Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 6, 7, 8, 9, 10, 11  Próximo
 Restauração/Reforma C10-1979 - "Branca" « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Thiago-RS
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2016 10:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007
Mensagens: 81
Localização: Esteio-RS

Valeu Salles! Vou esperar virar o mês e te escrevo. Se fechar negócio aí tu me explica melhor essa adaptação na haste. De alternador com bomba de vácuo não apareceu nada por aí? Pergunto pq de repente já vinha tudo no mesmo frete.

Abraços!

_________________
***CHEVROLET/C-10 (1979) VINTAGE RULEZ***
"O que da destaque à restauração é o valor histórico do objeto a ser restaurado."
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
ewerton
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2016 10:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Nesse motor não tem como por bomba depressora igual nos Perkins?
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thiago-RS
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2016 10:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007
Mensagens: 81
Localização: Esteio-RS

Até onde eu sei nos mais "modernos" 708 (OM 314-S) já vem com compressor acoplado, mas o meu é o OM314 é mais antigo e não tem. A alternativa é o alternador com bamba acoplada mesmo.
_________________
***CHEVROLET/C-10 (1979) VINTAGE RULEZ***
"O que da destaque à restauração é o valor histórico do objeto a ser restaurado."
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
jesse
MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2016 9:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Agosto de 2012
Mensagens: 1566
Localização: Kannapolis NC USA

Thiago-RS escreveu:
Até onde eu sei nos mais "modernos" 708 (OM 314-S) já vem com compressor acoplado, mas o meu é o OM314 é mais antigo e não tem. A alternativa é o alternador com bamba acoplada mesmo.


om 314 não tem depressor e sim compressor,
e não so nas 708 moderna mas em todas as 608
o problema é que alguns desses motores sairão em toyotas bandeirantes e esse sim ´so as mais novas tem depressor(que é o mesmo compressor de cabeça para baixo) o grande problema que em alguns desses motores não tem o furo para biela do compressor no comando principalmente se ele for oriundo de uma toyota
agora se for de 608 tem sim e com certeza não existe 608 sem freio assistido a AR

_________________
[img]http://i.imgur.com/FIPoZmks.jpg[/img]
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
jesse
MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2016 9:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Agosto de 2012
Mensagens: 1566
Localização: Kannapolis NC USA

esse teu motor é de toyota pela posição do filtro
http://imgur.com/a/zcSLB

_________________
[img]http://i.imgur.com/FIPoZmks.jpg[/img]
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thiago-RS
MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2016 11:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007
Mensagens: 81
Localização: Esteio-RS

Valeu pelo esclarecimento, Jesse! Vivendo e aprendendo! Achei que só as que tinham o filtro de óleo na diagonal é que tinham compressor.
Para quem não conhece, abaixo a imagem de como é o compressor nos OM314. Nesse caso é um OM314-S.


_________________
***CHEVROLET/C-10 (1979) VINTAGE RULEZ***
"O que da destaque à restauração é o valor histórico do objeto a ser restaurado."


Editado pela última vez por Thiago-RS em Qua Jul 27, 2016 8:48 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thiago-RS
MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2016 12:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007
Mensagens: 81
Localização: Esteio-RS

Salles! O servo que tu tem aí da D20 é tipo esse? Se for, o suporte não é muito grande para a parede corta fogo da C10?
Esse da foto é de uma D20 que tá fazendo funilaria também, aí tirei a medida do suporte e vi que na parede corta fogo da C10 ocupa um baita espaço. Embaixo fica quase na saída da coluna de direção e em cima fica quase no limite do espaço da parede corta fogo. Outra coisa, dá para usar o meu cilindro mestre ou precisa trocar também?
Obrigado!




_________________
***CHEVROLET/C-10 (1979) VINTAGE RULEZ***
"O que da destaque à restauração é o valor histórico do objeto a ser restaurado."
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thiago-RS
MensagemEnviada: Ter Dez 24, 2019 3:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007
Mensagens: 81
Localização: Esteio-RS

Feliz natal! Que seja próspero 2020!

Persistência, perseverança e teimosia... Avante!


https://youtu.be/3RHSp7gM970

ou

https://www.kizoa.pl/Movie-Maker/d307667171k6425278o1l1/V%C3%ADdeo%20Branca%2024.12.2019

_________________
***CHEVROLET/C-10 (1979) VINTAGE RULEZ***
"O que da destaque à restauração é o valor histórico do objeto a ser restaurado."
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
adalberto
MensagemEnviada: Ter Dez 24, 2019 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

É isso aí
Deitado sem dormir
Em pé sem cair
Sentado sem cochilar
Não pode é desanimar

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thiago-RS
MensagemEnviada: Qui Abr 02, 2020 6:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007
Mensagens: 81
Localização: Esteio-RS

Não tá morto quem peleia...

Em tempos difíceis e de incerteza, a gente compartilha alegria (mesmo em dose pequena)...

Com humildade e convicção a gente segue em frente...

Agora até já anda...

https://youtu.be/VLeH1GNMVxQ

Vídeo gravado em janeiro de 2020, só com a quarentena para dar tempo de fazer um vídeozinho para compartilhar...

Com tempo eu vou selecionar umas fotos do percurso da mecânica que chegou no fim... agora só pela funilaria...

_________________
***CHEVROLET/C-10 (1979) VINTAGE RULEZ***
"O que da destaque à restauração é o valor histórico do objeto a ser restaurado."
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
delegado
MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2020 8:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

Fala desse motor aí.cilindrada ,vc e consumo.é o motor de mb608?
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thiago-RS
MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2020 3:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007
Mensagens: 81
Localização: Esteio-RS

O motor é o OM314 que equipou os caminhão 608 e as toyota Bandeirantes. Se não me engano a Cilindrada original é 3.8.
Esse motor que está nela parece que veio de uma Bandeirantes (pela posição do filtro de óleo). Foi colocado e legalizado nela ainda nos anos 1980. Antes de parar ela (lá pelos idos de 2007/2008) ela fazia 10km/l em média de trajeto misto (estrada cidade). Só estrada as vezes chegava a fazer 12km/l (se não estivesse carregada e andando de boa).
Agora com essa configuração com turbo e intercooler ainda não consegui andar para fazer média, mas como a bomba foi regulada para aproveitar o conjunto (e pela fumaça preta que tá fazendo quando aperta o acelerador com vontade) creio que vai aumentar o consumo.

_________________
***CHEVROLET/C-10 (1979) VINTAGE RULEZ***
"O que da destaque à restauração é o valor histórico do objeto a ser restaurado."
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fontes
MensagemEnviada: Seg Jun 01, 2020 11:22 pm    Assunto: Minha Experiência Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Mai de 2020
Mensagens: 19
Localização: Santos

Caro Thiago.

Tua história nos contagia a seguirmos em frente, pois a luta para colocar um antigo para rodar é grande.

Faz 11 meses que comprei uma C10 1977 Azul. Sou de SP e o carro estava no interior do Ceará quando o encontrei.

Tem uma razão sentimental para ter uma C1, mas essa é uma história muitoooo longa.

O carro estava todo original, exceto pela adição da direção hidráulica, volante da D10 e um cilindro de gás na caçamba. Ele era usado no trabalho, carregava móveis e madeira, pois o dono era marceneiro e finalmente chegara o momento da aposentadoria e de passar o carro adiante.

Um amigo que mora em Fortaleza viu o carro para mim, e depois de negociar com o filho do dono, comprei o carro e contratei uma transportadora que trouxe o carro para SP.

Os planos eram os seguintes:
1 - Rebaixar a suspensão, colocando freios a disco e hidrovácuo;
2 - Os pneus seriam com letras brancas na lateral e um pouco mais largos, claro com novos aros, sobre aros e calota cromada;
3 - As madeiras da caçamba seriam substituídas e frisos cromados seriam instalados;
4 - Os bancos seriam revestidos em couro e toda a cabine receberia carpete;
5 - Instalaríamos um kit multimídia com câmera de ré;
6 – Pretensão de instalar um kit universal de ar condicionado;
7 - Uma nova pintura em tom azul meio acinzentado, com teto branco lotus;
8 - Um câmbio de 5 marchas seria instalado;
9 - Sistema de ignição modernizado para dar melhor confiabilidade e no futuro um sistema de injeção eletrônica;

Nunca tive a intenção de ter um antigo totalmente original, a ideia era ter o antigo, porém com as facilidades de um carro mais moderno.

Levei o carro para um amigo que está acostumado a reformar carros antigos para vender, a experiência dele no assunto é imensa e não me cobrou nada pela ajuda (isso não tem preço).

Começamos a mexer no carro, e no mesmo tempo tive um revés financeiro.

Acabamos encontrando muitos problemas no carro, desaceleramos o processo de reforma e os planos ficaram mais modestos também.

1 - Na remoção do kit gás, constatamos a necessidade de substituir o carburador e coletor.
2 - Percebemos ainda que o escapamento precisava ser trocado;
3 – Decidimos manter o câmbio de 3 marchas original que fora adaptado para o assoalho. Entretanto, precisamos substituir a embreagem e diversos retentores por conta de vazamento;
4 – A suspensão não seria mais rebaixada, porém tivemos que trocar algumas buchas, pivôs e amortecedores (questão de segurança);
5 – Não instalaríamos mais os freios a disco, porém tivemos que trocar os burrinhos, lonas e retificar as panelas de freio. Pelo menos adaptei o hidrovácuo que tanto queria, porém por conta de espaço um novo tipo de filtro será instalado (mais $$$);
6 – Os pneus irão ficar, precisarei substituir 2 por estarem muito ressecados, mas manterei o modelo de pneu e rodas originais (Pneu Maggion ou qualquer outro mais barato mesmo);
7 – Faremos a funilaria (encontramos alguma massa nas portas, caixa de ar lado esquerdo e tampa da caçamba);
8 – A pintura será retocada e polida;
9 – As madeiras da caçamba serão lixadas e envernizadas;
10 – Teremos que fazer a tapeçaria, porém escolheremos um tecido mais simples e não mais o couro (ainda não sei qual opção seria melhor);
11 – A parte elétrica terá que ser revisada, pois a quantidade de fios que ligam o nada em lugar nenhum é imensa (questão de segurança);
12 – Ainda pretendemos instalar um sistema de ignição mais moderno, mas não sabemos exatamente o que vai ser;

A lição que aprendi:

Carro antigo barato é para quem não é casado (rsrsrs), tem paciência, conhece mecânicos, eletricista, funileiro e pintor de confiança e está com um bom dinheiro no bolso para investir no carro...
Sonhar com um carro mais modesto e ir fazendo pequenos up-grades te dará pequenas vitórias todos os dias, o que certamente irá motivar muito mais do que ter o carro parado em oficinas por muito tempo.
Sempre aparecem carros razoáveis por preços atraentes, ter paciência é fundamental.
Se mesmo assim você optar por fazer um carro do zero, nunca desista dele:
Se faltar dinheiro, deixe o projeto mais modesto...
Se o mecânico está pisando na bola, mude a oficina;
Se faltar conhecimento, peça ajuda;
Se desanimar, venha para o fórum, pois aqui tem várias histórias inspiradoras como a sua.

Um forte abraço para todos.

_________________
Entusiasta de carros antigos, mas com poucos recursos financeiros
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Ter Jun 02, 2020 8:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Fontes seja bem vindo e coloca umas fotos da criança.
Fiquei aliviado com o seu revés econômico, explico: acho um crime rebaixar um carro. Isso detona o sistema de suspensão e o próprio carro. Sem contar que nossas ruas não são exatamente um tapete.
Se serve de consolo casei com uma Veraneio em 97 e até hoje ainda tem coisas a serem feitas, carro antigo é como mulher bonita, sempre fazendo algum ajuste para que a beleza dure mais tempo.
O que discordo em alguns projetos é pegar um carro integro e com alto índice de originalidade e começar a cortar, mudar e estilizar ao gosto do dono. Sou mais fazer um bom dinheiro no carro tendo em vista sua integralidade e originalidade e pegar um já baleado e levantar ao estilo que o camarada queira pois ao invés de descaracterizar um carro inteiro, ele vai ressuscitar um.
Itens de segurança que não alteram o carro e o deixa melhor é bom voce priorizar, freio a disco e ignição eletronica ajuda muito. Revisão da eletrica acho que deveria ocorrer primeiro tendo em vista o que voce falou sobre fioa sobrando.
No tocante ao couro acho bonito e tenho no meu mas não recomendo pois é muito quente para nosso pais, em dias quentes coloco um pano no banco pra sentar.

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fontes
MensagemEnviada: Sáb Jun 06, 2020 12:11 am    Assunto: Minha Experiência - 2 Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Mai de 2020
Mensagens: 19
Localização: Santos

Olá Adalberto.

Obrigado pelas boas vindas.

Não tinha analisado sob a sua ótica, mas concordo que descaracterizar demais um carro com alto grau de originalidade é bem “pesado”. Porém este não é meu caso, exceto pela suspensão rebaixada!!! Rsrsrsr

De fato desisti de modificar o carro demais, apesar de querer algumas das comodidades das máquinas modernas. É importante para mim que o carro possa ser dirigido pela minha esposa e no futuro pela minha filha.

Optamos por fazer os trabalhos na seguinte ordem (sugestões diferentes são bem aceitas):

1 – Freios – Já trocamos os burrinhos, lonas, retificamos as panelas e instalamos um hidrovácuo;
2 – Removemos kit gás, instalamos novo carburador e coletor;
3 – Substituição de embreagem e retentores do cambio;
4 – Substituição dos amortecedores, pivôs e algumas buchas – somente o que estiver ruim uma vez que o orçamento está limitado;
5 – Substituição de todo o escapamento – estamos colocando original;

Próximos passos:

6 – Sistema de ignição novo – ainda não sabemos o que instalaremos no lugar do sistema original, mas pretendemos algo com maior confiabilidade;
7 – Iremos fazer a funilaria antes de trabalhar na parte elétrica e neste momento pretendemos instalar novos retrovisores, pois atualmente ela está com retrovisores iguais aos de caminhões;
9 – Parte elétrica;
10 – Retoque de pintura e polimento;
11 – Tapeçaria;
12 – Pneus novos (originais) com sobre aro e calotas originais;

Esse é o plano.

Seguem as fotos do carro.

Se tiverem alguma sugestão, estou aberto a todas elas.

No final postarei uma tabela com todos os custos envolvidos, pois isso é o que ninguém conta pra nós!!! Rsrsrsr

Abraços!



9.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  215.78 KB
 Visto:  247

9.jpg



6.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  150.64 KB
 Visto:  248

6.jpg



2.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  90.72 KB
 Visto:  240

2.jpg



1.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  160.62 KB
 Visto:  255

1.jpg



_________________
Entusiasta de carros antigos, mas com poucos recursos financeiros
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 7 de 11
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 6, 7, 8, 9, 10, 11  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB