Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Freios travando « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Daviet
MensagemEnviada: Dom Ago 28, 2016 12:30 pm    Assunto: Freios travando Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Junho de 2016
Mensagens: 33
Localização: Santa Fé do Sul, São Paulo

Olá pessoal do Fórum, boa tarde a todos.
Recentemente recebi liberação ao uso do fórum, mas venho acompanhando há tempos o mesmo.
Tenho uma D20 1994, dupla, e recentemente aconteceu algo inusitado: os freios travaram durante uma frenagem de emergência, eu estava sem carga nenhuma. Não tenho certeza de quais rodas que travaram, imagino que tenham sido as traseiras pelo comportamento do carro de perda de aderência e jogar para o lado a aproximadamente 100 km/h. As lonas são novas e da última vez que mexi neles (cerca de 3 meses atrás), a opinião do mecânico é que estava tudo em ordem.
Por onde seria ideal eu começar a verificar possíveis locais de problema?
Verifiquei que a mola proporcionadora se encontra em ordem. Talvez sejam os flexíveis ou os burrinhos?
Talvez cilindro mestre, servos ou pinças... Mas como saber qual parte está atuando defeituosamente?
Em ambiente urbano eu consigo frear numa boa, sem nenhum chiado e os freios se comportam adequadamente. Pedal não desce ou qualquer outra coisa anômala, nunca dirigi outra D20 que não fosse a minha então fica complicado ter um outro parâmetro. O que posso dizer é que eu sinto o freio razoavelmente duro depois de 2/3 da excursão do pedal.
Como posso identificar em um teste controlado na estrada se são as rodas traseiras ou as dianteiras que estão travando? E como descobrir se elas travam em ambos os lados ou em um lado só?
Outra possibilidade é que eu esteja solicitando algo que a engenharia dela não poderá me proporcionar. Será que o acontecido foi algo normal do sistema de freios dela, ou seja, tenho que me adaptar a essa situação?

Muito grato desde de já e obrigado por me recepcionarem no fórum.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
pedrao520
MensagemEnviada: Dom Ago 28, 2016 6:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Janeiro de 2016
Mensagens: 465
Localização: Patrocinio Minas Gerais

se pisar muito forte e de uma vez é bem provável que trave mesmo, a não ser que tenha o sistema abs até onde sei.. quando for dar uma brekada violenta tenta fazer o seguinte, vc da uma bombada de leve, solta e firma outra vez.. o que acontece, você "joga" o peso do carro pra dianteira onde tem mais peso no caso da d20 da próxima com o peso do meio do carro pra frente vc vai conseguir firmar melhor sem travar.. tem um video no youtube que o Marcelo Tonella fala sobre isso... e realmente tem muito haver, andando normal vc freia e tenta perceber se ao frear ela puxa pra um lado, isso quer dizer que uma roda ta freando mais que as outras ai sim é um problema.. ver se tem roda esquentando... vai com calma... vai trocando peça sem saber exatamente o que é não, seu bolso $$ agradece, as vezes é algo simples que não foi feito certo como a sangria por ex...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Ago 28, 2016 7:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Daviet só não consegui separar, se isso continua ocorrendo, ou foi só no caso da freda de emergência que você teve de fazer?

Se foi só uma vez e se seu carro não possui ABS nas rodas traseiras e o carro leve sem carga na caçamba é uma característica do carro, tem que ficar esperto pois a D-20 CD, ainda é mais pesada que a CS e trava também.

Agora se o freio ficar agarrando depois de acionado e solto, pode verificar flexíveis, e ainda vou mais direto, aquele que divide a linha de freio no eixo traseiro, que fica esquecido, ele deve ser trocado também.
Só para lembrar a D-20 tem 5 flexíveis.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Dom Ago 28, 2016 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

tb não entendi direito, em freadas de emergencia as rodas trazeiras normalmente travam antes das dianteiras, a valvula proporcionadora, EU arranco e jogo bem longe, colocando um T no seu lugar, o que MELHORA o freio muito, e pra diminuir essa travada trazeira existe uma valvula de retenção que se coloca na saida do cilindro mestre no cano que vai pra trazeira, mais mesmo assim trava, pois o peso ta na frente...
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daviet
MensagemEnviada: Dom Ago 28, 2016 10:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Junho de 2016
Mensagens: 33
Localização: Santa Fé do Sul, São Paulo

Travou só uma vez, nessa situação de emergência.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daviet
MensagemEnviada: Dom Ago 28, 2016 10:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Junho de 2016
Mensagens: 33
Localização: Santa Fé do Sul, São Paulo

Em situações normais ela freia muito bem, sem nenhum problema. Estou quase convicto que não há nada de errado com os freios e que foi uma reação comum ao veículo, principalmente devido a falta de lastro nas rodas traseiras.

No susto eu dei uma bica nos pedais de freio e travou forte. Penso em fazer "errado" novamente a frenagem em um ambiente mais controlado (tipo rodovia vazia) para entender melhor o comportamento, se são as rodas traseiras ou as dianteiras. Para identificar melhor qual/quais rodas estão travando quando pisa-se com força, seria só pelo som mesmo? Ou tem alguma outro método mais eficiente? (e menos arriscado)

PS: nesse ocorrido, eu estava executando uma ultrapassagem em faixa pontilhada (pelo visto mal projetada). A faixa contínua havia acabado de virar pontilhada em um término de aclive, deu menos de um segundo (e eu vinha me embalando para fazer a ultrapassagem), apareceu um outro veículo na mão dele, no susto biquei o freio e ela derrapou legal. Joguei quarta forçando um pouco e esperei as rodas pararem de cantar, daí joguei para o acostamento da outra pista. Foi tudo muito rápido e digamos assim: me borrei todo ahuahau


Editado pela última vez por Daviet em Dom Ago 28, 2016 11:09 pm, num total de 4 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daviet
MensagemEnviada: Dom Ago 28, 2016 11:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Junho de 2016
Mensagens: 33
Localização: Santa Fé do Sul, São Paulo

sallespickup01 escreveu:
tb não entendi direito, em freadas de emergencia as rodas trazeiras normalmente travam antes das dianteiras, a valvula proporcionadora, EU arranco e jogo bem longe, colocando um T no seu lugar, o que MELHORA o freio muito, e pra diminuir essa travada trazeira existe uma valvula de retenção que se coloca na saida do cilindro mestre no cano que vai pra trazeira, mais mesmo assim trava, pois o peso ta na frente...


Salles, mas ao retirar a válvula proporcionadora e colocar um T no lugar dela teria o mesmo efeito que tirar a mola de lá? Tirando-se a mola de lá, a "interpretação" da válvula seria a mesma que se a caçamba estivesse com 1 tonelada, não? Corrija-me se estiver errado, não entendo muito bem como a proporcionadora funciona.

Essa válvula de retenção faz o que exatamente? Fiquei bastante interessado.

Salles, em meados de fevereiro ou março eu devo ir para São Paulo. Pretendo fazer uma visita aí heim! rsrs para colher umas boas ideias e deixar a D20tona nos trinques.

Abraços.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2016 12:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

não Daviet, com peso a mola abre completamente a valvula, se tirar a mola é como estar sem peso limitando o fluxo de oleo pra trazeira, em tese ai deveria não dar o problema de arrastar, porem o que consegue mesmo é deixar o freio borrachudo, sem a equalizadora fica um freio alto muito mais confortavel, e se pode colocar uma dessas no cilindro mestre
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693690146-valvula-equalizadora-oleo-freio-cilindro-mestre-corsa-astra-_JM

_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Henrique
MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2016 1:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003
Mensagens: 1120
Localização: São Paulo/SP

A minha tem essa valvula de retenção no cilindro mestre. Foi colocada por outro motivo, mas melhorou bem as frenagens, porque garante mais pressão nos cilindros de freio das rodas da frente. Melhor dizendo, garante que a maior pressão chegue primeiro aos cilindros das rodas da frente, evitando que a traseira trave.

Mesmo sendo freio a tambor nas 4, nunca tive problemas de frenagem com ela, mesmo na estrada*. Depois que coloquei hidrovácuo de cuíca grande, cilindro mestre duplo e essa válvula de retenção, melhorou bastante. Ainda pretendo pôr freio a disco na frente, mas do jeito que está, tendo atenção, tá muito bom.


* já tive problema descendo serra, mas em frenagem emergencial, na estrada plana, e mesmo no molhado, nunca.

_________________
Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973 Smile

E de volta ao fórum depois de um hiato desde 2005.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Bradock
MensagemEnviada: Sex Set 06, 2019 9:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2012
Mensagens: 786
Localização: Lavras

Aproveitando o tópico, minha F250 está travando uma das rodas traseiras em qualquer freiadinha mais forte. Quando peguei ela as sapatas estavam muito longe e nem acionava o freio estacionário, então regulamos para o estacionário funcionar mas reparei que começou a travar sempre que freio mais forte.
Teriam alguma dica para me ajudar?

_________________
Atual: D20 CD 87
Ex: Silverado 4.2 MWM 98, S10 CD 2.4 Flex 08, F250 4.2 MWM 00 e Ranger 4X4 CD 2.5 MAXION 01
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Sex Set 06, 2019 11:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

sua regulagem não é automatica;a minha é ,da s10!se for manual,vc pode regular o freio e deixar um pouco mais folgada;tem que ser a mesma quantidade de voltas de cada lado;eu gosto de fazer com a panela fora;vou regulando e testando.se a panela tiver crita,tem que levar no torneiro pra dar um passe.
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB