Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Entrada de ar para admissão. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
ewerton
MensagemEnviada: Dom Jan 14, 2018 8:56 pm    Assunto: Entrada de ar para admissão. Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Fiz uma alteração na entrada de ar do 4236 hoje. Ficou numa posição ruim depois que instalei a turbina. Já faz algum tempo que venho procurando algo a respeito e logo mais quero melhorar mais o sistema.

No formato original ficou com a entrada virada para o paralamas.




Tirei a curva de saída e soldei em outra posição. Depois fiz uma caixa acoplada virada para frente.




Depois que soldei e comecei montar pensei em um formato melhor. Vou juntar o material, erguer os pés do suporte uns 5cm, virar a entrada para baixo e fazer um captador por baixo do filtro.



Depois ainda vou fazer a captação ao lado do farol, por baixo da caixa da bateria.

Já venho pensando nisso a tempo, achei até acessório vendido no EUA, mas acho muito próximo do chão. Um pequeno alagamento já não passa.


Um usuário do 4x4 já fez algo parecido a algum tempo. Só achei um pouco arriscado porque anulou o separador de pó.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/148491-fluxo-de-ar-do-364-a-5.html


Esse é o acessório vendido no EUA.

https://www.youtube.com/watch?v=ttVJHdzL6u0


Instalação da peça.

https://www.youtube.com/watch?v=ZlH_leMJFe4

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Dom Jan 14, 2018 9:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

na minha a mangueira entra pela frente sentido frente do carro e a boca de captaçõ realmente é volta para o paralamas.
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Jan 14, 2018 10:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Ewerton, a boca virada para baixo, eu não faria pois já peguei enchente com a picape e se eu soubesse que a puxada de ar estava voltada para baixo eu ia ficar bastante preocupado, eu sei que pode ser exagero mas vai que.

Você pode fazer igual ao da D-20, a onde esta agora, faz um trompa, puxando da parte da frente do carro pegue na internet a imagem do filtro da D-20 que você vai entender a minha ideia.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
RoadRunner
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2018 12:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 8 de Abril de 2007
Mensagens: 1055
Localização: Interior - PR

Olá,

Ewerton, ficou perfeito! Do meu ponto de vista esta captando ar de um lugar seguro da sujeira que as rodas podem levantar e longe da caloria do motor. Da qui em diante não mais o que melhorar sem adicionar algum risco ao motor.

A instalação destes RamAirs valem a pena em motores aspirados pois ajudam a empurrar o ar para dentro do motor.
Já nos motores turbo, o mais importante encontrar um caminho mais frio para o motor/filtro puxar o ar, o tal do ColdAirIntake que eles vendem mas justamente por serem turbo tem que tomar cuidado de onde vai puxar o ar pois local com sujeira ou nuvem de agua (paralamas ou parachoques por exemplo) a forca da turbina puxa muita sujeira do filtro, inutilizando e depois permitindo a entrada desta sujeira para o motor

O máximo que faria seria a instalação de um hood-scoop semelhante aos da Mits L200 jogando ar para a entrada deste nariz ou uma entrada de ar discreta naquele declive que tem no capo da D10, tanto que as antigas C10 vinham com passagem de ar por eles




_________________
Fernando - "RR"
Bonanza 94 - Navistar
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2018 1:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

ewerton so coloca uma mangueira ate debaixo da bateria abre um buraco pra ela captar au la na frente dentro da grade, ai adianta algo, pois pega ar frio
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2018 2:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

delegado escreveu:
na minha a mangueira entra pela frente sentido frente do carro e a boca de captaçõ realmente é volta para o paralamas.


Nas duas D10 eu precisei virar o suporte do filtro. Não faço ideia porque mudam a tampa para trás, cada vez que vai trocar o filtro tem que remover a cuba é complicado. kkk

Na foto do manual a tampa é virada para a frente mesmo.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2018 2:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

César Oliveira escreveu:
Ewerton, a boca virada para baixo, eu não faria pois já peguei enchente com a picape e se eu soubesse que a puxada de ar estava voltada para baixo eu ia ficar bastante preocupado, eu sei que pode ser exagero mas vai que.

Você pode fazer igual ao da D-20, a onde esta agora, faz um trompa, puxando da parte da frente do carro pegue na internet a imagem do filtro da D-20 que você vai entender a minha ideia.



Não coloco a saída perto do chão de jeito nenhum. kkkkk Aquele link foi só para mostrar que existe até peça pronta a venda, inclusive para Silverado. Mas aquela altura é muito arriscado. Qualquer poça já toma um gole.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2018 2:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

RoadRunner escreveu:
Olá,

Ewerton, ficou perfeito! Do meu ponto de vista esta captando ar de um lugar seguro da sujeira que as rodas podem levantar e longe da caloria do motor. Da qui em diante não mais o que melhorar sem adicionar algum risco ao motor.

A instalação destes RamAirs valem a pena em motores aspirados pois ajudam a empurrar o ar para dentro do motor.
Já nos motores turbo, o mais importante encontrar um caminho mais frio para o motor/filtro puxar o ar, o tal do ColdAirIntake que eles vendem mas justamente por serem turbo tem que tomar cuidado de onde vai puxar o ar pois local com sujeira ou nuvem de agua (paralamas ou parachoques por exemplo) a forca da turbina puxa muita sujeira do filtro, inutilizando e depois permitindo a entrada desta sujeira para o motor

O máximo que faria seria a instalação de um hood-scoop semelhante aos da Mits L200 jogando ar para a entrada deste nariz ou uma entrada de ar discreta naquele declive que tem no capo da D10, tanto que as antigas C10 vinham com passagem de ar por eles






Eu estava procurando a tomada de ar da Silverado ou D20 para ver mais detalhado. Sei que na Silverado a boca fica atrás do farol. Cortar o capu eu não quero. rsrsrsrsrrssrs

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2018 2:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

sallespickup01 escreveu:
ewerton so coloca uma mangueira ate debaixo da bateria abre um buraco pra ela captar au la na frente dentro da grade, ai adianta algo, pois pega ar frio


Minha ideia é essa mesmo. Talvez mude a bateria para o outro lado, dai faço uns furos de 1" na vertical, que vão ficar escondidos atrás da grade. Já tirei uma foto para editar e por aqui no fórum.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2018 6:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Falei com o Fernando agora a pouco que mandou umas fotos da tomada de ar das D20. Ajudou bastante a clarear as ideias. A mufla fica acima do farol, mas com a boca voltada para baixo. Vou continuar pensando a respeito antes de fazer qualquer coisa.


A ideia inicial é fazer uns furos de 1" onde marquei na foto. Furo só no painel, vão ficar escondidos atrás da grade.


_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2018 8:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

eu colocava a mangueira de 2 pol do filtro ate o painel e na boca dele uma telinha só pra não aspirar algo grande
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
delegado
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2018 9:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

em supermercados tem umas peneirinhas de aço inox,uma telinha fina,top pra fazer isso.
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Qua Jan 17, 2018 9:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Instalei a câmera no cofre do motor hoje. Ficou bem em frente do local onde vou fazer a entrada de ar. Quero ver como fica quando anda com chuva. Tava reparando que mesmo depois de chuva forte se abrir o capu, o cofre está praticamente seco. Talvez a pressão que se forma ali não deixa a água entrar. Ainda estou em dúvida se faço a entrada de frente ou com a boca virada para baixo, igual nas D20 e Silverado.



Câmera no braço do alternador e um bocal de luz instalados. Só esperando a chuva.


_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB