 28, 2018 8:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Novembro de 2015
Mensagens: 51
Localização: Araçatuba - SP

correção: seguindo sua orientação eu estou dizendo seguindo sua sequencia de escrita...kkk
_________________
O barulho do motor diesel se mistura as batidas do coração convidando às viagens longas, seguras e prazerosas.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Jan 28, 2018 12:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Se tinham duas borrachas do filtro de óleo pode apostar, que foi por ai que o óleo foi embora, quando troco o filtro a primeira coisa que vejo é se a borracha veio, e verifico se no suporte esta tudo em ordem também já encontrei duas borrachas junto com o filtro, foi em uma d-10 de um amigo mas tinha tantos vazamentos que ali era só mais um.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Dom Jan 28, 2018 2:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Sempre ouvi isso de carros e motos que "escondem" oleo. Não sei como esses fadaputas fazem isso mas ja tive carros assim e meu pai tambem. Como isso ocorre e aonde esse oleo se esconde só deus sabe. O certo é que ele vai e vem ao seu bel prazer.
Temos uma perua palio 99 motor 1.5 alcool e quando pegamos meu pai alertou que uma strada que ele teve, desse mesmo ano e motor, costumava consumir oleo sem deixar vestigio e a nossa faz a mesma coisa.
Qualquer dia vou num pai de santo pra ver se ele explica

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ARISMAR
MensagemEnviada: Ter Jan 30, 2018 4:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 845
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caro Amigo BOMFIM

Considero aqui, que há 15 dias atrás, ao parar o veículo, o nível do lubrificante estava normal. A partir desse pressuposto que faço todas essas observações.

... Pelo jeito corri riscos. Tem alguma coisa que devo verificar para certificar-me que o excesso não causou algum dano?
Meu Amigo, você realmente correu grande risco, e cuidado com o "palpite" dado por esse mecânico. Pode ficar tranquilo, se tivesse ocorrido qualquer problema você ficaria no meio do caminho, motor travado (calço hidráulico). Poderia também, originar vazamentos nos retentores por um substancial aumento da pressão no circuito de lubrificação.

... Após a viajem - no outro dia, com o motor frio, verifiquei que o nível do óleo continuava muito alto como antes da viagem;
Por essa mostra, o Lubrificante no mesmo nível de quando feito seu recompletamento, impõe-se que não há perda desse. Mesmo uma pequena perda, após 600 Km haveria uma baixa de pelo menos 300 ml, considerando não ter elevado a rotação do motor ao nível máximo durante todo esse percurso, caso contrário essa baixa poderia ser maior.

... Fiz sim a pergunta como poderia todo o óleo do motor sumir, mas a resposta dele foi evasiva (tipo nas câmaras, etc.) ...
Sim, vazamento interno e queima nas Câmaras de Combustão, mas seria notado, nem tanto pela fumaça da descarga, mas pela oleosidade na Tubulação da Descarga. Aumento da fumaça na queima do Lubrificante, principalmente em motores à diesel, torna-se aparente quando esse vazamento é significativo, mas parece-me que não é no seu caso.

... ..vazamento interno seria consumo excessivo pela turbina? ...
Sim, pela Turbina, Câmara de Combustão (pistões), válvulas. Mas quando ele é excessivo o diagnóstico é de imediato. O motor não gira suave, fica "trepidando", isso quando ele ainda consegue girar.

Um detalhe que o frentista observou ao trocar o filtro do óleo foi ter 2 borrachas (anéis de vedação) e uma danificada...
Filtro do Lubrificante com DOIS vedadores eu desconheço; ele leva apena um. De uma examinada nisso, se não há avaria no assentamento desse filtro.

... é possível, ter havido algum vazamento externo pelo filtro, polia, etc. e o nível do óleo ter baixado suficiente para não aparecer na vareta mas não ser tão pouco para não acender a luz do painel? ...
Não; a Luz Espia deve acender quando o nível do Lubrificante atingir aproximadamente 60% da capacidade no Carter(quantidade máxima determinada para o Motor), isso dependendo do tipo do sensor. Essa marcação na Vareta deverá sinalizar aproximadamente na marca do Nível Mínimo.
Você informou que não aparece manchas de óleo no chão da garagem. Ocorrendo vazamento externo, ao chegar na garagem, com o motor ainda quente, você iria observar, de chofre, a marcação do território efetivado pelo veículo. E se houvesse um vazamento tão grande, alí teria-se uma lagoa.

Verifique a região do Filtro do Lubrificante e observe se não aparece sinais de vazamento. Se está ocorrendo vazamento ali, você facilmente observará pela quantidade de lubrificante e sujeira nessa região. Pela Polia o vazamento pode-se dizer que é até normal, quando pequeno, mas fique atento e providencie a reparação se aumentar. Examine também quanto a vazamentos na parte traseira do motor, por dentro da Capa Seca (conjunto da Embreagem).

Busquemos aqui uma análise: Luz Espia apagada, pressão do Lubrificante normal com o motor em funcionamento, Vareta de Exame sem sinal do nível do Lubrificante. Capacidade do Carter 6 litros.
Com 3 litros deve marcar na Vareta, Lubrificante no seu nível Mínimo, a Luz Espia dar o alerta e o Marcador da Pressão mostrando essa avaria.
Desaparecer 3 litros de Lubrificante sem qualquer mostra de vazamento, em um circuito fechado? Sendo a única anomalia anotada pela falta da marcação de nível na Vareta?
Perdoem-me, mas a minha única conclusão e pelo mal posicionamento da Vareta por uma razão qualquer, até mesmo pelo deslocamento do seu cano receptáculo.

Creio que, mesmo de maneira rápida e bastante pobre, tenha respondido aos seus questionamentos, isso é bastante sadio para todos nós, pois o problema por você enfrentado e aqui trazido, é de grande valia para todos, abrindo uma frente de estudo e discussão nesse Fórum.

Sempre à disposição. Sucesso e Abraços. ARISMAR(914).[/i]
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
ewerton
MensagemEnviada: Ter Jan 30, 2018 2:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

ARISMAR escreveu:
Caro Amigo BOMFIM


Vareta por uma razão qualquer, até mesmo pelo deslocamento do seu cano receptáculo.



Sempre à disposição. Sucesso e Abraços. ARISMAR(914).[/i]




Essa é uma possibilidade. O tubo onde encaixa a vareta frouxo começar a subir. Provavelmente o cárter vai melar de óleo por vazamento no local.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luiz Carlos
MensagemEnviada: Qua Jan 31, 2018 6:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 2129
Localização: Santo André - São Paulo

Como sempre fico impressionado com a didática aqui apresentada, agora pelo Arismar, mas é muito comum também ser apresentada por outros amigos pelos tópicos que se apresentam, este fórum é uma verdadeira universidade.
E Bonfim, tenha certeza de a solução do problema da Vera passará por aqui, se já não passou.

Abraços,

Gomes

_________________
Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Carlos Bomfim
MensagemEnviada: Sáb Fev 17, 2018 10:53 am    Assunto: Nível de Óleo do motor Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Novembro de 2015
Mensagens: 51
Localização: Araçatuba - SP

Prezados amigos demorei a falar aqui porque estava querendo ter mais certeza do que estava acontecendo. Então:

Nunca mais apresentou o problema de palheta seca entretanto apresenta duas leitura uma baixa mas ainda dentro da faixa de normalidade e outra alta bem acima da faixa de normalidade. Isto ocorre independente da forma de colocar a palheta para cima ou para baixo sempre dá a leitura da foto.

O nível baixo do lado concavo da faixa de leitura tenho considerado como o real porque troquei o óleo colocando 7 litros (seguindo o manual) mas como troquei também o filtro deveria ter colocado mais óleo, talvez 8 litros. Farei a adição para a leitura ficar no meio da faixa de normalidade.

Gostaria de saber, se possível, dos colegas o porquê desta leitura do lado convexo se apresentar tão alta.
forte abraço a todos.



Nível do óleo.gif
 Descrição:
Nível do óleo diferente dependendo do lado da palheta.
 Tamanho:  253.31 KB
 Visto:  566

Nível do óleo.gif



_________________
O barulho do motor diesel se mistura as batidas do coração convidando às viagens longas, seguras e prazerosas.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Dom Fev 18, 2018 7:06 pm    Assunto: Re: Nível de Óleo do motor Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Carlos Bomfim escreveu:


Gostaria de saber, se possível, dos colegas o porquê desta leitura do lado convexo se apresentar tão alta.
forte abraço a todos.



Ela pega o óleo que está na parede do tubo. O outro lado está certo. A quantidade certa é 7,5 lts com a troca de filtro.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Carlos Bomfim
MensagemEnviada: Seg Fev 19, 2018 8:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Novembro de 2015
Mensagens: 51
Localização: Araçatuba - SP

Obrigado Everton, abraço
_________________
O barulho do motor diesel se mistura as batidas do coração convidando às viagens longas, seguras e prazerosas.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB